Râguebi: Supertaças e Jogador do Ano
Artigos publicados em O Jogo
-"Belenenses dominador
O dia do râguebi, desde há quatro anos dedicado à Supertaça, garantiu ao Belenenses dois triunfos, em juvenis e seniores, e um início de temporada promissor.
Em campo, o "quinze" do Restelo reforçou a promessa feita pelos direigentes na apresentação da equipa, na noite anterior, que a formação de Belém estaria na corrida pelos principais troféus nacionais: Campeonato e Taça.
Numa partida típica de início de temporada - ritmo fraco e muitos erros -, começou melhor o Direito que, com grande facilidade, abriu as hostilidades com um ensaio transformado, deixando a ideia de que os "advogados" não teriam grandes dificuldades em juntar a Supertaça à "dobradinha".
Puro engano que os "azuis" logo se encarregaram de corrigir, revelando-se uma formação bem organizada, muito coesa e combativa que fez da busca da vitória uma constante, contrastando com os campeões, menos seguros e com mais erros cometidos.
Depois de ter chegado ao intervalo em vantagem (13-10), o Belenenses fez, na segunda parte, uma boa gestão desse pecúlio, contando, para tal, com a preciosa ajuda do vento.
Resultados
Feminina Agrária de Coimbra-Benfica, 12-10
Juvenis Belenenses-Académica, 34-7
Juniores CDUL-Académica, 36-3
Seniores Direito-Belenenses, 16-18 "
-"Prémios FPR entregues ontem
No dia consagrado à modalidade, a Federação Portuguesa de Rugby (FPR) entregou, durante o tradicional Jantar de Gala, os prémios anuais, distiguindo diversos intervenientes do râguebi nacional.
Na corrida pelo prémio de Jogador do Ano, Diogo Mateus (Belenenses) tornou mais forte o "azul" do dia, ao arrebatar o galardão, enquanto Pedro Leal e Daniel Hourcade suavizaram o desaire de Direito, ao vencerem nas categorias de Revelação e Treinador do Ano. João Morinha foi considerado o Melhor Árbitro e a SportTv foi distinguida com o Prémio Amizade do Rugby.
Por fim, no prémio Carreira Desportiva, o júri optou por consagrar os três nomeados: José Luís Rodrigues (CDUL), Nuno Durão (Cascais) e Arnaldo Neto (árbitro).
Artigo publicado no Record
- " DIREITO NÃO SEGURA RAÇA DOS AZUIS
Râguebi: Belém determinado conquista Supertaça
O Belenenses conquistou ontem a Supertaça, após bater (18-16) o campeão, Direito, em jogo disputada nas Caldas da Rainha. Tratou-se de um ajuste de contas, depois da derrota dos azuis ante os advogados na final da Taça de Portugal de 2004.
Os do Restelo, no entanto, foram obrigados a aplicar-se a fundo, já que Direito esteve em vantagem durante quase toda a 1.ª parte, aproveitando os erros do Belenenses, que não funcionou nas “touches”.
A equipa azul rectificou e foi aguerrida a segurar a vantagem (13-10, ao intervalo), objectivo que quase comprometia, ao falhar dois pontapés de penalidade numa altura em que os advogados empataram (13-13) e foram para a frente (16-13).
Os pupilos de Patrício Lamboglia não abanaram e converteram um derradeiro ensaio. O treinador estava feliz: “Foi uma sensação única na minha estreia. Felicito Direito, pois jogou bem.” Daniel Hurcade (técnico de Direito) estava resignado: “Foi a primeira derrota desde que cheguei a Portugal, devido à grande atitude do Belenenses.”
Prémios
No “Dia do Râguebi”, Daniel Hurcade (Direito) ganhou o título de “Treinador do Ano”; Diogo Mateus (Belenenses) foi o melhor “Jogador do Ano”; Pedro Leal (Direito) a “Revelação”; e João Mourinho o melhor “Árbitro”."