sexta-feira, maio 27, 2005

ÉPOCA...DO FUTEBOL !!!

Artigo de opinião publicado na Mailing List pelo companheiro Jorge Braz:

Em relação ao futebol e em relação ao clube, pois é impossível distrinçar as duas coisas porque o Belenenses continua a ser essencialmente um clube de futebol, concordo perfeitamente com o Alexandre foi mais uma época em que morremos um pouco mais. Tivémos objectivos medíocres, não mostrámos ambição. Falhámos sempre que podíamos dar o salto. É triste e confrangedor este Belenenses.
Em relação aos jogos, bom aproveitamento que poderia ter sido ainda melhor e um péssimo aproveitamento fora de casa. A máxima de que quem joga para empatar perde assenta que nem uma luva a este Belenenseszinho. Trocáva aqueles 5 empates e 10 derrotas por 2 vitórias e ficaríamos a ganhar mais 1 ponto. É assim tão dificil de perceber isto? Por vezes parece que falo chinês... E a classificação final reflecte isso mesmo. Passámos 90% da época a lutar para não descermos de divisão! Ao que chegámos...
Outro ponto que merece ser discutido são as aquisições do clube:
Amaral: Para mim muito boa. Excelente jogador.
Cabral: Uma contratação falhada. Fosse por lesão ou castigo ele nunca se conseguiu impor e os 33 anos não perdoam a ninguém. Mesmo assim não arranjou problemas e foi sempre um profissional sério.
Rui Ferreira: Um monstro no meio-campo. Mais uma aquisição bem conseguida.
José Pedro: Não sei o que dizer... capaz do melhor e do pior. Mas mesmo assim uma aquisição positiva. E parece-me ser alguém com cabecinha. Talvez demasiada cabeça pois deixa-se ir abaixo psicologicamente muito facilmente. Precisa neste ponto de se tornar mais forte.
Juninho Petrolina: Um desastre. Gajos capazes de darem uns chutos na bola há muitos. Que o saibam fazer e tenham cabeça...há poucos mas são esses que nos interessam. Mesmo que não sejam tão dotados tecnicamente.
Renato: Sinceramente só o vi a jogar ontem e não gostei muito. Pareceu-me lento e inseguro. Fruto dos 21 anos? Tudo depende de quanto ganha. Mas numa equipa com 2 jovens como o Gonçalo e o Rolando acho que tem de ser mesmo muito bom para justificar a permanência.
Cristiano: Emprestado ou corrido da Luz. Como profissional foi um homem correcto que nunca arranjou problemas. Como jogador não me convenceu. E a culpa talvez tenha sido de quem o pôs a jogar a lateral quando ele é um central de raiz.
Rodolfo Lima: Outro emprestado. Depois daquelas declarações no principio da época em que dizia que queria ir logo em Dezembro para o Benfica foi pena não o terem deixado logo ir em ... Agosto.
Lourenço: Mais um emprestado. Não foi de todo mal o rendimento se bem que um avançado tem de mostrar mais que 4 golos marcados de penalty. As lesões, os castigos e o impedimento de jogar em dois jogos cortaram-lhe um pouco o ritmo. De qualquer modo nunca o vi a virar a cara à luta.
Paulo Sérgio: Pequeno mas grande! Começou mal no jogo em casa com o Gil mas teve depois o resto de época sempre a jogar bem e a fazer boas exibições. Muita garra! Ainda bem que fica.
Catanha: Que desilusão... A gaivota não tinha penas para voar.
Portanto 4 aquisições bem conseguidas (Amaral, Rui Ferreira, José Pedro e Paulo Sérgio), 5 más (Juninho, Rodolfo Lima, Cabral, Cristiano e Catanha) e 2 que não sei classificar (Lourenço e Renato). Não foi mau mas poderá ser bem melhor para o ano que vem.
E emprestados MAIS NÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Só se vieram com a opção de compra! E por valores que possamos pagar. Não somos a equipa de rodagem de Benfica e Sporting. Lixemo-los sim ao não aceitar emprestados e a deixá-los arcar com as despesas de mais ordenados.
Uma palavra também para os restantes elementos do plantel:
Grande, enorme e super Imperador
Um Sousa que embora vaiado incompreensívelmente por parte da massa adepta foi dos mais correu ... em meia época apenas. Um exemplo como profissional.
Wilson em grande. Discreto, com as pernas a fugirem mas lá foi arrumando a casa e dando tranquilidade à defesa. Pena que insista com aqueles passes longos que em 99,9% das vezes falham.
Um enorme Péle. Para mim a grande surpresa. Depois de uma época regular a trinco uma grande época a central. Pena o episódio do processo disciplinar.
Anderson. O nosso viking esteve sempre bem. Não sabe jogar mal. Pena que muitos não entendam como ele que a bola andar mais depressa se for passada do que se correr com ela.
Marco Paulo: mais um grande Homem. Sempre com vontade de ajudar e embora por vezes as coisas não lhe saiam bem não desiste. E ainda marcou 3 golos.
Rolando: começou bem mas depois foi traído pela inexperiência nalgumas situações. Bem protegido pelo Carvalhal a partir de certa altura. Um valor que ainda marcou 2 golos. Aquela saída nocturna é que não havia necessidade...
Jorge Tavares: 19 minutos, 1 golo. E depois apenas uma vez suplente não utilizado. Protecção ao puto ou medo de arriscar por parte do Prof? Nao sei... mas valem mais estes que os Rodolfos Limas e Catanhas.
Rúben Amorim: Não esteve mal. Não esteve brilhante. Cresceu mais um pouco este ano e para o ano pode dar o salto quantitativo. É uma questão de trabalho e ajuda do ponto de vista psicológico por parte de quem manda e por parte dos adeptos. Pode ser um grande jogador. Tenham calma com ele. Só ganharemos com isso
Pedro Alves: Mais uma época de sofrimento. Apenas jogou para a Taça e não esteve mal excepção ao frango com o Pinhalnovense. De resto muito seguro. Para mim e com a escola do Marco pode vir a ser o futuro titular da baliza do clube. Nunca o duvidei.
Fábio e Rafael: Não jogaram.
Gonçalo Brandão: Parece ou cheio de peneiras ou triste. Jogar nos juniores não é despromoção. O Gonçalo é central e não lateral. Não o percam por favor pois já mostrou que pode muito bem vir a ser o novo Wilson. Força Gonçalo!
Eliseu: Não é lateral também. Ele gosta é de atacar. Senhor Professor jogue com 2 extremos e meta este homem a jogar.
TUCK: OBRIGADO!!!!!!!!!!!!!!!
Deixei para o fim dois nomes. Neca e Antchouet.
O primeiro depois de 15 anos vai-se embora sem nunca ter explodido mas a poder dizer que foi o único produto das nossas escolas a singrar nos últimos anos. Mas aquela história de dizer que não assinou depois de já ter assinado não valoriza ninguém. Nunca conseguiu ser um líder no clube. Alguém que pelos 15 anos que por lá passou implantasse alguma mística. Não quis continuar. É livre e desejo-lhe boa sorte menos nos jogos contra nós.
O Antchouet... grande começo, grande falhanço no final. 4 meses sem facturar. Peneiras? Algum clube rival a prometer mundos e fundos? É bem capaz de ser verdade. Saudades da familia? Também pode ser. Mas um Homem que assina um contrato honra-o. Onde está o jogador agradecido ao clube que o foi buscar à 2ª Divisão B? "Já fiz a minha parte"?!?!?!?!?!?! E a atitude do sindicato dos jogadores? Quem a explica? Este Antchouet não faz falta a um clube onde os jogadores são Homens com H grande. Vai lá para França, Braga, Porto, Madeira, Guimarães ou para o raio que o parta. Os 12 golos não valem o clube ser manchado por ser representado por alguém assim. Um dia destes ainda o acho numa pastelaria esquecido e não darei gorjeta de certeza. Como ainda não o ouvi falar ainda tenho uma ténue esperança que seja tudo mentira. Que aquele miúdo simples o torne a ser. Que não se deixe levar por empresários. Mas a vida tem me mostrado o contrário...
Por fim a equipa técnica... Medo? Falta de confiança? Não nos esqueçamos que o Carvalhal fez a primeira época completa na Superliga também. Precisa de ser mais ofensivo. De dar espectáculo que é para isso que nós queremos ir ao estádio. De qualquer modo não foi mal de todo. Mas queremos mais... :-D :-D :-D . Fica o pedido. Que é para ser satisfeito. Não é malta?
Um abraço,
Jorge Braz
  • E-mail
  • |