quarta-feira, agosto 17, 2005

First Portuguese pode adquirir alguns passes

Artigos publicados no jornal O Jogo :
- " A SAD Belenense está em conversações com os representantes do fundo de investimento First Portuguese, ligado ao Banco Espírito Santo, tendo em vista a concretização de uma operação tida pelos administradores azuis como vital para alterar o modelo de financiamento da estrutura responsável pelo futebol: a cedência parcial dos direitos desportivos de alguns atletas. Esta estratégia irá permitir antecipar parte dos fluxos financeiros obtidos com a venda dos seus passes e, sabe O JOGO, as conversações estendem-se ainda a outros fundos, que, todavia, só avançarão para propostas concretas no decorrer do Campeonato, devido à necessidade de avaliar com exactidão a qualidade e margem de rentabilização dos jogadores em equação. A prioridade deverá ir para atletas jovens e com vínculo de longa duração com os azuis, casos de Rolando ou Rúben Amorim."
- " Carvalhal já tem um onze
O primeiro esboço daquela que poderá ser a linha inicial para o jogo em Alvalade ficou ontem exposto num dos exercícios do único treino do dia. Carlos Carvalhal apostou num esquema em 4-2-3-1, com Marco Aurélio na baliza, Amaral, Rolando, Pelé e Vasco Faísca na defesa, Rui Ferreira, Pinheiro, Zé Pedro, Ahamada e Djurdjevic no meio-campo, e Romeu como único ponta-de-lança.
Apesar de o técnico ter pedido à televisão presente no treino que não filmasse a equipa -- para não dar trunfos ao adversário --, este poderá não ser exactamente o onze eleito, já que é preciso ter em conta a possível inclusão de Paulo Sérgio, que hoje regressa dos Sub-21. Já Meyong deverá ficar fora das contas do técnico, pois apenas irá treinar amanhã com o plantel, na véspera do desafio com o Sporting.
As soluções abundam no Restelo e, além de poder apresentar outro esquema táctico (4-4-2), Carvalhal pode apostar em outras soluções, como o recuo de Djurdevic para lateral-esquerdo -- fazendo sair Faísca -- para poder apostar justamente na velocidade de Paulo Sérgio ou de Fábio Januário. Na defesa, de igual modo, Gaspar será sempre uma hipótese a considerar, em detrimento do jovem Rolando.
No treino, participaram dois juniores, o internacional sub-17 Nuno Daniel e o extremo direito Ricardo. "
- "Eliseu visitou ex-colegas
O treino de ontem contou com um "reforço". Por momentos, parecia que o tempo tinha voltado atrás, mais precisamente à última época, quando Eliseu alinhava de cruz ao peito. O jovem avançado, emprestado esta temporada ao Varzim, passou pelo Restelo para rever os ex-colegas - e foi recebido efusivamente. Afinal, foram vários anos de Belenenses, quer nas camadas jovens quer, nos últimos três anos, nos seniores. O futuro passa agora pela Póvoa... "
- "Pinheiro : Udinese não servirá de exemplo
Pinheiro, um dos mais utilizados na pré-época, acredita que os azuis poderão repetir a proeza dos italianos, mas promete uma postura mais atrevida: a boa circulação de bola e a procura constante do golo serão os argumentos necessários para sair de Alvalade com os três pontos
A missão é espinhosa, mas não impossível. E se a história mostra que o Belenenses poucas vezes (cinco) logrou vencer em terreno sportinguista, os novos heróis do Restelo estão prontos a reescrevê-la, desta vez em páginas de glória, ou não estivesse em causa uma época de objectivos ambiciosos.
No pensamento dos jogadores estará já a fórmula mágica para conseguirem voltar de Alvalade com um triunfo, seguindo o exemplo recente da Udinese. Pelo menos no resultado, porque, quanto ao resto... nada de confusões. Quem o afirma é Pinheiro, um dos jogadores com lugar praticamente assegurado no primeiro onze oficial da época. "O Belenenses não será uma nova Udinese. Penso que será diferente. Vamos, certamente, jogar mais à bola. Os italianos defenderam muito. Foi um daqueles jogos em que o Sporting não merecia perder. Jogou bom futebol, teve oportunidades, só que foi infeliz na finalização", considerou o médio dos azuis, abrindo um pouco o jogo quanto à postura que a equipa terá de adoptar para entrar com o pé direito na SuperLiga. "Essencialmente, teremos de procurar fazer o nosso jogo, através de uma boa circulação de bola e tentando chegar ao golo."
Do adversário, Pinheiro destaca a "pressão muito à frente" e as "várias individualidades", além do facto de jogo ter lugar num "grande estádio" e onde estará "muito público a puxar, obviamente, pela equipa da casa" . "Mas nós temos uma determinada filosofia de jogo e vamos tentar impô-la", sintetiza.
No Restelo, o ex-jogador do Estoril tem conseguido impor-se no onze mais vezes escalado por Carvalhal na pré-temporada - seis jogos de início, num total de oito -, até pela sua capacidade de fazer várias posições no meio-campo, mas sabe que a concorrência é forte. "Sinto-me bem em qualquer lugar, tanto a atacar como a defender. Aliás, hoje em dia, só um fora de série é que não precisa de se preocupar em fazer bem essas duas funções. Isso não significa, porém, que esteja em vantagem em relação aos outros. Aqui, ninguém pode ter a certeza de que vai jogar. Cada um de nós trabalha com esse objectivo e quem estiver melhor será escolhido pelo mister."
  • E-mail
  • |