sábado, agosto 27, 2005

Silas :Vamos conseguir a UEFA e sonho com a Selecção...

Entrevista conduzida por Rui Miguel Gomes no Jornal O Jogo:
- " SILAS:"Será especial voltar a Leiria"
Após ter cumprido um jogo de castigo na jornada inaugural do Campeonato, frente ao Sporting, Silas irá estrear-se com a camisola do Belenenses - em jogos oficiais - já no próximo fim-de-semana, contra o Leiria. Ironia do destino, ou talvez não... o adversário que se segue é a equipa na qual se notabilizou e que lhe permitiu, inclusive, chegar à Selecção Nacional
Pergunta A estreia com a camisola do Belenenses será contra o Leiria. Que expectativas para o confronto com a sua antiga equipa?
R O Leiria, para mim, é sempre especial, quer pelos anos que lá passei quer pelos amigos que deixei, pois alguns ainda lá estão. Depois, porque é o meu primeiro jogo oficial pelo Belenenses e a estreia na Liga deste ano - isto é, se jogar... Pelo que estou um pouco ansioso para que comece o jogo, mas depois de começar não deixa de ser mais um...
P O que salienta mais na passagem por Leiria: os aspectos positivos ou os negativos?
R Bom, aspectos negativos felizmente não houve, pois foram dois anos muito bons. Quanto aos aspectos positivos: fui à Selecção Nacional A, onde efectuei a minha primeira internacionalização; conseguimos atingir a final da Taça de Portugal, o que é sempre importante; e obtivemos, no meu segundo ano, a melhor classificação de sempre do Leiria no Campeonato. Outros aspectos a salientar são o facto de ter trabalhado com excelentes treinadores, como José Mourinho, Manuel Cajuda e Vítor Pontes, e, sobretudo, os muitos amigos que fiz - no fundo são o mais importante.
P Na sua opinião, quais as grandes diferenças entre o Leiria e o Belenenses?
R Ambos os clubes são organizados, apesar de algumas diferenças mínimas. O que gostaria de destacar é que em ambos os clubes conheci grandes treinadores. Em Leiria com o José Mourinho e Manuel Cajuda, treinadores muito conceituados, no Belenenses trabalho com um treinador que pode vir a ser de topo. Realço, ainda, o facto de, tanto num clube como noutro, os jogadores terem excelente qualidade e o grupo de trabalho ser excepcional.
"Vamos conseguir a UEFA e sonho com a Selecção..."
P Objectivos pessoais e colectivos para esta época?
R Como já foi dito, colectivamente, o principal objectivo é garantir o acesso à Taça UEFA. A nível pessoal, pretendo ajudar o clube a concretizar esse desiderato e a fazer o maior número de jogos possíveis, com o intuito de poder chegar novamente à Selecção Nacional.
P Dentro dessa luta pela UEFA, apesar de ainda ser um pouco prematuro, e pelo que tem observado, quais serão os principais adversários?
R Penso que ainda é um pouco cedo, mas, para além de nós, o Braga é sempre um candidato. Mantém uma boa estrutura, uma excelente equipa e pratica bom futebol. O Boavista tem, também, uma boa equipa e um bom treinador. O próprio Guimarães aposta forte, mas penso que serão, essencialmente, estas equipas que vão estar na luta, apesar de poder aparecer uma ou outra equipa que surpreenda.
P O Campeonato passado foi muito competitivo, como o demonstra a classificação final. Espera que este também o seja, ou acredita que o fosso entre as equipas grandes e as restantes seja maior?
R Não me parece que exista grande diferença. Cada vez mais as equipas tidas como pequenas estão mais fortes e os clubes grandes têm muitas dificuldades em vencer os jogos com os mais pequenos. Não sei se alguma equipa irá conseguir intrometer-se entre os "grandes", mas acredito que este Campeonato será bastante competitivo.
P Falou há pouco na eventualidade de regressar à Selecção Nacional. Em ano de Mundial, existe uma grande ambição de lá chegar?
R Sim, sem dúvida. A ambição de chegar à Selecção é enorme, mas a concorrência é, naturalmente, muito forte. Contudo, penso que é legítimo que todos os jogadores portugueses tenham vontade de lá chegar.
"Tivemos as melhores oportunidades no jogo contra o Sporting"
P Voltando á jornada inaugural: qual a sua opinião sobre o jogo com o Sporting?
R O Sporting teve maior ascendente, o que é normal e já era esperado, enquanto nós adoptamos uma estratégia mais de contra-ataque, o que também é normal. No entanto, podíamos ter conquistado pontos e penso que as melhores oportunidades de golo até foram as nossas. Fomos infelizes na forma como sofremos o segundo golo, embora o Sporting também o tenha sido no golo que sofreu, mas isso acontece aos melhores, por isso é que aconteceu ao Ricardo. Porém, perder em Alvalade não é nenhum resultado escandaloso - é claro que perder é sempre negativo, mas a equipa bateu-se bem, a atitude foi bastante boa e acredito que vamos andar muito perto dos objectivos que nos propomos a atingir. Espero, sinceramente, conseguir, mas se não conseguirmos vai ser por muito pouco. Mas vamos conseguir!
  • E-mail
  • |