terça-feira, setembro 27, 2005

Silas:Baía fez «show-off»

Artigo publicado em A Bola
- " A imagem passou em todas as televisões: Pelé caído na grande área portista, Silas remata fortíssimo, Vítor Baía faz uma defesa apertadíssima, sai da baliza e protesta exuberantemente com o 10 dos azuis, acusando-o de falta de fair play. O jogador do Restelo recorda esse momento do encontro, garante que não viu o companheiro em dificuldades e considera que o guarda-redes portista «fez show-off».
Minuto dois do jogo entre FC Porto e Belenenses. Pelé cabeceia e obriga Vítor Baía a defesa apertada. Após o choque com o 99 portista, o defesa-central azul fica caído na grande área. A jogada prossegue e a bola sobra para Diego. Silas está atento e rouba o esférico ao brasileiro. Vítor Baía protesta, mas o 10 do Belenenses chuta fortíssimo, com o guarda-redes portista a fazer grande defesa. Baía não se conforma com o facto de Silas não ter atirado a bola para fora e, assim, parar o encontro e protesta furiosamente com o jogador azul.O momento ficou gravado na memória de todos. Silas faz uma breve viagem até esse lance e garante que não reparou que Pelé estava em dificuldades. «Depois do cabeceamento de Pelé, a bola sobrou para o Diego e eu estava atento à saída do FC Porto para o contra-ataque; não vi que o Pelé estava caído. Como roubei a bola ao Diego e estava em boa posição, rematei à baliza », conta.Nos primeiros minutos do encontro, o Belenenses obrigou Vítor Baía a três defesas difíceis. Silas considera que houve um pouco de exagero nos protestos do número 99 portista. E explica porquê: «Compreendo a atitude dele naquela altura do jogo. O FC Porto jogava em casa, a bola andava muito perto da sua grande área e ele fez aquilo para nos intimidar. Por muita razão que tivesse, que não tinha, fez um bocado de show-off.»
Preferia que tivesse sido golo
Caso a bola tivesse entrado na baliza do FC Porto, o árbitro Bruno Paixão não teria outro remédio senão validar o golo, pois o jogo não estava parado. Poderia ser Silas acusado de falta de fair play? A resposta na primeira pessoa: «É pena que não tivesse sido golo... Nunca poderia ser acusado de falta de fair play porque, como já disse, não vi que Pelé estava caído. Se eu sou acusado de falta de fair play, o Diego também tem de ser acusado do mesmo, porque quando seguiu com a bola já o Pelé estava em dificuldades na grande área... Por isso, digo: preferia que tivesse sido golo! Não me sentiria com qualquer sensação de desconforto, pois continuo de consciência tranquila.»A finalizar, Silas garante que continuará com o mesmo código de conduta. «Quando vir um colega lesionado, mesmo que esteja em posição privilegiada, vou atirar a bola fora para que o jogo pare. Aliás, como sempre fiz... Mas tenho é de ver.»

Artigo de Francisco Frederico publicado em O Jogo
- " Silas acusa Vítor Baia de ter feito "show-off"
O lance aconteceu aos 3' do jogo disputado no Dragão e teve como protagonistas Vítor Baía e Silas: o guardião portista ficou irritado com o jogador belenense por este, numa aparente manifestação de falta de fair play, ter aproveitado uma perda de bola de Diego para tentar marcar quando tinha um companheiro seu (Pelé) prostrado no chão. Passadas 48 horas sobre a partida, o médio dos azuis acedeu a comentar a altercação e manteve a sua palavra: não viu o colega deitado no relvado. "É claro que não. Então se eu sou capaz de mandar a bola para fora por causa de um adversário, não o faria pelo Pelé?" - questionou o camisola 10 da turma do Restelo, entrando depois em maiores pormenores. "Eu estava mais preocupado em travar a saída para o ataque do FC Porto e, quando apanhei a bola, só me preocupei em chutar à baliza. "
O certo é que a atitude deixou Vítor Baia visivelmente zangado, tendo o guardião, inclusivamente, pedido satisfações ao jogador do Belenenses: "Ele protestou por uma questão de estratégia. Já sei como são estas coisas... tanto mais que, pouco depois, já estava tudo bem. Penso que foi para nos tentar intimidar, um bocado de 'show-off', nada mais..." E se essa jogada tivesse resultado em golo? "Bom, não ficaria preocupado com isso, porque não foi premeditado. Não vi, de facto, o meu colega no chão. Agora, preferia mesmo era que a bola tivesse entrado... [risos]"
Quanto à exibição dos azuis, Silas considerou que a equipa acusou em demasia o respeito pelo FC Porto. "Entrámos tímidos e retraídos. Isso não é normal em nós. Defensivos? Não, não somos uma equipa defensiva, mas, neste caso, o adversário obrigou-nos a sê-lo."
Noutro âmbito, o plantel regressou ontem ao trabalho, cumprindo o programa habitual em início de semana: uma breve conversa "em família" antes do treino, seguida de um preparo mais ligeiro para os titulares do último jogo. Rolando, com amigdalite, não se treinou, enquanto Djurdjevic foi reintegrado no grupo, mas dificilmente jogará frente ao Estrela."

Artigo publicado no Record
- " UM POSTAL DE LONDRES
Gonçalo Brandão: «A comida da minha avó faz-me sentir em casa»
Cheguei a 6 de Agosto, passei as duas primeiras semanas numa casa de família inglesa e... não me habituei aos seus hábitos de alimentação: um pequeno-almoço muito forte, sem almoço e, depois, jantar às 17 horas. Pedi ao clube para me colocar num hotel, o que aconteceu de imediato. Aí, já pude estabelecer o meu horário, com refeições à minha hora, à base de muita galinha e massas.Agora, já estou num apartamento em Londres, onde vivo com a minha avó, enquanto o resto da minha família e a minha namorada visitam-me de quando em vez. Os cozinhados da minha avó fazem-se sentir em casa, tal como a PlayStation e ao contrário de outras situações, como o trânsito.Nos primeiros dias, atravessar a estrada era uma confusão tremenda. Eles guiam à direita e pela esquerda, levando-nos a olhar constantemente para o lado errado da estrada. Uma vez, um espelho de um carro tocou-me de raspão. Mas esse tipo de dificuldades já as ultrapassei, o que me permite estar concentrado no futebol.Interessa-me jogar o mais possível até final de Maio de 2006 e triunfar no Charlton.
Autor: GONÇALO BRANDÃO (defesa do Charlton Athletic, ex-Belenenses) "

Nota do Editor: Errado!!! Deveria ser " Defesa do Belenenses emprestado ao Charlton "
  • E-mail
  • |