quinta-feira, setembro 08, 2005

Meyong em destaque na CS

Entrevista de Rui Miguel Gomes em O Jogo
-"Meyong brilha em Belém a pensar no Mundial'2006
O avançado camaronês tem sido uma das figuras preponderantes na equipa do Restelo, e as suas boas actuações - materializadas em golos - têm fornecido um capital de confiança e esperança para o futuro que se avizinha... A UEFA e o Mundial? Só o trabalho o ditará...
O bom início de época do ex-setubalense Meyong tem vindo a consolidar o seu estatuto no seio da equipa do Restelo. Os golos obtidos diante do Leiria e a recente chamada à selecção do seu país, orientada por Artur Jorge - Meyong foi utilizado nos últimos 15 minutos frente à Costa do Marfim, em Abidjan -, em muito têm contribuído para a sua afirmação.
O camaronês reconhece o bom momento que atravessa, referindo que "as coisas têm corrido bem", mas, "apesar de a época ainda estar no início", relembra a necessidade de "continuar a trabalhar para atingir os objectivos do clube e pessoais". Embora seja rotulado, por muitos, como a principal figura da equipa do Restelo, Meyong rejeita por completo esse estatuto, uma vez que o "Belenenses tem uma grande equipa, quer seja com Meyong ou... não". E prossegue, numa clara alusão ao seu concorrente directo, Romeu: "A equipa tem jogadores capazes de fazer o meu papel, não estando dependente de um só jogador, longe disso, até." Ainda sobre a presente época, o avançado ambiciona "melhorar a prestação face à época anterior" - ao serviço do Setúbal, onde marcou onze golos -, apesar de reconhecer que, "no Belenenses, as expectativas são maiores do que em Setúbal, por isso há o desejo de fazer melhor".
Sobre a possibilidade de jogar com mais algum colega na frente de ataque ou de ocupar outras posições no esquema de Carvalhal, o atleta não exclui essas possibilidades. Começa por dizer que não é um "verdadeiro ponta-de-lança" e, dado já ter "actuado em diversas posições ofensivas", encaixa em qualquer sistema, "desde que o treinador entenda que é o melhor para a equipa". Onde se sente melhor, porém, "é mesmo na posição de ponta-de-lança". Sabendo, "a priori", da eventual necessidade da equipa de actuar com dois homens fixos na frente, Meyong mostra estar preparado para essa possibilidade, pois, "em determinados jogos, tal será necessário, e a equipa irá actuar dessa forma".
A respeito da recente participação na selecção dos Camarões, o jogador afirma ter "corrido bem". "Só falta um jogo para garantir a qualificação para o Mundial, que é o principal objectivo, pois o apuramento para o CAN era quase um dado adquirido. O mais difícil é alcançar a qualificação para o Mundial..." Apesar de considerar que ainda é "um jogador à procura de afirmação na selecção principal", Meyong encara com optimismo o futuro próximo na equipa do seu país, uma vez que "as coisas estão a melhorar a nível pessoal", sabendo de antemão, claro, que a fórmula do sucesso passa pelo trabalho efectuado no clube. "Trabalhando, podem acontecer muitas coisas boas, nomeadamente a presença no lote de convocados para o Mundial." Essa possibilidade não foge do horizonte de Meyong. "Não sei se existe algum jogador que afirme não querer participar num Mundial, e eu penso muito nisso." O facto de os "Leões Indomáveis" serem orientados por um técnico português fortalece, ainda mais, a possibilidade de o avançado marcar presença na Alemanha, dado que "o seleccionador estará com mais atenção, podendo observar melhor o desempenho ao serviço do Belenenses", assegurando que, "se tudo correr bem pelo clube... tudo correrá bem na selecção".
- "Penafiel que se cuide...
O próximo jogo da equipa do Restelo será em Penafiel. Meyong considera que o encontro será difícil, "contra uma equipa que ainda não venceu no Campeonato e que, certamente, vai tentar ganhar o primeiro jogo" após um mau inicio de época. Porém, o avançado camaronês assegura que, apesar das dificuldades que o oponente irá colocar, o Belenenses também "quer ganhar", afirmando: "Vamos a Penafiel para vencer, e estou confiante. Nós estamos moralizados... Sabemos que temos uma boa equipa. Vai ser difícil, mas acho que podemos ir lá ganhar." Em suma, a palavra de ordem é "vitória."

Artigo de Carla Pereira publicado no Record
- "AVANÇADO REJEITA SER A FIGURA DOS AZUIS
Meyong: «Equipa não depende de um só jogador»
Meyong tem sido a aposta de Carvalhal para o eixo do ataque. O camaronês, apesar de ter vindo a ser titular, desvaloriza o facto de os azuis dependerem dele. "Não sou a figura central. A equipa é forte com ou sem o Meyong. Há mais gente que pode fazer o meu lugar. Por isso, considero que o Belenenses não depende de mim, nem de ninguém em especial", diz.
Na pretérita temporada Meyong, então ao serviço do V. Setúbal, marcou 11 golos. O avançado espera, nesta época, superar essa marca. "No ano passado fiz 11. Agora, as expectativas são maiores, porque a realidade dos clubes é diferente. O Vitória luta para não descer e o Belenenses é um candidato à Europa. Tenho que me adaptar às exigências e tentar marcar mais golos. Se gosto mais de jogar sozinho ou com outro avançado? Sou avançado, mas jogo onde e como o treinador quiser.
"Meyong actuou 15 minutos no jogo em que os Camarões venceram a Costa do Marfim por 3-2. Este triunfo coloca o seu país (treinado por Artur Jorge) perto do Mundial da Alemanha. Face a isso, o dianteiro adianta: "Estamos no bom caminho. Se espero ir ao Mundial? Qual é o jogador que não gostaria de ir? Tenho de continuar a trabalhar bem no meu clube. Ainda não me afirmei na selecção, mas vou continuar a ter a mesma postura", conclui.
  • E-mail
  • |