quinta-feira, julho 21, 2005

Futebol: Construindo o Futuro - Rumo à Europa !!!

No rescaldo da dignificante vitória perante o 3o classificado da campeonato francês e ainda por cima em terras gaulesas, publico aqui o artigo do site oficial em lugar da habitual ronda online na pasquinada:
- " FUTEBOL: Rumo à Europa
21-07-2005 00:00
A equipa de futebol profissional de «Os Belenenses» estreou-se da melhor forma nos jogos da época 2005/2006. Uma vitória além fronteiras em território francês, frente ao finalista vencido de há dois anos da Liga dos Campeões deixa ainda mais motivadas as hostes azuis.
Era com alguma expectativa que se aguardava o desenrolar de uma partida que, sendo o primeiro, traduziria em jogo as indicações positivas do estágio realizado em Florença, local que mesmo passando sem as parangonas da Comunicação Social será porventura dos mais dotados a nível mundial.
Poder-se-ia dizer que o Mónaco – um dos mais fortes conjuntos europeus e com sua preparação bem mais adiantada - comportava elevados riscos que um adversário de menor valia, quiçá até amador como é habitual às equipas portuguesas nesta fase de preparação, não causaria.
A resposta do grupo de trabalho que respira ambição não poderia ser melhor e a vitória por 2-1, após recuperação de uma situação de desvantagem, reforça os índices de confiança do universo azul na equipa, embora mais importante que o resultado sejam as valiosas notas tiradas pela equipa técnica nos aspectos a corrigir.
O primeiro onze que Carlos Carvalhal fez alinhar no encontro, que nesta fase pouco poderá indicar acerca das opções para o campeonato, foi formado por Marco Aurélio; Amaral, Gaspar, Pelé, Vasco Faísca; Rui Ferreira, Ricardo Araújo, Silas e Djurdjevic; Paulo Sérgio e Meyong.
Perante uma equipa que procurou dominar as operações, os azuis actuaram de uma forma inteligente, apostando na circulação de bola e contrariando assim a diferença de ritmo competitivo. As jogadas desenvolviam-se com qualidade por parte dos dois conjuntos tendo surgido duas e três oportunidades para cada uma formações, em lances bem delineados que mereceram o aplauso dos espectadores presentes.
A pouco tempo do intervalo, os monegascos orientados por Didier Deschamps, chegariam ao golo, aproveitando uma desatenção na defensiva azul.
Para a segunda parte, o Belenenses entrou com uma equipa constituída por Pedro Alves; Sousa, Rolando, Pelé e Vasco Faísca; Sandro Gaúcho, Ricardo Araújo e Pinheiro; Fábio Januário, Paulo Sérgio e Amahada.
A alteração na linha da frente, com Fábio Januário, Paulo Sérgio e Amahada a actuarem sem posição definida criou dificuldades ao sector recuado francês e pouco tempo depois, Paulo Sérgio seria agarrado no interior da área com o árbitro a assinalar a correspondente sanção técnica e disciplinar. Fábio Januário não perdoou e empatou a partida a um golo.
O jogo continuou em bom ritmo, com o Mónaco a aparentemente dominar sem que nunca controlasse as operações e seria o Belenenses a chegar ao golo da vitória através de Pinheiro.
Registe-se a título de rodapé que Silas ainda reentraria em jogo ao minuto 84 para substituir Paulo Sérgio, ligeiramente tocado.
Até final os terceiros classificados franceses procuraram insistentemente pelo menos o golo do empate mas a forma como o Belenenses geria cada uma das situações e algumas intervenções de excelente nível de Pedro Alves mantiveram inalterado o resultado.
Depois de um defeso em que a SAD azul trabalhou sistemática e pragmaticamente na construção do grupo de trabalho, depois um estágio inicial de grande nível quer nas condições quer no trabalho desenvolvido por equipa técnica e atletas, começaram os jogos e, pese alguns erros e deficiências absolutamente naturais, a resposta não poderia ser mais positiva.
Sábado novo teste às capacidades da equipa frente ao Toulouse em Tarbes
Autor:
MB/RV/RC/CC
  • E-mail
  • |