segunda-feira, dezembro 19, 2005

Bruno Moraes e Ivanildo interessam...(?????)

Artigo publicado no Record
PODEM REFORÇAR PLANTEL
Os portistas Ivanildo e Bruno Moraes podem reforçar o plantel azul, em Janeiro. José Couceiro conhece bem os atletas, pois já trabalhou com ambos (Bruno Moraes, em Setúbal, e Ivanildo, atleta por si lançado, no FC Porto). Tratam-se de jogadores capazes de colmatar as falhas existentes no plantel, isto é, alas e ponta-de-lança. Dadas as boas relações entre os clubes e o facto de Couceiro ter estado a época passada nos dragões, é possível que o negócio avance.O Belenenses regressou ontem de manhã aos treinos, após o triunfo por 2-0 sobre o Paços de Ferreira. O facto de a jornada 16 se realizar na quarta-feira impediu que o plantel tivesse folga. A equipa, que treinou no relvado principal, começou a preparar a deslocação a Coimbra, numa sessão que foi de recuperação.Fábio Januário, que ficou de fora do jogo com os pacenses, por ter sofrido uma contractura na coxa esquerda, treinou-se sem limitações. Paulo Sérgio – que fez na partida de sábado um traumatismo no tendão de Aquiles esquerdo – realizou apenas corrida.

Artigo publicado em O Jogo
Couceiro pediu Ivanildo e Moraes
O Belenenses pediu o empréstimo dos dois jogadores para atenuar as carências no ataque e o FC Porto está a equacionar essa possibilidade, até porque a confiança de Couceiro em ambos parece garantir o objectivo principal: rodagem
Ivanildo e Bruno Moraes estão nos planos do Belenenses para a reabertura do mercado, em Janeiro, e o pedido para o empréstimo de ambos já chegou ao FC Porto. José Couceiro elegeu-os como reforços prioritários, mas a resposta a esse desejo depende de Adriaanse. Por razões diferentes, nenhum dos dois tem sido aposta regular do treinador holandês: o avançado brasileiro porque recupera ainda de uma lesão num joelho, que surgiu na sequência de outra que o obrigou a paragem prolongada, estando previsto que o regresso em pleno aos relvados se concretize já em Janeiro; a ausência de Ivanildo justifica-se por opção. A escassa utilização dos dois jogadores, conjugada com a concorrência no plantel portista, parece facilitar a vontade de José Couceiro, treinador que os conhece bem e que, por estar sintonizado com as características de ambos, não hesitou em sugeri-los ao Belenenses. Aliás, Couceiro foi responsável pelo lançamento de Ivanildo na equipa principal do FC Porto, no final da temporada passada, e pelo relançamento da carreira de Bruno Moraes, ainda em Setúbal.
O reencontro com um treinador que confia neles, sabe O JOGO, também é bem visto pelos jogadores. Apesar das lacunas do ataque portista, agravadas pela saída de Hélder Postiga, Bruno Moraes sabe que dificilmente entrará nas escolhas de Adriaanse, e o brasileiro não quer correr o risco de ficar parado a época inteira. A perspectiva de Ivanildo é idêntica. Aposta firme no início de temporada, depois de um estágio que lhe correu muito bem, o esquerdino foi desaparecendo das opções, tendo apenas direito a meia dúzia de minutos nalguns jogos. Curiosamente, quando Adriaanse fez dele titular, na recepção ao Marco, Ivanildo marcou o golo da vitória e assumiu-se como protagonista. Apesar de o treinador holandês gostar de acompanhar de perto a evolução dos talentos - motivo que o levou a promover esta semana Hélder Barbosa ao plantel principal -, a rodagem do extremo é bem vista pelo FC Porto. Mas ainda falta a resposta definitiva ao Belenenses.
Paulo Sérgio recuperável para Coimbra
O Belenenses regressou ontem ao trabalho, menos de 24 horas após a vitória sobre o Paços de Ferreira, numa sessão em que os titulares no jogo cumpriram um preparo mais ligeiro, enquanto os restantes jogadores se entregaram a um jogo em metade do campo. A maior novidade residiu no regresso, sem limitações aparentes, de Fábio Januário, ao passo que Paulo Sérgio, a despeito de ter sofrido um traumatismo no tendão de Aquiles esquerdo e realizado, por isso, apenas corrida contínua, deverá recuperar a tempo de ser convocado para o jogo de quarta-feira, em Coimbra.
Como é habitual nesta quadra, os azuis proporcionam esta noite, pelas 20h30, aos seus funcionários e associados, uma ida ao Circo Nacional de Cuba, que está sedeado no passeio ribeirinho de Algés.

Artigo publicado em A Bola
Obrigatório vencer a Académica para sublinhar reviravolta na tabela e... na atitude
Retoma a confirmar
Os sorrisos voltaram, ontem, a marcar presença no plantel do Belenenses, na manhã seguinte à vitória sobre o Paços de Ferreira, a segunda sob o comando do treinador José Couceiro. Mas não há tempo para saborear um triunfo que a massa associativa entenderá como pouco significativo se depois de amanhã (19 horas), em Coimbra, não tiver continuidade. É com 20 pontos que a equipa do Restelo quer passar a noite de consoada mas frente aos estudantes de Nelo Vingada importará, sobretudo, confirmar a tendência de reviravolta nos resultados e também na atitude dos próprios jogadores. Vencer será também muito importante para José Couceiro por outro motivo: para evitar ter menos pontos que o seu antecessor, Carlos Carvalhal, em igual número de jogos. Nos oito que orientou no início da temporada, Carvalhal conquistou nove pontos em 24 possíveis; Couceiro soma 8 em 21 e pode, se vencer a Académica, fazer 11 em 24. Para os adeptos faz diferença...
Paulo Sérgio preocupa
Paulo Sérgio cotou-se como uma das unidades mais influentes da equipa no jogo de anteontem e a sua substituição até redundou em assobios por parte dos adeptos. Mas a verdade é que o internacional sub-21 saiu tocado e ontem ainda se mostrava queixoso do traumatismo sofrido na articulação tibiotársica esquerda, junto ao tendão de Aquiles. Foi reavaliado pelo departamento médico e ainda não é garantido que possa apresentar-se em Coimbra a 100 por cento. Dúvida para dissipar até amanhã. Impeditiva para a jornada que se segue não é a contractura sofrida por Fábio Januário na coxa esquerda, que o afastou da convocatória para o jogo com o Paços de Ferreira, quando se pensava, afinal, que tinha derivado de opção técnica, como nos casos de José Pedro e Amaral.
  • E-mail
  • |