sexta-feira, outubro 07, 2005

Januário e Araújo comunitários

Artigo publicado em A Bola
-"Ricardo Araújo e Januário
Mais dois comunitários
Os médios Ricardo Araújo e Fábio Januário, ambos de nacionalidade brasileira, já viram confirmada a obtenção do estatuto de igualdade e deixam assim de contar como jogadores estrangeiros, o que permitirá ao treinador Carlos Carvalhal ter mais opções para elaborar as convocatórias. Meyong, Rolando e Djurdevic são, agora, os únicos jogadores extracomunitários no plantel. Na única sessão de treino de ontem, realizada à tarde, no relvado do Restelo, Carlos Carvalhal esquematizou um onze que pode bem ser o que pretende utilizar na próxima jornada, na deslocação à Figueira da Foz. Face aos condicionalismos de Amaral (fez corrida e alguns exercícios), Sousa ocupou-se do lado direito da defesa, enquanto Ricardo Araújo posicionou-se no meio-campo, onde costuma estar Sandro. Com Silas lesionado e Meyong ao serviço da selecção dos Camarões, coube a Romeu tomar conta do ataque. Fábio Januário posicionou-se na ala esquerda, onde é costume alinhar José Pedro.

Artigo publicado em O Jogo
- "Araújo e Januário já são comunitários
Ricardo Araújo e Fábio Januário obtiveram o estatuto de igualdade de direitos e deveres da nacionalidade portuguesa, pelo que, a partir de agora, deixam de contar como atletas extracomunitários. Neste momento, Rolando (cabo-verdiano), Meyong (camaronês) e Djurdjevic (sérvio-montenegrino) são os únicos elementos do plantel azul com esse estatuto.
O Belenenses começou a tratar dos processos relativos a Ricardo Araújo e Fábio Januário - ambos brasileiros - a partir do momento em que foram celebrados os respectivos contratos. Só agora, depois do necessário aval ministerial, a Liga enviou para o Restelo o ofício que lhes concede o dito estatuto. E se, em relação a Meyong e Djurdjevic, não se colocou ainda a questão, o processo relativo a Rolando está em curso desde a época passada. É um caso mais complicado, uma vez que se trata de uma naturalização, mas ainda assim, Barros Rodrigues, presidente da SAD azul, presume "que, no decorrer desta época, fique concluído". De qualquer forma, como a Liga permite que, em cada jogo, sejam inscritos quatro extracomunitários, Carvalhal tem, a partir de agora, menos um problema em mãos.
Noutro âmbito, refira-se que o plantel participou, ontem à tarde, em mais uma sessão de treinos. Realce para um exercício em que Carvalhal dividiu os atletas em duas equipas para uma partidinha de "futebol-marcha". Particularidade: o jogo decorreu em passe de marcha, pois era completamente proibida a corrida. Silas é o único lesionado do grupo. "

Artigo publicado no Record
-"BRASILEIROS COM ESTATUTO DE IGUALDADE
Januário e Araújo comunitários
Os brasileiro Fábio Januário e Ricardo Araújo já têm estatuto de igualdade de direitos, o que implica que o Belenenses passa apenas a ter três estrangeiros no plantel – Rolando, Djurdjevic e Meyong. A novidade foi ontem anunciada pelo presidente da SAD, Barros Rodrigues, o qual adiantou ainda que a situação já foi comunicada à Liga de Clubes e FPF, tendo o organismo que organiza os campeonatos profissionais respondido aos azuis com um ofício a confirmar que os atletas em questão já não contam como estrangeiros.
O processo de naturalização do cabo-verdiano Rolando está em marcha há já algum tempo e deve ficar concluído ainda esta época.
Conversa
Carvalhal agendou para ontem apenas uma sessão vespertina, marcada para as 17 horas. Contudo, o treino começou 30 minutos mais tarde, pois o técnico esteve a conversar com o plantel sobre o jogo da véspera, com o Gana. Carvalhal mostrou-se satisfeito com a atitude dos atletas. Antes do arranque da sessão, o técnico falou algum tempo com o médio Pinheiro. Quem marcou presença no treino foram os três administradores da SAD e o presidente do clube, Cabral Ferreira.Quanto ao treino, Rui Ferreira já integrou os trabalhos e parece recuperado de uma entorse na tibiotársica direita. Djurdjevic fez trabalho condicionado, mas integrou o treino de conjunto, assim como Amaral (queixou-se de uma mialgia).
  • E-mail
  • |