quarta-feira, agosto 31, 2005

Sandro Gaúcho para o que der e vier

Artigos publicados no Jornal O Jogo:
-" Sandro Gaúcho aportou neste defeso ao Restelo e, numa penada, surripiou a posição habitualmente desempenhada por Rui Ferreira. O experiente brasileiro - formado nas escolas do Grémio de Porto Alegre - é, contudo, sereno nas análises e ponderado nas observações, revelando um discurso virado para a coesão do grupo. Bem ao jeito de Carvalhal, diga-se. "Tenho, por norma, jogado por todos os clubes que representei e aqui espero que tal regra não seja excepção, respeitando sempre a decisão do treinador. Mas que saibam que procuro dar o máximo que sei, de modo a que possa constituir opção." E sem querer beliscar sensibilidades alheias, deixou bem clara a sua posição. "A minha atitude e disponibilidade nunca serão afectadas por a escolha do treinador recair noutro atleta. Serei, em todas as ocasiões, o mesmo profissional."
Profissionalismo e competência são atributos que abundam no Restelo. Palavra de gaúcho. "O Belenenses tem um plantel de qualidade, agora temos de provar isso no decorrer do Campeonato. Uma coisa é a teoria, que diz que temos uma boa equipa, outra coisa é a prática, que são os resultados e as exibições. Até ver, o início da prova foi prometedor, mercê das nossas boas prestações diante do Sporting e do Leiria", advogou.
Sandro Gaúcho sempre foi trinco. E, por ele, será para sempre. "É nessa posição que gosto de actuar, um local onde se tem de trabalhar muito e correr ainda mais. É verdade que já alinhei a defesa-central, mas a trinco é que é bom..."

- Hoje é dia de futebol
Os responsáveis técnicos do Belenenses, aproveitando o facto de a Liga ter uma pausa forçada devido a compromissos oficiais da Selecção A, agendaram para esta manhã um jogo-treino com o Odivelas, da II Divisão Nacional, no Restelo, pelas 10 horas. Depois, no sábado, a cena repete-se, mas com o Barreirense.
De resto, são visíveis no Restelo os panfletos alusivos ao jogo da 3.ª jornada, em Penafiel, com a claque Fúria Azul a organizar uma viagem, por 13 euros. "

Artigo publicado em A Bola
- "Jogo de treino
Odivelas no Restelo

encontram-se, hoje, às 10 horas, no campo número dois do Estádio do Restelo para um jogo de treino, oportunidade que de certo será aproveitada pelo técnico Carlos Carvalhal para ver em acção alguns dos jogadores ainda não utilizados nas duas jornadas do campeonato. No sábado, será a vez do Barreirense, recém-promovido à Liga de Honra, visitar os azuis, também pelas 10 horas. Ontem, o plantel efectuou duas sessões de trabalho, marcadas pelas ausências de Paulo Sérgio e Meyong, ambos ao serviço das respectivas selecções. Carvalhal insistiu, sobretudo, na finalização e na circulação de bola. Por seu lado, o defesa-direito Sousa integrou o treino vespertino, sem quaisquer condicionalismos, e está apto para a deslocação a Penafiel
  • E-mail
  • |

    terça-feira, agosto 30, 2005

    A 2ª Jornada, o BELÉM e os outros….

    Esta 2ª jornada propiciou o 1° jogo desta Liga do nosso BELENENSES em casa frente ao U.Leiria, casa esta que como hábito, (mau diga-se de passagem ) estava mais uma vez às moscas.
    O que mais será necessário para trazer mais adeptos ao Restelo ?
    Os bilhetes para não sócios apresentaram preços mais baixos comparativamente com os preços da época anterior, a Direcção criou a QSU que por sua vez reduz os encargos da massa associativa, o jogo foi ao final da tarde de Sábado , CC e os jogadores apelaram ao apoio da massa associativa..... Enfim por mais que se “ofereçam” condições a malta teima em não aderir aos apelos de CC e jogadores quando estes clamam por mais apoio e assistência aos jogos em casa.

    Passando à análise da jornada em si, tivemos uma folgada vitória Azul, assente em 25 minutos de sonho, que nos permitiu subir do 12° lugar para o 8° lugar na tabela classificativa. Estes 3 pontos conquistados deram já um pequeno avanço sobre concorrentes directos como sejam VG, Marêtêmo e U.Leiria que ainda não pontuaram pese o facto de se terem reforçado para atingirem a UEFA, objectivo que o Belenenses também assumiu. Claro que a procissão ainda vai no adro, mas… “candeia que vai à frente alumia duas vezes”.

    Nesta jornada e relativamente aos outros competidores registaram-se algumas surpresas, como tenham sido as vitórias do Paços de Ferreira, a do Rio Ave (pelo volume) e a do Gil Vicente, e o empate da Académica na Choupana (dado o desenrolar do marcador de 2-0 para 2-2), dentro da normalidade a derrota da Naval, do Marêtêmo, o empate do Estrela e a derrota pela margem minima do Penafiel em Braga. Surpreendentemente temos o Rio Ave a liderar com os 2 galifões (lagartos e dragões) já à perna e com os milhafres com 5 pontitos de atraso.

    A próxima jornada perspectiva uma viagem um tanto ou quanto dificil para o Belenenses dado o Penafiel ainda não ter pontuado, mas creio que CC e sus muchachos saberão como trazer os 3 pontos e continuar de forma calma e sustentada a subir na tabela classificativa. Nesta jornada teremos um jogo aonde os animais de Lisboa ( milhafres e gatinhos) se defrontarão e que se por ventura os da casa vencerem, o governo terá que declarar o estado de Calamidade Publica tal o atraso que as aves de rapina terão na tabela classificativa, mas isto são suposições e desejos meramente pessoais.

    Dado o jogo da Selecção Nacional (ainda sem 0 Imperador e Pelé !!) , no próximo fim de semana, teremos descanso da Liga e como tal temos que aguardar até 2ª feira 12 de Setembro para assistirmos à desejada vitória AZUL em Penafiel.
  • E-mail
  • |

    segunda-feira, agosto 29, 2005

    ANDEBOL: Estreia em grande do Andebol azul !!!

    Artigo do amigo Rui Vasco publicado no www.osbeleneneses.com
    A equipa principal de Andebol do Belenenses efectuou esta tarde a primeira partida da temporada 2005/2006 no Pavilhão Acácio Rosa. O jogo, disputado frente ao Benfica, serviu de apresentação da equipa aos sócios, e o resultado de 23-15 não deixa dúvidas acerca da superioridade azul.
    A partida era aguardada com natural expectativa pelos sócios do Belenenses, que acorreram ao Restelo e encheram a bancada nascente do Pavilhão Acácio Rosa. Frente a frente duas equipas históricas do Andebol português, actualmente separadas do ponto de vista competitivo, uma vez que o Belenenses se encontra envolvido no Campeonato da Liga Profissional e a equipa encarnada na Divisão de Elite, da Federação de Andebol de Portugal.
    Na sua primeira partida caseira, o técnico azul fez alinhar de início um «sete» constituído por Humberto Gomes, Pedro Matias (capitão), Vladimiro Pinto, Tiago Silva, José Ricardo Costa, João Pinto e Tiago Fonseca.
    A partida entre azuis e encarnados começou numa toada de equilíbrio, com os primeiros cinco minutos de jogo a não registarem qualquer golo. As defesas superiorizavam-se aos ataques, e as equipas falhavam muitos passes, não conseguindo concretizar jogadas de perigos junto de ambas as balizas.
    O Belenenses chegou ao golo aos 5m:20s, através de um livre de 7 metros aproveitado pelo lateral-esquerdo Francisco Bacalhau (ex-Vitória de Setúbal). O mesmo jogador, em lance semelhante, concretizou o segundo golo da equipa azul, lançando o jogo e iniciando a vantagem azul no marcador. O Belenenses nunca esteve em desvantagem ao longo de toda a partida, consentindo apenas três situações de igualdade (2-2, 3-3 e 4-4).
    Aos 14 minutos, Francisco Bacalhau, que até então havia entrado apenas para a marcação dos livres de 7 metros, foi lançado por José Tomaz para a sua posição no terreno de jogo. Foi precisamente nesta altura que a diferença no resultado se começou a dilatar, com a equipa do Restelo a sete golos contra apenas dois do Benfica. O intervalo chegava com o marcador a registar 11-6, diferença perfeitamente aceitável tendo em conta o que se havia passado em campo durante os primeiros 30 minutos do encontro.
    A segunda parte iniciou-se novamente com uma «avalanche» de jogo atacante do Belenenses, que rapidamente chegaria à diferença máxima de nove golos (17-8). O Professor José Tomaz aproveitou então para retirar da partida os jogadores mais experientes, fazendo entrar para os seus lugares os elementos mais jovens do plantel, alguns dos quais campeões nacionais da categoria de Juniores na temporada 2004/2005.
    A equipa do Benfica, orientada pelo conceituado treinador Alexander Donner (ex-Madeira SAD), parecia não encontrar argumentos para ultrapassar a organização defensiva belenense, e os jovens jogadores da casa aproveitavam para através de contra-ataques rápidos e bonitas combinações atacantes controlar a diferença no marcador.
    O resultado final acabaria por se fixar em 23-15 (parciais de 11-6 e 12-9), numa partida em que a superioridade do Belenenses nunca esteve em causa.A equipa azul, que efectuou um excelente final de campeonato na temporada transacta, mostrou soluções e automatismos que deixam antever francas possibilidades de bons resultados. Um misto de juventude e experiência, no qual a qualidade se revela de forma clara.
    Marcadores dos golos azuís:
    Francisco Bacalhau - 6 Pedro Matias - 4 João Pinto - 3 Bruno Moreira - 3 José Ricardo Costa - 2 Diogo Pinheiro - 1 Vladimiro Pinto - 1 Nelson Pina - 1 Tiago Fonseca - 1 Pedro Spínola - 1

    Artigo assinado por Andre Cruz Martins no O Jogo
    Boa "reentré" azul perante águia frágil
    O Belenenses apresentou-se ontem aos seus sócios e simpatizantes com uma exibição agradável e resultado a condizer, derrotando sem margem para dúvidas o Benfica por 23-15.
    Foi uma partida jogada a um bom ritmo para esta altura da pré-época e com bons momentos de andebol, em especial proporcionados pela equipa da casa.Depois de um início de partida equilibrado, os azuis tomaram conta das operações até ao final.
    Com Francisco Bacalhau já num apreciável momento de forma, o Belenenses foi-se distanciando no marcador. Ao intervalo, a vantagem dos visitados era já de cinco golos (11-6) e o Benfica pode agradecer ao seu guarda-redes Bojan Ljubisic, reforço que chegou da Bósnia, não ter chegado ao descanso com números ainda mais desfavoráveis. Já o lateral-esquerdo Danilo Drobnajakovic (ex- Cibelinka, da Sérvia), acabou por ser uma relativa desilusão, tendo-se mostrado algo preso de movimentos.
    A segunda parte não trouxe grandes novidades. A partida continuou a desenrolar-se num ritmo animado e sempre que os azuis aceleravam distanciavam-se no marcador. O Benfica até nem defendeu mal, mas mostrou que tem de melhorar muito em termos ofensivos. ...........
    O treinador dos azuis José Tomaz tem motivos para estar descansado. O jogo de ontem demonstrou que a equipa possui boas soluções em quantidade e qualidade, que lhe permitirão fazer uma boa figura no campeonato da Liga.
    Belenenses 23 - Benfica 15
    árbitros Hugo Virgílio e Paulo Costa (Lisboa) local Pavilhão Acácio Rosa, em Lisboa
    Belenenses alinhou com:
    Humberto Gomes Gr João Berto Gr; José Ricardo Costa 2 Tiago Silva - Pedro Matias 4 Vladimiro Pinto 2 João Pinto 2 Tiago Fonseca 1 Francisco Bacalhau 6 Nuno Roque - Bruno Moreira 3 Pedro Spínola 1 Tiago Moreira - Nelson Pina 1 Diogo Pinheiro 1 João Lemos nj André Valério nj
    Treinador: José Tomaz


    José Tomaz:"Potencial para seguir em frente""
    A equipa desenvolveu os princípios de jogo que têm sido trabalhados nos treinos. O plantel é muito jovem, mas tem potencial para seguir em frente. Quanto ao Benfica, penso que ninguém duvida que está muito mais organizado, por mérito do seu treinador. Felizmente, conseguimos resolver as dificuldades que nos foram criadas".

    A FIGURA: FRANCISCO BACALHAU
    Pronto para o campeonato
    O número 25 do Belenenses marcou seis golos, revelando uma excelente eficácia, e defendeu com afinco, dificultando a vida ao frágil ataque encarnado. Mostrou já estar preparado para disputar partidas "a sério". Mas ainda vai ter de esperar por medos de Setembro, quando começar a quarta edição do Campeonato da Liga
  • E-mail
  • |

    domingo, agosto 28, 2005

    Análise do Belenenses 3 - 1 U.Leiria

    Quanto ao 1o jogo do Belenenses em casa para esta Liga 2005/2006, o estádio do Restelo apresentou-se com o habitual imagem colorida das cadeiras vazias e.... CC surpreendeu-nos ao apresentar uma equipa decididamente ofensiva ao colocar em campo 3 defesas, 5 médios (com Djurdjevic a alinhar como defesa esquerdo) 1 extremo e 1 ponta de lança – apetece-me dizer que o meu/nosso treinador anda a ler alguns blogs e entre eles, este aqui!!!
    Nesta 1a parte de salientar a eficiência atacante onde se praticou um bom futebol e se conseguiram 3 golos ( 2 de Meyong e 1 de Zé Pedro ) perante uma bem escalonada e acutilante U.Leiria, que chegou ao golo através do marcador oficial das penalidades do Belenenses da temporada passada.
    Para além dos golos marcados realce ainda para uma defesa “sem querer” de Costinha a um remate de primeira de Meyong numa das duas mais bem gizadas jogadas ofensivas, que teria sido o golo do campeonato. Houve também um lance num canto favorável ao Belenenses onde Pelé foi descaradamente derrubado por um defensor leiriense sem que o árbitro apitasse a correspondente penalidade . Ainda antes de chegarmos ao intervalo tivemos mais um remate perigosissimo de Zé Pedro por cima da barra.
    Chegamos ao intervalo com uma goleada das antigas , para uma 1a parte subentenda-se!!!
    Iniciou-se a 2a parte com mais uma oportunidade para Zé Pedro que Costinha desvia para canto e em que o árbitro transforma em pontapé de baliza, a partir dai e contráriamente aquilo que CC ia transmitindo para dentro do campo a equipa retraiu-se e deixou que a U.Leiria tivesse mais posse de bola e se acercasse mais da baliza de Marco Aurélio.
    A partir dai o treinador da U.Leiria optou por um ataque mais veloz com a entrada de 2 jogadores muito velozes que iam sabendo o factor de jogarem a favor do vento, a que CC foi respondendo com a entrada de 2 flanqueadores , mais para segurar os defesas da U.Leiria e consequentemente o resultado do que para ampliar aquilo que tinha sido conseguido na 1a parte.
    E assim se atingiu o final do jogo com os 3 pontos a ficarem no Restelo !!!
    Aqui ficam os interpretes:
    FICHA DO JOGO: Belenenses-Leiria, 3-1 (7’, Meyong; 17’, Lourenço; 34’, Zé Pedro; 42’, Meyong) - (Final).
    EQUIPAS INICIAIS– Árbitro: Paulo Pereira (Viana do Castelo).
    Árbitros Assistentes: Paulo Januário (Porto) e Alfredo Braga (Viana do Castelo).
    Acção disciplinar: cartão amarelo para Sandro Gaúcho (20), Silas (22), Lourenço (22) e Djurdjevic (75)
    Belenenses: Marco Aurélio, Amaral, Rolando, Pelé, Djurdjevic (Fábio Januário, 82), Sandro Gaúcho, Pinheiro, José Pedro, Silas (Paulo Sérgio, 80), Ahamada (Vasco Faísca, 46) e Meyong
    Suplentes: Pedro Alves, Vasco Faísca, Rui Ferreira, Rúben Amorim, Paulo Sérgio, Romeu e Fábio Januário
    Treinador: Carlos Carvalhal
    U. Leiria: Costinha, Éder, Renato, João Paulo, Anderson, Kata, Paulo Gomes (Cadú, 67), Alhandra (Fábio Felício, 54), Lourenço, Maciel e Ferreira (Paulo César, 54)
    Suplentes: Fernando, Paulo César, Fábio Felício, Nené, Cadú, Laranjeiro e Gabriel
    Treinador: José Gomes.
  • E-mail
  • |

    sábado, agosto 27, 2005

    Silas :Vamos conseguir a UEFA e sonho com a Selecção...

    Entrevista conduzida por Rui Miguel Gomes no Jornal O Jogo:
    - " SILAS:"Será especial voltar a Leiria"
    Após ter cumprido um jogo de castigo na jornada inaugural do Campeonato, frente ao Sporting, Silas irá estrear-se com a camisola do Belenenses - em jogos oficiais - já no próximo fim-de-semana, contra o Leiria. Ironia do destino, ou talvez não... o adversário que se segue é a equipa na qual se notabilizou e que lhe permitiu, inclusive, chegar à Selecção Nacional
    Pergunta A estreia com a camisola do Belenenses será contra o Leiria. Que expectativas para o confronto com a sua antiga equipa?
    R O Leiria, para mim, é sempre especial, quer pelos anos que lá passei quer pelos amigos que deixei, pois alguns ainda lá estão. Depois, porque é o meu primeiro jogo oficial pelo Belenenses e a estreia na Liga deste ano - isto é, se jogar... Pelo que estou um pouco ansioso para que comece o jogo, mas depois de começar não deixa de ser mais um...
    P O que salienta mais na passagem por Leiria: os aspectos positivos ou os negativos?
    R Bom, aspectos negativos felizmente não houve, pois foram dois anos muito bons. Quanto aos aspectos positivos: fui à Selecção Nacional A, onde efectuei a minha primeira internacionalização; conseguimos atingir a final da Taça de Portugal, o que é sempre importante; e obtivemos, no meu segundo ano, a melhor classificação de sempre do Leiria no Campeonato. Outros aspectos a salientar são o facto de ter trabalhado com excelentes treinadores, como José Mourinho, Manuel Cajuda e Vítor Pontes, e, sobretudo, os muitos amigos que fiz - no fundo são o mais importante.
    P Na sua opinião, quais as grandes diferenças entre o Leiria e o Belenenses?
    R Ambos os clubes são organizados, apesar de algumas diferenças mínimas. O que gostaria de destacar é que em ambos os clubes conheci grandes treinadores. Em Leiria com o José Mourinho e Manuel Cajuda, treinadores muito conceituados, no Belenenses trabalho com um treinador que pode vir a ser de topo. Realço, ainda, o facto de, tanto num clube como noutro, os jogadores terem excelente qualidade e o grupo de trabalho ser excepcional.
    "Vamos conseguir a UEFA e sonho com a Selecção..."
    P Objectivos pessoais e colectivos para esta época?
    R Como já foi dito, colectivamente, o principal objectivo é garantir o acesso à Taça UEFA. A nível pessoal, pretendo ajudar o clube a concretizar esse desiderato e a fazer o maior número de jogos possíveis, com o intuito de poder chegar novamente à Selecção Nacional.
    P Dentro dessa luta pela UEFA, apesar de ainda ser um pouco prematuro, e pelo que tem observado, quais serão os principais adversários?
    R Penso que ainda é um pouco cedo, mas, para além de nós, o Braga é sempre um candidato. Mantém uma boa estrutura, uma excelente equipa e pratica bom futebol. O Boavista tem, também, uma boa equipa e um bom treinador. O próprio Guimarães aposta forte, mas penso que serão, essencialmente, estas equipas que vão estar na luta, apesar de poder aparecer uma ou outra equipa que surpreenda.
    P O Campeonato passado foi muito competitivo, como o demonstra a classificação final. Espera que este também o seja, ou acredita que o fosso entre as equipas grandes e as restantes seja maior?
    R Não me parece que exista grande diferença. Cada vez mais as equipas tidas como pequenas estão mais fortes e os clubes grandes têm muitas dificuldades em vencer os jogos com os mais pequenos. Não sei se alguma equipa irá conseguir intrometer-se entre os "grandes", mas acredito que este Campeonato será bastante competitivo.
    P Falou há pouco na eventualidade de regressar à Selecção Nacional. Em ano de Mundial, existe uma grande ambição de lá chegar?
    R Sim, sem dúvida. A ambição de chegar à Selecção é enorme, mas a concorrência é, naturalmente, muito forte. Contudo, penso que é legítimo que todos os jogadores portugueses tenham vontade de lá chegar.
    "Tivemos as melhores oportunidades no jogo contra o Sporting"
    P Voltando á jornada inaugural: qual a sua opinião sobre o jogo com o Sporting?
    R O Sporting teve maior ascendente, o que é normal e já era esperado, enquanto nós adoptamos uma estratégia mais de contra-ataque, o que também é normal. No entanto, podíamos ter conquistado pontos e penso que as melhores oportunidades de golo até foram as nossas. Fomos infelizes na forma como sofremos o segundo golo, embora o Sporting também o tenha sido no golo que sofreu, mas isso acontece aos melhores, por isso é que aconteceu ao Ricardo. Porém, perder em Alvalade não é nenhum resultado escandaloso - é claro que perder é sempre negativo, mas a equipa bateu-se bem, a atitude foi bastante boa e acredito que vamos andar muito perto dos objectivos que nos propomos a atingir. Espero, sinceramente, conseguir, mas se não conseguirmos vai ser por muito pouco. Mas vamos conseguir!
  • E-mail
  • |

    sexta-feira, agosto 26, 2005

    Convocados para Vencer o U.Leiria

    Noticia do Amigo Rui Vasco no www.osbelenenses.com

    - " Convocados para o jogo com o Leiria
    26-08-2005 12:30
    Já se encontram definidos os 18 atletas que Carlos Carvalhal terá à sua disposição para o jogo frente à formação leiriense, embate relativo à 2ª Jornada da Liga Betandwin.com, que terá lugar amanhã no Estádio do Restelo, pelas 19:15h.

    Assim, para esta partida foram convocados os seguintes jogadores:
    Guarda redes: -Marco Aurélio, Pedro Alves,
    Defesas: - Amaral, Vasco Faísca, Pelé, Rolando,
    Meio campistas: - Rui Ferreira, Ruben Amorim, Sandro, Pinheiro, Djurdjevic, Silas, Zé Pedro,
    Dianteiros: - Paulo Sérgio, Ahamada, Fábio Januário, Meyong e Romeu.

    A equipa azul parte hoje às 15:30h para estágio, numa unidade hoteleira da linha de Cascais, e regressa ao Restelo amanhã pelas 17:15h, estando prevista a chegada ao Estádio às 17:45h.

    Ainda relativamente ao jogo deste sábado, recorde-se a nomeação do árbitro Paulo Pereira (AF Viana do Castelo) para árbitro principal. Os auxiliares serão Paulo Januário e Alfredo Braga.

    Ficaram fora da convocatória: Marco Pinto, Carlos Alves, Sousa, Gaspar e Ricardo Araujo
  • E-mail
  • |

    Apelo de CC: Venham ao Restelo, apoiem a equipa...

    Artigo de Francisco Frederico publicado no O Jogo
    -" Carvalhal fala em vontade "muito grande" de ganhar
    O desaire frente ao Sporting, na jornada inaugural da Liga, já está ultrapassado em Belém e as atenções viram-se agora para a estreia em casa, diante do Leiria. "Em futebol, não há derrotas moralizadoras, mas temos consciência de que saímos de Alvalade inteiros e, se calhar, com um espírito reforçado. Ficámos satisfeitos porque o grupo e os nossos adeptos aplaudiram o que fizemos nesse jogo", considerou Carlos Carvalhal, na conferência de Imprensa destinada a projectar o embate com os leirienses: "Espero uma equipa organizada, cujo treinador vai precisar de algum tempo, pois sofreu uma mudança muito grande na forma de jogar em relação ao ano passado. O Leiria tem bons executantes, jogadores muito rápidos na frente, em suma, é uma formação muito boa, que voltou a fazer boas contratações e está sempre à espreita de um lugar na UEFA."
    A fórmula para garantir os primeiros três pontos já está definida. "Teremos de ser inteligentes na abordagem do jogo. Queremos ganhar e isso só se consegue com essa tal inteligência e com a consciência de que teremos de anular os pontos fortes do adversário e, ao mesmo, fazer surgir as suas debilidades", desvendou o técnico, aproveitando para se congratular com o facto de este ser o primeiro jogo oficial no Restelo: "Gostamos de jogar aqui. Esperamos o apoio dos nossos adeptos e, ao mesmo tempo, pedimos-lhes que tenham paciência, porque - e não sei se será o caso - muitas equipas virão jogar aqui de forma fechada. Seja como for, a nossa vontade de ganhar é muito grande."
    Em Alvalade, o Belenenses dispôs de várias oportunidades para marcar, mas só festejou por uma vez. Nada que preocupe o técnico... nesta altura. "Nos inícios de época, as expectativas são sempre no sentido de melhorar. Nas próximas jornadas já haverá mais golos, quer nossos quer das outras equipas", completou .:
    - " Boas-vindas para Silas
    A concorrência aumentou esta época no plantel dos azuis, a tal ponto que tentar acertar no onze a alguns dias do jogo pode tornar-se num exercício condenado ao fracasso. "As alterações, num grupo curto e equilibrado como o nosso, poderão ser uma constante. Os meus jogadores sabem que o domingo só não chega; têm de trabalhar durante a semana e dois maus treinos seguidos podem ditar a perda do lugar", considerou Carvalhal, mostrando-se ainda satisfeito pelo regresso de Silas.
    Al-Jazira falou com o "mister"
    A cadeia de televisão Al-Jazira, do Qatar, prosseguiu ontem no Restelo os seus trabalhos de reportagem sobre o futebol português. Recorde-se que aquela estação em língua árabe, através do seu canal de desporto, irá difundir os jogos da Liga portuguesa para o Médio Oriente. Depois de terem filmado a bela paisagem - vista sobre o Tejo - em redor do estádio do Restelo, os repórteres entrevistaram Carlos Carvalhal, que, num inglês fluente, brincou, bem disposto, com... Bin Laden. "

    Artigo de Carla Pereira no Record
    -" CONFIANTE PARA O JOGO COM U. LEIRIA
    Carlos Carvalhal: «Vamos abordar jogo com inteligência»
    Carlos Carvalhal, na habitual conferência de imprensa semanal, asseverou que a derrota em Alvalade reforçou o espírito de equipa. Assim sendo, para o jogo de amanhã, com a U. Leiria, o objectivo é só um: vencer.“
    A U. Leiria perdeu os três jogos oficiais que já realizou? Bem, não gostava de falar sobre isso. Penso que a União é uma equipa organizada. O treinador precisa de tempo, pois houve mudanças no plantel. Naturalmente que esperamos dificuldades, mas temos de abordar o jogo com inteligência. Estamos a preparar a equipa para ganhar. A derrota em Alvalade? Não era o que pretendíamos, claro, mas posso dizer-lhes que o espírito de equipa saiu reforçado. Saímos de cabeça erguida.
    ”Relativamente ao facto de os azuis irem agora fazer o primeiro jogo em casa, Carvalhal diz que a “a equipa gosta de jogar no Restelo, perante o seu público. Gosta de sentir o apoio dos adeptos. Aliás, contamos que nos apoiem da mesma forma que o fizeram com o Sporting”.
    No que respeita a eventuais alterações na equipa titular, o técnico não abre o jogo mas sempre deixa escapar que “o plantel é curto e equilibrado e, como tal, é possível que haja alterações ao longo do campeonato. Os jogadores sabem isso. E sabem que ganham ou perdem a titularidade durante a semana. Não importa só jogar ao domingo, o trabalho da semana é importante.”

    Mais uma "calinada" publicada em A Bola
    -" Silas é chave da estratégia
    FALHOU a jornada inaugural, frente ao Sporting, devido a castigo, mas o seu lugar no onze do Belenenses está mais do que reservado contra o U. Leiria. Silas é, no entender do treinador Carlos Carvalhal, uma referência atacante e uma peça fundamental no esquema táctico da equipa.
    Ainda que Carlos Carvalhal se escuse a nomear as alterações que pretende efectuar no onze em relação ao que utilizou há uma semana, frente ao Sporting, o treinador deixou escapar alguns elogios a Silas. Recorde-se que o atacante falhou o jogo de Alvalade devido a castigo, mas é certo que vai estrear- se oficialmente com a camisola do Belenenses precisamente frente à equipa onde se destacou e de onde foi chamado a vestir a camisola da Selecção Nacional. «Silas é um reforço de peso na convocatória, além de ser um elemento preponderante na estratégia da nossa equipa. É uma excelente referência atacante e quanto mais opções houver melhor, pois ficamos mais fortes», sublinha.
    Três alterações previstas
    Além de ser praticamente certo que Silas rouba o lugar a José Pedro, Carlos Carvalhal tem testado várias alterações. Nesse sentido, é natural que os adeptos belenenses vejam amanhã, a partir das 19.15 horas, Fábio Felício surgir na esquerda em detrimento do médio Djurdjevic, (será que vamos alinhar com jogadores da U.Leiria ??? ) e no meio Rui Ferreira actuar no lugar de Sandro. O ataque ficará a cargo de Paulo Sérgio (Ahamada deve ficar no banco), Meyong e Silas.
  • E-mail
  • |

    quinta-feira, agosto 25, 2005

    QSU: Mais fácil e mais barato ir ao Restelo !!!!

    Com a devida vénia publicamos esta importante notícia assinada pelo Amigo Miguel Barreiros no Site Oficial:
    Assistir aos jogos de «Os Belenenses» disputados no Estádio do Restelo, a contar para a Liga Profissional 2005/2006 vai passar a ser mais barato, mais cómodo e mais fácil... através de um novo produto lançado pela Direcção do clube, exclusivo para sócios.
    Foi criada a «QSU – Quota Suplementar Única» válida para a totalidade dos jogos realizados no Estádio do Restelo (excepto Taça de Portugal por imperativos regulamentares) durante toda a época desportiva 2005/2006 que além de significativas vantagens económicas adiciona uma maior comodidade e simplicidade de acesso ao jogos no Estádio do Restelo.
    O que é a «QSU - Quota Suplementar Única» ?
    A «QSU - Quota Suplementar Única» é uma vinheta intransmissível que deverá ser colocada no cartão de sócio dispensando a aquisição e apresentação da habitual e necessária quota suplementar para ingresso nos jogos de futebol.
    «QSU - Quota Suplementar Única» com parque de estacionamento ?
    Sim! Aos aderentes da QSU é dada a possibilidade de optar por «QSU + Parque» passando a ter lugar assegurando e incluído no preço ao longo de toda a época nos dias de jogo. Os lugares situam-se na Zona «P2 – Topo Sul / Repsol» e apesar de não ser definido um posicionamento específico no interior será assegurado lugar aos aderentes na medida que só serão vendidas QSU + Parque até ao limite de lotação. Dependente da adesão a esta iniciativa o Parque P2 poderá vir a ser exclusivo para possuidores de «QSU+Parque», deixando de ser vendidas senhas de parque avulso para esta zona P2.
    Quais as outras vantagens ?
    ECONÓMICA: A «QSU - Quota Suplementar Única» tem cerca de 30 % de desconto sobre o preço de aquisição normal de compra bilhete a bilhete. Mesmo que o sócio falte a alguns jogos (até um terço dos jogos) durante a época continua a ter um custo no mínimo igual à compra avulso, independentemente dos outros benefícios associados.
    COMODIDADE E SIMPLICIDADE: Os portadores da «QSU - Quota Suplementar Única» não necessitam de se deslocar às bilheteiras em cada um dos jogos, basta chegar mostrar o cartão com a vinheta e entrar no estádio e posteriormente no seu sector sem mais incómodos. Para aqueles que optem por adquirir a opção de «Parque» será chegar, estacionar quase à porta, entrar e assistir comodamente ao jogo ... mesmo que cheguem ao Restelo dez minutos antes da partida se iniciar...
    PROMOÇÕES: Poderão vir a ser lançadas promoções no futuro, reservadas a possuidores de QSU.
    Onde, como e quando adquirir a «QSU - Quota Suplementar Única»?
    A «QSU - Quota Suplementar Única», nas suas diversas modalidades (sócio contribuinte, estudante e reformado) estará disponível a partir do próximo dia 15 de Setembro e poderá ser adquirida na Secretaria Geral (de 2ª a 6ª das 10h às 20h e sábados das 10h às 12h), nas bilheteiras de sócios nos dias de jogos ou através dos cobradores habituais.
    E o jogo com a União de Leiria ?
    Porque este novo produto/serviço não está ainda disponível para o jogo Belenenses – União de Leiria, os sócios deverão conservar a quota suplementar convencional (avulso) adquirida para o jogo da 2ª jornada e com a entrega da mesma no momento de aquisição da «QSU - Quota Suplementar Única» será restituído (deduzido) esse valor.
    Quanto custa a «QSU - Quota Suplementar Única» ?
    O preço da «QSU - Quota Suplementar Única» varia de acordo com as categorias de associados já existentes, independentemente do sector que ocupam no estádio (geral ou cativos) uma vez que a QSU não define ou altera o lugar já ocupado pelo associado. Os valores de aquisição são:
    QSU ( Sócio Contribuinte ) – 70 euros
    QSU ( Sócio Reformado ) – 35 euros
    QSU ( Sócio Estudante ) – 35 euros
    QSU+Parque ( Sócio Contribuinte ) – 100 euros
    QSU+Parque ( Sócio Reformado ) – 65 euros
    QSU+Parque ( Sócio Estudante ) – 65 euros
    Em resumo ... nunca foi tão fácil e barato vir ao Restelo apoiar a equipa ...
    RUMO Á EUROPA !
  • E-mail
  • |

    Empresário de Antchouet só admite pagar 36 mil (???)...

    Artigos de Francisco Frederico publicado no O Jogo

    Empresário de Antchouet só admite pagar 36 mil

    Rodrigue Agnagano considerou "ridículo" o pedido de indemnização do Belenenses - dois milhões de euros -, pois acredita que a FIFA irá fixar uma verba muito mais baixa.
    Quando soube, por O JOGO, da queixa apresentada pelo Belenenses na FIFA, na qual reclama uma verba de dois milhões de euros a Antchouet, a título de indemnização por alegado incumprimento contratual, o irmão do jogador - e, simultaneamente, o seu representante legal - demorou alguns segundos, tentando conter as gargalhadas, até estar em condições de reagir à notícia avançada na nossa edição de ontem. "Ridículo. Simplesmente ridículo. Se pagaram 300 mil euros por ele ao Leixões, com que base podem exigir agora tal montante? Uma cláusula do contrato? Mas qual contrato? Não assinámos mais nenhum para além daquele que foi celebrado há três anos", disparou Rodrigue Agnagano.
    O empresário diz-se tranquilo em relação ao diferendo, pois acredita que a FIFA, se decidir condenar o irmão a compensar financeiramente o Belenenses, irá fixar, à semelhança de outros casos similares, um montante bem mais baixo do que o exigido pelos azuis: "Na pior das hipóteses, não serão mais de 36 mil euros, ou seja, dez por cento do seu salário ao longo das três épocas mais os prémios de jogo. Nem podem alegar custos de formação, por exemplo." Os argumentos continuam a ser os mesmos: "A cláusula de opção não era válida e, além disso, tentaram tirar partido do facto de eu não dominar o português, não me fornecendo uma cópia do contrato em inglês ou francês."
    Indiferente à polémica está o próprio Antchouet, que, recuperado da lesão e já inscrito na liga espanhola - graças à emissão do seu certificado provisório -, continua a preparar com o plantel do Alavés a estreia no campeonato, no próximo fim-de-semana, frente ao Barcelona. "Pode não jogar o jogo todo, mas pelo menos uma parte joga de certeza", garantiu o irmão."

    Sousa cada vez melhor

    A situação clínica de Sousa - entorse na articulação tibiotársica direita - teve melhorias significativas nos últimos dias. O jogador já fez corrida ligeira durante o treino de ontem, sentiu ainda dores ligeiras, mas só amanhã, véspera do jogo com o Leiria, será conhecido o veredicto do médico Rui Miller. De qualquer forma, o lateral tem contra si o facto de ainda não se ter treinado durante esta semana, motivo pelo qual deverá ficar de fora dos convocados.

    Mexidas no onze

    Carlos Carvalhal traçou ontem, depois de alguns ajustamentos, o primeiro esboço de um possível onze para o jogo com os leirienses: Marco Aurélio; Amaral, Pelé, Rolando e Vasco Faísca; Rui Ferreira, Pinheiro e Silas; Paulo Sérgio, Meyong e Fábio Januário. Com o regresso de Silas aos disponíveis, José Pedro passou para o lado do conjunto teoricamente "reservista", embora a possibilidade de ser utilizado em simultâneo com o ex-maritimista não seja de descorar, tal como a utilização de Djurdjevic

    Artigo publicado no Record

    CLUBE QUER DOIS MILHÕES DE EUROS
    Exposição por Antchouet para a FIFA

    O Belenenses entregou ontem na Federação Portuguesa de Futebol uma exposição dirigida à FIFA, na qual os azuis pretendem que Antchouet e o Alavés (clube com o qual o gabonês assinou contrato) os indemnizem em dois milhões de euros.
    O clube do Restelo quer ainda que a FIFA aplique sanções disciplinares ao jogador, por violação de contrato, e ao Alavés por ter “fomentado e induzido o incumprimento do contrato com o propósito de não efectuar o pagamento correspondente à transferência do jogador”, segundo se pode ler no “site” do clube.
    Recorde-se que a FIFA emitiu um certificado provisório para Antchouet poder ser inscrito.
  • E-mail
  • |

    quarta-feira, agosto 24, 2005

    Exposição à FIFA por Antchouet

    Notícia publicada no www.osbelenenses.com
    - " FUTEBOL: Belenenses envia exposição à FIFA
    23-08-2005 19:40
    O Belenenses entregará esta quarta feira, nos serviços da Federação Portuguesa de Futebol, uma exposição dirigida à FIFA, relativa ao processo litigioso que opõe o clube do Restelo e o jogador Henri Antchouet.

    Esta iniciativa vem na sequência da emissão por parte da FIFA, e a título provisório, de um certificado internacional de Antchouet a favor do Alaves SAD, após recusa do Belenenses em autorizar a emissão do certificado definitivo pela FPF.

    Recorde-se que tanto o jogador como a Real Federação Espanhola haviam solicitado à FIFA a emissão de um certificado internacional definitivo, que permitisse ao clube espanhol inscrever o avançado gabonês. Assim, o documento agora em poder do Alaves SAD, que se encontra válido até à decisão definitiva da Câmara de Resolução de Litígios da FIFA, não corresponde às pretensões do jogador e do emblema basco.

    Na exposição dirigida à FIFA, o Belenenses rebate os argumentos do atleta e exige que Henri Antchouet e o Alaves SAD sejam condenados solidariamente ao pagamento da indemnização de 2 milhões de euros, estipulada no contrato.

    Simultaneamente, o Belenenses solicita a aplicação de medidas disciplinares por parte dos órgãos competentes da FIFA a Antchouet, por violação de contrato, e ao Alaves SAD, por ter fomentado e induzido o incumprimento do contrato, com o propósito de não efectuar o pagamento correspondente à transferência do jogador.

    Artigo publicado no Jornal O Jogo

    - "Exposição à FIFA por Antchouet
    A SAD belenense, através dos seus serviços jurídicos, entrega hoje, na sede da Federação Portuguesa de Futebol, uma exposição, para ser remetida à FIFA, na qual explica a sua posição no litígio com Antchouet e torna claro que não irá abdicar de uma verba de dois milhões de euros - a título de indemnização pelo incumprimento do contrato celebrado com o jogador.
    Os azuis responsabilizam ainda o Alavés, clube que acolheu o gabonês, e esperam que lhes venha a ser dada razão pela Câmara de Litígios do órgão regulador do futebol a nível mundial.
    A queixa surge na sequência da decisão da Comissão do Estatuto do Jogador da FIFA, que deu luz verde ao Alavés para inscrever Antchouet na liga espanhola, depois de autorizar a emissão do seu certificado provisório.
    Os azuis, sabe O JOGO, recorreram ainda à justiça cível, através, nomeadamente, de uma acção de arresto dos salários do jogador. "
  • E-mail
  • |

    terça-feira, agosto 23, 2005

    Conquistadores 2005/2006 na CS

    Artigo publicado no ROL :

    -"BELENENSES ESTREIA-SE COM AMBIÇÃO NA I DIVISÃO

    "Playoff" é a primeira meta

    Foi sob o olhar atento de dezenas de adeptos e com a presença do actual e anterior presidentes, Cabral Ferreira e Sequeira Nunes, que a secção de futsal do Belenenses, liderada pelo vice-presidente João Barbosa, apresentou ontem o plantel que vai defender as cores azuis pela primeira vez na I Divisão.

    João Barbosa foi o primeiro a falar, anunciando o principal objectivo da época: "O objectivo é estar entre os primeiros oito, o que dá acesso aos 'playoff'. De seguida outras metas se colocarão."

    O treinador Manuel Jorge confirmou os objectivos, relembrando que esta é uma época de transição, mas garante: "Com ambição, humildade e carácter temos mais do que qualidade para ter um excelente desempenho."

    Cabral Ferreira elogiou a equipa, que em dois anos passou da III à I Divisão, e deixou um pedido: "Honrem estas duas últimas épocas em que os resultados foram excelentes."

    Plantel

    Manuel Jorge tem ao seu dispor 16 atletas: os guarda-redes Filipe Bernardino e Carlo Cardoso; os universais Carlos Reis, Paulo Castelinho e Luís Vilar; os alas Marco Reis, Nuno Monteiro, Pedro Serra e Richart; e o pivot Serrinha.

    O Belenenses foi reforçado pelo guarda-redes Cristiano (ex-Sporting), pelos universais Miguel Fernandes (ex-Sporting), Pedro Caetano (ex-Sassoeiros) e Pedro Nova (ex-Freixieiro), pelo ala Ricardo Cardita (ex-Benfica) e pelo pivot Mingo (ex-CPCME).
    A equipa vai estagiar em Vila Nova de Poiares entre quinta-feira e domingo.

    Artigo de Andre Cruz Martins publicado no jornal O Jogo:

    - " Belenenses ambicioso na época de estreia

    O Belenenses apresentou ontem o plantel para a época 2005/06. O presidente Cabral Ferreira não faltou à chamada, tal como o seu antecessor Sequeira Nunes, responsável pela introdução do futsal no clube há dois anos.

    O vice-presidente João Barbosa traça objectivos ambiciosos na época de estreia dos azuis na I Divisão. "O primeiro objectivo será chegar ao fim da fase regular nos primeiros oito lugares, que darão acesso ao play-off. Temos um orçamento realista, mas felizmente que a posição na tabela classificativa não se rege unicamente pelo 'peso' dos orçamentos", referiu.

    O "caso Jardel" ainda dá que falar no Restelo. João Barbosa acusa o jogador de não ter honrado um compromisso que havia estabelecido com o clube: "Jogadores com o seu carácter não interessam ao Belenenses!"

    Os azuis do Restelo contam com seis caras novas para esta temporada: Cristiano Parreiro e Miguel Fernandes (ex-Sporting), Mingo (ex-CP CME), Pedro Caetano (ex-Sassoeiros), Pedro Nova (ex-AR Sassoeiros) e Ricardo Cardita (ex-Benfica). "
  • E-mail
  • |

    A 1a Jornada, o BELÉM e os outros....

    Nesta 1a jornada aonde todos os Belenenses tínhamos a esperança de matar o velho “Borrego” lá para os lados da 2a circular por cima do Campo Grande mas que dado a abertura do aviário da sociedade “Labrecas e Imperador Limitada”, tivemos que adiar para a próxima temporada no que ao campeonato respeita…. Debrucemo-nos então sobre o que aconteceu nos outros campos com os nossos competidores.

    Surpreendemente o novo primodivisiónário Naval 1o de Maio foi vencer ao terreno de um dos maiores candidatos a outsiders deste campeonato,(dada a quantidade de reforços e da presença de Jaime Pacheco)o Vitória de Guimarães, para completar a surpresa o facto da equipa de Cajuda ter terminado o jogo com 8 jogadores !!!
    Tal como surpreendente foi, mas não tanto, o facto do Rio Ave vencer em Penafiel.
    O empate conseguido pelo Setúbal no campo da Rotunda da Boavista na cidade do Porto foi também um meia surpresa.
    Dentro da normalidade poder-se-ão considerar o empate da Académica, a vitória do Gil Vicente sobre o apoderado de Alberto J.Jardim, a vitória do Braga em Leiria e a vitória do Nacional do Manel da Mula sobre o, para mim, condenado Paços de Ferreira .
    No seguimento dos fantasmas da temporada passada que permaneceram no Estádio da abertura do passado Campeonato Europeu de 2004 o Estrela da Amadora teve uma derrota normal mas não seria de admirar que repeti-se o feito do Estoril.

    Olhando para a classificação temos a liderar os surpreendentes Naval e Rio Ave e depois ….. o Belenenses num 12o lugar que parafaseando os espanhóis “não gostam de ver bons princípios aos filhos…”, até será um bom ponto de partida para nos lançar para os lugares cimeiros numa curva sempre ascendente. Quanto aos nossos directos competidores para a UEFA, temos 3 pontos de atraso sobre os lagartos e andrades, 1 ponto sobre os milhafres e os da rotunda, e temos os mesmos pontos do VG e Marêtêmo.
    Ou seja nada está perdido !!!!

    Não temos pressa de chegar lá ao topo da classificação, mas uma vez este atingido será para por lá nos mantermos de forma segura e sustentada, por isso venha a 2a jornada aonde creio mais surpresas acontecerão.

    Segundo os prognósticos “meteorológicos” adivinham-se borrascas junto à praia da Figueira e mar tormentoso na Ilha da Madeira; em Lisboa prevê-se céu limpo e soalheiro para os lados do Restelo, e céu muito nubelado com vento forte e possibilidade de chuviscos para os lados do Colombo…
  • E-mail
  • |

    segunda-feira, agosto 22, 2005

    Estrangeiros vão diminuir

    Artigo de Francisco Frederico publicado no Jornal O Jogo:
    - "O plantel do Belenenses conta com nove estrangeiros - menos um do que no início da última época - , mas apenas cinco são considerados extracomunitários: Meyong (camaronês), Rolando (cabo-verdiano), Djurdjevic (sérvio), Fábio Januário e Ricardo Araújo (brasileiros). Quanto aos outros quatro, três deles, por serem oriundos do outro lado do Atlântico - Marco Aurélio, Amaral e Sandro Gaúcho - beneficiam do estatuto de igualdade de direitos e deveres, embora o guarda-redes tenha também passaporte português, enquanto Ahamada, por ser francês, goza do facto de ser comunitário.
    Como as equipas apenas podem utilizar quatro jogadores extracomunitários por jogo - sendo possível inscrever um total de seis na Liga -, Carlos Carvalhal vê-se forçado a abdicar de um atleta em cada convocatória, como aconteceu, diante do Sporting, com Ricardo Araújo. Mas essa limitação poderá deixar de existir dentro de algum tempo, já que o Belenenses decidiu, ainda na pré-época, requerer o estatuto de igualdade para os dois brasileiros considerados extracomunitários, pois Januário, que está a tentar obter a nacionalidade italiana, tem esbarrado nos muros da burocracia. Também Rolando deverá ter um BI português dentro em breve, podendo, inclusive, entrar nas contas da Selecção de Sub-21.
    No âmbito desportivo, a equipa regressa esta manhã (11h00) aos treinos para preparar a recepção ao Leiria, partida para a qual Carvalhal já poderá contar com Silas, de regresso após cumprir castigo. "

    Apresentação da equipa de Futsal, hoje pelas 19h 30m

    Foi-nos amávelmente enviado o convite abaixo para a apresentação oficial do plantel de Futsal - Época 2005/2006, que irá fazer a sua estreia na I Divisão Nacional.
    Solicita a secção de Futsal a presença dos adeptos Azuis neste evento que terá lugar às 19h30 na sala de imprensa do Estádio do Restelo e que será o pontapé de saida para uma época que se deseja plena de sucesso.
  • E-mail
  • |

    sábado, agosto 20, 2005

    Falta de Sorte + Finalização = Derrota

    Ainda não foi desta que “matámos” um dos borregos mais velhos dos campeonatos nacionais.

    Iniciámos este campeonato com expectativas que tinham e têm toda a razão de ser, expectativas essas assentes numa boa organização Directiva, numa SAD que já deu provas da sua competência, numa equipa técnica capaz e um lote de jogadores de valor comprovado.

    Prevíamos (e desejavamos ardentemente) que ontem conseguissemos algo que só no tempo de Matateu e anteriores tinha sido conseguido, ganhar no reino dos leões, quis a sorte do jogo no entanto que tal ainda não fosse conseguido ontem . Na minha modesta opinião as razões principais para além do adversário ter marcado mais um golo que o Belenenses, foram:
    - a falta de sorte
    - a finalização dos atacantes azuis.

    Por falta de sorte entenda-se:
    - as oportunidades falhadas em momentos cruciais do jogo com o resultado em 0-0 e 1-1 respectivamente.
    - O auto-golo de Marco Aurélio e Rolando (situação que acontece uma vez no campeonato - tinha que ser ontem)
    - O nervosismo não habitual do nosso Imperador.
    - O falhanço nas substituições em especial a de Ahamada por Paulo Sérgio, pois este nunca foi capaz de fazer uma jogada, um passe ou seja passamos a jogar com "10".

    A finalização foi uma das maiores pechas pois ter 3 oportunidades flagrantes num campo como o de ontem e não concretizar é sentença de derrota pela certa.
    Ainda em relação ao jogo de ontem tivemos uma arbitragem como há muito não se via em termos de imparcialidade e sem casos de maior impacto no decorrer do jogo. Desejamos que assim continue no que ao Belenenses respeita.

    Quanto à nossa equipa sou obrigado a concordar com Carlos Carvalhal, quando diz que foi o jogo mais conseguido, foi o jogo onde se pode ver algum entrosamento entre sectores, enfim creio termos ganhado uma equipa na qual Silas será titular de certeza absoluta (que falta fez ontem !)

    Concluindo gostei do jogo, não gostei do resultado, óbviamente !!! No entanto as expectativas mantém-se, e a equipa provou que os objectivos traçados para esta temporada estão por certo ao nosso alcance assim a Deusa fortuna não nos abandone como aconteceu ontem .

    Agora resta-nos olhar para o jogo no Restelo com a U.Leiria e começar a coleccionar as vitórias do nosso contentamento !!!
    Viva "Os Belenenses" !!!!!
  • E-mail
  • |

    sexta-feira, agosto 19, 2005

    É hoje !!!



    Neles reside a nossa esperança ........!!!!


    É finalmente hoje que se dará o pontapé oficial da época 2005/2006 no que ao Belenenses respeita.
    A ansiedade que nos trespassa é demasiado grande, todos esperamos que Pedro Proença apite , para que os nossos corações comecem a vibrar pelo nosso Clube mais uma vez.
    As expectativas estão lançadas, a época foi devidamente preparada como desde há muito não se via pelo Restelo, reforços de valor comprovado em campeonatos anteriores, os objectivos foram cuidadosamente definidos e assumidos pelas partes envolvidas ( Direcção, SAD, equipa técnica e jogadores) , o discurso comum é positivo e ambicioso, como tal as expectativas são grandes. No entanto todos temos que ter os pés bem assentes no chão, pois não bastam só estes presupostos pois teremos que ter a sorte também do nosso lado e levar em linha de conta factores externos que poderão ter impacto negativo nos objectivos da nossa equipa, como entenderam refiro-me à arbitragem no seu todo (árbitros, observadores, dirigentes….) e à estrutura da Liga em si, tal como à comunicação social e ao relevo que não dão ao nosso Clube e da forma como gerem a opinião publica sempre em prol dos 3 do costume.
    Agora aguardamos ansiosamente que os bons valores que possuimos se transformem numa boa equipa e que comecem já hoje a conquistar as vitórias e os pontos da nossa alegria para que na jornada 34 tenhamos a possibilidade de festejar o cumprimento dos objectivos traçados ou quiçá algo mais.
    O SONHO COMANDA A VIDA !!!!

  • E-mail
  • |

    quinta-feira, agosto 18, 2005

    Convocados para ganhar em Alvalade !!!


    Artigo publicado no site http://www.osbelenenses.com em 18-08-2005 12:30
    A Superliga começa já esta sexta-feira e o Belenenses desloca-se à casa do Sporting em busca dos primeiros três pontos desta temporada oficial 2005/2006. Para esta partida, o técnico Carlos Carvalhal convocou 18 jogadores.
    Da convocatória para esta jornada inaugural da Superliga fazem parte os seguintes atletas:
    -Marco Aurélio, Pedro Alves, Sousa, Amaral, Gaspar, Rolando, Pelé, Vasco Faísca, Rui Ferreira, Sandro Gaúcho, Pinheiro, José Pedro, Fábio Januário, Ivan Djurdjevic, Paulo Sérgio, Ahamada, Meyong e Romeu.
    De fora, para este primeiro embate oficial, ficaram Silas, Ruben Amorim, Carlos Alves, Ricardo Araújo e o guarda-redes Marco Pinto.
    A comitiva azul parte hoje às 15:30h do Estádio do Restelo em direcção a um hotel na linha de Cascais, onde ficará concentrada.
    A partida da equipa em direcção ao estádio está marcada para as 19:15h de amanhã, prevendo-se a chegada ao Alvalade XXI pelas 20:00h.
    O clássico tem início pelas 21:30h, e conta com transmissão em directo na TVI.Mais sobre o jogo de AlvaladeA equipa de arbitragem nomeada pela LPFP será constituída por:
    Árbitro principal - Pedro Proença
    Árbitros assistentes - Tiago Trigo e José Lima
    Observador - José Alves
    Delegados - Esmeraldo Augusto, Manuel Aranha e Carlos Santos
    Pedro Proença tem 34 anos, é de Lisboa e exerce profissionalmente o cargo de Director financeiro. Árbitro internacional, Proença foi distinguido pela LPFP com o 1º lugar da classificação dos árbitros na ápoca 2004/2005, depois de se ter classificado na segunda posição no ano anterior, atrás de Carlos Xistra.
    Durante a edição 2004/2005 da Superliga, este árbitro não apitou nenhum jogo da equipa do Belenenses.

    Autor:
    Rui Vasco/SAD
  • E-mail
  • |

    " CC : Vamos enfrentar o Sporting com coragem e atrevimento"

    Entrevista de Francisco Frederico a Carlos Carvalhal publicada no jornal O Jogo

    O treinador dos azuis tece elogios à equipa leonina, mas sabe onde estão os seus pontos fracos - embora não queira divulgá-los - e pretende explorá-los porque quer começar com o pé direito a SuperLiga, para a qual assegura ter uma equipa mais do que preparada... para lutar pelas competições europeias
    PERGUNTA Vem aí o primeiro jogo da SuperLiga, como está a equipa para estreia em Alvalade?
    CARLOS CARVALHAL O primeiro jogo é sempre uma incógnita, no sentido em que, muitas vezes, nem todos os jogadores, nem todas as equipas, estão no mesmo plano. À segunda, terceira ou quarta jornada isso já não acontece. Mas penso que, tendo em conta a forma como decorreu a pré-temporada, estamos preparadíssimos para começar a competir.
    P Um "grande" logo a abrir...
    R Como sabem, no nosso campeonato, existem três adversários tradicionalmente mais difíceis e o sorteio ditou que tivéssemos de disputar, logo na primeira jornada, um desses três jogos dos mais difíceis, mas vamos enfrentar o desafio com coragem e atrevimento.
    P O que lhe parece este Sporting?
    R É uma equipa muito forte, com predicados a roçarem quase a excelência, mas também, como todos os adversários, algumas fragilidades que vamos tentar explorar, da mesma forma como eles o farão em relação a nós. Vamos com disposição de disputar o jogo e, se possível, ganhá-lo.
    P Quais são esses pontos fracos?
    R Por uma questão de ética e cortesia, não vou, obviamente, falar das debilidades de um adversário. Todas as equipas as têm.
    P E ao contrário, quais são os pontos fortes do Sporting?
    R A circulação de bola é excelente, assim como sua capacidade de transição do ataque para a defesa. São dois momentos do jogo em que é muitíssimo forte.
    P Está à espera de algum tipo de poupança da parte do adversário, tendo em conta a segunda-mão da pré-eliminatória da Liga dos Campeões?
    R Há duas épocas, fui a Alvalade jogar para Taça de Portugal pelo Setúbal - na altura na Liga de Honra -, e o Sporting resolveu poupar alguns jogadores. Ganhámos e ganhámos bem. Já o ano passado não jogámos tão bem, estivemos demasiado tempo no nosso meio-campo para o meu gosto, jogámos retraídos e tivemos poucas hipóteses de saltar para o ataque, mas sofremos um golo a cinco minutos do fim, quando já quase ninguém esperava. Não há jogos iguais, e quanto às poupanças, trata-se de um acto de gestão que só diz respeito ao Sporting. O que interessa é termos argumentos para incomodá-los, num jogo em que tudo pode acontecer.
    "Não vamos fazer muitas alterações"
    P Só poderá contar com o Meyong amanhã [hoje], véspera do jogo. Isso poderá significar que o jogador ficará de fora das primeiras opções?
    R Ele não esteve parado, esteve a treinar-se com a selecção, e estamos a falar de quatro ou cinco dias de ausência em comparação com seis semanas de preparação, mas, no aspecto estratégico do jogo, ficará um pouco a perder.
    P Já decidiu de vai optar pelo 4-4-2 ou o 4-3-3?
    R Não vamos alterar muito em relação ao que temos vindo a fazer e, além disso, a variante é quase mínima. Espero é que a coesão de mantenha e a qualidade de jogo melhore.
    P Se ainda vai avaliar o Meyong e o Paulo Sérgio só hoje [ontem] começou a treinar-se, pode-se inferir que ainda não tem o onze definido?
    R Tenho definida a ideia de como vamos jogar e isso os jogadores também já sabem, os intérpretes desse modelo é que têm sido vários. Mesmo alguns jogadores ainda não sabem se vão jogar. Vamos deixar isso para algumas horas antes do jogo, porque, se calhar, até nos interessa em termos anímicos para que toda a gente esteja motivada e preparada para jogar.
    " SAD fez excelente acto de gestão "
    P O Belenenses está em condições, esta época, de se intrometer na luta dos três "grandes"?
    R É claro que não. Não estamos em condições de disputar o título. Há que dar um passo de cada vez. Este ano, assumimos lutar pelas competições europeias e vamos fazê-lo com todas as nossas forças, sabendo que a concorrência é muito forte, mas convictos de que vamos conseguir atingir esse objectivo. É essa a nossa grande motivação.
    P De qualquer forma, foi das equipas que mais reforços contratou...
    R Em relação a isso, queria aproveitar para reagir a algumas declarações de colegas meus que saíram na Comunicação Social, segundo as quais o Belenenses se reforçou de uma forma milionária. O que se fez foi um excelente acto de gestão. É bem diferente de gastar muito dinheiro. A SAD preparou o campeonato com muito tempo, fez boas contratações, teve capacidade de "sedução" para alguns jogadores que pesou mais do que o aspecto financeiro. Claro que para isso tivemos de limitar o número de atletas e apostar na polivalência. Mas foi esse o caminho que escolhemos: menos quantidade, mais qualidade, gastando o mesmo dinheiro em termos orçamentais relativamente ao ano passado.
  • E-mail
  • |

    quarta-feira, agosto 17, 2005

    First Portuguese pode adquirir alguns passes

    Artigos publicados no jornal O Jogo :
    - " A SAD Belenense está em conversações com os representantes do fundo de investimento First Portuguese, ligado ao Banco Espírito Santo, tendo em vista a concretização de uma operação tida pelos administradores azuis como vital para alterar o modelo de financiamento da estrutura responsável pelo futebol: a cedência parcial dos direitos desportivos de alguns atletas. Esta estratégia irá permitir antecipar parte dos fluxos financeiros obtidos com a venda dos seus passes e, sabe O JOGO, as conversações estendem-se ainda a outros fundos, que, todavia, só avançarão para propostas concretas no decorrer do Campeonato, devido à necessidade de avaliar com exactidão a qualidade e margem de rentabilização dos jogadores em equação. A prioridade deverá ir para atletas jovens e com vínculo de longa duração com os azuis, casos de Rolando ou Rúben Amorim."
    - " Carvalhal já tem um onze
    O primeiro esboço daquela que poderá ser a linha inicial para o jogo em Alvalade ficou ontem exposto num dos exercícios do único treino do dia. Carlos Carvalhal apostou num esquema em 4-2-3-1, com Marco Aurélio na baliza, Amaral, Rolando, Pelé e Vasco Faísca na defesa, Rui Ferreira, Pinheiro, Zé Pedro, Ahamada e Djurdjevic no meio-campo, e Romeu como único ponta-de-lança.
    Apesar de o técnico ter pedido à televisão presente no treino que não filmasse a equipa -- para não dar trunfos ao adversário --, este poderá não ser exactamente o onze eleito, já que é preciso ter em conta a possível inclusão de Paulo Sérgio, que hoje regressa dos Sub-21. Já Meyong deverá ficar fora das contas do técnico, pois apenas irá treinar amanhã com o plantel, na véspera do desafio com o Sporting.
    As soluções abundam no Restelo e, além de poder apresentar outro esquema táctico (4-4-2), Carvalhal pode apostar em outras soluções, como o recuo de Djurdevic para lateral-esquerdo -- fazendo sair Faísca -- para poder apostar justamente na velocidade de Paulo Sérgio ou de Fábio Januário. Na defesa, de igual modo, Gaspar será sempre uma hipótese a considerar, em detrimento do jovem Rolando.
    No treino, participaram dois juniores, o internacional sub-17 Nuno Daniel e o extremo direito Ricardo. "
    - "Eliseu visitou ex-colegas
    O treino de ontem contou com um "reforço". Por momentos, parecia que o tempo tinha voltado atrás, mais precisamente à última época, quando Eliseu alinhava de cruz ao peito. O jovem avançado, emprestado esta temporada ao Varzim, passou pelo Restelo para rever os ex-colegas - e foi recebido efusivamente. Afinal, foram vários anos de Belenenses, quer nas camadas jovens quer, nos últimos três anos, nos seniores. O futuro passa agora pela Póvoa... "
    - "Pinheiro : Udinese não servirá de exemplo
    Pinheiro, um dos mais utilizados na pré-época, acredita que os azuis poderão repetir a proeza dos italianos, mas promete uma postura mais atrevida: a boa circulação de bola e a procura constante do golo serão os argumentos necessários para sair de Alvalade com os três pontos
    A missão é espinhosa, mas não impossível. E se a história mostra que o Belenenses poucas vezes (cinco) logrou vencer em terreno sportinguista, os novos heróis do Restelo estão prontos a reescrevê-la, desta vez em páginas de glória, ou não estivesse em causa uma época de objectivos ambiciosos.
    No pensamento dos jogadores estará já a fórmula mágica para conseguirem voltar de Alvalade com um triunfo, seguindo o exemplo recente da Udinese. Pelo menos no resultado, porque, quanto ao resto... nada de confusões. Quem o afirma é Pinheiro, um dos jogadores com lugar praticamente assegurado no primeiro onze oficial da época. "O Belenenses não será uma nova Udinese. Penso que será diferente. Vamos, certamente, jogar mais à bola. Os italianos defenderam muito. Foi um daqueles jogos em que o Sporting não merecia perder. Jogou bom futebol, teve oportunidades, só que foi infeliz na finalização", considerou o médio dos azuis, abrindo um pouco o jogo quanto à postura que a equipa terá de adoptar para entrar com o pé direito na SuperLiga. "Essencialmente, teremos de procurar fazer o nosso jogo, através de uma boa circulação de bola e tentando chegar ao golo."
    Do adversário, Pinheiro destaca a "pressão muito à frente" e as "várias individualidades", além do facto de jogo ter lugar num "grande estádio" e onde estará "muito público a puxar, obviamente, pela equipa da casa" . "Mas nós temos uma determinada filosofia de jogo e vamos tentar impô-la", sintetiza.
    No Restelo, o ex-jogador do Estoril tem conseguido impor-se no onze mais vezes escalado por Carvalhal na pré-temporada - seis jogos de início, num total de oito -, até pela sua capacidade de fazer várias posições no meio-campo, mas sabe que a concorrência é forte. "Sinto-me bem em qualquer lugar, tanto a atacar como a defender. Aliás, hoje em dia, só um fora de série é que não precisa de se preocupar em fazer bem essas duas funções. Isso não significa, porém, que esteja em vantagem em relação aos outros. Aqui, ninguém pode ter a certeza de que vai jogar. Cada um de nós trabalha com esse objectivo e quem estiver melhor será escolhido pelo mister."
  • E-mail
  • |

    terça-feira, agosto 16, 2005

    Meyong gera preocupação

    Artigo publicado no jornal A Bola:
    - "COMEÇOU a operação Sporting e o novo Belenenses está pronto para entrar em acção. As experiências terminaram e chegaram as primeiras dores de cabeça para Carlos Carvalhal. No momento, duas. Silas está castigado e fora dos planos para sexta-feira. Meyong integra o estágio da selecção dos Camarões e não se sabe ao certo quando chegará ao Restelo. Segundo o africano, o regresso ao trabalho será na quinta-feira, véspera do jogo com os leões, enquanto a Administração acredita que no treino matinal de amanhã o avançado já marcará presença.
    A importância de Meyong na estratégia de Carlos Carvalhal levou a uma rápida intervenção da Administração para dispensar o avançado africano a tempo de defrontar o Sporting. O director desportivo Rui Casaca confirmou ontem que Meyong não jogará no particular, que os Camarões vão realizar em França.«Penso que amanhã já estará disponível para o treino da manhã. Falei com o treinador Artur Jorge e ficou acordado de que não irá jogar», afirmou.A versão do jogador é diferente. Contactado por A BOLA, Meyong disse que será um dos eleitos para participar no jogo de preparação da selecção. «Não irei jogar os 90 minutos, mas posso entrar durante algum tempo. Chego amanhã à tarde e na quintafeira vou voltar ao trabalho no Restelo», asseverou o avançado, que espera jogar com o Sporting: «Esse é o meu objectivo. Estou confiante e a trabalhar nesse sentido. É um jogo muito importante que queremos vencer.»
    Paulo Sérgio ausente
    Além de Meyong, o ensaio de ontem não contou com a presença de Paulo Sérgio, que está ao serviço da Selecção de sub-21. A novidade do ensaio prendeu-se com o regresso ao trabalho de Ruben Amorim. O médio recupera de intervenção cirúrgica e já se treinou sem limitações.
    Ahamada alerta para perigo leonino
    Se Silas foi uma das figuras da pré-época, o mesmo poderá dizer-se de Ahamada, que esteve em excelente nível nos últimos testes. O avançado mostra- se motivado e deixou muitos elogios aos leões. «Desde que cheguei a Portugal foi a equipa que melhor futebol jogou emais me impressionou», começou por dizer o francês, que manteve uma conversa com Carvalhal antes do treino de ontem: «Esteve a explicar-me como quer que eu jogue. São situações normais.»

    Artigos de Francisco Frederico no jornal O Jogo:
    - "Pelé e as coincidências leoninas
    O central belenense estreou-se na SuperLiga (época 2003/04) frente ao Sporting, foi o autor do golo que ditou a derrota dos de Alvalade no último jogo entre as duas equipas... e ainda chegou a ser equacionado para reforçar o plantel de José Peseiro
    A carreira de Pelé está intimamente ligada ao Sporting. O primeiro adversário dos azuis de Belém na SuperLiga - em jogo de abertura da competição, agendado para a noite de sexta-feira - apadrinhou, tal como no caso de Djurdjevic, a estreia de um então desconhecido central oriundo do Farense no principal escalão português no dia 23 de Agosto de 2003. A equipa então comandada por Manuel José perdeu por 4-2, depois de ter chegado ao empate a duas bolas, e Pelé actuou durante os 90', não evitando, segundo as crónicas da altura, algumas dificuldades próprias de quem jogava ao mais alto nível pela primeira vez, como aconteceu no lance do segundo golo leonino, ao deixar "fugir" o veloz Toñito.
    A falha esteve longe de marcar a evolução do defesa algarvio, que até teve oportunidade de saborear de forma especial uma desforra, na última época, aquando da deslocação da equipa sportinguista ao Restelo. Numa incursão à área contrária, Pelé aproveitou da melhor forma um livre de Neca e "ofereceu" a vitória às suas cores no último jogo entre as duas equipas.
    Mais recentemente, durante o defeso, o nome do central belenense chegou a vir à baila para render Enakarhire, mas a verdade é que continuou de cruz ao peito.
    Camaroneses roem a corda
    A preparação do jogo com o Sporting ficará condicionada pela chamada de Meyong aos trabalhos da selecção dos Camarões, já que o jogador só regressa a Lisboa amanhã à noite, a seguir ao "particular" que a equipa de Artur Jorge irá disputar frente ao FC Paris. O avançado africano apenas participará na última sessão de treino da semana, ficando em causa a sua utilização em Alvalade. Na manhã de ontem, o director-geral dos azuis, Rui Casaca, ainda acreditava que o acordo inicialmente estabelecido - determinando o regresso do jogador hoje - iria ser cumprido, mas os responsáveis camaroneses, sabe O JOGO, parecem preparar-se para dar o dito... pelo não dito. "
    -"Ahamada em nome dos filhos
    O francês Ahamada parece ter ganho uma alma nova com o nascimento do segundo filho. Uns dias em França, para o reencontro familiar, foi quanto bastou para o extremo voltar ao Restelo de baterias recarregadas e com uma motivação indisfarçável... em vésperas do Belenenses jogar em Alvalade. "Fez-me muito bem estar com eles. Não é fácil mudar de clube e cidade assim sozinho, ainda por cima com a barreira da língua. Confesso que, com a minha esposa grávida, tinha outras prioridades para além da adaptação, embora esta esteja a decorrer sem problemas. A minha cabeça estava, definitivamente, noutro sítio. Mas como correu tudo bem, e vou finalmente deixar o hotel, ter uma casa e a família por perto, ganhei outra tranquilidade de espírito", conta o jovem gaulês, que, depois de mandar tatuar o nome da filha (Lena) no braço esquerdo, pondera agora inscrever o do filho (Diego) no outro braço.
    Do Sporting, Ahamada não tem más recordações apesar de, na última época, não ter conseguido sair do covil do leão com uma vitória devido a um alegado erro do árbitro, que anulou um golo a Mc Phee, a passe do francês, por pretenso fora-de-jogo. "Não estava. Foi pena, mas pelo menos não perdemos. Será um prazer voltar a jogar naquele soberbo estádio, contra a equipa, no meu entender, que joga o melhor futebol em Portugal", assevera, mostrando-se perfeitamente à vontade com o ambiente esperado em Alvalade: "Já joguei a Liga dos Campeões e participei em grandes jogos em França e pela selecção [dos sub-15 até aos sub-21]. A pressão, para mim, é sempre igual."
    Quanto aos argumentos dos azuis, o segredo é simples: "Vamos tentar aproveitar todas as fragilidades do Sporting. Será preciso segurá-los de início e fazer o nosso jogo, ter posse de bola e procurar surpreender no ataque. Não podemos é sofrer um golo cedo... porque isso iria complicar-nos a vida."
  • E-mail
  • |

    sábado, agosto 13, 2005

    Crónica do jogo CFB 2-0 Real M.


    Excelente relva, bancadas vazias e ..... Belém de branco e Real de azul Pepe !!!

    Hoje pela manhã disputou-se mais um jogo treino na sequência da preparação da época que se avizinha.O adversário foi o voluntarioso Real Massamá que fez a vida cara aos profissionais Azuis. Estes adversários são sempre incomodos para uma equipa profissional visto que poêm em campo muita raça e abnegção em lugar do aspecto técnico. No entanto serve para CC ir tirando as suas notas.
    O Belenenses alinhou em 4x4x2 com:
    Marco Aurélio;
    Sousa, Rolando, Pelé e Vasco Faísca;
    Ricardo Araújo, Rui Ferreira, Silas e Fábio Januário;
    Ahamada e Romeu
    O jogo iniciou-se praticamente com o golo de Romeu, no inicio do 2º quarto de hora de jogo saiu Ricardo Araújo entrando para o seu lugar Pinheiro. Quase a terminar a 1ª parte Pinheiro marcou o 2º golo numa jogada de belo efeito.t
    Na 2a parte CC fez alinhar a seguinte equipa:
    Marco Aurélio;
    Amaral, Pelé, Vasco Faísca e Djurdjevic;
    Pinheiro, Rui Ferreira, Zé Pedro e Silas;
    Paulo Sérgio e Romeu
    Aos 15 minutos da 2ª parte CC retirou Marco Aurélio,Vasco Faísca, Rui Ferreira e Romeu entrando respectivamente Pedro Alves, Gaspar, Ricardo Araújo e Meyong.
    Até ao final e digno de registo ficam:
    - 20 minutos falhanço de Silas após boa jogada individual.
    - 30 minutos boa jogada de entendimento entre Ricardo Araújo e Paulo Sérgio com um centro para o centro da área onde não apareceu ninguém , mas que no entanto fez arrancar umas timidas palmas por parte da assistência.
    - 40 minutos, mais uma das muitas arrancadas de Ivan pelo flanco esquerdo que serviu Paulo Sérgio à entrada da área desferindo este um pontapé fortissimo a razar a barra da baliza do Real.

    Destaques:
    - a presença dos habitués do Restelo, com uma assistência a rondar os 200 espectadores.
    - a concorrência no campo 2 do jogo entre a equipa de Juniores do Belém e a equipa senior do Ericeirense.
    - o forte calor que se fazia sentir no Complexo Desportivo do Restelo.
    - o excelente convivio com os bloguistas Salta, Pedro Sousa, Carlos e José Miguel Barbosa.
    - quanto aos jogadores, Ahamada e Djurdjevic em excelente plano, Silas com pormenores que perspectivam uma época com um "criativo" à maneira, e o apostar de CC em Rolando o que me faz pensar que Gaspar e Vasco Faísca irão ter um concorrente de peso para a vaga ao lado do Rei Pelé.
  • E-mail
  • |

    Afinal não há blackout

    Artigos de Francisco Frederico publicados no Jornal O Jogo
    -"O capitão dos azuis, Marco Aurélio, pediu ontem para falar com os jornalistas, no sentido de esclarecer a posição tomada pelo plantel na véspera. Recorde-se que, nesse dia, vários jogadores haviam sido sucessivamente chamados à sala de Imprensa, mas todos recusaram prestar declarações, numa posição mais tarde explicada como um acto de solidariedade para com os colegas visados pelas críticas de alguns órgãos de comunicação social. Aparentemente, a normalidade parece estar de regresso ao Restelo. "Não há blackout. Foi apenas uma reacção pelos comentários, injustos, de que foram alvos alguns companheiros. Sabemos que estamos sujeitos a críticas durante a competição, mas desta forma é ingrato. Assim, resolvemos não falar. Temos esse direito, pois queremos ser respeitados enquanto profissionais. Foi uma situação pontual, para demonstrar como o grupo está unido e coeso", explicou o guarda-redes luso-brasileiro. "
    -" Meyong na selecção em part-time
    Os responsáveis do Belenenses chegaram a uma solução de consenso com a federação dos Camarões: o jogador participará no estágio, regressando na terça-feira, a tempo de jogar com... o Sporting.
    A convocatória de Meyong para os trabalhos da selecção dos Camarões ameaçou colocar em causa a participação do avançado belenense no jogo inaugural da SuperLiga, em Alvalade - aprazado para sexta-feira, 19 -, devido ao período escolhido por Artur Jorge para realizar o estágio: 14 a 18 de Agosto, com um jogo particular pelo meio. Mas a rápida intervenção da SAD dos azuis permitiu encontrar uma solução do agrado das partes envolvidas, capaz de dar ao técnico português tempo para observar o jogador e, ao mesmo tempo, de garantir que este possa alinhar de cruz ao peito diante do Sporting. Meyong partirá assim para Paris - local do estágio - amanhã de manhã e regressará na terça-feira, faltando apenas determinar se a tempo de participar nalgum treino da turma do Restelo.
    O procedimento dos dirigentes do Belenenses justifica-se pela importância do avançado africano na estratégia gizada por Carlos Carvalhal - um dos atletas mais utilizados, quase sempre a titular, durante a pré-época -, e foi possível ao abrigo dos regulamentos da FIFA, que permitem a dispensa dos atletas, se em causa não estiver um encontro oficial. De outra forma, o "poder de jogo" da equipa de Belém ante a formação leonina ficaria ainda mais diminuído, uma vez que Silas não irá jogar por se encontrar castigado...
    Mais poupanças
    O plantel dos azuis cumpriu ontem mais um treino, no qual Carvalhal, por uma questão de gestão de esforço dos atletas, voltou a poupar Gaspar, Zé Pedro e Djurdjevic. Hoje, no jogo-treino com o Real Massamá, os jogadores devem ser utilizados, mas durante pouco tempo. O único caso clínico continua a ser Rúben Amorim, estando a sua reintegração progressiva prevista para a próxima semana
  • E-mail
  • |

    sexta-feira, agosto 12, 2005

    Rumo à Europa - Rumo ao topo !!!

    Se o nosso Presidente acredita, só nos resta acreditar...

    Estando o Belenenses a exactamente uma semana de iniciar oficialmente o campeonato pomposamente alcunhado de Superliga de 2005/2006, creio ser altura ideal para tecer alguns considerandos acerca dos objectivos traçados pela Direcção e pela SAD - Rumo à Europa !!!
    Óbviamente que o Rumo da Europa passa pelo Rumo ao Topo , pois não há Europa sem se atingir o Topo, quero com isto dizer os cinco primeiros lugares da campeonato, algo que na história do Clube nunca seria um feito por aí além se nos esquecermos das 3 ultimas décadas Azuis.
    Olhando o futuro, e sendo o futuro já amanhã, direi que estou esperançado que o Rumo ao Topo possa ser uma realidade, e digo isto com base numa época (2005/2006) que foi devidamente preparada com cabeça tronco e membros como há muito não se via para os lados do Restelo.
    O mérito pertencerá em grande parte a Barros Rodrigues, Rui Casaca e Carlos Carvalhal que definiram alvos que desde cedo foram "atacados" para surpresa dos média e opinião pública que pensaram que tinha sido descoberto petróleo na pedreira aonde assenta o Complexo Desportivo do Restelo. Creio no entanto que por detrás da estratégia e dos discursos houve, há e continuará a haver alguém na sombra a pautar e a controlar o desenrolar dos acontecimentos, refiro-me a Cabral Ferreira.
    Temos neste momento um lote de jogadores de inquestionável valor e competirá a Carlos Carvalhal transformar esse lote de jogadores numa boa equipa. Nos ensaios até agora efectuados em terreno nacional ainda não deu para ver qual a equipa tipo (dado o equilibrio entre os 22)nem qual o sistema de jogo a implementar, variando entre o 4x4x2 das 1as partes para o 4x3x3 das 2as partes.
    Pessoalmente prefiro o 4x3x3, quer o aplicado contra o Olhanense quer ontem contra o Odivelas. E sem me alongar mais em considerandos técnicos quero crer que esta época, e numa breve análise aos adversários, fomos sem sombra de dúvidas o Clube que melhor se apetrechou em termos de reforços, com excepção da novela Antchouet, mantivemos o núcleo duro da equipa , repito quero crer que estão reunidas condições para alcançarmos um lugar de destaque (entre os cinco primeiros) que por direito histórico nos pertence, agora há que o demonstrar dentro de campo.
  • E-mail
  • |

    quinta-feira, agosto 11, 2005

    Crónica de um jogo de realidades diferentes Odivelas 0-2 Belenenses

    Desloquei-me a Odivelas para assistir a um jogo que deveria ter tido inicio às 18 horas, mas que começou às 17h30m. Como tal cheguei atrasado !!!
    Tive no entanto o grato prazer de ver vários Belenenses a assistir ao jogo na bancada, aonde num total de 350 pessoas deveriam ser mais de uma centena de pastéis entre os quais os Administradores da SAD, Barros Rodrigues e Jaime Monteiro, o ex-vice-presidente Manuel Miguel, o meu colega editor do Armada Azul - Salta e progenitor, e os bloguistas JoãoMendes e familia, Soares e Pedro Sousa e como não podia faltar a Furia Azul para além de restantes associados e adeptos.
    Passemos então da bancada para o terreno de jogo, quando cheguei alguns minutos após o começo do jogo deparei-me com a seguinte equipa inicial:
    Pedro Alves;
    Amaral, Rolando, Gaspar e Vasco Faísca;
    Pinheiro, Sandro, Zé Pedro e Djurdjevic;
    Paulo Sérgio e Meyong

    Nesta 1a parte o Odivelas entrou a praticar um futebol raçudo, criando algum burburinho no meio campo aonde Sandro ia dando conta do recado e aparecendo em todo o lado qual bombeiro sapador, Zé Pedro tentava por alguma calma na tal transição da defesa para o ataque mas sem grandes resultados, Pinheiro sempre inconformado, e Djurdjevic qb, na frente decididamente Paulo Sérgio e Meyong não se entendem e em toda a 1a parte não criaram uma situação de perigo. Durante esta 1a parte valeu o golo num dos cantos que tivemos , canto esse apontado por Ivan (o terrível) que após o rechaço da defensiva Odivelense foi parar aos pés de Rolando que fora da área desferiu um petardo que acabou dentro das balizas com um desvio de Sandro. Dado que não havia ecrãn gigante não tivemos acesso à repetição do golo como tal direi que é 50% Rolando, 50% Sandro se alguém vir a Sport Tv que comente aqui. Ainda no final da 1a parte de salientar uma excelente oportunidade de Pinheiro que passou a razar o poste esquerdo.
    Após uma bifana e umas bejecas iniciou-se a 2a parte com CC a mexer na equipa substituindo Vasco Faísca por Fábio Januário e recuando Ivan para defesa esquerdo, Amaral e entrando Sousa para defesa direito, Paulo Sérgio por Romeu. Assim sendo :
    Pedro Alves;
    Sousa, Rolando, Gaspar e Djurdjevic
    Pinheiro, Sandro, Zé Pedro e Fábio Januário
    Meyong e Romeu
    Aqui já se começou a ver um futebol diferente muito por acção de Djurdjevic e Fábio Januário ( que reunem todas as condições para se afirmarem como uma temível asa esuqerda, assim CC o entenda !! ) e pelo poder de choque de Romeu que segura os 2 centrais deixando mais liberdade a Meyong. Mas como CC gosta de me contrariar, eis senão que aos 15 m da 2a parte retira Meyong, Sandro e Pinheiro e coloca Silas, Ricardo Araujo e Rui Ferreira, ficando a equipa mais ou menos assim:
    Pedro Alves
    Sousa, Rolando, Gaspar e Djurdjevic;
    Ricardo Araujo, Rui Ferreira, Zé Pedro e Fábio Januário;
    Silas e Romeu
    Dadas as substituições o Odivelas foi perdendo gaz e o Belenenses sem tanta luta a meio campo começou a apresentar um futebol mais vistoso muito por culpa de Silas que está em crescendo de forma ( que pena não jogar em Alvalade), foi o mesmo Silas que marcou numtiraço fora de área o 2o golo azul !!! Houve ainda um excelente pormenor de Fábio Januário que depois dumas fintas à sua moda centrou para Zé Pedro que atrasado falhou um 3o golo que seriapena demasiado pesada para a aguerrida equipa do Odivelas.
    Resta acrescentar que saiu Gaspar e entrou Pelé já nos minutos finais, não fosse o João Mendes apresentar algum relatório ao Arsenal....
    No final os jogadores Azuis foram aplaudidos por todos os adeptos e curios verificou-se um trocar de opiniões entre a bancada e o nosso treinador o que mostra uma empatia e uma aproximação de louvar e aplaudir !!
    Destaques: Rolando, Djurdjevic, Silas , Pinheiro e Fábio Januário
    Sábado no Restelo pelas 18 horas teremos mais um embate com o Olivais e Moscavide,
    TODOS AO RESTELO !!!!
  • E-mail
  • |

    quarta-feira, agosto 10, 2005

    Andebol 2005/2006 !!

    Artigo do amigo Rui Vasco publicado no Site Oficial:
    - " A equipa senior de Andebol do Belenenses foi ao final tarde de segunda feira (08/08/05) apresentada aos sócios e à comunicação social, numa iniciativa que teve lugar na sala de imprensa. A secção de Andebol traçou os objectivos e o presidente do clube, Eng.º Cabral Ferreira, relembrou o palmarés azul na modalidade.
    Foi após o primeiro treino da equipa principal de Andebol no Pavilhão Acácio Rosa que a secção apresentou aos sócios e à comunicação social o plantel para a temporada 2005/2006 . Todo o grupo de trabalho para a próxima época esteve presente, tendo ouvido tanto da parte dos responsáveis da secção como da parte do presidente do Belenenses aquilo que se espera do Andebol azul no futuro próximo.
    Vitor Ferreira, vice-presidente do clube e responsável pela modalidade, foi o primeiro a tomar a palavra, agradecendo a presença de associados e jornalistas. O responsável azul aproveitou o momento para definir de forma objectiva as metas a que se propõe a secção no que diz respeito à participação da equipa senior nas competições da próxima temporada: classificação entre os 3 primeiros no Campeonato da Liga e presenças na Final 4 da Taça de Portugal e na Final da Taça Presidente.
    Seguiu-se uma pequena intervenção do treinador, José Tomaz, que manifestou a sua vontade de efectuar uma boa época desportiva, alcançando os objectivos estabelecidos. O técnico realçou também a importância da manutenção da base fundamental do plantel.
    Por último, e imediatamente antes da apresentação individual dos jogadores do plantel principal, o presidente do Belenenses, Eng.º Cabral Ferreira, lembrou o importante historial do Belenenses enquanto Clube e em particular no que diz respeito à modalidade. Cabral Ferreira lembrou que o Belenenses é um dos quatro grandes clubes desportivos portugueses, com títulos conquistados em diversas modalidades e com um invejável palmarés no Andebol.
    Referindo-se especificamente à temporada que agora inicia, Cabral Ferreira referiu também que o Belenenses é um clube com excelentes condições de treino e de competição, e pediu todo o empenho aos atletas azuis, lembrando os resultados obtidos na fase final do Campeonato 2004/2005 e frizando o facto de serem os jogadores aqueles que com o seu esforço e resultados escrevem as páginas da história do clube.
    O presidente do clube terminou a sua intervenção convidando jogadores, técnicos, associados e jornalistas para uma visita à Sala de Troféus do Belenenses, o que aconteceu logo após a apresentação individualizada de todos os jogadores do plantel.
    A equipa senior manteve o núcleo de jogadores mais antigos e experientes do plantel, tendo-se verificado apenas uma saída e a entrada de Francisco Bacalhau, o melhor marcador do Campeonato 2004/2005, proveniente do Vitória de Setúbal.

    Entrevistas efectuadas pelo Jornal O Jogo:
    - "José Tomás:
    "Compromisso de trabalho
    "
    No ano passado, José Tomaz chegou ao Belenenses após uma série de maus resultados que levaram à demissão de Carlos Jorge. Conseguiu melhorar as exibições da equipa e para este ano o treinador já traçou objectivos. "Vamos trabalhar para que a equipa saiba competir e o que podemos prometer é compromisso de trabalho. Queremos criar condições para que as pessoas gostem do nosso andebol. Propomo-nos jogar um andebol muito rápido. Há que acreditar no futuro, somos pessoas confiantes e sabemos o que queremos", frisou o técnico.
    Francisco Bacalhau: "Grande responsabilidade"
    O meia-distância Francisco Bacalhau, que no ano passado foi o melhor marcador do Campeonato da Liga, saiu do Vitória de Setúbal para vestir a camisola do Belenenses. Ontem, na apresentação da equipa do Restelo, o jogador mostrou-se entusiasmado com a oportunidade de representar um novo clube. "O objectivo do Belenenses é mais exigente do que o do Vitória de Setúbal, logo a responsabilidade de representar este clube é grande. Ser o único reforço do Belenenses acresce ainda mais a minha responsabilidade. Tenho de mostrar aos sócios a razão de me terem contratado", comentou. -->
  • E-mail
  • |

    terça-feira, agosto 09, 2005

    Djurdjevic candidato à lateral esquerda

    Artigo de Francisco Frederico no Jornal O Jogo:
    -" O lugar não lhe é estranho e, no último sábado, frente ao Nacional, o sérvio mostrou que pode constituir uma aposta consistente para uma posição que, na última época, só deixou de ser problemática a partir da adaptação de Sousa
    Defesa, médio ou extremo? Qualquer uma das posições parece servir perfeitamente a Djurdjevic, um dos vários jogadores do plantel belenense com aquele dom que tanto jeito dá aos treinadores: a polivalência. O ex-vimaranense já ocupou todos os postos do lado esquerdo e, no último sábado, frente ao Nacional, estreou-se a jogar como lateral-esquerdo pelo Belenenses, com resultados apreciáveis, tendo até assistido Romeu - curiosamente outro antigo jogador do Guimarães - para o único golo da partida. "Não foi uma novidade para mim. Joguei muitas vezes como lateral com o mister Inácio, e mesmo antes de vir para Portugal. Já houve até alturas em que tive de fazer três posições durante um jogo", explica o reforço dos azuis, falando com a experiência acumulada ao longo dos anos, que lhe permite perceber as exigências específicas de cada lugar. "Vou para o sexto ano em Portugal, cento e tal jogos, mais duas épocas e meia no Orense. Já dá para ter um conhecimento táctico muito razoável. Não tenho preferência. Vai depender dos jogos - cada um tem uma história diferente - e da vontade do mister. O importante é estar preparado para jogar seja onde for."
    No último sábado, Djurdjevic, para além de ter reencontrado, pela primeira vez, o seu antigo treinador, a quem deu "aquele abraço", teve de enfrentar uma equipa com uma atitude defensiva muito aguerrida. Consequência da candidatura europeia assumida precocemente e do valor das contratações? O sérvio acredita que não: "É uma situação normal. O Chelsea, por exemplo, também joga muita vezes dessa forma. Mostra respeito por nós, mas tenho a certeza de que as equipas virão jogar ao Restelo de forma aberta e, se assim for, haverá espectáculo."
    Mialgia "ataca" Rúben Amorim
    Rúben Amorim foi o único jogador a trabalhar de forma condicionada no reatamento dos treinos no Restelo. O jovem médio contraiu uma mialgia na coxa direita e terá pela frente pelo menos mais uma semana de recuperação. Ricardo Araújo, Sousa, Carlos Alves e Vasco Faísca, jogadores que sofreram ligeiras mazelas durante a última semana, treinaram-se ontem sem quaisquer limitações.
    Para hoje estão agendas mais duas sessões, às 10h00 e às 17h00.
    Ahamada só volta na quarta
    O francês Ahamada foi o único ausente do treino de ontem e faltará igualmente às sessões de hoje, devido ao nascimento do seu segundo filho. O jogador estará de volta amanhã, todavia, a tempo de participar no jogo em Odivelas, diante da turma local, com início agendado para as 18h00. No sábado, a turma de Belém realiza o último jogo da pré-época, no Restelo, frente ao Olivais e Moscavide, pelas 19h00.
  • E-mail
  • |

    segunda-feira, agosto 08, 2005

    Atingidas as 20.000 visitas !!!!

    12 de Março a 7 de Agosto = 20.000 visitas !!!!

    Caros Amigos,
    Muito Obrigado por este marco significativo na vida deste Blog !!!

    Este sucesso é de todos vós que aqui diáriamente fazem deste projecto um projecto de sucesso .
    Poderia trazer aqui as estatisticas que só diria que sendo este blog um blog dum só mas também de todos vós, tem dias melhores, tem dias de menos visitas, mas no global atingiu-se um patamar que não estava nos meus horizontes quando iniciei esta aventura sempre em prol do nosso Clube , "Os Belenenses" !!!!!!

    A partir de agora venham as 50.000 antes de se completar o 1º ano de vida!!

    Ou seja pela 1ª vez estabeleço um objectivo para o blog, mas um objectivo consciente do passado e do futuro quer do Blog quer do nosso Belém, pois mais êxitos atrairá mais visitas e consequentemente o objectivo proposto será mais fácilmente atingido.

    Mais uma vez, muito Bem Haja a todos vós !!!!
  • E-mail
  • |

    domingo, agosto 07, 2005

    Vitória Azul vista pelos 2 pasquins lisboetas

    Crónica do "jornal" Record:
    - Avançado resolve a cinco minutos do fim
    Belenenses - Nacional, 1-0: Romeu não alinha em jogo de empatas
    Os treinadores costumam gostar de todos os jogos que as suas equipas realizam na pré-época. Notam evolução nos jogadores, rotinam os seus esquemas e fazem balanços positivos. O certo é que, para os espectadores, o encontro foi fraco apesar de os constantes gritos de incentivo dos adeptos do Belenenses.As três centenas de pessoas que passaram o fim da tarde no Restelo viram Carlos Carvalhal a apostar em Djurdjevic como defesa-esquerdo, num esquema com três avançados. Mas o que mais lhes interessaria era ver bom futebol e, de preferência, com muitos golos para a sua equipa. Não foi isso aconteceu. Longe disso. Teve de ser Romeu a salvar a honra dos lisboetas, marcando um golo de oportunidade, após livre de Djurdjevic.Para trás tinha ficado um jogo muito fraco. Aliás, na primeira parte, até foi o Nacional que esteve mais perto de marcar. Manuel Machado escolheu um sistema composto por três defesas-centrais e dois laterais mais ofensivos. Lá sabe porque o fez mas talvez pelo facto de Carvalhal costumar apostar em dois avançados fixos.O único momento emocionante da metade inicial foi um bom remate de André Pinto, que conseguiu fugir a Rolando para atirar com perigo ao poste. Foi aos 23 minutos mas o jogo não ganhou animação com isso. Ganhou o árbitro, que aproveitou alguma dureza dos jogadores para exibir meia dúzia de cartões amarelos, alguns de forma bastante exagerada.Chegou o intervalo e, com o reatamento, menos substituições do que é habitual, mas muitas para os visitantes, e espaçadas, o que quebrou ritmo ao jogo. Já se vêem algumas movimentações interessantes nas equipas mas continua a ser necessária uma grande rotina de jogo, quando faltam apenas duas semanas para o início da SuperLiga.André Pinto foi novamente o protagonista dos primeiros minutos da segunda parte, com um bom remate à baliza de Marco Aurélio. Daí para a frente, houve algumas jogadas bem delineadas, os profissionais tentaram cumprir com os pedidos dos treinadores, embora continue a faltar qualquer coisa. Quando menos se esperava, nos instantes finais, Romeu marcou à ponta-de-lança, resolvendo um jogo que parecia condenado ao empate.
    Autor: Miguel Pedro Vieira"

    Crónica do "jornal" A Bola:
    - " Azuis revelaram dificuldades perante adversário que fechou caminhos para a baliza (Belenenses, 1 - Nacional, 0) Uma traição dos alunos
    É só o golo! Um minuto basta. Não se passou mais nada...", exclamava, no final do jogo, um adepto belenense para o operador de câmara da SportTV. E que melhor para caracterizar o que se passou ontem no Estádio do Restelo do que a frase de um adepto. Um desconsolo provocado pela estratégia montada pelo Nacional, mais defensiva, e porque o Belenenses foi incapaz de chegar com perigo à área nacionalista - "os caminhos para chegar ao golo não foram muitas vezes os melhores", reconheceu Carlos Carvalhal -, revelando, aqui e ali, alguma falta de sincronização entre os seus elementos, insuficiente para se libertar, então, da táctica montada por Manuel Machado, que ontem voltou a testar uma estrutura assente num eixo central com três elementos e com um meio campo combativo. E saíram-se bem os madeirenses, conseguindo bloquear o jogo ofensivo dos azuis, criando mesmo as melhores ocasiões de golo, através de André Pinto - com remates ao poste e à figura de Marco Aurélio -, factos bastantes para deixarem o treinador gratificado, palavras suas, com o desempenho da equipa no galgar de mais um "degrau evolutivo", perante um"adversário que muito investiu em jogadores de renome". Mas um erro bastou para que a táctica nacionalista ruísse - com proporções mais nefastas se o jogo não fosse a feijões -, um golo oferecido pelos deuses aos belenenses, verdadeira traição dos alunos do professor, agora na Choupana. Djurdjevic marcou um livre no lado direito do ataque azul, junto à grande área, e Romeu, em queda, aproveitou a deficiente marcação para introduzir a bola, quase em câmara lenta, na baliza de Hilário. Um golo de bola parada que acabou por premiar o querer azul no seu período - a segunda parte - mais esclarecido e depois de sentidas muitas dificuldades. "É muito difícil jogar contra um adversário assim e o que valorizo neste jogo foi a forma como tentámos superar as dificuldades sempre acreditando que era possível vencer", disse Carvalhal. Uma nota final para Carlos Esteves, o árbitro do jogo, que não passou despercebido, o bastante para considerar o seu trabalho passível de reparos."

    Nota do Editor: talvez este seja um adversário à altura do Belenenses e dos restantes 16 concorrentes da Shuperliga, talvez fosse preciso "ver" por parte dos jornaleiros, um jogo mal disputado e outros atributos afins , que óbviamente nunca terão paralelo com os grandes shows ultimamente oferecidos por canais de TV como por exemplo o ultimo jogo realizado no Campo do Estoril nacionalmente referido como visto por quase 1000000 de pessoas....
    VIVA O BELENENSES !!!!!
  • E-mail
  • |

    sábado, agosto 06, 2005

    Pelé sai ou nem por isso... continua a novela dos pasquins !!!

    Como as coisas parecem estar a correr bem para os lados do Restelo sem grandes casos de vedetas a terem que ser apresentadas; como não temos jogadores a serem alvos de paparazis na noite algarvia e como o tema Xuxu deu o que tinha a dar, eis que os pasquins insistem em manter viva a novela Pelé sem se darem ao trabalho de emitir posições equivalentes para darem algum fundo de verdade ao preenchimento do pouco espaço que esses mesmos pasquins reservam para o Belenenses.
    Como comparação leiam os 2 artigos que se seguem:

    Artigo assinado por Francisco Frederico no jornal O Jogo:
    -" Central Pelé já sem West Ham à vista
    O defesa não acredita que possa seguir as pisadas do colega Gonçalo Brandão, emprestado ao Charlton, e actualmente só está empenhado em ajudar o Belenenses
    Gonçalo Brandão, o benjamim (18 anos) dos centrais belenenses, vai jogar no Charlton na época que se avizinha, mas não esqueceu os colegas de sector, tendo recentemente - a O JOGO - elogiado o colega Pelé, considerando-o "o melhor central a jogar em Portugal". Ontem, foi a vez do companheiro retribuir os encómios... em jeito de despedida. "Desejo-lhe a melhor sorte do mundo e que tudo lhe corra bem. Espero que cresça como jogador e homem", afirmou o camisola 26 da turma do Restelo que, curiosamente, também tem sido referenciado como alvo de outro emblema inglês, o West Ham. O interesse dos britânicos parece, todavia, não ter tirado o sono ao central dos azuis: "A minha cabeça continua no mesmo sítio. Estou tranquilo, até porque, se fosse de outra forma, não estaria a ser correcto para com o meu clube. Neste momento, só penso em ajudá-lo... e nada mais. Quando soube do interesse deles, durante as férias, confesso que ainda ponderei um pouco. Era uma situação que me agradava, mas agora já não penso mais nisso."
    O caso muda de figura se os ingleses apresentarem, efectivamente, um proposta irrecusável para o Belenenses: "Se os clubes chegarem a acordo e as condições para mim forem boas, será sempre uma situação a equacionar."
    A verdade é que o central sente-se bem no Restelo, onde desempenha um papel importante na equipa de Carlos Carvalhal - utilizou-o em 33 partidas na última época - e tem objectivos bem definidos para a nova temporada: "Quero fazer uma boa campanha e, para o ano, logo que se vê..."
    Defrontar o Nacional sem riscos
    O Belenenses cumpre hoje o primeiro compromisso da pré-temporada frente a uma equipa da sua igualha - leia-se da SuperLiga -, o Nacional. Como o jogo não é de Campeonato, os jogadores com pequenas mazelas, casos de Sousa ou Rúben Amorim, poderão ser poupados se, após a reavaliação desta manhã, se concluir que podem correr riscos de agravarem as lesões. Carlos Alves e Marco Pinto, ao serviço dos juniores, também não serão utilizados."

    Artigo publicado no jornal A Bola:
    - "Ingleses não desistem
    O West Ham, equipa inglesa que regressou este ano à Premier League, ainda não desistiu de contratar o defesa-central Pelé. As movimentações prosseguem mas o jogador garante que tem conseguido ficar à margem das mesmas, concentrado que está no trabalho no Belenenses. Ainda assim, Pelé não fecha a porta a uma eventual transferência.
    Pelé foi, decididamente, um dos jogadores do Belenenses que mais deram que falar no defeso, tamanho o interesse de vários clubes, sobretudo ingleses. Primeiro foi o Newcastle, que desistiu a partir de certa altura, deixando o caminho aberto para o West Ham.E a verdade é que a transferência do jogador para o futebol inglês ainda não está colocada de parte, pois as conversações entre os clubes continuam.O Belenenses já fez saber o que pretende para deixar sair o atleta, cuja cláusula de rescisão é de 2,5 milhões de euros.
    Pelé, porém, garante que não pensa muito na possível saída. «A minha cabeça está aqui, no Belenenses. Se assim não fosse, não estaria a ser justo com o clube. Por isso, neste momento só penso em ajudar o Belenenses e em fazer uma grande época », realça Pelé, que, confessa, não ficou indiferente ao assunto... «Nas férias falou-se muito nisso. Quando soube que havia o interesse, pensei nisso. Mas já passou. É aqui que estou, é aqui que vou prosseguir o meu trabalho», diz.
    O jogador do Belenenses, no entanto, não fecha a porta a uma eventual transferência: «Se os clubes chegarem a acordo e me agradar, então sim, voltarei a pensar nisso.»
    Jogo com o Nacional
    A equipa do Belenenses, entretanto, cumpre hoje mais uma etapa da sua preparação, recebendo o Nacional, pelas 19.30 horas, em jogo particular.Carvalhal terá, pois, mais uma oportunidade para ver os jogadores em acção, desta feita com uma equipa do mesmo escalão.O Belenenses tem também treino de manhã, pelas 10 horas, altura em que os jogadores com queixas — Sousa, Ricardo Araújo e Rúben Amorim—vão ser observados pelo departamento clínico
  • E-mail
  • |