segunda-feira, junho 27, 2005

Standard de Liège a 30 de Julho

Revista da imprensa online:
Jornal O Jogo
- "Standard de Liège a 30 de Julho
O jogo com o Standard de Liège, inicialmente previsto para dia 23 de Julho, num local da margem Sul do Tejo, e, entretanto, substituído por outro com o Barreirense, foi adiado para dia 30, no Estádio do Restelo, às 21h00, segundo informação revelada ontem pelo sítio oficial do clube belga. A calendarização dos jogos da pré-época ainda não está totalmente definida - até agora, para além dos encontros com o emblema de Michel Preud'Homme e a equipa do Barreiro, apenas são do domínio público mais dois jogos, dia 20, frente ao Mónaco, em Anglet, e, dia 5 de Agosto, frente ao Nacional - e será até alvo de uma discussão durante esta semana por forma a serem definidos os últimos detalhes. Sobre a mesa estará ainda a possibilidade da partida com os belgas servir para fazer a apresentação aos sócios, a menos que os responsáveis azuis tenham outra possibilidade na "manga".
- " Ricardo Araújo espera dar-se bem... em Belém
É o único "desconhecido" do extenso lote de reforços do Belenenses para a próxima temporada, mas promete adaptar-se rapidamente ao novo clube e mostrar todas as suas qualidades aos adeptos azuis
FF
O brasileiro Ricardo Araújo foi uma das primeiras contratações da equipa do Restelo, que os responsáveis azuis não hesitaram em garantir depois de uma observação que revelou um jogador com atributos inquestionáveis e, por inerência, enquadrável no projecto europeu do clube. Será a primeira vez que o jovem (22 anos) natural de Goiânia tomará o rumo do estrangeiro e não esconde, por isso, a vontade de triunfar, à semelhança de outros compatriotas, como o lateral Amaral, também ele um "produto" do Grémio Inhumense, clube que, curiosamente, abandonou quando Araújo estava a chegar. Agora, o destino de ambos irá efectivamente cruzar-se... em Portugal. "Só o conheço de nome, mas poderá ajudar-me na adaptação, assim como os outros brasileiros do plantel", reconhece o novo recruta dos azuis, contactado por O JOGO no Brasil, de onde enviou um cartão de visita para os adeptos azuis. "Sou um volante [médio-defensivo] forte na marcação, com boa qualidade de passe e capacidade para chegar à frente e servir os meias [médios-ofensivos/extremos]."
Do país e do clube, Araújo confessa ter um conhecimento "por alto", mas mostra-se, de forma pragmática, preparado para a "cobrança da torcida": "Todos os clubes grandes têm muita pressão. E isso é muito bom, porque obriga os jogadores a brigar lá na frente da classificação."
Quanto ao tipo de futebol praticado deste lado do Atlântico, confessa ter já algumas ideias. "Sei que se joga de forma mais rápida e há muita pressão, mas espero dar-me bem por aí", assegura o médio, deixando, para o final, a expressão de todos os seus desejos e entusiasmo. "Espero poder adaptar-me rapidamente e vou procurar mostrar o meu futebol para chegar o mais alto possível, junto com os meus companheiros. Aqui fala-se muito da Europa, dizem que tem um grande futebol. Jogar aí é um sonho que vejo concretizado. O Campeonato português é dos melhores do mundo."
Nome: Ricardo Araújo da Silva
Data de nascimento: 25/07/1982 Naturalidade: Goiânia, Goiás (Brasil) Posição: médio-defensivo Altura: 1,76 m Peso: 73 kg Clubes representados: Atlético Goianense, Curitiba, Itumbiara, Goiânia, Ituano e Grémio Inhumense

Jornal A Bola:
- " Amanhã é dia de Gaspar
O dossier da transferência do defesa-central Gaspar está prestes a fechar-se. O jogador reúne-se hoje com os responsáveis do Ajaccio e, caso consiga a desvinculação, como tudo indica, será apresentado amanhã como reforço do Belenenses. Quanto a Vasco Faísca, o assunto também fica resolvido esta semana. E, nessa altura, os azuis fecham o plantel.
O defesa-central Gaspar viajou ontem para França onde hoje vai voltar a reunir-se com os responsáveis da sua actual equipa, o Ajaccio, tendo em vista a rescisão do contrato que o ligava ao emblema gaulês por mais duas épocas. O processo negocial arrasta-se há algum tempo, percebe-se que os gauleses não estão muito interessados em abrir mão do jogador - Gaspar assinou uma parte final de época notável... -, mas também é verdade que os responsáveis do Ajaccio já perceberam a vontade firme de Gaspar em vestir a camisola do Belenenses, com quem tem já um acordo para as próximas duas épocas. O braço-de-ferro está agora perto, muito perto, do seu final, e, apesar de se prever mais uma dura jornada de negociações, é bem possível que Gaspar consiga a desvinculação. Caso isso aconteça, então reúnem-se todas as condições para, amanhã, o jogador ser apresentado como novo jogador do Belenenses e tornar-se, dessa forma, o 11.º reforço dos azuis para a temporada de 2005/2006.
Segue-se... Vasco Faísca
Depois de assegurada a contratação de Gaspar, o Conselho de Administração do Belenenses tem então todo o tempo do mundo para explorar o possível empréstimo do defesa-central/ esquerdo Vasco Faísca, que tem contrato com os italianos do Vicenza. O jogador é outro dos objectivos de Carlos Carvalhal - a sua polivalência, pois tanto actua a defesa-central como a lateral-esquerdo, ou ainda a trinco, foi decisiva na escolha do treinador... -, e no Restelo há a firme convicção de que Faísca quer vestir de azul na próxima temporada, relegando, dessa forma, para segundo plano o interesse da Académica na sua permanência. Vasco Faísca, até ver, encontra-se em silêncio, aguardando com tranquilidade o desfecho das negociações. Certo é que tudo ficará resolvido esta semana. Caso consiga estas duas contratações, o Belenenses dá o plantel por encerrado. Entretanto, o jovem Gonçalo Brandão, que deve ser emprestado a um clube inglês, pode renovar contrato por duas épocas.
  • E-mail
  • |