sábado, dezembro 31, 2005

VOTOS DE UM EXCELENTE 2006 !!!

Depois da "Conquista" do Castelo de Bragança, tal como comprova a foto abaixo, o Editor deste Blogue e o seu herdeiro, desejam a todos os bloguistas em particular e a todos os belenenses em geral:
BOM ANO de 2006 pleno de sucessos pessoais e MUITAS CONQUISTAS AZUIS !!!!
  • E-mail
  • |

    Dady perto de consumação

    Artigo publicado no O Jogo
    O emblema do Restelo pode anunciar nas próximas horas uma aquisição que, a confirmar-se, será a solução para a ida de Meyong para a CAN. Entretanto, o junior Mano já é "reforço" para José Couceiro
    O acordo com o avançado Dady, que tem representado o Estoril, poderá estar à beira de ser consumado. Ao longo das últimas horas o processo tem tido movimentações mas, na verdade, nem da parte do atleta nem do Belenenses, foi possível obter nenhuma confirmação de acordo. No entanto, e segundo foi apurado por O JOGO, tudo está bem encaminhado para que Dady possa vir a envergar a camisola belenense e, assim, ter a solução para a ausência de Meyong durante a CAN. Em aberto estão, ainda, outras alternativas, sendo que o portista Ivanildo continua a ser um alvo desejado embora esta situação apenas possa ficar resolvida em Janeiro.
    Por outro lado, há uma maior certeza de "aquisição" chamada... Mano. Este é um jovem médio, de 18 anos, dos juniores que, após várias observações nos treinos que tem cumprido com os seniores, irá merecer a "promoção" já em Janeiro. Refira-se, ainda, que o Charlton ainda não deu mostras de querer activar a clausula de opção sobre Gonçalo Brandão. A data limite para o fazer é hoje e tudo indica que o atleta não ser adquirido em definitivo pelo emblema inglês, embora permaneça em Inglaterra até final da temporada.
    Meyong regressa em grande forma
    O avançado Meyong apresentou-se ontem no Restelo para voltar aos trabalhos, após ter representado a selecção dos Camarões. O jogador esteve em grande plano, numa sessão onde foram insistentemente testadas situações de ataque pelas alas e finalização, e deixou indicações positivas para o jogo com o Gil Vicente. Meyong ainda ajudará a equipa do Restelo nessa partida visto que apenas deixará o país a 7 de Janeiro, para participar na CAN, no Egipto.
    Na sessão de ontem apenas há a realçar que Fábio Januário esteve à parte, devido a uma mialgia na coxa esquerda, resultante da sessão do dia anterior. O extremo será reavaliado hoje mas, no entanto, a situação não parece ser preocupante. Refira-se que o plantel do Belenenses cumprirá na manhã de hoje o seu último treino deste anos de 2005 e o grupo só voltará a reunir-se a 2 de Janeiro, à tarde. "

    Artigo publicado em A Bola
    -"Dady de azul vestido
    DADY, ponta-de-lança cabo-verdiano que recentemente rescindiu o contrato que o ligava ao Estoril, está a um pequeno passo de ingressar no Belenenses, num processo conduzido pelo empresário Dionísio Castro. O jogador é o eleito para substituir Meyong e irá usufruir de um salário na ordem dos 7500 euros mensais.
    Foi do Odivelas que pulou para a Liga de Honra no defeso e meia época no Estoril bastou para que Dady, que completa amanhã 25 anos, despertasse o interesse de vários clubes da Liga portuguesa. Ele que, há cerca de duas semanas, recusou um convite interessante da Turquia. Recusou porque seguramente já sabia que Janeiro poderia trazer-lhe novidades que lhe permitissem saltar, enfim, para a Liga. As portas parecem estar de facto a abrir-se e ele, nesta altura, está já com pé e meio no Belenenses.O processo foi conduzido pelo empresário Dionísio Castro e Dady, que já estava a ser seguido há algum tempo pelos observadores dos azuis, vai ganhar cerca de 7500 euros por mês.O ponta-de-lança, que já assinou cinco golos esta época, tem ainda a seu favor o facto de ser polivalente, pois actua também como extremo-esquerdo, conseguindo aliar uma técnica elaborada a uma boa velocidade.A transferência está praticamente definida, mas só pode formalizar-se no arranque de 2006, pois, como se sabe, o Belenenses já não tem muito tempo para escolher um substituto para Meyong, uma vez que só pode contar com o camaronês no jogo com o Gil Vicente (sexta-feira, às 19.15 horas). É que, logo no sábado, Meyong viaja para o seu país para se juntar à selecção dos Camarões que vai disputar a Taça das Nações Africanas, no Egipto, de 20 de Janeiro a 10 de Fevereiro. Ou seja, na pior das hipóteses—e os Camarões, como é sabido, podem chegar longe na prova—, o goleador belenense estará fora do Estádio do Restelo cerca de um mês e meio."

    Artigo publivcado em Record
    -" Dady prestes a reforçar ataque
    IVANILDO ESPERA "SIM" DE ADRIAANSE
    O ex-avançado do Estoril, Dady, está prestes a reforçar o plantel do Belenenses sendo, assim, o jogador eleito por Couceiro (existia ainda a hipótese do brasileiro Alex Afonso e de um outro estrangeiro) para substituir o camaronês Meyong que, durante um mês, vai ausentar-se para o Egipto onde representará o seu país na CAN.
    O jogador luso-cabo-verdiano (internacional por Cabo Verde), de 23 anos, deverá ser anunciado na próxima semana como reforço dos azuis.
    A junção da componente financeira (custo do jogador) e vertente técnica foram, certamente, motivos que pesaram no facto de José Couceiro escolher o jovem avançado que, ao serviço do Estoril, na Liga de Honra, esta época, marcou 5 golos.
    Adriaanse
    Entretanto, a cedência do portista Ivanildo está apenas dependente do “sim” do técnico do FC Porto, Co Adriaanse, que regressa ao trabalho na segunda-feira.
    A SAD portista, em princípio, não se opõe à saída do extremo, mas não quer dar o veredicto final sem que, antes, Adriaanse se pronuncie. No entanto, tudo se encaminha para que também o técnico do FC Porto aceda a que Ivanildo saia do plantel e “rode” noutra equipa, de forma a ganhar experiência.
  • E-mail
  • |

    sexta-feira, dezembro 30, 2005

    Potenciais "reforços": Alex Afonso, Dady, Ivanildo, Carlitos, Bruno Moraes, Argel.....

    Artigo publicado no Record
    - " O reforço para o ataque do Belenenses, afinal, pode vir de fora. É verdade que continuam a ser analisados alguns potenciais candidatos portugueses e que actuam na Liga de Honra, mas a urgência em colmatar a ausência de Meyong na CAN leva os responsáveis azuis a espreitarem para outras soluções. E é assim que surge o nome do brasileiro Alex Afonso (agora goleador no Fortaleza), de resto bem conhecido de Couceiro, que foi seu treinador no Alverca.
    Para além de Alex Afonso, que no futebol português actuou no Portimonense e depois no clube ribatejano, chegaram também ao Restelo informações de um coreano e de um norueguês. Em todos os casos, incluindo também outros eventuais alvos do mercado brasileiro, o Belenenses está a analisar a situação e vai decidir brevemente qual o ponta-de-lança a contratar.
    Quase
    Tal como o nosso jornal noticiou ontem, está tudo bem encaminhado em relação a Ivanildo. O acordo com o FCPorto é praticamente total. Por outras palavras, Carlitos é um nome cada vez com menos hipóteses de rumar ao Restelo, exceptuando, é claro, algum volte-face de última hora.
    Curioso é que em relação às observações feitas a jogadores da Liga de Honra o grande objectivo é captar elementos de futuro. Ou seja, tanto poderá chegar agora como só no fim da temporada.

    Artigo publicado em O Jogo
    - "Dady num impasse
    Dady, ponta-de-lança do Estoril, está na órbita do Restelo, mas uma eventual transferência depende ainda do acerto de detalhes de ordem financeira. Com cinco golos apontados na Liga de Honra, o jogador mereceu, pouco antes do Natal, o aval técnico de Couceiro e, sabe O JOGO, a SAD dos azuis tem mantido encontros regulares com o representante do atleta, durante os quais ficou a par das contrapartidas financeiras exigidas para se poder completar a operação. E é neste derradeiro - e decisivo - aspecto que o impasse subsiste, embora o acordo possa ser alcançado a qualquer momento. Quanto a Carlitos e Ivanildo, também nada estará ainda definitivamente decidido. Noutro âmbito, registe-se o regresso aos treinos do plantel principal, com duas sessões efectuadas ontem. Lesionados não há, mas Sandro Gaúcho, por ter viajado do Brasil, limitou-se a efectuar corridas ligeiras. Meyong esteve ao serviço da selecção dos Camarões e só hoje se junta aos colegas de equipa. "

    Artigo publicado em A Bola
    - " Desejo de alargar leque de soluções do ataque e suprir ausência de Meyong
    Bruno Moraes é prioridade
    Bruno Moraes, avançado do FC Porto que na época passada trabalhou com José Couceiro, quando ambos se encontravam ao serviço do V. Setúbal, é a prioridade para reforçar o ataque dos azuis, agora que Meyong vai participar na CAN. A concretização do negócio está dependente, entre outras situações, do veredicto de Co Adriaanse em relação à permanência do brasileiro no Dragão e das condições físicas do jogador, em processo de recuperação de lesão. As conversas entre o treinador e a administração do Belenenses, a propósito da reestruturação do plantel na reabertura do mercado de transferências, em Janeiro, prosseguiram ontem, dia que assinalou o regresso ao trabalho após as férias de Natal. Além do reforço do centro do ataque, continua também a ser equacionada a contratação de um extremo, com os nomes do portista Ivanildo e do benfiquista Carlitos em cima da mesa. O lado esquerdo da defesa pode, igualmente, sofrer alguns retoques, sem, contudo, ser caso prioritário. Entretanto, o Charlton, clube inglês no qual actual Gonçalo Brandão, defesa emprestado pelo Belenenses, ainda não accionou a cláusula de opção para a contratação definitiva, cujo prazo se esgota amanhã.
    - "Belenenses recusa Argel
    O ex-benfiquista Argel, actualmente sem clube no Brasil, ofereceu-se ao Belenenses mas a SAD do clube da Cruz de Cristo, pela voz de Barros Rodrigues, não está receptivo à ideia de possibilitar o regresso do «central» brasileiro ao futebol português.
    «O Argel tem o seu ponto de vista, os seus interesses, mas o Belenenses também tem os seus, o jogador não se enquadra no nosso projecto de possíveis contratações na reabertura do mercado», assinalou à Renascença o presidente da SAD do Belenenses."
  • E-mail
  • |

    BR: Afastar Carvalhal foi decisão mais crítica que tomei

    Entrevista publicada em O JOGO
    O presidente da SAD do Belenenses, Barros Rodrigues, reconhece a dificuldade da decisão de demitir Carvalhal. Confirma conversas para a renovação do contrato de Marco Aurélio e admite reforçar a equipa em Janeiro
    O JOGO A preparação atempada do plantel, a contratação de jogadores-chave e, pela primeira vez, a realização do estágio de pré-temporada no estrangeiro não justificavam outros resultados? O que falhou?
    BARROS RODRIGUES Nós não temos controlo sobre todas as variáveis que afectam os jogadores. Houve uma acumulação de efeitos negativos, que não foi compensada com efeitos positivos. Infelizmente verificou-se essa situação, que não era expectável.
    P "O Belenenses tem uma equipa técnica do melhor que há a nível europeu" - proferiu esta afirmação no início da temporada. Ficou desiludido com o trabalho de Carlos Carvalhal?
    R O futebol tem contingências que escapam a um gestor normal e há parte do seu trabalho que não é materializado nos resultados. E, no futebol, são os resultados que contam.
    P Afastar Carlos Carvalhal foi a decisão mais difícil que teve de tomar desde que está na SAD do Belenenses?
    R Sim, afastar Carlos Carvalhal foi a decisão mais crítica que tomei.
    P A saída do técnico foi consensual?
    R Sim. No futebol não há fórmulas matemáticas que nos digam quanto tempo temos de esperar para obter resultados. E nós esperámos o tempo suficiente por uma reacção positiva, que não encontrámos. Ficámos muito frustrados com a exibição com o Estrela da Amadora. O jogo com o Aves foi também lamentável. E, nessa perspectiva, não havia retorno. A equipa técnica percebeu claramente a situação. Depois demos uma resposta cabal à situação. No prazo de 24 horas, arranjámos um treinador com credenciais, com currículo, com conhecimento do clube e dos jogadores.
    P Nesse momento, teve de decidir a continuidade de Carvalhal, procurar um novo treinador e optar por Couceiro. Confirma que houve divisões entre a SAD e a Direcção do clube?
    R Não, isso foi um pouco empolado. Todos os belenenses se sentiram preocupados, mas houve uma grande sintonia. O presidente esteve envolvido no processo desde o início. Não houve nenhuma clivagem.

    "Julgar-nos antes do fim do mandato é mesquinho"

    P A Taça UEFA foi o objectivo que foi falado no início da época. Se tivesse possibilidade de voltar a Junho ou Julho, o discurso seria o mesmo?
    R Um clube como o Belenenses tem de lutar por um lugar entre os cinco/seis primeiros, porque o seu posicionamento geográfico necessita de ter visibilidade, ou então passa a ser um mero clube de serviços. O clube tem de se estruturar, construir a equipa com objectivos ambiciosos. Voltaríamos a ter a mesma postura, mas não com o epíteto de promessa. Nunca prometemos nada.
    P O objectivo das provas europeias foi colocado em primeira instância pelos dirigentes, pela SAD e, por encadeamento assumido, pela equipa técnica e jogadores. Admite, desse modo, em caso de falhar o objectivo traçado, colocar o lugar à disposição?
    R Neste momento, é uma questão prematura. A SAD tem um mandato e estar a julgar-nos antes do final do mandato é talvez demasiado mesquinho. Estou aqui para servir o clube e não ponho qualquer entrave se a administração tiver de sair. Não estou agarrado a nada. Como presidente da SAD, sou o primeiro responsável por tudo o que acontecer... O falhanço ou o sucesso.
    P Mas o clube tem capacidade para assumir uma meta desse tipo?
    R Penso que sim. Em termos de gestão, sei que o Belenenses está bem estruturado, bem organizado. O que necessitamos é de consolidar, e o que tem acontecido é o contrário, ou seja, a volatilização. Tão depressa conseguimos uma boa classificação como outra menos boa.
    P E que passa também pela criação de uma equipa B...
    R Estamos a trabalhar em questões estruturais para a SAD, como é o caso da equipa B, do departamento de prospecção, do futebol juvenil e do gabinete técnico. E são factores que vão dar frutos a longo prazo. Esta é uma época de transição, descem quatro equipas e, por isso, há que ter um cuidado redobrado para o curto prazo. Mas, provavelmente no próximo ano, vamos ter a equipa B a entrar nas competições."

    -""É fundamental precaver a saída de Meyong"

    P Quantos jogadores vai o Belenenses contratar para reforçar a equipa?
    R Além de um ala, queremos um ponta-de-lança. É fundamental precaver a saída de Meyong. Temos de arranjar um jogador que colmate a sua ausência. E, pelas conversas que tivemos com o seleccionador dos Camarões, o Meyong está convocado para a Taça das Nações Africanas.
    P Mas o clube tem capacidade financeira para, neste momento, contratar futebolistas?
    R Nós não vamos pagar passes. A solução passa por jogadores sem custos - além do custo salarial.
    P Marco Aurélio e Pedro Alves estão em final de contrato. Já houve conversas para a renovação dos contratos deles?
    R Confirmo que já houve conversas com os jogadores. Nós temos poucos jogadores em final de contrato. Desenhamo-la para dois ou três anos. No caso dos profissionais que terminam o contrato este ano, estamos a falar de bons profissionais, que, a seu tempo, serão contactados. Já falámos várias vezes, não de uma forma oficial. Estamos diariamente com eles e ambas as partes sabem qual é o sentimento mútuo.
    P O Rúben Amorim está a tornar-se um elemento fundamental na equipa. A sua ligação ao clube está assegurada?
    R Sim, ele tem contrato por mais dois anos. O Rúben e o Rolando são exemplos de jogadores que vieram das camadas jovens e que estão a ter um lugar quase nuclear na equipa titular. O que nós queremos é ter mais exemplos destes.
    P A cláusula de preferência do FC Porto sobre o Rúben Amorim e o Gonçalo Brandão mantém-se?
    R Sim.
    P Pelé tem sido observado por vários clubes. Já chegou alguma proposta concreta ao clube?
    R Não. Enquanto presidente da SAD, sinto-me feliz por ver que os nossos jogadores são observados, o que significa que têm qualidade. Sabemos que o Pelé tem sido observado, mas, de concreto, não há nada. Temos tido apenas sondagens de empresários, mas que são apenas abordagens.
    P Nenhuma proposta para nenhum jogador do plantel?
    R Nenhuma. De qualquer modo, não temos uma posição fundamentalista. Se houver uma proposta, temos de avaliar a relação custo-benefício. Mas, se sair um activo, terá de entrar um activo. É um acto de gestão normal.
    P O Rolando pediu a naturalização. Em que estado está esse processo?
    R Penso que deve estar quase pronto. Foi um processo que avançou com menos fluência do que nós estávamos à espera, mas deve estar quase pronto.
    P Há alguns casos pendentes, como a questão da ligação contratual com o Ceará e o Antchouet. Em que ponto está a situação?
    R O Ceará é uma situação que temos de resolver. Resolvemo-la parcialmente. Tem contrato de Janeiro a Junho e é um processo que temos de resolver. Em relação ao Antchouet, é um processo de litígio, onde cremos ter razão. O contrato de opção com o Antchouet estava bem estruturado e a FIFA pretende que a opção não seja um cheque em branco. Não queríamos a via litigiosa. Fizemos uma contraproposta ao Antchouet, com uma melhoria das condições salariais, e ele recusou.

    "Futebol está a matar-se a si próprio com uma 'overdose' de futebol"

    P O protocolo com a federação italiana estabelecia que o Belenenses pudesse usufruir do centro de estágios de Coverciano por dois anos? No próximo ano, já está garantido o estágio em Itália?
    R É uma questão que está em aberto. A questão é que nós deixámos passar um e não sei se já prescreveu o prazo. Estamos a tratar disso e, se pudermos, voltamos, porque o local é fabuloso e tem óptimas condições de trabalho.
    P O que fazer para preencher as bancadas do Restelo, que têm sempre pouco público?
    R Custa-me ver o Restelo como tenho visto. Uma das explicações é que o Belenenses passou por uma erosão brutal de sócios. A assistência média do Restelo [4400 pessoas] encheria qualquer estádio pequeno do Norte do País. Os jogos na televisão também retiram muito público. Não podemos fugir dos contratos de televisão, mas o futebol está a matar-se a si próprio com uma "overdose" de futebol. "
  • E-mail
  • |

    Aveiro Basket 80-97 BELENENSES

    Liga TMN, 11a jornada

    Resultado final: Aveiro Basket 80-97 Belenenses

    Parciais:
    25/26
    19/27
    21/21
    15/23

    Marcadores:
    Miguel Minhava - 22
    Reggie Moore - 21
    Rod Smith - 14
    Jamie Kendrick - 10
    Paulo Simão - 13
    Diogo Carreira - 7
    Mário Jorge - 6
    Jorge Coelho - 4

    Destaques: 14 ressaltos de Rod Smith e os 26 pontos marcados em 33 tentados de lance livre , salientando-se Reggie e Minhava a fazerem percentagens de 83,3% respectivamente.

    MVP do encontro: Rod Smith com 25,5 de EFC

    Classificação : 4o lugar com 7 vitórias e 4 derrotas prefazendo 63,4% (classificação que permite ser cabeça de série na Taça da Liga a ser disputada entre 2 e 5 de Fevereiro em local a designar)

    Próxima jornada (12ª), 8 de Janeiro (domingo), pelas 15:05 horas no Pav.Acácio Rosa Belenenses- F.C.Porto

    DOMINGO SEM FUTEBOL, VENHA APOIAR OS GUERREIROS !!!
  • E-mail
  • |

    quinta-feira, dezembro 29, 2005

    Avançado... da Honra

    Artigo publicado em Record
    -"FALTA DEFINIR QUEM PAGA... E QUANTO
    Ivanildo está preso por detalhe salarial
    Ivanildo poderá ser, como se tem falado, reforço do Belenenses até final da temporada. A vontade do clube e do treinador José Couceiro é clara, o jovem dragão também vê com bons olhos trabalhar com o homem que o lançou na alta-roda do futebol, e o FC Porto não coloca grandes entraves. Faltam... detalhes.
    Estes detalhes prendem-se com questões de ordem salarial. É certo e sabido que o Belenenses não entra em loucuras e que em cima da mesa está a forma como Ivanildo será pago, ou melhor, quais as percentagens a dividir entre os dois clubes.
    Se porventura o negócio de Ivanildo fosse cancelado por qualquer eventual problema, o nome do benfiquista Carlitos não está colocado de parte. Nas próximas horas tudo poderá ficar esclarecido, incluindo, naturalmente, a questão do avançado-centro, a grande prioridade de Couceiro para colmatar a saída de Meyong, que disputará a CAN.
    Avançado... da Honra
    Para este posto específico, de “matador”, os azuis têm referenciados jogadores que actuam nas nossas Liga e Liga de Honra. O brasileiro Silva, que acertou a rescisão com o Sporting, está fora dos planos, bem como Bruno Moraes, que vem de uma longa paragem e Couceiro precisa de um atleta com ritmo e pronto a jogar.
    Há mais nomes em carteira e o escolhido pode ser, inclusive, da Honra A expectativa vai manter-se mas o reforço do sector ofensivo será sempre uma realidade.
    Hoje pode ficar tudo decidido
    O plantel do Belenenses volta hoje ao trabalho com uma sessão prevista para o período da manhã. Mas o grande aliciante do dia relaciona-se com a possibilidade de serem conhecidos, oficialmente, os reforços dos azuis neste mercado de Inverno.
    Com efeito, José Couceiro e a SAD vão reunir-se com o intuito de “acertar” os alvos. Ou seja, as conversações estão num plano que basta accionar o “sim” para que se concretizem. Será hoje?

    Artigo publicado em A Bola
    -"BR: Médio só se houver euros ,
    Prioridade para lança
    A prioridade da administração do Belenenses, nesta reabertura de mercado, é, segundo o seu presidente, Barros Rodrigues, contratar um ponta-de-lança que substitua Meyong que vai representar Camarões na CAN. «Vamos fazer todos os esforços para assegurar um avançado. Se houver dinheiro para mais, então aí podemos pensar no ala», afirmou ontem. Enquanto a aquisição desse avançado não se concretiza, o Belenenses, na pessoa do treinador José Couceiro, vai continuar a tentar convencer o jovem extremo-esquerdo Ivanildo a rumar ao Restelo, local onde poderia mostrar-se à equipa técnica do FC Porto. Afinal, foi ele quem o lançou na Liga.

    Artigos publicados em O Jogo
    - " Ponta-de-lança está "a chegar"
    O Belenenses estará prestes a chegar a acordo com um ponta-de-lança para que este ingresse no clube durante o período de reabertura de inscrições. Por enquanto, os azuis fecham-se em copas quanto à identidade do atleta, mas é bastante provável que seja anunciado - e apresentado - nas próximas horas. À partida, não se trata do portista Bruno Moraes, nem do ainda sportinguista Silva; aliás, segundo apurámos, é um goleador que actualmente não alinha no principal campeonato português.
    Hoje, no Restelo, a equipa principal do Belenenses regressa aos treinos, depois de um período de férias. Estão agendadas duas sessões, uma de manhã e outra à tarde, prevendo-se que, após o decurso desta última, José Couceiro se reúna com a SAD e com o director-desportivo, Rui Casaca, no sentido de, definitivamente, serem ultimados todos os pormenores relativos à entrada dos novos elementos no plantel. Para além do avançado - principal prioridade, uma vez que, tendo em conta a presença de Meyong na CAN, Romeu é neste momento o único na equipa -, deverá então ser dada "luz verde" à entrada de Carlitos, neste caso por empréstimo. Tudo está bem encaminhado nesse sentido e, à partida, as ligeiras divergências que, neste momento, ainda existirão no processo poderão ser ultrapassadas, no sentido de o Restelo passar a ser o destino do extremo-direito. Quanto a Ivanildo, o caso parece estar um pouco mais complicado, muito embora não seja ainda de descartar totalmente um empréstimo por parte do FC Porto
    - " Carlitos a caminho do Belenenses
    Carlitos é outro dos jogadores que deixará de fazer parte do plantel encarnado a partir de Janeiro. O extremo, que o Benfica contratou ao Estoril na temporada de 2004/05, nunca conseguiu impor-se no conjunto encarnado e vai, por isso mesmo, ser emprestado a um clube onde possa jogar com assiduidade. O provável destino do internacional Sub-21 é o Belenenses, mas o acordo ainda não está completamente fechado. Contratado no Verão de 2004 como uma das grandes esperanças do futebol nacional, Carlitos não conseguiu confirmar no Benfica o valor demonstrado no Estoril. Contudo, os responsáveis encarnados continuam a acreditar nas potencialidades do jogador, razão pela qual pretendem que este prossiga a sua carreira noutro clube da Liga. "

    Nota do Editor: neste chorrilho de empréstimos dos 2 estarolas , ( não percebo porque não mencionam nenhum proveniente dos lagartos, Deivid e Doula seriam bem-vindos !!!) o que me apraz registar hoje é exactamente o que deu o titulo ao post de hoje "Avançado... da Honra " isto sim, necessita de ser reforçado - A HONRA, a Honra de ser BELENENSES !!! E como tal dizer com todas as letras NÃO AOS EMPRÉSTIMOS, RODAGENS E .....AFINS !!!!
  • E-mail
  • |

    LIGA TMN: Belenenses fecha (hoje) 2005 em Aveiro

    Artigo do amigo Rui Vasco publicado no Portal Oficial do CFB
    O Belenenses fecha hoje (dia 29 de Dezembro) o ano desportivo de 2005 ao disputar em Aveiro o encontro da 11ª Jornada da Liga TMN, frente ao Aveiro Basket.
    Belenenses e Aveiro Basket vivem momentos diferentes na Liga, com os azuis a aproximarem-se novamente dos lugares de topo – após folgada vitória frente ao Benfica – e os aveirenses a ocuparem o penúltimo lugar da tabela classificativa, com apenas 1 vitória em 10 jogos disputados.
    Não obstante a diferença teórica entre os dois conjuntos, azuis e aveirenses tudo farão para conquistar a vitória, que muito jeito fará a qualquer das equipas nesta fase da prova. No caso do Belenenses, a vitória poderá representar uma aproximação ao trio da frente e fuga relativamente às equipas que seguem logo atrás. É que o Queluz defrontará a Ovarense e o Benfica recebe na Luz a equipa da Oliveirense…
    Assim, apenas a vitória interessa à equipa orientada pelo Prof. Luís Silveira, que parte para Aveiro apostada em trazer para Lisboa novo triunfo, fechando com «chave de ouro» o ano de 2005 e confirmando toda a qualidade de um plantel que sofreu profunda remodelação no início da temporada e que vem fazendo jus à designação pela qual é conhecida no Restelo: «Guerreiros».
    Do lado do Aveiro Basket destaque para a recente contratação do poste norte-americano MC Mazique, de 30 anos, que apresenta no seu currículo passagens pelos mais fortes campeonatos da Europa.
    O jogo está marcado para as 21:00 horas, no Pavilhão do Beira-Mar, habitual casa da equipa do Aveiro Basket.

    Nota do Editor: como tem sido hatitual, este blogue seguirá o desenrolar do jogo online !!!
  • E-mail
  • |

    terça-feira, dezembro 27, 2005

    Reforços em agenda ......

    Artigo publicado em Record
    - "SAD ULTIMA PROCESSOS
    Reforços em agenda
    A SAD do Belenenses deve reunir-se hoje, no sentido de acelerar os processos relativos às contratações do extremo portista Ivanildo e de um avançado estrangeiro.Face à quadra natalícia, as aquisições do ala e do ponta-de-lança não sofreram evolução nos últimos dias, mas esta semana deverá haver desenvolvimentos.Entretanto, as miniférias do plantel estão prestes a terminar.José Couceiro agendou para quinta-feira o regresso aos treinos. Contudo, o técnico não deve poder contar com a totalidade dos jogadores, sobretudo aqueles que viajaram para o estrangeiro e cujo regresso pode sofrer atrasos pontuais.Meyong, que foi um dos atletas que passou o Natal no seu país (Camarões) realiza frente ao Gil Vicente o último jogo antes de rumar para a Taça de África.O melhor marcador da equipa com 10 golos, deve ausentar-se por um mês, daí a necessidade dos azuis assegurarem mais um avançado."

    Entrevista a JC no O Jogo entre muitas coisas pode ler-se isto:
    - "O JOGO Antes de chegar ao Restelo, a qualificação para a Taça UEFA foi o objectivo traçado. Ainda é possível cumprir essa meta?
    JOSÉ COUCEIRO Não altero o meu discurso só porque, nos últimos jogos, estivemos melhor. O primeiro objectivo é sempre o jogo seguinte. Não há ainda estabilidade suficiente para pensar em objectivos superiores. Agora, no Belenenses, não me parece que se possam assumir objectivos mais altos. Há muitas limitações, muitas questões que têm de ser resolvidas.
    P Limitações da equipa?
    R De todos os níveis. Limitações que passam pela equipa ou pelo facto de termos pouco apoio dos adeptos no nosso estádio. As pessoas que vierem ao estádio têm de nos apoiar. Para irem ao estádio para estarem constantemente a assobiar, mais vale ficarem em casa. O Belenenses não tem vantagem nos jogos em casa. O Marítimo, Guimarães e Braga - sem falar nos três grandes - jogam com muitos adeptos em casa e isso é um factor que nós não temos. A equipa, sem público, perde a motivação.
    P Foi um erro assumir, no início da época, a candidatura à Taça UEFA?
    R É preciso ter realismo e perceber que há limitações. Houve euforia excessiva e depois não se soube reagir à derrota. E as consequências estão à vista... As derrotas vão suceder até ao fim do Campeonato, porque não se ganha sempre. É preciso ter algum bom senso e equilíbrio.
    P Admite, portanto, que foi um erro?
    R Não vou dizer se foi um erro ou não. Mas, na minha opinião, os objectivos têm de ser definidos ao longo do Campeonato. Sabemos que há concorrentes que estão a lutar pela Europa com muito mais tempo de trabalho do que nós, com mais estabilidade, e que retiram vantagem disso. As pessoas olharam para o Campeonato de uma forma excessivamente optimista.
    P Preferencialmente jogadores do mercado português?
    R É importante que os novos jogadores não estraguem o ambiente. O ambiente é bom e quem entrar tem de ser uma mais-valia técnica e do ponto de vista humano. Se eu o conhecer bem, é o ideal...
    ....................
    P O ala e o ponta-de-lança são os jogadores de que necessita ou somente aqueles que o clube tem possibilidade de lhe dar neste momento?
    R Se tivéssemos um defesa-esquerdo mais ofensivo, era preferível. Mas, se não vierem, nós temos soluções. Não vamos arranjar desculpas. O Belenenses não pode colocar em causa o seu equilíbrio financeiro.
    P Os adeptos do Belenenses são um pouco renitentes em relação à aquisição de jogadores por empréstimo. Admitiria adquirir um jogador nessa situação, mesmo sabendo que poderia contrariar a vontade dos adeptos?
    R Também prefiro jogadores nossos e formados nas escolas. Mas entre colocar em risco a situação da equipa - porque não temos capacidade para ir ao mercado - e ter o jogador que nos interessa, eu prefiro ter o jogador que nos interessa. O Villarreal tem muitos jogadores por empréstimo e está na Liga dos Campeões......

    Podem continuar a ler em:
    http://www.ojogo.pt/21-309/artigo519944.htm
  • E-mail
  • |

    segunda-feira, dezembro 26, 2005

    M. Aurélio e P. Alves abordados para renovação

    Artigos publicados em O Jogo
    -"Marco Aurélio e Pedro Alves terminam contrato no final desta temporada mas o Belenenses pretende prolongar o vínculo com ambos os futebolistas. Nesse sentido, os dirigentes do clube da cruz de Cristo já abordaram ambos os jogadores no sentido de garantir a sua continuidade no Restelo. Tanto Marco Aurélio como Pedro Alves ainda não foram confrontados com qualquer proposta formal, não obstante já terem conhecimento do interesse do clube. Aliás, o próprio presidente da SAD do Belenenses, Barros Rodrigues, confirmou esta aproximação. "Temos poucos jogadores em final de contrato mas em relação aos que terminam o vínculo este ano, estamos a falar de bons profissionais. Assim, e dentro do timming correcto, iremos contactá-los formalmente visto que já falámos várias vezes de forma não oficial. Os jogadores sabem qual é o nosso sentimento e nós sabemos qual é o deles, portanto, não estamos preocupados". -->
    -"Estágio em Itália em dúvida
    O estágio de pré-temporada em Itália continua em aberto. No âmbito do acordo entre a Federação Italiana de Futebol e o Belenenses ficou decidido que o clube português poderia utilizar o Centro de Estágios de Coverciano por duas vezes, sendo que a primeira vez a formação do Restelo estagiou naquele local foi na última pré-temporada. A dúvida actual prende-se com a questão de saber se o tempo de utilização já expirou, já que, em 2004, o Belenenses não utilizou o local para preparar a nova época. Caso o acordo já tenha prescrito, a equipa de Belém terá de procurar um novo local para estagiar, provavelmente em território nacional, dado os elevados custos que pode acarretar um estágio no estrangeiro. Para resolver esta situação os dirigentes já enviaram um pedido de esclarecimento à Federação Italiana de Futebol, não tendo obtido, até este momento, qualquer resposta.
  • E-mail
  • |

    sábado, dezembro 24, 2005

    BOAS FESTAS AZUIS !!!!

    Desejamos para todos os amigos bloguistas e associados do Clube em geral umas muito Boas Festas com um NATAL AZUL e um ANO de 2006 pleno de CONQUISTAS AZUIS para além de muita saude e sucesso pessoal.
  • E-mail
  • |

    sexta-feira, dezembro 23, 2005

    BR:Europa é exigência para a sobrevivência do clube

    Entrevista a BR, publicada em A Bola
    JOSÉ CARLOS BARROS RODRIGUES, 43 anos, é o homem forte do futebol do Belenenses e personifica a ambição de todos os que reclamam o regresso aos patamares de outrora. Foi balizado nesse objectivo que foi desenhada a régua e esquadro a preparação de uma época norteada pela conquista de uma classificação europeia. O caminho foi, contudo, minado por um nefasto período, cuja explicação escapa à lógica. Mas o pior já passou, entende o presidente da sociedade desportiva. A hora é de estabilizar e olhar para cima. Barros Rodrigues continua a assumir, porém, que urge ter a equipa na Europa. Porque é uma exigência para a sobrevivência do próprio clube.
    A temporada apresta-se a chegar ao intervalo.O12.º lugar do Belenenses ao cabo de 16 jornadas fica aquém das expectativas no contexto da meta de devolver o clube à Europa. Mas há agora, com José Couceiro ao leme, sinais de clara retoma. Depois de três vitórias nos últimos quatro jogos, o que pareceu irremediavelmente inatingível voltou a ficar mais perto. Importa, contudo, evitar derrapagem como a que aconteceu sob o comando de Carlos Carvalhal. Ainda hoje difícil de explicar.
    A esta distância, o que é que pensa que fez a equipa desviar-se do objectivo europeu?
    Há aspectos no futebol que são controláveis e outros impossíveis de controlar. Tenho consciência plena de que esta época foi desenhada ao detalhe. Mas a verdade é que três ou quatro factores fizeram-nos resvalar por completo.
    — Quais?
    — Tínhamos bons jogadores, mas não estavam ligados ao conceito de equipa e isso explica um pouco duas exibições que considero péssimas: com o E. Amadora, no Restelo, e na Figueira da Foz. Acabaram por desequilibrar emocionalmente os jogadores. Depois, com o Rio Ave, tivemos a infelicidade de o árbitro sancionar um penalty que não existiu. Contrariou uma eventual recuperação e tivemos aí o aleatório do futebol contra nós. O somatório de tudo isto induziu naquela sequência muito má de resultados.
    — Com tanta planificação, como é que se sentiu ao despedir Carlos Carvalhal à oitava jornada?
    — Como é óbvio não foi uma decisão fácil. Há muitos exemplos de que a paciência pode gerar frutos . Simplesmente achámos que o ambiente geral já não justificava a sustentabilidade dessa solução.
    Demissão da SAD seria pior
    A pressão dos adeptos abateu-se sobre a Direcção. Esta pressionou a administração a agir?
    — A pressão dos adeptos é real e temos de viver com ela. É o que justifica a nossa existência. Temos de viver com e para essa pressão. Mas queria dizer de forma clara que nunca sentimos pressão da parte da Direcção. Decidimos de plena consciência, com calma, analisando os factos e sem constrangimentos de fora para dentro.
    — Houve quem colocasse em causa a competência da SAD. Como se sentiu nessa altura?
    Estou na SAD para servir o Belenenses e não me pareceu que a solução da demissão da administração fosse interessante para a SAD. Provocaria instabilidade ainda maior e as coisas poderiam descontrolar-se. À administração cabe muito mais do que aquilo que é visível,mas só somos medidos pelos resultados nos jogos. Neste momento estamos a desenvolver trabalho de curto prazo, que é esta época, mas também de médio/ longo prazo, que passa por medidas estruturantes que poderão colocar o Belenenses no lugar a que historicamente tem direito.
    — Esse projecto era — ainda pode ser — para concretizar já esta época...
    Há um aspecto que é importante frisar: um objectivo, tal como o entendo na perspectiva de gestor, não é uma promessa, é fixar um alvo e desenvolver procedimentos internos para o atingir. Como é óbvio, depois pode ser cobrado o facto de ser atingido ou não. Neste momento as coisas têm de ser colocadas de outra forma, mas continuamos a achar que o Belenenses nos próximos anos terá condições para, de forma sustentada, ir às competições europeias. E isso é, em meu entender, uma exigência para a sobrevivência do clube.
    Momento de viragem
    — Depois dos últimos resultados este é um momento de viragem?
    — Acho que sim. Sobretudo pela forma como a equipa respondeu nos últimos dois jogos. Está mais estável emocionalmente. Os jogadores são profissionais e sentiram na carne o peso das derrotas. Estamos em condições de olhar para a frente e, sobretudo, para cima da tabela classificativa.
    — José Couceiro disse que não lhe pediram a Europa...
    — Neste momento desvalorizo essa questão. Não há contrariedade entre o que o José Couceiro diz e o que a administração estabeleceu desde o início. O que há é mensagens passadas para diferentes públicos-alvos. A hora é mais de encarar o jogo seguinte. Diria que mais perto do último quarto do campeonato podemos estabelecer claramente o que pretendemos, sendo certo que o Belenenses, pela sua grandeza e passado histórico, tem de lutar sempre pelos cinco ou seis primeiros lugares. O ter de lutar não significa chegar lá. Mas esse terá de ser sempre o nosso objectivo.
    — Foi erro estratégico assumir esse objectivo logo de início?
    — Não sei dizer neste momento se o foi ou não. Mas a verdade é que até ao jogo com o FC Porto viveu-se aqui no Restelo um ambiente como já não se vivia há muito. Há quantos anos não iam 500 adeptos do Belenenses ao Estádio do Dragão? Emotivados, não apenas por os bilhetes ou a viagem serem acessíveis. Havia fé. Acho que a expectativa tem de ser sempre criada. O problema é quando existe grande diferença coma realidade. Entrámos num plano demasiado inclinado, que ninguém esperaria, e do qual foi muito difícil sair.
  • E-mail
  • |

    Que é que se passa

    Artigo/entrevista de António Tavares Teles publicada em O Jogo
    -"Baptista da Silva:"Não tenho nada contra Sequeira Nunes, palavra de honra"
    Primeiro foi a notícia de que a Sequeira Nunes, ex-presidente do Belenenses, foi negada a atribuição da Cruz de Cristo de Ouro - a mais alta condecoração do clube justamente da Cruz de Cristo - pelo Conselho Geral presidido pelo major Baptista da Silva.
    Em seguida, a de que o referido Sequeira Nunes se demitiu do seu cargo de vice-presidente de vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral, que vinha exercendo desde que deixou as suas anteriores funções ao actual presidente da Direcção azul, Cabral Ferreira.
    Sendo que sobre isto muito pouco transpirou cá para fora. Não só sobre as verdadeiras razões da recusa, mas sobretudo sobre as razões da demissão de Sequeira Nunes.
    Pelo que era interessante ouvir os dois. Começando por Baptista da Silva, naturalmente.
    - Que é que se passa? Porque foi negada a Cruz de Cristo de Ouro a Sequeira Nunes?
    - Vai-me desculpar, mas não queria pronunciar-me sobre esse assunto.
    - Diga-me apenas: o critério para a não atribuição da Cruz foi o de que um sócio não pode receber essa distinção se não for sócio honorário do clube?
    - É verdade, o critério adoptado foi exactamente esse.
    - Mas parece que é facto que outros belenenses receberam a Cruz de Cristo de Ouro sem serem sócios honorários...
    - Bom, este critério foi definido em Setembro último, embora já fosse esse o espírito. Mas é verdade que houve de facto alguns sócios, e estou a lembrar-me de três - Manuel Ramos, o dr. Coelho da Fonseca e José Vale - que receberam efectivamente a Cruz de Cristo de Ouro sem serem sócios honorários, mas em circunstâncias muito excepcionais. Olhe, por exemplo o dr. Coelho da Fonseca até recebeu a Cruz a título póstumo, a fim de não termos de ficar um ano à espera para poder atribuir-lha, após ter sido nomeado sócio honorário.
    - E quanto a Sequeira Nunes...
    - Quanto a Sequeira Nunes o que posso dizer-lhe é que não estiveram de forma alguma em causa nem os serviços distintos que prestou ao clube nem a sua dedicação à causa belenense.
    - Não tem nada pois contra ele...
    - Nada, seguramente nada! Sob a minha palavra de honra!
    PS - Tinha ainda uma última questão para pôr ao major Baptista da Silva, no sentido de saber se a decisão tomada o fora por unanimidade ou não. Mas a comunicação telefónica interrompeu-se no momento em que me despedia dele e lha quis, então, pôr. Lamentavelmente não mais consegui reatar o contacto.
    Sequeira Nunes"Sobre o assunto da Cruz de Cristo não falo"
    Quanto a Sequeira Nunes, agora.
    Tinha uma pequena lista de questões para pôr-lhe, igualmente.
    As seguintes:
    1. Quais eram as razões da sua demissão de vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral do Belenenses?
    2. Essas razões estão ligadas à recusa, por parte do Conselho Geral do clube, de atribuir-lhe a Cruz de Cristo de Ouro?
    3. Se é verdade que a outros belenenses, sem serem sócios honorários, foi atribuída a Cruz, por que razão acha que não lha atribuíram a si?
    4. Pensa que há alguma má-vontade contra si, no Conselho geral?
    E falei com ele. Porém, recusou-se a responder. Apenas dizendo:
    - Ao longo de cinco anos em que presidi à direcção do Belenenses, sempre que quis falar comigo para pôr as questões que entendesse, em manifestei-me totalmente disponível. Sobre este assunto, contudo, tenho de dizer-lhe que não, porque não quero de forma alguma pronunciar- me sobre tal assunto. Peço-lhe pois que compreenda a minha posição, que é definitiva, está bem?
    E pronto. "
  • E-mail
  • |

    quinta-feira, dezembro 22, 2005

    Paulo Simão "on fire" e Kendrick supersónico

    Artigo publicado no Record
    BELENENSES TRAVA SÉRIE VITORIOSA DO BENFICA
    O Belenenses quebrou uma interessante série de quatro triunfos consecutivos do Benfica, embalando para a qualificação da Taça da Liga, para a qual se apuram os oito primeiros classificados da 1ª volta da actual fase regular da prova.
    Foi um triunfo justíssimo dos azuis, mais eficazes e letais a atacar o cesto, contando com a excelente liderança do jovem base Miguel Minhava e o poder de “fogo” do extremo Paulo Simão, que esteve “on fire” nos lançamentos triplos – cinco convertidos em seis tentativas. Mais do que a quantidade, o que imperou em Simão foi a qualidade, convertendo “tiros” de longa distância em momentos cruciais do encontro.
    Alternando uma defesa zona 2x3 com homem-a-homem, o Belenenses obrigou o Benfica a correr sempre atrás do prejuízo. As águias sentiram grandes dificuldades em seleccionar bem os lançamentos, permitindo que os rivais utilizassem a preceito uma das suas principais armas, precisamente o contra-ataque, terminando o jogo com 100 por cento (12/12) de aproveitamento deste item. Na 2ª parte o Benfica também utilizou uma defesa zona 2x3, mas o Belenenses não caiu no engodo.
    Técnicos em sintonia
    “Merecemos ganhar o jogo, pois o Benfica nunca se entendeu com a nossa estratégia. O Paulo Simão e o Jamie foram elementos determinantes na nossa vitória”, referiu o experiente Luís Silveira, técnico do Belenenses, realçando que nos últimos jogos Jamie não tem estado bem no ataque, mas que ontem funcionou em pleno a dupla com o seu colega de equipa Paulo Simão.
    O homólogo Carlos Lisboa estava em sintonia com a análise do treinador azul. “O Belenenses teve mérito no triunfo. Não entrámos bem no jogo e deixámos o nosso adversário impor o ritmo que mais lhe convinha. Falhámos na recuperação defensiva, pois até sofremos cestos de contra-ataque após marcarmos pontos”, sublinhou o técnico benfiquista que aproveitou esta quadra festiva para desejar “um feliz Natal a todos os portugueses, especialmente àqueles que são amantes desta fantástica modalidade”.
  • E-mail
  • |

    quarta-feira, dezembro 21, 2005

    Académica de Coimbra 0-1 BELENENSES BELENENSES 92-80 milhafres

    Acabado de chegar do Pavilhão Acácio Rosa, aonde assisti à 2a parte da fácil vitória dos nossos GUERREIROS sobre a equipa "maravilha" da CS só me apetece dizer:
    Crónicas ......não há !!!
    Há uma FELICIDADE intensa !!!
    Ganhamos em Raguebi ontem ao Direito!!!
    Vencemos a Académica hoje em FUTEBOL !!!
    Derrotamos os milhafres em Basquetebol !!!!
    Que mais posso dizer ...?

    BOAS FESTAS A TODOS OS BELENENSES !!!
  • E-mail
  • |

    Académica 0 - 1 Belenenses

    Noticia de Ultima Hora em A Bola
    Meyong garante três pontos ao Belenenses
    O avançado do Belenenses marcou o golo com que a equipa do Restelo derrotou esta noite a Académica no seu reduto.

    Meyong, que marcou o 11.º golo da temporada e igualou Nuno Gomes na liderança dos melhores marcadores, viu o adiantamento de Pedro
    Roma e fez um «chapéu» ao guarda-redes dos «estudantes».

    BOAS FESTAS e que para todos sejam tão FELIZES quanto o estão a ser para mim, estar em Portugal, ter o Belenenses a vencer , venha 2006 !!!!
  • E-mail
  • |

    Sheffield United de olho em Pelé

    Artigo publicado em O Jogo
    - " Sheffield United de olho em Pelé
    O defesa-central Pelé tem estado na mira do Sheffield United, clube do Championship inglês - equivalente à Liga de Honra, em Portugal. No último desafio no Restelo, a formação inglesa enviou o seu treinador, Neil Warnock, para observar e obter informação sobre o "patrão" da defensiva azul. Até ao fecho desta edição, não foi possível contactar o responsável do Sheffield United. Mas, em declarações a um jornal britânico, Neil Warnock confirmou ter estado em Portugal, sem nunca ter, porém, mencionado o nome do defesa-central da formação da cruz de Cristo. Mesmo assim, acrescentou que o interesse pelo jogador em causa - Pelé ou outro - não deverá prosseguir, voltando-se a formação inglesa para outros alvos. A cláusula de rescisão do central do Belenenses está, neste momento, avaliada em 2,5 milhões de euros.
    Cabral Ferreira recusa comentar demissão
    O presidente do Belenenses, Cabral Ferreira, recusou ontem comentar o pedido de demissão do vice-presidente da Assembleia Geral, Sequeira Nunes, ontem noticiado por O JOGO. O líder azul afirmou que irá reagir à saída do dirigente "na altura devida". Este é, aliás, um assunto que irá estar em discussão amanhã, ao final da tarde, na reunião de Direcção. "Trata-se de uma reunião de Direcção de pura rotina, não foi marcada propositadamente por esta situação. E se alguém deve comentar agora este problema é o presidente da Assembleia Geral [Machado Rodrigues]."
    Já Álvaro Ruas - outro demissionário - sublinhou que apenas apresentou a demissão das funções e não do cargo. O dirigente azul era responsável pelos pelouros administrativo e de organização de jogos. Álvaro Ruas garante que a sua saída se deve, "única e exclusivamente, a motivos pessoais" e que "não tinha conhecimento da resignação de Sequeira Nunes". Sobre o abandono do ex-presidente, o vice-presidente preferiu não fazer quaisquer comentários."

    Artigo publicado em Record
    - " SÓ CLÁUSULA DE RESCISÃO PODE TRAVAR NEGÓCIO
    Pelé interessa ao Sheffield United
    O Sheffield United, actual segundo classificado da Division 1 (correspondente à Liga de Honra), está interessado no central Pelé e poderá avançar com uma proposta concreta na reabertura de mercado.Segundo o “Daily Mirror”, o técnico Neil Warnock pretende reforçar o conjunto – com um central e um avançado – para atacar a subida, sendo Pelé a primeira opção dos ingleses para o eixo do sector recuado. Até agora, ninguém contactou de forma oficial jogador ou clube, mas o interesse dos ingleses já é conhecido no Restelo. O facto de a cláusula de rescisão ascender aos 2.5 milhões de euros poderá comprometer o negócio, pois a proposta a apresentar pelos britânicos contemplará valores mais baixos.
    Poucas mexidas
    Em relação à última convocatória, regista-se apenas a entrada do avançado Fábio Januário por troca com o médio Sandro Gaúcho. Amaral e José Pedro continuam ausentes das opções de José Couceiro. No que toca ao previsível onze e em comparação com a recepção ao P. Ferreira, Silas poderá ocupar o lugar de Pinheiro no meio-campo, ao passo que o regressado Fábio Januário deverá render Ahamada no lado direito do ataque. Paulo Sérgio – esteve em dúvida durante a semana com um traumatismo na tibiotársica esquerda – está recuperado e será titular."
  • E-mail
  • |

    terça-feira, dezembro 20, 2005

    Navegadores à conquista de Coimbra

    Notícia publicada no Portal Oficial do CFB
    Convocados para Coimbra
    20-12-2005 12:30
    Já é conhecida a lista de 18 jogadores convocados pela equipa técnica belenense para o jogo da próxima jornada em Coimbra, frente à Académica.Para o encontro da próxima quarta-feira, encontram-se convocados os seguintes jogadores:
    Pelé, Paulo Sérgio, Ricardo Araújo, Meyong, Ahamada Djurdievic, Silas, Sousa, Gaspar, Marco Aurélio, Pinheiro, Pedro Alves, Rolando, Romeu, Rui Ferreira, Ruben Amorim, Fábio Januário e Vasco Faísca.
    Verifica-se portanto uma alteração relativamente ao encontro da última jornada, com a saída de Sandro Gaúcho e a reentrada de Fábio Januário. (Nota do editor: mantém-se de fora por opcção Amaral e José Pedro)
    A equipa azul parte para estágio esta tarde, concentrando-se numa unidade hoteleira da região centro até amanhã à tarde.
    O jogo terá início pelas 19:00 horas, e não contará com transmissão televisiva.
  • E-mail
  • |

    Sequeira Nunes pede a demissão...

    Artigo de Francisco Frederico publicado em O Jogo
    -"O vice-presidente da Assembleia Geral abandona o clube, em consequência da recusa de lhe atribuir o Galardão da Cruz de Cristo de Ouro. Álvaro Ruas, "vice" da Direcção, equaciona seguir-lhe o exemplo, mas por motivos diferentes
    Está consumada a primeira "baixa" no elenco apresentado por Cabral Ferreira e aprovado pelos sócios nas últimas eleições de Abril. Numa decisão tomada no passado fim-de-semana, Sequeira Nunes, ex-presidente dos azuis e até agora vice-presidente da Assembleia Geral, resolveu remeter ao presidente deste último órgão, Machado Rodrigues, o pedido de demissão do seu cargo.
    Quase em simultâneo, também Álvaro Ruas, vice-presidente da Direcção para a área administrativa, terá decidido seguir-lhe os passos, alegando motivos pessoais, mas, neste caso, poderá ainda verificar-se uma marcha-atrás, motivada pela influência de alguns colegas, que tentarão demovê-lo das suas primeiras intenções, que passariam, assim, por se demitir apenas das funções e não do cargo.
    Embora não tenha sido possível apurar em concreto os motivos evocados para a demissão de Sequeira Nunes - limitou-se a um simples "confirmo, sem mais comentários", em contacto com O JOGO -, é impossível dissociar esta tomada de posição do recente incidente de recusa da atribuição da Cruz de Cristo de Ouro - Valor e Dedicação, o mais alto galardão do clube, ao emblemático dirigente do emblema do Restelo.
    Recorde-se que a Direcção entendeu que o antigo presidente reunia as condições necessárias para ser distinguido e resolveu propor o seu nome ao Conselho Geral (CG), cujo parecer foi negativo. O argumento para a recusa baseou-se no facto de Sequeira Nunes não ser ainda sócio honorário, algo que, tal como O JOGO revelou em devido tempo, não impediu, num passado recente, outras figuras em igual circunstância de receber o referido galardão, além do facto de os estatutos não fazerem alusão a tal premissa.
    O mal-estar entretanto gerado entre os dois órgãos sociais do clube não passou despercebido e, não havendo outra solução, a Direcção viu-se forçada a não incluir a homenagem nos pontos previstos para a última assembleia geral. "
    - " Paulo Sérgio e Fábio Januário em dúvida para Coimbra
    O plantel do Belenenses treina-se hoje, pela última vez antes do desafio com a Académica, em Coimbra. José Couceiro ministra um apronto à porta fechada, depois de já ontem ter escondido a táctica. Para a deslocação à cidade dos estudantes, existem duas dúvidas: Paulo Sérgio e Fábio Januário. Ambos são recuperáveis para o desafio, no entanto só a lista de convocados - que esta tarde será divulgada - irá esclarecer todas as dúvidas"
    - " Belém foi ao circo
    Vários jogadores do plantel do Belenenses desfrutaram ontem de uma noite diferente. Aproveitando a época natalícia, a Direcção da formação da cruz de Cristo resolveu convidar sócios, jogadores e todos os funcionários para o circo, em Algés. Além da boa disposição da animada festa, foram ainda distribuídas várias recordações, sendo que os mais novos foram quem mais vibrou. "

    Para a continuação da saga empréstimos e afins cliquem nos seguintes links :
    -http://www.abola.pt/wter/wdia.htm
    -http://www.record.pt/noticia.asp?id=691942&idCanal=27
    -http://www.ojogo.pt/21-302/artigo518784.htm
  • E-mail
  • |

    segunda-feira, dezembro 19, 2005

    Bruno Moraes e Ivanildo interessam...(?????)

    Artigo publicado no Record
    PODEM REFORÇAR PLANTEL
    Os portistas Ivanildo e Bruno Moraes podem reforçar o plantel azul, em Janeiro. José Couceiro conhece bem os atletas, pois já trabalhou com ambos (Bruno Moraes, em Setúbal, e Ivanildo, atleta por si lançado, no FC Porto). Tratam-se de jogadores capazes de colmatar as falhas existentes no plantel, isto é, alas e ponta-de-lança. Dadas as boas relações entre os clubes e o facto de Couceiro ter estado a época passada nos dragões, é possível que o negócio avance.O Belenenses regressou ontem de manhã aos treinos, após o triunfo por 2-0 sobre o Paços de Ferreira. O facto de a jornada 16 se realizar na quarta-feira impediu que o plantel tivesse folga. A equipa, que treinou no relvado principal, começou a preparar a deslocação a Coimbra, numa sessão que foi de recuperação.Fábio Januário, que ficou de fora do jogo com os pacenses, por ter sofrido uma contractura na coxa esquerda, treinou-se sem limitações. Paulo Sérgio – que fez na partida de sábado um traumatismo no tendão de Aquiles esquerdo – realizou apenas corrida.

    Artigo publicado em O Jogo
    Couceiro pediu Ivanildo e Moraes
    O Belenenses pediu o empréstimo dos dois jogadores para atenuar as carências no ataque e o FC Porto está a equacionar essa possibilidade, até porque a confiança de Couceiro em ambos parece garantir o objectivo principal: rodagem
    Ivanildo e Bruno Moraes estão nos planos do Belenenses para a reabertura do mercado, em Janeiro, e o pedido para o empréstimo de ambos já chegou ao FC Porto. José Couceiro elegeu-os como reforços prioritários, mas a resposta a esse desejo depende de Adriaanse. Por razões diferentes, nenhum dos dois tem sido aposta regular do treinador holandês: o avançado brasileiro porque recupera ainda de uma lesão num joelho, que surgiu na sequência de outra que o obrigou a paragem prolongada, estando previsto que o regresso em pleno aos relvados se concretize já em Janeiro; a ausência de Ivanildo justifica-se por opção. A escassa utilização dos dois jogadores, conjugada com a concorrência no plantel portista, parece facilitar a vontade de José Couceiro, treinador que os conhece bem e que, por estar sintonizado com as características de ambos, não hesitou em sugeri-los ao Belenenses. Aliás, Couceiro foi responsável pelo lançamento de Ivanildo na equipa principal do FC Porto, no final da temporada passada, e pelo relançamento da carreira de Bruno Moraes, ainda em Setúbal.
    O reencontro com um treinador que confia neles, sabe O JOGO, também é bem visto pelos jogadores. Apesar das lacunas do ataque portista, agravadas pela saída de Hélder Postiga, Bruno Moraes sabe que dificilmente entrará nas escolhas de Adriaanse, e o brasileiro não quer correr o risco de ficar parado a época inteira. A perspectiva de Ivanildo é idêntica. Aposta firme no início de temporada, depois de um estágio que lhe correu muito bem, o esquerdino foi desaparecendo das opções, tendo apenas direito a meia dúzia de minutos nalguns jogos. Curiosamente, quando Adriaanse fez dele titular, na recepção ao Marco, Ivanildo marcou o golo da vitória e assumiu-se como protagonista. Apesar de o treinador holandês gostar de acompanhar de perto a evolução dos talentos - motivo que o levou a promover esta semana Hélder Barbosa ao plantel principal -, a rodagem do extremo é bem vista pelo FC Porto. Mas ainda falta a resposta definitiva ao Belenenses.
    Paulo Sérgio recuperável para Coimbra
    O Belenenses regressou ontem ao trabalho, menos de 24 horas após a vitória sobre o Paços de Ferreira, numa sessão em que os titulares no jogo cumpriram um preparo mais ligeiro, enquanto os restantes jogadores se entregaram a um jogo em metade do campo. A maior novidade residiu no regresso, sem limitações aparentes, de Fábio Januário, ao passo que Paulo Sérgio, a despeito de ter sofrido um traumatismo no tendão de Aquiles esquerdo e realizado, por isso, apenas corrida contínua, deverá recuperar a tempo de ser convocado para o jogo de quarta-feira, em Coimbra.
    Como é habitual nesta quadra, os azuis proporcionam esta noite, pelas 20h30, aos seus funcionários e associados, uma ida ao Circo Nacional de Cuba, que está sedeado no passeio ribeirinho de Algés.

    Artigo publicado em A Bola
    Obrigatório vencer a Académica para sublinhar reviravolta na tabela e... na atitude
    Retoma a confirmar
    Os sorrisos voltaram, ontem, a marcar presença no plantel do Belenenses, na manhã seguinte à vitória sobre o Paços de Ferreira, a segunda sob o comando do treinador José Couceiro. Mas não há tempo para saborear um triunfo que a massa associativa entenderá como pouco significativo se depois de amanhã (19 horas), em Coimbra, não tiver continuidade. É com 20 pontos que a equipa do Restelo quer passar a noite de consoada mas frente aos estudantes de Nelo Vingada importará, sobretudo, confirmar a tendência de reviravolta nos resultados e também na atitude dos próprios jogadores. Vencer será também muito importante para José Couceiro por outro motivo: para evitar ter menos pontos que o seu antecessor, Carlos Carvalhal, em igual número de jogos. Nos oito que orientou no início da temporada, Carvalhal conquistou nove pontos em 24 possíveis; Couceiro soma 8 em 21 e pode, se vencer a Académica, fazer 11 em 24. Para os adeptos faz diferença...
    Paulo Sérgio preocupa
    Paulo Sérgio cotou-se como uma das unidades mais influentes da equipa no jogo de anteontem e a sua substituição até redundou em assobios por parte dos adeptos. Mas a verdade é que o internacional sub-21 saiu tocado e ontem ainda se mostrava queixoso do traumatismo sofrido na articulação tibiotársica esquerda, junto ao tendão de Aquiles. Foi reavaliado pelo departamento médico e ainda não é garantido que possa apresentar-se em Coimbra a 100 por cento. Dúvida para dissipar até amanhã. Impeditiva para a jornada que se segue não é a contractura sofrida por Fábio Januário na coxa esquerda, que o afastou da convocatória para o jogo com o Paços de Ferreira, quando se pensava, afinal, que tinha derivado de opção técnica, como nos casos de José Pedro e Amaral.
  • E-mail
  • |

    domingo, dezembro 18, 2005

    No rescaldo da ansiada vitória ... a opinião dos principais interpretes

    Entrevistas disponiveis em Mais Futebol
    Rolando (Belenenses): «É sempre bom marcar um golo»
    Rolando, autor do primeiro golo do Belenenses, na vitória sobre P. Ferreira (2-0), em jogo da 15ª jornada da Liga:
    «É sempre bom marcar um golo, dá-nos mais confiança e é especial. O importante agora é darmos continuidade a esta vitória e vencemos em Coimbra. A minha missão principal é defender, mas se houver condições de segurança, podemos sempre ir lá à frente tentar desequilibrar».
    Críticas de José Mota: «O que os outros dizem não me interessa, fizemos um jogo razoavelmente bom e ganhámos».

    Meyong (Belenenses): «É o meu melhor início de época»
    Meyong, autor do segundo golo do Belenenses na vitória sobre o P. Ferreira (2-0), no Estádio do Restelo, em jogo da 15ª jornada da Liga. O avançado camaronês lidera a lista dos melhores marcadores da Liga, a par de Nuno Gomes, com dez golos:
    «É bom marcar e ganhar. Preocupa-me mais que o Belenenses ganhe e suba na classificação do que marcar golos. É o meu melhor início de época, mas prefiro fazer as contas no fim. Nesta altura, preferia que o Belenenses estive melhor classificado».
    Melhor marcador da Liga: «Esse não é o meu objectivo. O Nuno Gomes está num grande clube, eu fico contente com o meu trabalho no Belenenses».
    Vai à CAN-2006: «Há uma grande hipótese de ir, mas não está ainda nada decidido».

    José Couceiro: «Não há nenhuma revolução na equipa»
    José Couceiro, treinador do Belenenses, depois da vitória sobre o P. Ferreira (2-0), no Estádio do Restelo, em jogo da 15ª jornada da Liga:
    «Como era previsível, acusámos um bocado a importância do jogo no início, mas sem nunca perder o controlo do jogo. O Paços estava mais sereno, mas não no conseguiu incomodar. Depois conseguimos o golo numa altura em que o jogo estava equilibrado. A partir daí controlámos, procurámos o segundo golo e merecemos a vitória. Depois do mau jogo em Setúbal e pela necessidade que tínhamos de pontuar, tivemos algumas dificuldades de início. O Paços entrou na expectativa à espera de um erro nosso. Hoje fizemos uma segunda parte de melhor nível do que as segundas partes anteriores. No meu primeiro jogo com o Sp. Braga foi o único em que sofremos dois golos. Nos seis jogos seguintes sofremos apenas três. É natural que se a equipa começar a ganhar jogos, vai também melhorar ofensivamente».
    Alterações na lista dos convocados: «O Fábio Januário estava lesionado, sofreu um toque durante a semana. O Amaral e o Zé Pedro ficaram de fora por opção minha. Não há nenhuma revolução. O plantel tem vinte e três jogadores e tenho o mesmo respeito por todos. Não há nenhuma revolução, nem há problemas. Os jogadores estiveram aqui connosco e assistiram ao jogo».
    Assobios à substituição de Paulo Sérgio: «O Paulo Sérgio sofreu um golpe profundo no tendão de Aquiles e ainda ficou em esforço em campo. Para o seu lugar entrou o Silas, não mudámos o esquema táctico».
    Assobios a Vasco Faísca: «É uma situação que já vem de trás, depois de um erro que cometeu no jogo com o Estrela. O Vasco é um central que está adaptado à esquerda e é natural que não suba tanto no terreno, mas tem tido uma atitude muito positiva. Entendo que os adeptos tenham esse tipo de manifestações, mas a maior parte das vezes só nos prejudicam e dão força aos adversários».
  • E-mail
  • |

    sábado, dezembro 17, 2005

    BELENENSES 2-0 P.Ferreira !!!!

    Retirado de Mais Futebol
    Data: 17/12/2005
    Estádio do Restelo, em Lisboa
    Jornada: 15ª jornada
    Árbitro: João Vilas Boas (Braga)
    Auxiliares: Nuno Manso e Fernando Pereira
    4º Árbitro: Carlos Macedo
    Assistência: cerca de 2000 espectadores

    Equipas:
    BELENENSES: Marco Aurélio, Sousa, Rolando, Pelé, Vasco Faísca, Rui Ferreira, Ahamada, Pinheiro, Ruben Amorim, Paulo Sérgio e Meyong.
    SUPLENTES: Pedro Alves, Ricardo Araújo, Djurdjevic, Gaspar, Silas e Sandro Gaúcho
    Substituições:69' Paulo Sérgio por Silas; 84' Meyong por Djurdjevic; 88' Ahamada por Ricardo Araújo
    P. FERREIRA: Peçanha, Primo, Emerson, Luiz Carlos, Fredy, Júnior, Pedrinha, Didi, Paulo Sousa, Rui Dolores e Ronny.
    SUPLENTES: Pedro, Bispo, João Duarte, Alexandre, Tiago Martins, Edinho e Edson.

    Golos: Rolando aos 33 minutos e Meyong aos 77 minutos.

    Descrição dos golos:
    -31' GOLO DO BELENENSES (1-0, por Rolando): boa combinação entre Paulo Sérgio e Ruben Amorim, na direita, com o último a levantar a bola para a área, onde Rolando saltou mais alto do que toda a gente para cabecear para as redes.
    -77'GOLO DO BELENENSES (2-0, por Meyong): grande golo. Meyong trabalha bem à entrada da área, atraindo os defesas contrários, antes de abrir na direita para a entrada de Sousa. O lateral, com espaço, desceu até à linha de fundo e cruzou tenso para o camaronês, em mergulho, cabecear para as redes de Peçanha.

    Comentários:
    -INTERVALO: o Belenenses marcou na primeira oportunidade que criou e só depois conseguiu estabilizar o seu futebol, no novo esquema táctico (4x3x3). Até então o Paços estava a ganhar em todos os capítulos, embora não tenha conseguido transformar essa superioridade em golos.
    - FINAL: ao fim de três meses, o Belenenses volta a vencer por mais de um golo de diferença, na segunda vitória de José Couceiro, mas o resultado não traduz o equilíbrio do jogo.

    Destaques:
    - Meyong
    Esteve discreto ao longo de quase todo o jogo, sempre muito longe da bola, mas surgiu em tempo oportuno para fazer o segundo golo do Belenenses. Um feito para uma equipa que há três meses não marcava mais de um golo por jogo na Liga. E um grande golo por sinal. Atraiu os defesas do Paços à entrada da área, soltou Sousa na direita e acorreu ao cruzamento tenso do lateral, em mergulho, para atirar de cabeça para as redes. Saiu pouco depois ao som de aplausos.
    Ruben Amorim
    Com Rui Ferreira demasiado recuado e Pinheiro pouco inspirado, foi Ruben Amorim que estabeleceu a difícil ligação com o tridente ofensivo, improvisando espaços, com constantes mudanças de posição, procurando criar linhas de passe e infiltrar os seus companheiros da frente na área do Paços. Foi com uma boa combinação com Paulo Sérgio na direita que «inventou» o primeiro golo dos «azuis», cruzando, com peso e medida, para a cabeça de Rolando. Esteve ainda em bom plano a travar a reacção do Paços no início do segundo tempo.
    Paulo Sérgio
    Quase todo o ataque dos «azuis» foi canalizado para o flanco direito, procurando tirar proveito da velocidade de Paulo Sérgio, mas a verdade é que o pequeno jogador emprestado do Sporting, apesar dos espaços de que usufrui esta tarde, foi sempre muito lento. Esteve na jogada do primeiro golo e pouco mais, sendo, inclusive, «ultrapassado» muitas vezes pelo companheiro Sousa no seu flanco.
    Sousa
    Bom jogo do lateral quer nas suas funções de raiz, na defesa do flanco direito, quer no apoio ao ataque, com constantes subidas para combinar com Paulo Sérgio ou descer até à linha de fundo para depois cruzar para a área. No primeiro tempo fez um corte decisivo, a evitar que fosse o Paços a abrir o marcado, com uma excelente antecipação a Rui Dolores. No segundo tempo, combinou muito bem com Meyong, antes de oferecer o segundo golos ao camaronês com um cruzamento bem medido.
  • E-mail
  • |

    Convocados para VENCER !!! ....

    Noticia publicada no Portal Oficial do CFB
    O técnico azul José Couceiro divulgou ao final da tarde de ontem a lista dos dezoito eleitos para a partida de amanhã, sábado, dia 17 de Dezembro, frente ao Paços de Ferreira.
    O jogo que contará para a 15ª jornada da Liga disputar-se-à no Estádio do Restelo pelas 16h00.Para este encontro de vital importância para a inversão da tendência de resultados que se tem registado, será fundamental o apoio dos sócios azuis… num jogo disputado a um dia e hora bastante desejada pela quase maioria dos adeptos e que não terá transmissão televisiva.
    Em estágio encontram-se já os seguintes atletas:

    Guarda redes: Marco Aurélio e Pedro Alves
    Defesas: Pelé, Djurdievic, Sousa, Gaspar, Rolando, e Vasco Faísca.
    Meio campistas: Ricardo Araújo, Silas, Pinheiro, Rui Ferreira, Ruben Amorim, e Sandro Gaúcho.
    Atacantes: Paulo Sérgio, Meyong, Ahamada e Romeu.

    De fora da convocatória, por opção técnica ficam os atletas Amaral, José Pedro e Fábio Januário.
  • E-mail
  • |

    sexta-feira, dezembro 16, 2005

    Uma semana de férias ..... e Naturalização de Rolando em marcha

    Artigos de Francisco Frederico publicados em O Jogo
    - " Uma semana de férias
    O plantel dos azuis terá direito a gozar uma semana de férias pelo Natal. Os jogadores ainda terão um treino no dia seguinte (22) ao jogo com a Académica, começando então o período de descanso que terminará com o regresso aos trabalhos no dia 29. A retoma será curta, devido à passagem de ano, mas, desta feita, o repouso prolongar-se-á apenas por dois dias, porque a recepção ao Gil Vicente (17ª jornada) está agendada para 8 de Janeiro, estando ainda sujeita a alteração em caso de transmissão televisiva.
    Naturalização de Rolando em marcha
    A naturalização do cabo-verdiano Rolando estará prestes a concretizar-se. O pedido foi remetido para as autoridades competentes um pouco depois do benfiquista Nélson, pelo que a resposta não tardará em chegar ao Restelo, talvez já no início do ano. Desta forma, o Belenenses passará a ter apenas dois estrangeiros no plantel, Meyong (camaronês) e Djurdjevic (sérvio)."

    - "Se o Campeonato começasse agora...
    Ao cabo de seis semanas à frente do Belenenses, José Couceiro considera ter cumprido a pré-época... a que não teve direito. "Em circunstâncias normais, começava agora o Campeonato...", considera, deixando nas entrelinhas as vantagens daí resultantes. A luta contra o tempo tem sido o maior problema para o técnico dos azuis, assim como a falta de confiança dos jogadores, que se tem reflectido na produção da equipa, como ficou patente no último jogo, em Setúbal. "Não podemos esconder as más prestações. Há que assumi-las para perceber o que fizemos mal. Só assim é que poderemos melhorar. Eu quero que os jogadores percebam as suas limitações, para poderem superá-las. ", defende o treinador, para quem a equipa "ainda não tem estabilidade": "Quando há grandes oscilações de uma jornada para a outra, isso tem a ver com o equilíbrio emocional. "
    Mas nem tudo é mau. Couceiro encontra algumas melhoras, nomeadamente em termos defensivos. "Já conseguimos controlar melhor o jogo e acreditar que podemos dar a volta... mas ainda há momentos de quebra e isso viu-se claramente em Setúbal. Até eu chegar, tínhamos mais golos sofridos. Se virem bem, só em Braga é que sofremos dois. Nos outros, ou não sofremos golos ou então consentimos apenas um. O resto, a melhoria da qualidade de jogo tem a ver com a confiança, a capacidade de arriscar, no um para um ou nos passes de risco. O segredo está em melhorar o jogo ofensivo, sem criar desequilíbrios defensivos."
    O próximo teste dos azuis chama-se Paços de Ferreira. Mais um adversário moralizado, frente ao qual Couceiro terá de voltar a mexer no onze, já que Silas dificilmente recuperará a tempo e Romeu está em dúvida. "Vamos ter pela frente uma equipa com uma organização muito própria, que raramente altera a forma de jogar. Estão tranquilos e vêm ao Restelo com a ambição de ganhar o jogo. Pelo menos o discurso do José Mota deve ser esse."

    Ainda José Couceiro em : http://www.abola.pt/wset/wdia.htm
    http://www.record.pt/noticia.asp?id=691559&idCanal=27
  • E-mail
  • |

    BELENENSES EM DIA !!!!!

    Artigo de Alexandre Reis publicado no Record
    DIRECÇÃO REGULARIZOU ONTEM SALÁRIOS
    A Direcção do Belenenses regularizou ontem os salários em atraso do plantel e equipa técnica, um bom incentivo para a difícil deslocação do líder do Campeonato da Liga a Santo Tirso, onde defronta amanhã o FC Porto.
    O “vice” para o andebol, Vítor Ferreira, lamentou a notícia vinda a lume na edição de ontem de Record, que dava conta das irregularidades, esclarecendo que o atraso nos pagamentos era de apenas 20 dias: “Posso garantir que os ordenados estão em dia e acho lamentável que tivessem trazido o Belenenses para a praça pública por estes motivos. Todos sabem a grave crise económica do país, pelo que não é por um pequeno atraso no pagamento dos salários que se pode pôr em causa o bom nome do clube”, lamentou o dirigente.
    Agradecimento
    Vítor Ferreira agradeceu a compreensão do grupo de trabalho: “Temos uma equipa unida e solidária, que estava perfeitamente consciente de que íamos cumprir com as nossas obrigações. Temos bons profissionais.”
  • E-mail
  • |

    quinta-feira, dezembro 15, 2005

    Frustração,Preocupação,Apreensão .....

    Artigo publicado em A Bola
    - " Posição na tabela preocupa
    Frustração invade Restelo
    Mais uma derrota, desta feita em Setúbal, deixou a equipa do Restelo à beira dos lugares de despromoção e agravou o sentimento de frustração. O plantel, nota-se, está triste, o treinador, José Couceiro, percebe-se, procura motivar um grupo desalentado e a Administração observa o desenrolar dos acontecimentos com atenção mas sem capacidade para, por si só, alterar o rumo. Não faltaram já chamadas de atenção à equipa pela forma como deve comportar-se dentro das quatro linhas, nomeadamente ao nível da atitude, mas a sensação de impotência invade os dirigentes, que já trocaram de treinador e têm uma equipa dotada de muito talento que tarda em mostrar qualidades. Pelo menos ao nível de algumas contratações de vulto. O jogo com o P. Ferreira será, por isso, encarado como uma final. E um marco. Em caso de insucesso - derrota ou empate -as medidas poderão extremar- se. Ontem, dia em que os administradores Barros Rodrigues e Jaime Monteiro assistiram ao treino, Silas, que se debate com uma entorse tibiotársica, e José Pedro, que tem uma contractura na coxa direita, não acompanharam o trabalho dos companheiros.

    Artigo de Carla Pereira, publicado em Record
    - " SITUAÇÃO NA TABELA É MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO
    SAD conversa com Couceiro após o treino
    A situação da equipa do Belenenses na classificação da Liga (14º lugar, 14 pontos) é motivo de preocupação para os responsáveis pelo futebol dos azuis. O sub-rendimento de alguns elementos – comparando com a época passada – e a crise psicológica do plantel são alguns aspectos que estão na base desta série de maus resultados.
    Certo é o reforço do plantel em Janeiro. No entanto, até à reabertura do mercado ainda faltam dois jogos (Paços de Ferreira em casa e Académica fora), e se a equipa não melhorar substancialmente, é pouco provável que some os 6 pontos em disputa.
    Ontem, Barros Rodrigues e Jaime Monteiro, respectivamente presidente e administrador da SAD, estiveram no treino matinal e conversaram, no final, com Couceiro.
    Na sessão de trabalho, os titulares evoluíram durante 40 minutos, enquanto os menos utilizados permaneceram no relvado secundário mais algum tempo, ensaiando
    Movimentações ofensivas
    Silas, a contas com uma entorse na tibiotársica esquerda, voltou a não treinar, como na véspera, enquanto Romeu, que fez uma contractura na coxa direita, realizou treino condicionado.

    Artigo de Francisco Frederico publicado em O Jogo
    - "Situação da equipa gera apreensão nos dirigentes
    Os responsáveis do Belenenses não conseguem esconder a sua apreensão em relação à situação da equipa. Depois da troca de Carlos Carvalhal por José Couceiro, os resultados tardam em aparecer - cinco pontos em 18 possíveis - , mas também não se verificam melhoras significativas na qualidade de jogo, razão pela qual começa a tornar-se claro que o problema extravasa o âmbito técnico. Exige-se, por conseguinte, uma outra atitude dos jogadores, a quem nada tem faltado - ao contrário de outros clubes, onde os problemas salariais são do conhecimento público.
    A SAD dos azuis mantém-se em posição de alerta laranja e aguardará pelos desfechos dos próximos jogos - em casa com o Paços de Ferreira e em Coimbra - para estudar, em consonância com a equipa técnica, eventuais medidas. O recurso ao mercado de Inverno, como já foi várias vezes referido, é encarado como inevitável pelos dirigentes, na busca de um ponta-de-lança e um extremo, não sendo de excluir alguma dispensa.
    A Direcção do clube tem acompanhado, igualmente, a situação e, sabe O JOGO, existe no seu seio uma corrente que defende o alargamento do Conselho de Administração da SAD de três para cinco membros, dotando-o de pessoas comuns aos dois órgãos, ao contrário do que acontece actualmente. Segundo está definido, e como mudar só por mudar não levará a lado nenhum, em causa estará também uma alteração na abordagem dos problemas... sem contemplações. O presidente, Cabral Ferreira, homem de consensos e ponderado, tem escutado as várias sensibilidades, mas não equaciona fazer valer a condição de accionista maioritário do clube. Para já. Mas se a crise persistir...
    Romeu condicionado
    O plantel dos azuis prosseguiu ontem de manhã o plano de preparação para o jogo com o Paços de Ferreira. Os jogadores utilizados em Setúbal cumpriram um treino mais ligeiro, de cerca de 40 minutos, enquanto os outros ensaiaram movimentações atacantes. Romeu exercitou-se de forma condicionada, em função de uma contractura na coxa direita, nada de grave, ao passo que Silas voltou a não participar nos trabalhos e dificilmente recuperará a tempo de jogar este sábado. "
  • E-mail
  • |

    quarta-feira, dezembro 14, 2005

    Do baú do meu amigo Paulo Jesus....

    Faz hoje 33 anos que o nosso Belenenses foi convidado do Real Madrid para a festa de despedida de um dos mais emblemáticos jogadores espanhóis da década de 60/70 - Gento de seu nome, e das Bodas de Prata do Estádio de Chamartin. De relembrar que 25 anos antes, o Belenenses já tinha sido convidado para a inauguração desse mesmo Estádio, hoje chamado de Santiago Bernabeu.

    Excerto de artigo publicado em A Bola Magazine
    ......14 de Dezembro de 1972, Madrid.
    Festa de despedida de Gento
    O Belenenses foi convidado e Eusébio também, mas Eusébio jogou pelo Real.
    Resultado do jogo, 2-1 com 2-0 ao intervalo.
    Sessenta mil espectadores.
    Gento marcou de “penalty”, um jeitinho disse a imprensa, Pirri fez o 2-0.
    O golo dos lisboetas foi obtido por Quaresma, capitão da equipa.
    O Belenenses alinhou assim:
    Mourinho;
    Parreira,Calado, Freitas e João Cardoso;
    Quinito, Quaresma e Godinho:
    Laurindo, Luis Carlos e Gonzalez.
    (ai que saudades..... foi estes que vi pela primeira vez ao vivo e a cores no nosso Restelo...nessa altura a TV não obrigava a jogar à segunda feira ou à sexta feira..... )
    E do Belenenses, sempre muito bem aceite em Chamartin , passemos a ..... Oto Glória, Oto Glória trouxe novos metodos de treino e sistemas de jogo do Brasil para Lisboa. .........................
    . No historial de Oto Glória contam-se ainda uma Taça de Portugal, quando treinava o Belenenses.......

    Nota do Editor: Esta equipa não ganhou títulos mas, era respeitada e respeitava a camisola que vestia, atraía pessoas ao Restelo, enfim.... possuía jogadores que para sempre ficaram na memória de todos nós !!!!

    Para as habituais notícias da CS online, clique em :
    - http://www.abola.pt/wqua/wdia.htm
    - http://www.ojogo.pt/21-296/artigo517682.htm
    - http://www.record.pt/noticia.asp?id=691394&idCanal=27
  • E-mail
  • |

    terça-feira, dezembro 13, 2005

    Vitória de Setúbal 1-0 Belenenses

    Ficha do Jogo:Estádio do Bonfim
    = 4.000 espectadores
    Árbitro: Paulo Baptista, da AF Portalegre, assistentes Luis Castaínça e Vítor Silva.
    Vitória de Setúbal - Moretto; Janício, Fonte, Auri e Nandinho; Binho e Dembelé; Tchomogo (Fonseca, 90m), Bruno Ribeiro e Adalto (Ricardo Chaves, 87m); Fábio (Sougou, 75m).
    Treinador: Norton de Matos
    Belenenses - Marco Aurélio(?); Amaral(?), Rolando(?), Gaspar(?) e Vasco Faísca(?); Rui Ferreira(?) e Rúben Amorim(?) (Pinheiro, 84m(?)); Fábio Januário(?) (Romeu, 80m(?)), José Pedro(?) (Ahamada, 59m(?)) e Silas(?); Meyong.(?)
    Treinador: José Couceiro (?)
    Golos: 1-0 por Auri (50m).
    Disciplina: Cartões Amarelos a Vasco Faísca (61m), Amaral (74m) e Binho (89m).Resultado Final: Vitória de Setúbal 1-0 Belenenses

    Crónica:
    ...............................................................

    Comentário final :
    ...............................................................
  • E-mail
  • |

    segunda-feira, dezembro 12, 2005

    Carta de Natal ao meu Presidente e Amigo Cabral Ferreira

    Caro Amigo,

    no seguimento de várias cartas que lhe enviaram através, de outros blogues que li com atenção, decidi, tenho que lhe escrever uma carta também senão, corro o risco de ele se esquecer que eu ainda existo.
    Como nada tenho a oferecer para além da amizade e da fidelidade que a ela está adstrita, não me vou alongar em assuntos que não domino ou percebo.
    Mas levando em linha de conta a época que atravessamos – Natal,e dado que não acredito no Pai Natal, prefiro acreditar em coisas mais reais e objectivas, acredito em quem faz o favor de ser meu amigo, refiro-me claro está, a si caro Amigo !!!
    Como disse anteriormente nada tenho a oferecer mas ao invés tenho algo a pedir-lhe como Presidente do meu Clube, considere isto o meu pedido de Natal, não, não vou pedir craques pois isso é com a SAD; não vou pedir vitórias, isso é com as equipas, treinadores e jogadores; aquilo que vou pedir é tão sómente, da mesma maneira que lhe estou a escrever esta carta, que o Amigo faça exactamente o mesmo. Mas não para mim, mas sim para todos os belenenses que a si não escreveram, ou seja a todos aqueles que em si não votaram, e que desde há muito deixaram de frequentar a nossa casa – o Complexo Desportivo do Restelo, aqueles que sendo nossos consócios no passado deixaram de o ser de há tempos a esta parte.
    Escreva-lhes, diga-lhes o que já foi feito neste mandato, diga-lhes os preços dos bilhetes que actualmente se praticam, fale-lhes da QSU, enfim apele-lhes que regressem, que tornem a nos fazer companhia outra vez e, mais vezes nas bancadas do mais belo Estádio do Mundo – o Estádio do Restelo.
    Use esta época de paz e solidariedade para lhes entrar no coração apelando à sua (deles) Alma Azul.
    Não perca esta oportunidade !!!
    Estas eram as simples e sentidas letras que lhe queria enviar, desculpando-me pelo alongar da dita, termino enviando um caloroso abraço para a sua familia ( que é a minha também) e para si não preciso de repetir que disponha aqui do seu amigo sempre que o desejar.
    Receba um caloroso abraço com os votos de um
    FELIZ e SANTO NATAL e que
    o ANO NOVO seja plene de sucessos pessoais e colectivos, que no seu intimo deseja e ambiciona.

    Com amizade Azul
    Luis Lacerda

    ps: para aqueles que esperam aqui as noticias do dia, cliquem nos seguintes links:
    http://www.record.pt/noticia.asp?id=691167&idCanal=27
    http://www.ojogo.pt/21-294/artigo517300.htm
    http://www.ojogo.pt/21-294/artigo517388.htm
    http://www.ojogo.pt/21-294/artigo517398.htm
    http://www.abola.pt/wseg/wdia.htm
  • E-mail
  • |

    domingo, dezembro 11, 2005

    Rescaldo da vitória dos Cruzados...

    Artigo publicado em Record
    -"LÍDER REGRESSA ÀS VITÓRIAS
    Belém finta a crise
    O Belenenses regressou ontem às vitórias no Campeonato da Liga, consolidando a condição de líder na recepção ao Sporting de Espinho (31-20), em partida referente à 13.ª jornada da prova profissional.
    A equipa orientada por José Tomaz reagiu bem à crise de resultados, depois das derrotas consecutivas frente ao ABC e Vitória de Setúbal, apresentando-se determinada na defesa (5:1) e criativa no ataque, embalando para um triunfo folgado que começou a desenhar-se logo aos 6 minutos, altura em que os azuis do Restelo partiram para a frente do marcador, dominando-o até final.
    Como resultado da atitude defensiva do Belenenses, o guardião Humberto Gomes realizou uma excelente exibição – defendeu 3 penáltis e vários duelos –, frustrando o homem mais criativo dos tigres, José Coelho, que se quedou com apenas 5 golos em 13 remates, ele que é o melhor marcador da Liga – 87 tentos, com uma média de 7,25 por jogo.
    Poder
    No ataque, o Belenenses também mostrou poder, contando com a versatilidade técnico-táctica de João Pinto (5 golos) e Vladimiro Pinto (6 com 100% de eficácia), que alternaram as posições de lateral com ponta direita. O Sp. Espinho ainda tentou equilibrar até ao intervalo, mas um parcial (5-0) do Belém resolveu a contenda no reinício.
    Tavares elogia trabalho de José Tomaz
    O treinador José Tomaz disse que o Belenenses reagiu bem às duas derrotas: “Depois de 17 vitórias consecutivas, temos de aceitar momentos menos bons na equipa. Estamos com os pés bem assentes na terra, pelo que sabemos regressar aos triunfos com tranquilidade. O Belenenses está em crescendo”.
    Ricardo Tavares, treinador dos tigres, estava resignado: “O Belenenses superiorizou-se na segunda parte e mereceu vencer, apesar da aplicação dos meus jogadores. Defrontámos aquela que eu considero ser a equipa mais sólida da Liga Profissional. Parabéns ao trabalho do professor José Tomaz.”

    Artigo publicado em O Jogo
    - "Sem surpresas
    O líder Belenenses não comprometeu o comando do campeonato, ao receber e vencer, ontem, o Espinho (31-20). Na Maia, o Aguas Santas confirmou o favoritismo ao derrotar o Ginásio do Sul (28-22). E, finalmente, em Braga, o FC Porto bateu o Manabola (35-26), contribuindo para que a 13ª jornada da prova da LPA (Liga Portuguesa de Andebol) não tenha registado surpresas.

    Belenenses 31 - Sp. Espinho/Granzanni 20
    árbitros Jorge Manuel/Nuno Francisco local
    Pavilhão Acácio Rosa
    Belenenses:Humberto Gomes Gr Tiago Moreira Gr Nuno Roque 1 André Valério - Diogo Pinheiro 2 Bruno Moreira 1 Tiago Silva 5 Nélson Pina - Vladimiro Pinto 6 João Pinto 5 Tiago Fonseca 1 Francisco Bacalhau 4 (faltam aqui 6 golos que actualizaremos em breve)
    T: José Tomaz
    Sp.Espinho: Gr Rui Gregório Gr Luís Carvalho - Luís Isidoro - Bosko Bjelanovic 6 Filipe Martins - João Lopes - Jorge Ribeiro 3 José Soares - José Veloso - Daniel Santos 3 Gustavo Silva - José Pedro 5 Rui Silva 2
    T: Ricardo Tavares
    intervalo 13-11 -->
  • E-mail
  • |

    sábado, dezembro 10, 2005

    Perspectivando Setúbal....

    Artigo publicado em A Bola
    - "José Couceiro vai fazer alterações no onze
    Vaga para Pinheiro ou Ahamada
    O médio Fábio Januário e o avançado Meyong treinaram-se sem limitações e foram dados como aptos para a partida com o Vitória de Setúbal. Dois trunfos para o treinador José Couceiro que, ainda assim, terá de proceder a algumas alterações no onze que venceu o Nacional na passada ronda. Pelé e Paulo Sérgio, duas peças influentes da estrutura dos azuis, estão indisponíveis devido a castigo. Se para colmatar a vaga no eixo da defesa é quase certa a entrada de Gaspar, existem ainda algumas dúvidas sobre quem irá entrar para o lugar do internacional sub-21. Durante esta semana, Couceiro tem testado várias opções. Pinheiro terá uma palavra a dizer se o técnico pretender darmais consistência ao meio-campo, mas Couceiro também pode optar pela entrada de Ahamada, apostando na velocidade do francês para derrubar a muralha sadina. Opções válidas tendo como objectivo alcançar a segunda vitória consecutiva no campeonato.

    Artigos publicados em O Jogo
    - " Fábio Januário e Meyong aptos
    A preparação do encontro da próxima jornada da Liga - que marca o regresso de José Couceiro, enquanto adversário, a Setúbal - prosseguiu ontem, com o técnico dos azuis a ministrar mais um treino. A sessão ficou marcada pelo regresso de Fábio Januário e Meyong aos trabalhos com o restante plantel, sem qualquer tipo de limitação. Recorde-se que o brasileiro sofreu um estiramento (com entorse) na zona tibiotársica esquerda no decorrer da semana, enquanto o camaronês apresentou dores na face anterior da coxa direita, que o obrigaram a parar anteontem. Ambos os jogadores estão aptos para Setúbal, sendo que os únicos indisponíveis são Pelé e Paulo Sérgio, ambos suspensos. O plantel regressa aos trabalhos esta manhã, pelas 10h30, numa sessão que irá decorrer no Estádio do Restelo. "
    - " Rui Ferreira:"O ponto forte do Setúbal é a união do seu plantel"
    O duelo de segunda-feira, em terras de Bocage, marca o reencontro do médio Rui Ferreira com o amigo Nandinho. Em tempos colegas de equipa no Salgueiros, os dois jogadores voltam a cruzar-se num embate entre dois históricos do futebol luso. "Espero ganhar o duelo e voltar a trocar a camisola com ele [Nandinho], no final do encontro, repetindo o gesto e a vitória [2-1] da época passada, quando o treinador do Setúbal era José Couceiro."
    Sobre o jogo, Rui Ferreira não tem dúvidas quanto ao elevado grau de dificuldade que este apresenta. "Será um jogo difícil, mas vamos com intenções de ganhar, sabendo que o Setúbal está a atravessar uma boa fase e tem uma boa equipa, mas temos os nossos argumentos e queremos dar sequência ao que temos vindo a fazer desde há dois jogos a esta parte."
    Continue a ler em : http://www.ojogo.pt/21-292/artigo516881.htm

    Artigos publicados em Record
    - " PELÉ E PAULO SÉRGIO CASTIGADOS
    Gaspar e Pinheiro podem voltar à titularidade
    Os castigos de Pelé e Paulo Sérgio – um jogo, em virtude de terem visto o quinto cartão amarelo ante o Nacional – podem abrir espaço para que Gaspar e Pinheiro retornem à equipa titular em Setúbal.Se a entrada de Gaspar para o lugar de Pelé é quase inevitável, já que não há mais centrais, o substituto de Paulo Sérgio é uma questão que pode suscitar algumas dúvidas.No entanto, face à constituição da equipa nos dois últimos jogos, é provável que Couceiro opte por colocar Pinheiro no lugar de Fábio Januário (meio-campo), fazendo avançar o brasileiro para a ala direita, ou seja para o lugar de Paulo Sérgio. Ahamada, também poderia ser uma hipótese,
    mas o francês não tem ritmo competitivo.
    E ainda : http://www.record.pt/noticia.asp?id=690991&idCanal=27
  • E-mail
  • |