quinta-feira, setembro 22, 2005

Site UEFA: Belenenses saúda o Imperador !!!!

Artigo publicado no Site da UEFA www.UEFA.com
Belenenses salute 'The Emperor'
Thursday,22 September 2005 by Rui Matos Ferreira Fom Lisbon

Quando o Belenenses defrontar o FC Porto na Liga portuguesa, no próximo fim-de-semana, o guarda-redes Marco Aurélio fará a 200ª partida consecutiva no campeonato - um recorde impressionante para o guardião brasileiro, de 35 anos de idade, que não falhou um único jogo em cinco temporadas consecutivas.
Graças a Deus
O Belenenses desde há muito que demonstra um enorme respeito pelo seu guarda-redes, mas Marco Aurélio realça que não há qualquer segredo neste registo. "Não há segredos", revelou ao uefa.com. "Agradeço a Deus nunca ter sofrido uma lesão grave ao longo da minha carreira, o que significa que pude trabalhar sempre ao meu melhor nível".
Guarda-redes confiante
Ao passo que vários treinadores passaram pelo Belenenses, a posição de Marco Aurélio entre os titulares nunca esteve em dúvida, graças ao seu profissionalismo e à confiança que revela em todas as situações. Ainda assim, o guardião confessa que trocaria o seu impressionante registo de presenças a bem dos resultados da equipa.
A equipa primeiro
"Se tivesse de cometer uma grande penalidade e ser expulso por uma falta, não hesitaria um segundo, porque nenhum recorde pessoal é mais importante do que os resultados da equipa", disse. "O mais importante é ajudar o clube o melhor que posso. Sinto-me com sorte pelo facto de os sucessivos treinadores do Belenenses terem confiado em mim".
Momento raro
O guarda-redes chegou a Portugal na temporada de 1996/97 para alinhar no Rio Ave, antes de rumar ao Algarve para representar o Farense, na época seguinte. Em 1998/99 assinou pelo Belenenses e - num momento raro - recebeu o seu único cartão vermelho no futebol português, num jogo em Paços de Ferreira, na II Divisão.
"Nas lesões, tenho tido sorte e devo agradecer a Deus por ter-me mantido afastado de problemas" Marco Aurélio
Evitar os cartões
No entanto, tem conseguido evitar aborrecer os árbitros - ou dar trabalho aos médicos do clube - desde então. "Não é difícil evitar os cartões amarelos, porque não sou um jogador de campo", disse. "Os últimos que vi foram por demorar mais algum tempo nas reposições de bola, estando a ganhar. Nas lesões, tenho tido sorte e devo agradecer a Deus por ter-me mantido afastado de problemas".
Os suplentes
Os guarda-redes suplentes do Belenenses deverão ter momentos em que desejam que o anjo da guarda de Marco Aurélio o abandone, de tal forma tem sido absoluto o domínio do nº1. No seu papel como capitão de equipa, Marco Aurélio sabe bem que muito tempo no banco de suplentes pode afectar o moral.
Ficar alerta
"Não faço mais do que dar o meu melhor", referiu. "Reconheço que pode ser difícil [para os guarda-redes suplentes] lidar com isto, mas eles devem perceber que só Deus sabe o que vai acontecer a seguir. Qualquer um pode ser chamado para jogar a qualquer momento e tem de estar no seu melhor, estar concentrado e pronto para jogar".
Estabilidade fundamental
Tendo estado no Belenenses ao longo destes 199 jogos, a estabilidade pode ter tido um papel importante no feito de Marco Aurélio. "Possivelmente, ajudou, uma vez que, se tivesse mudado de clube, ninguém sabe se seria titular. Provavelmente, sim, mas nunca se sabe", afirmou.
Luta constante
Mas aconteceu assim e ter ficado no Belenenses ajudou o homem que tem o mesmo nome de um imperador romano a construir uma enorme reputação no Estádio do Restelo. "Não me considero um maratonista ou um homem de ferro", concluiu. "Apenas trabalho todos os dias para ser melhor do que no dia anterior".

Ou seja o nosso IMPERADOR já iniciou a Conquista da Europa !!!!!!
Resta aos outros NAVEGADORES segui - lo nessa CONQUISTA !!!
  • E-mail
  • |