quinta-feira, dezembro 01, 2005

O sucesso azul joga-se à mão (III/III)

Reportagem de Jorge Duarte Estevão às modalidades do Belenenses publicadas em 25 de Novembro no jornal O Jogo
- " O Belenenses afectou menos recursos financeiros às modalidades de alta competição , mas os resultados desportivos são excelentes. As equipas de andebol e basquetebol lideram os principais campeonatos nacionais e no Restelo, apesar da prudência, já se sonha com títulos, como se percebe nesta reportagem de O JOGO. Este fulgor contrasta com as dificuldades competitivas do futebol que angustiam os adeptos "

- " BASQUETEBOL : Com espírito e diversão
O basquetebol do Belenenses é um bom exemplo de optimização de recursos, conseguindo obter resultados desportivos positivos (é líder da liga), com menos recursos financeiros do que na época passada. "É um bom começo. A equipa está a trabalhar bem", sustenta o treinador Luís Silveira. Na opinião do técnico os resultados devem ser levados em linha de conta, já que a formação azul derrotou alguns dos candidatos ao título (CAB, FC Porto e Queluz). "O que eu digo aos jogadores é para jogarem descontraídos e divertirem-se a jogar." Quando há vitórias tudo é mais fácil. E se surgirem adversidades? Luís Silveira não duvida que a equipa saberá dar a resposta.
O rendimento do conjunto é consubstanciado também com o destaque das individualidades. E Miguel Minhava é um dos jogadores em evidência, tendo sido eleito MVP na última jornada da Liga. A uma disciplina de se licenciar em Educação Física o basquetebolista realizou no último jogo uma fantástica exibição diante do clube onde nasceu para o desporto - o Barreirense - embora refira que foi somente um "acaso". Sobre o sucesso da equipa do Belenenses, Miguel Minhava considera que "o espírito é excelente". "As coisas começaram a correr bem. Resta saber se quando correrem menos bem temos capacidade para reagir. Mas penso que se mantivermos esta união vamos conseguir ir longe."
- "Barata Marques, Vice-presidente para o basquetebol
"A ambição é sermos campeões"
O JOGO Como explica o sucesso actual do basquetebol do Belenenses?
BARATA MARQUES Justifica-se pela dedicação dos atletas, técnicos e directores e pelo equilíbrio na preparação da época. O espírito de união que existe entre nós todos é também um dos motivos do sucesso.
P Foi uma época de maior investimento financeiro?
R Não. Antes pelo contrário, até houve um desinvestimento de 20 por cento em relação ao ano anterior. Esta época vamos gerir toda a modalidade com cerca de 500 mil euros, incluindo a formação. Vai ser uma época tranquila, mas com muito sacrifício de todos os atletas e treinadores, pois nós não efectuamos estágio antes dos jogos, nem nos deslocamos na véspera. No regresso a refeição é servida dentro do autocarro.
P E como reagem os jogadores a esta medida?
R Aceitam, são grandes profissionais e dedicados. E sabem que nós fazemos isto para poder cumprir os outros compromissos, como por exemplo pagar a tempo e horas. Os jogadores trabalham bastante, são muito profissionais e não haverá problemas. Aliás, já fizemos isto em outras ocasiões.
P Quando soube que haveria desinvestimento na área que coordena, receou que os resultados não aparecessem?
R Um pouco, mas sempre acreditámos que era possível fazer qualquer coisa. Teve de haver muita persistência para arranjar uma equipa equilibrada. Mas nada está ganho, vamos continuar a trabalhar e chegar onde for possível. Esta é uma época difícil, não foi fácil também encontrar investidores e temos de agradecer o esforço que o clube faz, porque financia 60 a 70 por cento do orçamento.
P O plantel dá mais garantias que o ano passado?
R Sabemos que o plantel é curto, mas é mais equilibrado. Tem valor, nós acreditamos neles e creio que também eles acreditam em nós. Restringimos o número de jogadores, mas isso permite haver uma melhor gestão entre os jogadores mais e menos utilizados. Desta forma o ambiente torna-se muito mais real e forte.
P E até onde é possível chegar?
R O objectivo é chegar aos pontos altos da várias competições. Temos uma equipa equilibrada, não exigimos nada de mais. Se nos deixarem, a ambição é sermos campeões. Desde que os jogadores se empenhem e continuem a demonstrar profissionalismo nós ficaremos satisfeitos. Precisamos de mais apoio dos sócios, porque só assim será possível aumentar a qualidade. As receitas de jogos são muito poucas e praticamente só dão para a organização dos desafios.
P E como observa o insucesso da principal actividade do clube, o futebol?
R São circunstâncias do próprio jogo. Estou à parte desse processo, mas a direcção está atenta e será dada a volta por cima e ainda conseguiremos atingir as metas que nos propusemos."
  • E-mail
  • |