segunda-feira, agosto 29, 2005

ANDEBOL: Estreia em grande do Andebol azul !!!

Artigo do amigo Rui Vasco publicado no www.osbeleneneses.com
A equipa principal de Andebol do Belenenses efectuou esta tarde a primeira partida da temporada 2005/2006 no Pavilhão Acácio Rosa. O jogo, disputado frente ao Benfica, serviu de apresentação da equipa aos sócios, e o resultado de 23-15 não deixa dúvidas acerca da superioridade azul.
A partida era aguardada com natural expectativa pelos sócios do Belenenses, que acorreram ao Restelo e encheram a bancada nascente do Pavilhão Acácio Rosa. Frente a frente duas equipas históricas do Andebol português, actualmente separadas do ponto de vista competitivo, uma vez que o Belenenses se encontra envolvido no Campeonato da Liga Profissional e a equipa encarnada na Divisão de Elite, da Federação de Andebol de Portugal.
Na sua primeira partida caseira, o técnico azul fez alinhar de início um «sete» constituído por Humberto Gomes, Pedro Matias (capitão), Vladimiro Pinto, Tiago Silva, José Ricardo Costa, João Pinto e Tiago Fonseca.
A partida entre azuis e encarnados começou numa toada de equilíbrio, com os primeiros cinco minutos de jogo a não registarem qualquer golo. As defesas superiorizavam-se aos ataques, e as equipas falhavam muitos passes, não conseguindo concretizar jogadas de perigos junto de ambas as balizas.
O Belenenses chegou ao golo aos 5m:20s, através de um livre de 7 metros aproveitado pelo lateral-esquerdo Francisco Bacalhau (ex-Vitória de Setúbal). O mesmo jogador, em lance semelhante, concretizou o segundo golo da equipa azul, lançando o jogo e iniciando a vantagem azul no marcador. O Belenenses nunca esteve em desvantagem ao longo de toda a partida, consentindo apenas três situações de igualdade (2-2, 3-3 e 4-4).
Aos 14 minutos, Francisco Bacalhau, que até então havia entrado apenas para a marcação dos livres de 7 metros, foi lançado por José Tomaz para a sua posição no terreno de jogo. Foi precisamente nesta altura que a diferença no resultado se começou a dilatar, com a equipa do Restelo a sete golos contra apenas dois do Benfica. O intervalo chegava com o marcador a registar 11-6, diferença perfeitamente aceitável tendo em conta o que se havia passado em campo durante os primeiros 30 minutos do encontro.
A segunda parte iniciou-se novamente com uma «avalanche» de jogo atacante do Belenenses, que rapidamente chegaria à diferença máxima de nove golos (17-8). O Professor José Tomaz aproveitou então para retirar da partida os jogadores mais experientes, fazendo entrar para os seus lugares os elementos mais jovens do plantel, alguns dos quais campeões nacionais da categoria de Juniores na temporada 2004/2005.
A equipa do Benfica, orientada pelo conceituado treinador Alexander Donner (ex-Madeira SAD), parecia não encontrar argumentos para ultrapassar a organização defensiva belenense, e os jovens jogadores da casa aproveitavam para através de contra-ataques rápidos e bonitas combinações atacantes controlar a diferença no marcador.
O resultado final acabaria por se fixar em 23-15 (parciais de 11-6 e 12-9), numa partida em que a superioridade do Belenenses nunca esteve em causa.A equipa azul, que efectuou um excelente final de campeonato na temporada transacta, mostrou soluções e automatismos que deixam antever francas possibilidades de bons resultados. Um misto de juventude e experiência, no qual a qualidade se revela de forma clara.
Marcadores dos golos azuís:
Francisco Bacalhau - 6 Pedro Matias - 4 João Pinto - 3 Bruno Moreira - 3 José Ricardo Costa - 2 Diogo Pinheiro - 1 Vladimiro Pinto - 1 Nelson Pina - 1 Tiago Fonseca - 1 Pedro Spínola - 1

Artigo assinado por Andre Cruz Martins no O Jogo
Boa "reentré" azul perante águia frágil
O Belenenses apresentou-se ontem aos seus sócios e simpatizantes com uma exibição agradável e resultado a condizer, derrotando sem margem para dúvidas o Benfica por 23-15.
Foi uma partida jogada a um bom ritmo para esta altura da pré-época e com bons momentos de andebol, em especial proporcionados pela equipa da casa.Depois de um início de partida equilibrado, os azuis tomaram conta das operações até ao final.
Com Francisco Bacalhau já num apreciável momento de forma, o Belenenses foi-se distanciando no marcador. Ao intervalo, a vantagem dos visitados era já de cinco golos (11-6) e o Benfica pode agradecer ao seu guarda-redes Bojan Ljubisic, reforço que chegou da Bósnia, não ter chegado ao descanso com números ainda mais desfavoráveis. Já o lateral-esquerdo Danilo Drobnajakovic (ex- Cibelinka, da Sérvia), acabou por ser uma relativa desilusão, tendo-se mostrado algo preso de movimentos.
A segunda parte não trouxe grandes novidades. A partida continuou a desenrolar-se num ritmo animado e sempre que os azuis aceleravam distanciavam-se no marcador. O Benfica até nem defendeu mal, mas mostrou que tem de melhorar muito em termos ofensivos. ...........
O treinador dos azuis José Tomaz tem motivos para estar descansado. O jogo de ontem demonstrou que a equipa possui boas soluções em quantidade e qualidade, que lhe permitirão fazer uma boa figura no campeonato da Liga.
Belenenses 23 - Benfica 15
árbitros Hugo Virgílio e Paulo Costa (Lisboa) local Pavilhão Acácio Rosa, em Lisboa
Belenenses alinhou com:
Humberto Gomes Gr João Berto Gr; José Ricardo Costa 2 Tiago Silva - Pedro Matias 4 Vladimiro Pinto 2 João Pinto 2 Tiago Fonseca 1 Francisco Bacalhau 6 Nuno Roque - Bruno Moreira 3 Pedro Spínola 1 Tiago Moreira - Nelson Pina 1 Diogo Pinheiro 1 João Lemos nj André Valério nj
Treinador: José Tomaz


José Tomaz:"Potencial para seguir em frente""
A equipa desenvolveu os princípios de jogo que têm sido trabalhados nos treinos. O plantel é muito jovem, mas tem potencial para seguir em frente. Quanto ao Benfica, penso que ninguém duvida que está muito mais organizado, por mérito do seu treinador. Felizmente, conseguimos resolver as dificuldades que nos foram criadas".

A FIGURA: FRANCISCO BACALHAU
Pronto para o campeonato
O número 25 do Belenenses marcou seis golos, revelando uma excelente eficácia, e defendeu com afinco, dificultando a vida ao frágil ataque encarnado. Mostrou já estar preparado para disputar partidas "a sério". Mas ainda vai ter de esperar por medos de Setembro, quando começar a quarta edição do Campeonato da Liga
  • E-mail
  • |