sábado, abril 23, 2005

BELENENSES 1-0 V.Guimarães

Crónica do jornal A Bola
Paulo Sérgio decisivo na vitória do Belenenses
Um golo de Paulo Sérgio, aos 68 m, bastou ao Belenenses para vencer o Vitória de Guimarãres, no Estádio do Restelo, na partida inaugural da 30.ª jornada da Superliga. Com esta derrota, os vimaranenses falharam o «assalto» ao quinto lugar, que dá acesso à Taça UEFA.

Vitória escassa do Belenenses.
Dominou durante quase toda a partida e criou as melhores oportunidades de golo, mas Palatsi, um senhor guarda-redes, evitou derrota mais expressiva para a turma minhota. O Belenenses entrou bem, a pressionar o último reduto vimaranense e a criar situações de golo. Logo aos dois minutos, Palatsi evita, para canto, um disparo de Rui Ferreira. Estava dado o sinal mais para os da casa, que logo no minuto seguinte quase marcavam, desta vez por Andersson, mas o guarda-redes minhoto correspondeu com mais uma boa defesa. A toada manteve-se e Neca, aos 12 minutos, chuta às malhas laterais, quando podia ter assistido Antchouet para a emenda final.Romeu sozinho na frente, e o Vitória a não tirar partido da velocidade de Marco Ferreira e César Peixoto, afunilando o jogo e permitindo que a defesa contrária se antecipasse quase sempre nas situações de finalização. E mesmo quando isso não aconteceu, lá estava Marco Aurélio, também um senhor guarda-redes, para evitar o pior. Só no último quarto de hora a equipa de Manuel Machado ganhou algum ascendente, com César Peixoto a desperdiçar duas boas ocasiões (33 e 40 m).O nulo ao intervalo não espelhava o que se passou nos primeiros 45 minutos. Algo teria de mudar na segunda parte, mas os dois treinadores apostaram no mesmo figurino de jogo. Depois de uma insistência de César Peixoto, aliviada por Wilson, o Belenenses começou de novo a pressionar e desperdiçou (57 m) soberana oportunidade para inaugurar o marcador: Cruzamento de Paulo Sérgio para a área, Palatsi não segura a bola, recarga de Antchouet e Rogério Matias a safar «in extremis» o tento dos azuis. Depois, foi a vez de o mesmo Antchouet permitir a defesa de Palatsi, na sequência de canto, até que surgiu o golo, aos 68 minutos. Remate de Amaral, Paulo Sérgio ganha a bola na área, faz a rotação e chuta com o pé esquerdo, sem hipótese para Palatsi.O Vitória reagiu, o tento do empate esteve à vista aos 72 minutos, por Marco Ferreira, mas o Belenenses não baixou os braços e, aos 81, poderia ter chegado ao segundo golo, através de Antchouet. Com esta derrota, o Vitória de Guimarães falhou o «assalto» ao quinto lugar da Superliga e soma os mesmos 47 pontos, menos um que o Boavista (5.º), enquanto o Belenenses continua em oitavo lugar, mas agora com 42 pontos. Estádio do Restelo, em LisboaÁrbitro: Bruno Paixão (Setúbal)
BELENENSES – Marco Aurélio; Amaral, Wilson, Pelé e Sousa; Rui Ferreira; Andersson, Neca (Marco Paulo, 90 m) e José Pedro (Ruben Amorim, 80 m); Antchouet (Rodolfo Lima, 85 m) e Paulo Sérgio.
V. GUIMARÃES – Palatsi; Alex, Paulo Turra, Cléber e Rogério Matias; Flávio Meireles e Moreno (Tiago Targino, 47 m); Marco Ferreira, Djurdjevic (Alexandre, 60 m) e César Peixoto (Rafael, 69 m); Romeu.
Ao intervalo: 0-0Golo: Paulo Sérgio (68 m)Resultado final: 1-0
Cartão amarelo a Flávio Meireles, Rogério Matias, Djurdjevic, Pelé, Paulo Turra, Paulo Sérgio e Cléber.
Destaques no Mais Futebol
Neca
Foi um dos jogadores mais perigosos do lado do Belenenses e, nos períodos em que os «azuis» procuraram assumir o domínio do encontro, esteve em praticamente todas as jogadas de perigo. Com a sua velocidade, criou muitas oportunidades aos adversários, criando desequilíbrios na zona do meio-campo. Sempre atento às necessidades da equipa, ainda teve força e velocidade para ajudar a defesa sempre que foi preciso.
Paulo Sérgio
È um jogador muito lutador e determinado. No segundo tempo «apareceu» mais no jogo, ajudando a que a sua equipa reassumisse o controlo da partida. Rondou muitas vezes a área de Palatsi, procurou que a bola chegasse à «zona perigosa». A sua perseverança acabou por ser premiada com um golo, resultante de uma jogada em que soube aproveitar bem um passe de Pelé. Marcou o seu segundo golo nesta temporada. Mas este valeu três pontos.
Zé Pedro
Uma boa exibição do médio do Belenenses, que foi perigoso sobretudo nos lances de bola parada. Entregou-se muito ao jogo, lutou muito para que a sua equipa não perdesse a bola na zona do meio-campo e contribuiu para alguns momentos emocionantes num jogo interessante e aberto.
Antchouet e Palatsi,
um duelo dentro do duelo Um duelo interessante entre o avançado gabonês e o guarda-redes francês. O jogador do Belenenses, que regressou à competição depois de uma rotura muscular no jogo com o Beira Mar, demonstrou vontade em voltar também aos golos, mas o guardião do V. Guimarães parecia querer «estragar» este regresso e conseguiu defender todos os remates de Antchouet, que saiu a seis minutos do fim, «em branco».
  • E-mail
  • |