segunda-feira, setembro 19, 2005

Carvalhal deve alterar a equipa !!!

Artigo de Carla Pereira publicado no Record
- "ROLANDO E RÚBEN AMORIM DE FORA POR OPÇÃO
Rolando, Rúben Amorim e Djurdjevic ficaram de fora das opções do treinador do Belenenses, Carlos Carvalhal, para o jogo de hoje com o V. Guimarães. Os dois primeiros atletas não fazem parte da lista de convocados por opção técnica, enquanto o esquerdino se encontra impedido devido a lesão.
A maior surpresa reside na situação do central Rolando, que na temporada passada foi uma das surpresas na equipa do Restelo, impondo-se na defesa ao lado de Pelé; esta época, e perante uma concorrência mais feroz, o jovem atleta parece estar a sentir mais dificuldades em garantir o lugar: foi utilizado nas duas primeiras jornadas, mas depois a opção recaiu em Gaspar.
Face a isto, Carvalhal chamou dezoito jogadores para a partida com o V. Guimarães, sendo provável que uma vez mais opere alterações no onze inicial, uma "regra" neste início de campeonato.
Mudanças
Nas três jornadas já decorridas, o técnico nunca apresentou o mesmo onze. Por imperativos de ordem física ou simplesmente por opção, o Belenenses surgiu até agora com um figurino diferente em cada jogo, e mesmo depois da robusta vitória em Penafiel a situação deve repetir-se.
Aliás, Carvalhal admitiu no sábado, no decorrer da conferência de imprensa onde abordou o jogo com os minhotos, que tinha três dúvidas quanto à constituição da equipa inicial.
Relativamente à formação que iniciou o jogo com o Penafiel – Marco Aurélio; Amaral, Pelé, Gaspar e Vasco Faísca; Sandro Gaúcho; Pinheiro, Silas e José Pedro; Paulo Sérgio e Meyong –, o treinador deve manter o quarteto defensivo e o meio-campo, podendo, no entanto, Paulo Sérgio dar lugar a Ahamada, que já regressou aos convocados, após ter recuperado de uma mialgia.
Favorito
O Belenenses parte para este jogo com algum favoritismo. Joga em casa, nos três jogos já realizados somou duas vitórias e uma derrota e, se atendermos à tradição – apenas um mero registo estatístico –, dos 57 jogos entre ambos realizados no terreno da equipa lisboeta, os azuis venceram 40 e os minhotos apenas cinco.
A verdade é que o Vitória se desloca ao Restelo nunca situação pouco cómoda. Em três jogos na Liga averbou outras tantas derrotas, e nem o triunfo por 3-0 sobre o Wisla Cracóvia, para a Taça UEFA, vem diluir o mau começo de campeonato dos comandados de Jaime Pacheco.
Deste modo, estão lançados os dados para um bom jogo.
Medalhas
No intervalo do jogo desta noite, o Belenenses vai homenagear alguns atletas medalhados em competições internacionais, nomeadamente Diogo Mateus e Sebastião Cunha (râguebi), Bruno Pais e a campeão mundial Anais Moniz (triatlo). As medalhas vão ser entregues pela direcção e por conhecidos belenenses, "padrinhos" das várias modalidades, entre eles Luís Represas, Raul Solnado, Gonçalo Câmara Pereira, João Pedro Pais, Francisco Nicholson e Pedro Barroso.

Artigo publicado em A Bola
- " Dias de encantamento
TRABALHA-SE com prazer no Restelo. Outra coisa não seria de esperar tendo em conta os resultados que coroam exibições bem conseguidas. Carlos Carvalhal pede inteligência em campo e a equipa responde com o entrosamento responsável pelas duas últimas vitórias. Hoje a equipa do Restelo pode conseguir a terceira vitória consecutiva, o que não acontece vai para dois anos. São, pois, dias de encantamento a que o Belenenses não quer pôr fim.
Longe vão, porém, as épocas em que o V. Guimarães era pêra doce. Recorde-se, a título de curiosidade, que, nas décadas de 40, 50 e 60, a recepção belenense aos homens da Cidade Berço era sempre jogo de goleada - os azuis chegaram a ganhar 12-0. Os encontros entre as duas formações no estádio à beira-Tejo resumem-se a 40 vitórias da equipa da casa, 13 empates e apenas três derrotas no Restelo. Mas os tempos são, verdadeiramente, idos e hoje Belenenses e V. Guimarães são dois candidatos à Europa. Seja como for, diferentes circunstâncias e estados de espírito envolvem hoje os grupos de Carvalhal -numa fase deveras positiva, com a equipa a conseguir impor o seu jogo e com algumas peças a assumirem o vedetismo do grupo, casos de Silas, Meyong, José Pedro e outros - e de Jaime Pacheco, que a Lisboa vem com o forte intuito de pontuar. A estatística vimaranense é, pois, bem mais sombria. Três jogos e três derrotas resultam em dias aziagos para a equipa de Guimarães, que a essa desvantagem classificativa pode ir buscar forças para contrariar os azuis.
Se mexer, estraga
Carlos Carvalhal assumiu à imprensa que tinha dúvidas quanto a três lugares no onze. Uma delas pode bem prender-se com a continuidade, ou não, de Paulo Sérgio, uma vez que Ahamada já está recuperado. Mas as boas exibições do jogador leonino dificultam a escolha. Pequeno dilema que não deverá importunar Carvalhal.

Artigos de Francisco Frederico publicados em O Jogo
- " Guimarães não pontua no Restelo há sete anos
Belenenses e Guimarães já se encontraram em Lisboa, no âmbito do Campeonato, por 57 vezes : 40 vitórias para os da casa, cinco para os minhotos, e 12 empates. No capítulo dos golos, a vantagem azul é igualmente avassaladora: 117 marcados contra 36 sofridos. O último triunfo dos vimaranenses no Restelo data da época de 94/95 e há sete anos que estes não conseguem, sequer, pontuar no reduto belenense.
- "Ahamada regressa, Rolando e Amorim fora
O francês Ahamada é a principal novidade no lote de convocados para o jogo desta noite. O avançado está de regresso - depois de ter falhado a partida com o Penafiel devido a mialgia - e entra na discussão por um lugar no onze com Paulo Sérgio. Em sentido contrário, os jovens Rolando e Rúben Amorim ficaram de fora por opção técnica, tal como Marco Pinto e Carlos Alves, que jogaram pelos juniores no fim-de-semana. Carlos Carvalhal voltou a chamar todos os estrangeiros disponíveis, (incorrecto, Rolando não foi convocado,ficando de fora por opção técnica, !!! ) uma vez que Djurdjevic continua de baixa, não sendo de descorar a hipótese do brasileiro Ricardo Araújo estrear-se de Cruz ao peito.
Continue a ler em http://www.ojogo.pt/21-210/artigo498744.htm
-" Paulo Sérgio sabe como se ganha ao Guimarães
O avançado dos azuis foi o autor do golo solitário que derrotou os minhotos na última época e colocou um ponto final na invencibilidade da equipa então comandada por Manuel Machado
continue a ler http://www.ojogo.pt/21-210/artigo498747.htm "
- "A figura do Belenenses: JOSÉ PEDRO
Em busca de golos
Já disse que pretende ultrapassar a fasquia dos oito golos, a sua melhor marca pessoal, e, pela amostra - marcou por duas vezes em três jogos - está bem lançado para conseguir tal desiderato. Em boa forma, encontrou em Silas o complemento ideal para dizimar as defesas adversárias. "
- " Semana "non stop"
A antecipação do jogo com o FC Porto, no Dragão, para o próximo sábado, impedirá o plantel de folgar esta semana. O regresso aos trabalhos está agendado para esta manhã, às 10h00, e haverá mais três sessões até ao jogo com os portistas. Na quarta-feira, o treino é às 17h00, voltando a ser realizado pela manhã nos dois dias seguintes. Djurdjevic, que não conseguiu recuperar totalmente de uma contractura para o jogo de hoje, deverá ser o principal "reforço" para a deslocação à Invicta.
Fúria Azul continuará a ajudar o Salgueiros
A claque Fúria Azul, que ostentou uma tarja no jogo com o Penafiel a apoiar o Salgueiros, pretende continuar com as iniciativas tendentes a ajudar o popular clube portuense. O relacionamento especial que sempre existiu entre as falanges dos dois emblemas está na base desta atitude e, sabe O JOGO, está na forja uma ideia que promete chamar ainda mais a atenção do que aquela protagonizada no Estádio Municipal 25 de Abril
- " Basquetebol :
No encontro que encerrou o torneio triangular de preparação de Viana do Castelo o Benfica (Liga TMN) venceu o Vasco da Gama (Proliga) por 91-77. Uma diferença de 14 pontos que dignifica a histórica equipa portuense, quase totalmente amadora, frente a uma formação encarnada ainda à procura dos melhores automatismos. " Esqueceram-se de dar os resultados do Belenenses e de quem foi o vencedor desse torneio - O BELENENSES !!!!
  • E-mail
  • |