sexta-feira, dezembro 16, 2005

Uma semana de férias ..... e Naturalização de Rolando em marcha

Artigos de Francisco Frederico publicados em O Jogo
- " Uma semana de férias
O plantel dos azuis terá direito a gozar uma semana de férias pelo Natal. Os jogadores ainda terão um treino no dia seguinte (22) ao jogo com a Académica, começando então o período de descanso que terminará com o regresso aos trabalhos no dia 29. A retoma será curta, devido à passagem de ano, mas, desta feita, o repouso prolongar-se-á apenas por dois dias, porque a recepção ao Gil Vicente (17ª jornada) está agendada para 8 de Janeiro, estando ainda sujeita a alteração em caso de transmissão televisiva.
Naturalização de Rolando em marcha
A naturalização do cabo-verdiano Rolando estará prestes a concretizar-se. O pedido foi remetido para as autoridades competentes um pouco depois do benfiquista Nélson, pelo que a resposta não tardará em chegar ao Restelo, talvez já no início do ano. Desta forma, o Belenenses passará a ter apenas dois estrangeiros no plantel, Meyong (camaronês) e Djurdjevic (sérvio)."

- "Se o Campeonato começasse agora...
Ao cabo de seis semanas à frente do Belenenses, José Couceiro considera ter cumprido a pré-época... a que não teve direito. "Em circunstâncias normais, começava agora o Campeonato...", considera, deixando nas entrelinhas as vantagens daí resultantes. A luta contra o tempo tem sido o maior problema para o técnico dos azuis, assim como a falta de confiança dos jogadores, que se tem reflectido na produção da equipa, como ficou patente no último jogo, em Setúbal. "Não podemos esconder as más prestações. Há que assumi-las para perceber o que fizemos mal. Só assim é que poderemos melhorar. Eu quero que os jogadores percebam as suas limitações, para poderem superá-las. ", defende o treinador, para quem a equipa "ainda não tem estabilidade": "Quando há grandes oscilações de uma jornada para a outra, isso tem a ver com o equilíbrio emocional. "
Mas nem tudo é mau. Couceiro encontra algumas melhoras, nomeadamente em termos defensivos. "Já conseguimos controlar melhor o jogo e acreditar que podemos dar a volta... mas ainda há momentos de quebra e isso viu-se claramente em Setúbal. Até eu chegar, tínhamos mais golos sofridos. Se virem bem, só em Braga é que sofremos dois. Nos outros, ou não sofremos golos ou então consentimos apenas um. O resto, a melhoria da qualidade de jogo tem a ver com a confiança, a capacidade de arriscar, no um para um ou nos passes de risco. O segredo está em melhorar o jogo ofensivo, sem criar desequilíbrios defensivos."
O próximo teste dos azuis chama-se Paços de Ferreira. Mais um adversário moralizado, frente ao qual Couceiro terá de voltar a mexer no onze, já que Silas dificilmente recuperará a tempo e Romeu está em dúvida. "Vamos ter pela frente uma equipa com uma organização muito própria, que raramente altera a forma de jogar. Estão tranquilos e vêm ao Restelo com a ambição de ganhar o jogo. Pelo menos o discurso do José Mota deve ser esse."

Ainda José Couceiro em : http://www.abola.pt/wset/wdia.htm
http://www.record.pt/noticia.asp?id=691559&idCanal=27
  • E-mail
  • |