quarta-feira, novembro 30, 2005

Empréstimos à vista ......(?!?!?!)

Artigo publicado em A Bola
-" O reforço do plantel do Belenenses em Janeiro, na reabertura do mercado, deve passar pelo recurso a empréstimos. Essa hipótese foi ontem admitida pelo técnico José Couceiro, que pretende contar com mais atacantes sem com isso ferir a situação económico-financeira da sociedade desportiva. Nesse sentido, Silva (Sporting), nome que já fora falado para os azuis no último defeso, pode constar da lista de presentes desejados na época natalícia.
Avançados, rápidos, e de preferência polivalentes. Este é, resumidamente, o perfil dos reforços pretendidos pelo treinador José Couceiro, que disso já deu conta à administração. Identificados os desequilíbrios no plantel que herdou de Carlos Carvalhal, não tem dúvidas em considerar prioritária a contratação de elementos ofensivos. Para mais sabendo que irá perder Meyong, dado que o avançado camaronês, melhor marcador da equipa com oito golos, irá competir na Taça dos Campeões Africanos (CAN) - 20 de Janeiro a 10 de Fevereiro, sem contar com o estágio que antecede a prova. "Acho que o ideal é não ter jogadores emprestados, mas, nesta altura da época, se tivermos de recorrer a essa situação, evidentemente que vamos recorrer. Numa situação de aperto, que remédio temos nós senão arranjarmos soluções", vincou Couceiro. Silva, avançado do Sporting com pouco espaço em Alvalade (pretendido pelo V. Guimarães, pág. 26), pode interessar aos azuis, que já no último defeso tinham equacionado o brasileiro. "Já discutimos características, não nomes", esclareceu o treinador, que não espera saídas: "Temos 21 jogadores. Que eu saiba, neste momento, não há situação nenhuma para alguém sair."
Eliseu em análise
Indefinido está o eventual regresso de Eliseu, emprestado ao Varzim. «Há compromissos com o Varzim e as coisas não podem ser feitas de ânimo leve. Não há indicações nem para o regresso nem para o contrário», avançou. Apontando baterias ao Nacional, e com fé em fazê-lo sofrer o primeiro golo fora de portas, Couceiro criticou algumas análises feitas ao jogo da Luz: «Só jogámos com um médio defensivo e dos seis jogadores no banco fiz entrar os três mais ofensivos. Se isso é ser defensivo...»

Artigos publicados em O Jogo
-"JC: Nacional é a "grande sensação"
Na ressaca do empate frente ao Benfica, o treinador do Belenenses já só pensa na recepção ao Nacional. "Vamos defrontar a equipa que é a grande sensação do Campeonato e que, fora de casa, ainda não sofreu nenhum golo. O Nacional está moralizado e, por muito que digam que esse não é o objectivo, todos sabemos que quem está em primeiro quer continuar lá. O discurso de Manuel Machado é para fora de portas, pois, lá dentro, todos querem estar à frente", assegurou. Nesta partida, o técnico volta a ter Meyong. "É bom poder contar com todos. Já temos um modelo, mas, com mais soluções, podemos mudá-lo. Neste jogo, até posso pôr dois pontas-de-lança", avançou Couceiro.
Com o mercado quase a reabrir, o técnico garantiu que já falou "sobre características de jogadores" com os dirigentes. "Era bom que viessem, mas o mais importante é não colocar em causa o equilíbrio financeiro", acrescentou. Sobre o possível regresso do esquerdino Eliseu, Couceiro nada adiantou, pois "há compromissos com o Varzim", clube ao qual o jogador está emprestado, mas deixou em aberto alguma cedência dos grandes. "O ideal é não ter jogadores emprestados, mas, se tivermos de recorrer a essa situação, iremos fazê-lo."
Ainda sobre o embate na Luz, e de considerar que "ambos os clubes têm razões de queixas", José Couceiro desmentiu a opinião de que a sua equipa jogou à defesa. "Jogámos com o Silas, o Paulo Sérgio, o Romeu, o Rúben Amorim, o Fábio Januário e só com um médio defensivo. Depois, os três que entraram foram os mais ofensivos que tinha no banco. Se isso é colocar um autocarro à frente da baliza, estamos conversados. É diferente uma equipa ser empurrada para o seu meio-campo de entrar com uma atitude defensiva", referiu. "
- "Ahamada "encostado"
O plantel do Belenenses cumpriu uma sessão matinal com os mais utilizados frente ao Benfica a terem um treino mais ligeiro. Ausente esteve Ahamada que, de acordo com o médico Rui Miller, tem uma "mialgia no gémeo esquerdo". O problema não parece grave e uma ecografia feita antes do encontro com os encarnados nada acusou mas, mesmo assim, o avançado ficou de fora. Pedro Alves fez apenas o aquecimento e saiu mais cedo."
- " Orçamento aprovado em AG muito concorrida
O Belenenses aprovou ontem à noite, por maioria, o orçamento para 2006, numa das assembleias gerais mais concorridas dos últimos anos, que contou com uma centena de sócios, entre os quais Mendes Palitos, candidato derrotado às última eleições. Ao contrário dos anos anteriores, a Direcção optou por uma apresentação diferente das contas, fazendo uma separação entre os proveitos (9 840 525 euros) e os custos (9 808 025 euros) previstos, havendo, por isso, uma estimativa de resultados positivos na ordem dos 32 500 euros. Em relação ao orçamento do ano passado, verifica-se um decréscimo de sete por cento, muito por culpa da diminuição de receitas do bingo, de 5 950 000 para 5 040 000 euros, mas as despesas também serão menores.
Todas as outras propostas foram aprovadas por unanimidade, nomeadamente a atribuição do mais alto galardão do clube, a título póstumo, a Coelho da Fonseca, bem como a qualidade de sócia de mérito à atleta Anaiz Moniz. Foi ainda estabelecida uma nova quota (azul), no valor de 25 euros mensais. "
  • E-mail
  • |

    JC:Arbitragem na Luz? Tanto pode queixar-se o Benfica como o Belenenses"

    Entrevista de A.Tavares Teles publicada em O Jogo
    - "Reforços? Sim, mas sem por em causa o equilíbrio das contas nem dos jogadores que cá estão"
    Ao fim de alguns resultados menos bons, o Belenenses lá conseguiu ir à Luz empatar, o que veio dar algum brilho ao "brasão" dos da Cruz de Cristo, efectivamente muito pouco reluzente neste primeiro terço da Liga. Um empate que merece pois destaque e, já agora, uma conversa com o treinador "azul", José Couceiro.
    - Que é que se passa? Foi o início da recuperação, este empate com o Benfica?
    - Não sei, depende dos jogos futuros. Uma recuperação assim não se faz só num jogo.
    - Pelo visto, a pequena "provocação" a Ronald Koeman resultou...
    - Eu não disse nada com essa intenção, a de provocar. O que fiz foi apenas constatar um facto: o de que o Benfica, se não nos ganhasse, poderia ficar muito longe do título. Mais nada.
    - Mas o Benfica queixou-se da arbitragem...
    - Eu acho que relativamente ao jogo da Luz podem queixar-se os dois: o Benfica e o Belenenses.
    - E agora, o próximo jogo: o Nacional não é pêra doce nenhuma...
    - Não, vai ser efectivamente um jogo difícil, até porque o Nacional ainda não perdeu nem sequer sofreu qualquer golo fora de casa.
    - Mas está à espera de ganhar, é claro...
    - Claro: sempre!
    - 12 jogos, 11 pontos, 3 vitórias, 2 empates, 7 derrotas, 13 golos marcados, 16 sofridos: é pouco, muito pouco...
    - Muito pouco, é verdade.
    - Quando no início da época se esperava um Belenenses muito melhor...
    - Eu não conheci o início da época do Belenenses, mas desde que estou à frente da equipa, sinto duas coisas: uma, que a equipa estava psicologicamente afectada; a outra, que o plantel necessita de ser reequilibrado.
    - Pois, diz que os seus jogadores são bons mas que necessita de mais jogadores, para certas posições. É isso?
    - Sim. Ontem (anteontem), por exemplo, só tinha dois atacantes, os dois que começaram o jogo. Não tinha mais nenhum.
    - Para que posições precisa pois de jogadores?
    - Preciso de jogadores que façam os corredores com mais velocidade. Sobretudo isso. De avançados, portanto.
    - Confia que em Janeiro vai ver os seus problemas resolvidos?
    - Talvez, mas sempre sem pôr em causa o equilíbrio das contas e dos jogadores que cá estão, porque mais importante do que tudo é cumprir com eles.
    - Ainda vai a tempo de um Belenenses na primeira parte da tabela, ou já está a jogar só para a manutenção?
    - Não sei. É necessário esperar mais algum tempo para poder dizer alguma coisa a esse respeito. Para já, só me preocupo com um jogo de cada vez. "
  • E-mail
  • |

    terça-feira, novembro 29, 2005

    Hoje, ASSEMBLEIA GERAL: Orçamento 2006

    Convocatória da Assembleia Geral publicada no Site Oficial do CFB
    ASSEMBLEIA GERAL: Orçamento 2006
    28-11-2005 22:09
    Realiza-se esta terça-feira, dia 29, pelas 20h30 no Centro Cultural Casapiano, a Assembleia Geral Ordinária do Clube de Futebol «Os Belenenses».
    Entre outros pontos em agenda, conforme abaixo se enuncia na convocatória, está a apresentação, discussão e votação do Orçamento para o ano de 2006.
    Abaixo encontrará o documento para descarregar ou visualizar na zona inferior desta notícia.(clique neste link )
    A Assembleia reunirá no próximo dia 29 de Novembro, pelas 20:30 horas, no, em Belém.
    O site oficial vem, para os devidos efeitos, divulgar a Convocatória da referida Assembleia.
    ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
    CONVOCATÓRIA
    Nos termos conjugados dos Artigos 70, 71 alínea c) e 76, n.º1, alínea a) dos Estatutos do Clube, convoco a Assembleia Geral Ordinária a reunir no dia 29 de Novembro de 2005 (terça-feira), pelas 20:30 horas, no Centro Cultural Casapiano, Auditório Rainha Santa Isabel, Rua dos Jerónimos, 7, com a seguinte
    ORDEM DE TRABALHOS
    1 – Apresentação, discussão e votação de propostas da Direcção ao abrigo do Art.º83º, alínea x) dos Estatutos, para admissão como Filiais, do Grupo Desportivo de Santa Cruz (Cabo Verde) e da Associação Recreativa «Os Picoutenses» (S.Mamede de Infesta).
    2 – Apresentação, discussão e votação de proposta da Direcção ao abrigo do Art.º 83º alíneas h) e i) dos Estatutos para atribuição do Galardão.
    3 - Apresentação, discussão e votação de proposta da Direcção para efeitos do disposto no Artigo 101º n.ºs 1 a 3 dos Estatutos.
    4 - Apresentação, discussão e votação do Orçamento das Receitas e Despesas para o exercício do ano de 2006, nos termos conjugados dos Artigos 25º, n.º1 e 83º alínea r) dos Estatutos.
    De acordo com o estipulado no Art.º 73 dos Estatutos, se a Assembleia Geral não puder iniciar-se à hora marcada, por falta de número legal de Sócios, realizar-se-á meia hora depois com qualquer número de Sócios.
    Lisboa, 10 de Novembro de 2005
    O Presidente da Mesa da Assembleia Geral
    Eng.º António Machado Rodrigues
  • E-mail
  • |

    segunda-feira, novembro 28, 2005

    O sucesso azul joga-se à mão (II/III)

    Reportagem de Jorge Duarte Estevão às modalidades do Belenenses publicadas em 25 de Novembro no jornal O Jogo
    - " O Belenenses afectou menos recursos financeiros às modalidades de alta competição , mas os resultados desportivos são excelentes. As equipas de andebol e basquetebol lideram os principais campeonatos nacionais e no Restelo, apesar da prudência, já se sonha com títulos, como se percebe nesta reportagem de O JOGO. Este fulgor contrasta com as dificuldades competitivas do futebol que angustiam os adeptos "

    ANDEBOL
    -" Vítor Ferreira, vice-presidente com pelouro do andebol"
    Ainda não se ganhou nada"
    O vice-presidente, Vítor Ferreira, chamou a si a responsabilidade de chefiar a área do andebol. A exemplo do que aconteceu com a secção de basquetebol, também o andebol do Belenenses recebeu menos 20 por cento de financiamento que o ano transacto. Mas os números da liderança parecem querer desmentir estas dificuldades. "Fomos os vencedores da primeira volta. Queremos um lugar no pódio e estar nas fases finais das Taças. Na Taça da Liga já o conseguimos, agora falta o resto", afirma aquele responsável, advertindo, contudo, que "ainda não se ganhou nada".A aposta na continuidade pode ser umas das chaves do êxito que agora se revela. Do grupo de jogadores do ano passado só saiu Jorge Menezes, tendo sido rendido por Bacalhau. "O trabalho dos jogadores e da equipa técnica é a base de todo este sucesso. Continuamos a ter plena confiança no plantel, tal como havíamos afirmado no dia da apresentação".Com as receitas a recuar, o director do clube afirma que foi necessário operar cortes no funcionamento diário e realizar algumas operações de charme junto dos associados. Vítor Ferreira sublinha que este tipo de medidas são obrigatórias já que as receitas publicitárias também estão a diminuir, exemplificando como tornear as dificuldades. "Os resultado ajudam à adesão das massas, mas nós também precisamos de os chamar. No próximo fim-de-semana, por exemplo, vamos ter um jogo de futsal às 15 horas e um de andebol às 18 horas. E vamos proporcionar aos sócios um bilhete conjunto para assistir aos dois jogos por um preço mais reduzido".
    -"José Tomaz
    Dez jogos sempre a vencer
    A equipa de andebol do Belenenses está insuperável. Os azuis do Restelo contam por triunfos os dez desafios realizados na Liga profissional. A última vítima foi o Manabola e o próximo teste de fogo é já este fim-de- semana com a recepção ao ABC. Com esta série fulminante de vitórias o treinador, José Tomaz, que canalizou a estratégia para terminar nos três primeiros lugares, confessa que pode ter de rever os objectivos. "O futuro é sempre incerto e é preciso saber lidar tão bem com as vitórias como com as derrotas. Os níveis de motivação e de confiança são maiores, o que é óptimo para obter resultados. É claro que neste contexto de alto rendimento, assumo que o objectivo é obter resultados. Ser campeão é o objectivo de qualquer equipa. O projecto do Belenenses, na minha perspectiva, só tem uma lógica - conquistar por um título. Mas há que dar tempo ao tempo. Na última fase do campeonato começámos a acreditar e este ano temos um objectivo que é fazer melhor que no ano passado, ou seja, ficar entre os três primeiros. Primeiro vamos lutar para ficar em primeiro lugar na primeira fase. A partir daí assumimos o título".Os resultados transmitem motivação, no entanto, o técnico ressalva que existem outras equipas na Liga com maiores probabilidades de chegar ao título." As modalidades continuam a ter pouco destaque e mesmo com bons resultados os orçamentos são cada vez menores. Este factor embora cause apreensão a José Tomaz, não o desmotiva. "Quando começamos a ver clubes das modalidades a ficar em dificuldades ficamos receosos, mas a nós cabe-nos trabalhar para mostrar que vale a pena apostar no andebol do Belenenses."
    Crescer na Europa
    E na sua opinião há que começar a expandir o nome do clube para o resto da Europa. "Até ao momento o compromisso da parte do clube tem sido mantido, o que nos dá alguma segurança. Penso que o andebol do Belenenses poderá ter nos próximos dois/três anos uma consolidação a nível nacional e depois ambicionar mais a nível internacional. Isso implica que haja - da parte de quem nos aceitou - um conjunto de condições para atingirmos esses patamares."
  • E-mail
  • |

    milhafres 0-0 Belenenses

    A crónica deste jogo pode ser seguida nos outros blogues assinadas pelos "especialistas" mais habilitados e identificados com o futebol que eu, por isso deixo aqui a opinião dos intervenientes.
    Entrevistas publicadas em O Jogo
    - " Marco Aurélio: "Protestos sem razão"
    O guarda-redes do Belenenses teve ontem uma noite feliz no Estádio da Luz. "É verdade que fiz algumas boas intervenções, mas o que quero destacar é o trabalho colectivo. Eu apenas colaborei com a equipa, que esteve muito bem, unida e com espírito de luta", começou por dizer Marco Aurélio. "Se continuarmos assim, penso que rapidamente vamos conseguir sair do momento difícil que estamos a atravessar." O guardião não viu razão para os protestos do Benfica por ocasião do remate de Nuno Assis que acabou por tocar no braço de Pelé, depois de uma defesa sua e de um ressalto: "Penso que não têm razão. Os jogadores estavam muito próximos e não há motivo para reclamar. Se formos por aí, o Paulo Sérgio também sofre uma carga por tr*s quando, j* no final da partida, estava isolado para o golo. Não é por aí..."
    Silas: "Importante era não perder"
    Para Silas, o Belenenses esteve muito bem a defender e, por isso, levou um ponto importante. "Precisamos muito de pontos. Não estamos a jogar para o espectáculo, o importante era não perder. Um ponto conquistado na Luz é sempre positivo", comentou.
    "As derrotas retiraram-nos alguma tranquilidade, mas vamos trabalhar agora para vencer o Nacional da Madeira. Temos capacidade para isso, já o fizemos na pré-temporada. Tivemos oportunidades claras, mas, fundamentalmente, defendemos bem."
    Rúben Amorim: "Tentei o golo"
    A grande surpresa entre os titulares da equipa do Restelo foi a presença de Rúben Amorim. O médio estava, naturalmente, satisfeito pelo facto - e com o resultado obtido. "Foi um bom empate para a equipa, uma vez que atravessávamos um mau momento. Penso que o empate nos vai dar um novo alento." De resto, o jovem jogador dos azuis esteve perto de marcar na Luz, na sequência de um livre directo. "Quando rematei, pensava que era golo, mas a bola bateu no poste e foi ter com o guarda-redes. Tentámos utilizar o sururu em torno do Rui Nereu para criar alguma expectativa. Tentei o golo, mas não deu. Paciência..."
    - "José Couceiro:"O resultado é positivo"
    O Belenenses precisava de uma vitória como de pão para a boca, mas, segundo José Couceiro, e tendo em conta o que se passou em campo, o resultado acaba por ser positivo para os azuis. "Tentámos fazer um golo, mas não conseguimos. Procurámos jogar mais em contra-ataque e o que faltou foi um golo. Tendo em conta o que se passou no jogo, o resultado é positivo para nós; depois do que se passou em campo, este 0-0 foi um objectivo cumprido", começou por analisar o treinador do emblema da cruz de Cristo. Ainda assim, considerou o "resultado justo", até porque "o domínio do Benfica foi muito consentido" pela sua equipa. Couceiro reconheceu que apostou "sobretudo no contra-ataque", item em que os azuis "têm de melhorar", sobretudo com mais calma. "Com mais tranquilidade, podíamos ter feito um golo", disse.
    Quanto ao polémico lance em que Rolando jogou a bola com a mão na grande área, o técnico escusou-se a comentar. "Não vi as imagens, mas não há só esse lance complicado. Há vários: há o lance do Paulo Sérgio e há também um fora-de-jogo que não sei se está", apontou, referindo-se a seguir à polémica pré-jogo, quando tentou pressionar o adversário ao afirmar que este encontro era decisivo para o Benfica, o que provocou uma reacção de Ronald Koeman. "Antes do jogo, Koeman limitou-se a defender o seu grupo e fez muito bem. Ele defende o grupo dele, eu o meu e penso que não houve má educação de ninguém. Antes dos jogos, os treinadores querem sempre passar um pouco de pressão para o outro lado." A terminar, José Couceiro voltou a referir-se às lacunas do plantel azul, reafirmando que "não está em causa a qualidade dos jogadores, mas sim as suas características", e exemplificando com o caso deste jogo: "Se temos tido problemas com o Paulo Sérgio ou com o Romeu, não tínhamos mais ninguém para meter e, se tivéssemos o Ahamada, com certeza tinha-o lançado no decorrer da partida. São esse tipo de limitações de que falo e que têm que ver com jogadores que precisamos e não temos." Para o futuro, o que se pretende é "começar a somar pontos", para "tentar entrar numa situação mais tranquila da tabela".
    Sobre o jogo "Procurámos jogar mais em contra-ataque e o que faltou foi um golo. Tendo em conta o que se passou no jogo, o resultado é positivo para nós"
    Sobre o futuro "O que se pretende é começar a somar pontos, para tentar entrar numa situação mais tranquila da tabela"

    Artigos publicados em A Bola
    - " MELHOR EM CAMPO
    M. AURÉLIO (8)Sem trabalho na primeira parte, após o intervalo foi colocado à 8 prova em diversos remates perigosos, a todos respondendo com grande eficácia. Qual a melhor defesa da noite? Tem pelo menos quatro para recordar opondo-se a iniciativas de Manuel Fernandes, Mantorras e Nuno Assis. Brilhante.
    - "JOSÉ COUCEIRO (treinador do Belenenses)
    Resultado positivo para nós
    JOSÉ COUCEIRO lamentou a falta de tranquilidade na hora de marcar golos, considerando que o empate a zero na Luz até foi um bom resultado.
    — O que é que faltou ao Belenenses?
    — Faltou concretizar. É certo que poderíamos ter sofrido, mas quando se joga na Luz e não se marca normalmente até se sofre um golo... Tentámos fazê-lo, mas não deu, até porque me parece que o jogo foi muito controlado pelo Benfica, com um domínio consentido por nós. Acaba por ser um resultado positivo.
    — Considera que ficaram cumpridos os objectivos que tinha?
    — Sim. Antes de um jogo tem sempre de se querer mais, mas nem tivemos muitas oportunidades de golo, assim ninguém conseguiu marcar e o resultado acaba por ser justo
    — Sentiu que podia ter ganho o jogo?
    — Sabíamos que o Benfica ia arriscar, mas não conseguimos ser melhores em contra-ataque, é um dado a melhorar. Com mais tranquilidade poderíamos ter conseguido marcar um golo, mas temos de ganhar confiança. Não deu, vamos ver se conseguimos ganhar mais capacidade e demonstrar o valor que temos.
    — Como avalia o lance em que se pede penalty por mão de Rolando?
    — Não vi. Só que há vários lances complicados: uma queda do Paulo Sérgio já no fim, uma jogada interrompida por suposto fora-de-jogo... Há muitas jogadas difíceis de avaliar.
    — O que falta para a equipa estar mais próxima do que deseja?
    — Falta sermos mais tranquilos, termos mais tempo a bola, porque temos bons executantes. Temos lacunas, faltam-nos algumas características. Por exemplo, se acontecesse alguma coisa ao Paulo Sérgio e ao Romeu, não tínhamos ninguém, porque o Ahamada fez um teste e não passou.

    Enttrevista publicada no Record
    - " TÉCNICO GOSTOU DA ATITUDE DOS SEUS JOGADORES NA LUZ
    José Couceiro: «Faltou concretização»
    Positivo, foi como José Couceiro classificou o empate alcançado ontem na Luz pelo Belenenses. O treinador dos azuis do Restelo mostrou-se, acima de tudo, satisfeito com o comportamento dos seus jogadores e assumiu que, “apesar da intenção ser sempre vencer todas as partidas antes de elas se iniciarem, vir à Luz empatar não é mau”.
    Depois, Couceiro explicou: “Houve muitas oportunidades para as duas equipas marcarem durante o jogo mas, reconheço, mais para o Benfica. Por isso, digo que, apesar de ser sempre intenção vencer, tenho de reconhecer que não é mau, até porque houve atitude por parte dos jogadores”, disse o técnico do Belenenses, para quem “o resultado foi justo”.
    “Tentámos fazer um golo mas não o conseguimos. Essa foi a nossa pecha. Mas, insisto, pelo que fizemos durante os 90 minutos, acabou por ser bom, pois o Benfica teve mais controlo do jogo, um maior domínio das operações mas consentido por nós”, acrescentou o responsável dos azuis que, mais à frente, voltou a insistir na questão da falta de concretização da sua equipa: “Construímos algumas oportunidades para fazer golo e podíamos mesmo ter marcado, principalmente naquele lance do Ruben Amorim ao poste... Sabíamos que o Benfica, se não marcasse cedo, iríamos fazer tudo, arriscar ao máximo, para marcar e foi isso que sucedeu. A intenção era aproveitar essas situações para sairmos melhor no contra-ataque, o que infelizmente não resultou.”
    Questionado sobre o lance da alegada penalidade por mão de Rolando, Couceiro comentou: “Não vi no campo e ainda não vi as imagens televisionadas. Mas esse não é o único lance polémico do jogo. Houve lances mais complicados de analisar...”
  • E-mail
  • |

    domingo, novembro 27, 2005

    Convocados para vencer....

    A lista de jogadores azuis convocados para o clássico é a seguinte:
    Gr: Marco Aurélio, Marco Pinto;
    Defesas: Amaral, Rolando, Gaspar, Pelé, Vasco Faísca e Sousa;
    Médios: Rui Ferreira, Sandro Gaúcho, Pinheiro, Ruben Amorim, Ricardo Araújo, Djurdjevic, Silas e José Pedro;
    Atacantes: Ahamada, Fábio Januário, Paulo Sérgio e Romeu.
    De fora da convocatória ficam Meyong, que cumprirá o segundo e último jogo de castigo, e Pedro Alves, que se encontra lesionado.
    A grande novidade da convocatória é a chamada do guarda-redes Marco Pinto.
  • E-mail
  • |

    sábado, novembro 26, 2005

    Resultados deste Sábado ....

    FUTSAL
    Campeonato Nacional da 1ª Divisão
    9ª Jornada Pav. Acácio Rosa
    Belenenses 0–4 Freixieiro (resultado final)

    BASQUETEBOL
    Liga TMN
    7ª Jornada Pav. da Ovarense
    Ovarense 74 – 64 Belenenses (resultado final )

    Parciais :
    15-15
    21-09 (!!!!)
    17-20
    21-18

    Marcadores:
    Miguel Minhava 13 pontos
    Jamie Kendrick 10 pontos
    Reggie Moore 18 pontos
    Diogo Carreira 5 pontos
    Paulo Simao 12 pontos
    Rod Smith 2 pontos
    Mario Jorge 4 pontos
    (info do site da LCB )

    ANDEBOL
    Liga Profissional de Andebol
    11ª Jornada Pav. Acácio Rosa
    Belenenses 25–27 ABC ( resultado final)
    sigam em Andebol Belenenses

    FUTEBOL
    Juniores
    Campeonato Nacional
    11ª Jornada Restelo (Campo de Treinos)
    Belenenses 3-1 G. de Corroios (resultado final)

    Um especial agradecimento aos enviados especiais, os amigos HenriqueR. e PedroL.
  • E-mail
  • |

    Vá hoje ao Pavilhão Acácio Rosa !!!!


    O Pavilhão Acácio Rosa recebe hoje dois importantes jogos a contar para as competições máximas das respectivas modalidades. Assim, e uma vez que se tratam de partidas disputadas de forma consecutiva, será possível adquirir apenas um ingresso de sócio, de valor mais reduzido (3 euros).
    Pelas 15:00 horas tem início a partida entre Belenenses e Freixieiro, a contar para a 9ª Jornada do Nacional da 1ª Divisão de Futsal, um jogo que promete bom futsal.
    .......
    Pelas 18:00 horas arranca o Belenenses-ABC em Andebol, encontro entre dois emblemas históricos da modalidade, com ambições nesta Liga Profissional 2005/2006. A demonstrá-lo está a actual classificação dos dois emblemas, que são respectivamente primeiro e segundo classificado desta fase regular.
    ......
    Continue a ler em: http://www.osbelenenses.com/
  • E-mail
  • |

    O sucesso azul joga-se à mão (I/III)

    Reportagem de Jorge Duarte Estevão às modalidades do Belenenses publicadas em 25 de Novembro no jornal O Jogo
    - " O Belenenses afectou menos recursos financeiros às modalidades de alta competição , mas os resultados desportivos são excelentes. As equipas de andebol e basquetebol lideram os principais campeonatos nacionais e no Restelo, apesar da prudência, já se sonha com títulos, como se percebe nesta reportagem de O JOGO. Este fulgor contrasta com as dificuldades competitivas do futebol que angustiam os adeptos "
    - "Um clube bem à tona
    No total são 27 as modalidades em que o clube possui praticantes, confirmando aquilo de que sempre se orgulhou - ser um clube ecléctico. Xadrez, triatlo, hóquei de sala, râguebi, campismo e, evidentemente, a natação são apenas alguns exemplos. E se o sucesso é agora mais evidente no basquetebol e andebol, o clube procura dar passos firmes noutras áreas, contrariando uma tendência dos principais clubes nacionais de reduzir a prática de modalidades.
    A equipa de futsal conseguiu em poucos anos passar do quase total anonimato à actual notoriedade na Primeira Divisão da modalidade. Ainda há duas épocas o futsal azul competia na III Divisão, tendo em três anos conseguido ascender ao campeonato principal. A equipa reforçou-se com alguns jogadores experientes e apesar de estar no 9º lugar do nacional de futsal, os dirigentes entendem que está dentro das expectativas.
    Uma das mais recentes modalidades é o voleibol feminino que compete neste momento na II Divisão. Mesmo tratando-se de uma competição de menor relevo, as jovens que representam o clube da cruz de Cristo lideram o respectivo campeonato. O apuramento para o play-off está mais próximo e o objectivo está definido - subir de divisão.
    (Continua)
  • E-mail
  • |

    sexta-feira, novembro 25, 2005

    Visita Governamental ao Restelo....

    Artigo publicado ontem no Record
    - " VISITA ÀS INSTALAÇÕES DO CLUBE
    Laurentino Dias destaca gestão "azul"
    O secretário de Estado da Juventude e Desportos, Laurentino Dias, destacou hoje que o Belenenses pode ser um bom exemplo no que concerne à gestão financeira e orçamental dos clubes portugueses. No decurso de uma visita realizada ao complexo desportivo do clube, Laurentino Dias mostrou-se agradado com o que lhe foi proporcionado visionar, destacando a excelência das instalações que o clube "azul" detém. Sobre a possibilidade de o Governo vir a apoiar o Belenenses com meios financeiros, o presidente Cabral Ferreira apenas garantiu que o secretário de Estado foi convidado "para conhecer de perto a realidade do Belenenses e não por outra razão qualquer".

    Artigo publicado em O Jogo
    - " Delegação governamental visitou "exemplo de gestão"
    A convite do Belenenses, Laurentino Dias, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, e Idália Moniz, secretária de Estado adjunta e da Reabilitação, visitaram ontem as instalações de um clube que, segundo o primeiro, é "um dos que apresentam melhor saúde financeira" no futebol português. Em tempo de crise, os azuis serão como um oásis, a ponto de Laurentino sugerir que "sirvam de exemplo" para os restantes emblemas. "O Belenenses pode fazer a ponte entre as multinacionais que são o Benfica, o Sporting e o FC Porto, e os demais clubes", especificou. O secretário de Estado apontou as "Direcções equilibradas" dos últimos anos, sempre cautelosas em evitar "loucuras de exibicionismo de contratações para além das suas capacidades". Já em termos gerais, salientou ainda, e mais uma vez, que "para resolver salários em atraso não há, nem pode haver um euro do governo".

    Excerto de artigo publicado em A Bola
    - " .....Laurentino Dias, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, disse ontem, no complexo Restelo, não estar ali para visitar apenas o futebol do Belenenses, mas sim para visitar uma instituição do desporto luso. A verdade é que a grandeza da instituição azul não tem sido traduzida nos relvados, onde se desenha o futebol do clube, quer se queira quer não, a modalidade de maior expressão do universo belenense. ...."

    Nota do Editor : Esta visita dos secretários de Estado e as suas opiniões enchem-me de orgulho tal como deve acontecer com os restantes belenenses, quer nos elogios proferidos, quer na imagem que transmitem para o exterior , esta imagem é da inteira responsabilidade dos dirigentes do nosso Clube, sejam os actuais sejam os que os antecederam que por força da sua acção transformaram o Clube de Futebol "Os Belenenses" num clube cumpridor dos seus compromissos sociais, financeiros e apontado como exemplo de gestão.
  • E-mail
  • |

    Blogue CFBelenenses Faz Hoje 2 Anos...

    PARABÉNS AMIGO PEDRO LOURENÇO !!!!!!

    PARABÉNS CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES" !!!! (por teres a melhor blogosfera)

    PARABÉNS a todos nós que usamos estes locais para elevar cada vez mais alto o nome do nosso CLUBE !!!!
  • E-mail
  • |

    A CS online de hoje e o futebol Azul ....

    Artigo publicado em O Jogo
    - " SAD admite reforço da equipa
    O presidente da SAD azul avisa que a equipa vai ao Estádio da Luz para discutir o resultado. Por outro lado, deixa em aberto a possibilidade de reforço do plantel em Janeiro
    Barros Rodrigues, presidente da SAD do Belenenses, admitiu ontem - embora não o tenha feito peremptoriamente - que o reforço da equipa na reabertura do mercado de transferências é uma possibilidade que já está, aliás, a ser analisada. "A situação está a ser analisada internamente. Os reajustamentos são normais", afirmou, acrescentando, no entanto, que o actual grupo de futebolistas foi escolhido pela administração e a confiança mantém-se. Depois, o dirigente do clube do Restelo vincou que o problema reside no foro psicológico. "O que falta? Se faz falta uma vitória? Pode faltar menos do que isso. Falta aos nossos jogadores encontrarem os níveis de confiança deteriorados. As coisas hão-de fatalmente voltar à normalidade e penso que estão reunidas as condições para voltar ao que era". E o próximo adversário é o Benfica, mas os encarnados não desviam a intenção do clube da cruz de Cristo. "A atitude é a de sempre. Acreditamos na vitória. A vitória é de quem acredita nela." Mesmo com algumas baixas no plantel (ver peça à parte) Barros Rodrigues não admite uma equipa de contenção no terreno do campeão nacional. "Vamos à Luz para discutir o jogo, com determinação e força."
    -" Gabinete de crise reunido no Restelo
    Os maus resultados desportivos averbados pela formação belenense motivaram a realização de uma reunião, ontem à noite - como O JOGO noticiou na edição de ontem -, entre as principais figuras directivas do clube e da SAD, com o objectivo de tentar encontrar respostas para o momento vivido pela equipa agora orientada por José Couceiro, o substituto de Carlos Carvalhal. Pelo que foi possível apurar, tanto o cenário de demissões na sociedade desportiva como de uma remodelação da constituição do conselho de administração não estava nos planos da Direcção do clube, o accionista maioritário, mas apenas a discussão de alternativas para que o Belenenses encontre o caminho dos êxitos e deixe o fundo da tabela (ocupa a antepenúltima posição na classificação). Cabral Ferreira, líder do clube, e Barros Rodrigues, presidente da SAD, acompanhados pela maioria dos dirigentes de cada instituição, dissecaram os problemas neste verdadeiro gabinete de crise, mas as conclusões ainda não foram ontem conhecidas, pois à hora de fecho desta edição o encontro prosseguia. "
    - " Pedro Alves arrisca ausência na Luz
    Pedro Alves é a mais recente complicação para o já difícil cenário com que se depara o treinador José Couceiro. O guarda-redes lesionou-se na sessão de trabalho de terça-feira e ontem, ao final da manhã, realizou uma ecografia cujo resultado diagnosticou uma rotura muscular na face interna da coxa esquerda. O habitual suplente dos azuis está assim praticamente fora das opções de Couceiro para o desafio de domingo e embora o médico Rui Miller ainda não tenha garantido a certeza da sua ausência, admitiu que a recuperação será muito complicada, dado o curto espaço de tempo até ao desafio com o Benfica.
    Além de Pedro Alves, também Ahamada entrou ontem para as contas do departamento clínico. O francês lesionou-se durante a fase inicial da única sessão de trabalho do dia, apresentando queixas no gémeo esquerdo. A extensão da lesão ainda não é totalmente conhecida, sendo o jogador hoje reavaliado. Num primeiro diagnóstico adiantado pela equipa médica não deverá tratar-se de uma lesão grave"

    Artigo publicado em A Bola
    - " Acender a Luz, s. f. f.
    O Belenenses vai entrar num difícil ciclo de jogos, provavelmente o mais inadequado para recuperar terreno num campo minado por maus resultados. Os azuis não vencem há sete jogos, empataram apenas uma vez, estão afundados na classificação e os adversários que se seguem - Benfica, Nacional e V. Setúbal -não se afiguram fáceis de ultrapassar. A confiança é, porém, grande entre os jogadores que querem oferecer a José Couceiro a primeira vitória frente aos encarnados.
    Laurentino Dias, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, disse ontem, no complexo Restelo, não estar ali para visitar apenas o futebol do Belenenses, mas sim para visitar uma instituição do desporto luso. A verdade é que a grandeza da instituição azul não tem sido traduzida nos relvados, onde se desenha o futebol do clube, quer se queira quer não, a modalidade de maior expressão do universo belenense. A preocupação é, por isso, crescente, sente-se a pairar no Restelo, mas todos, apesar de um ar mais carregado, acreditam que é possível inverter a nefasta tendência, adivinhando-se, apesar de um mutismo com traços de blackout, que os jogadores são dos mais desagradados, prontos amostrar diante do Benfica que os tempos de penumbra estão a passar e que novos ventos se preparam para soprar à beira-Tejo. Um dos aliciantes do jogo diz respeito a José Couceiro que, na sua ainda curta carreira de treinador, nunca venceu o Benfica, nem na Luz - duas derrotas, com a Alverca (0-2) e com o V. Setúbal (0-4) -, nem em casa, fosse ao serviço do Alverca (0-3) ou do FC Porto (1-1). Há sempre uma primeira vez, dirão uns, à oitava será de vez, dirão outros, o certo é que algumas facções da nação azul comentavam ontem a teórica debilidade da equipa de Koeman que, entre outros, sem Simão, Petit e Quim parece tornar-se, fora do campo, mais acessível aos azuis que, na Luz, querem repetir o triunfo, o último, alcançado em 1999/2000, por 3-2.
    Os "primos" de Barros Rodrigues
    O presidente do Conselho de Administração azul, Barros Rodrigues, e o administrador Jaime Monteiro guiaram ontem três indivíduos numa visita ao Restelo. Questionado sobre o motivo do encontro, Barros Rodrigues furtou-se à resposta. "São uns primos meus", disse, apenas...

    Artigo publicado no Record
    - " FRANCÊS NÃO TREINOU ONTEM
    Ahamada com dores
    O plantel belenense realizou ontem de manhã mais um treino, tendo em vista o jogo de domingo, na Luz, com o Benfica. Couceiro trabalhou essencialmente o aspecto técnico-táctico.
    Nesta sessão, o treinador não contou com o francês Ahamada que, no decorrer do aquecimento, sentiu dores no gémeo esquerdo tendo assistido ao resto do treino no banco de suplentes. O extremo será reavaliado hoje mas tudo indica, segundo o médico Rui Miller, que esteja apto para a Luz.
    Ausente esteve o guardião Pedro Alves. O atleta efectuou umaecografia que revelou rotura na coxa esquerda, pelo que está inapto para a Luz. Assim, tudo indica que o jovem Marco Pintose estreie no banco.
    Líder da SAD espera regresso das vitórias
    O líder da SAD, Barros Rodrigues, mostrou-se ontem confiante em relação ao futuro da equipa. "A mensagem é a de sempre: acredito na vitória. Temos o lema de que a vitória é de quem acredita nela. Tem existido alguns problemas do foro psicológico, mas acredito que vamos dar a volta. Falta-nos reencontrar os níveis de confiança. Vamos à Luz discutir o jogo pelo jogo e lutar pelo triunfo", asseverou, esperançado
  • E-mail
  • |

    quinta-feira, novembro 24, 2005

    Revista da Imprensa online....

    Artigo publicado em A Bola
    Benfica também está intranquilo
    O contexto da visita ao Estádio da Luz não é o mais indicado para um Belenenses desesperado por vitórias que possam devolver tranquilidade interior aos jogadores azuis. Mas o actual cenário, apesar de enegrecido, não é muito pior do que o que rodeia o Benfica, considerou o treinador José Couceiro. Palavras proferidas enquanto Direcção e Administração se reuniam para fazer o ponto da situação sobre o mau momento desportivo da equipa.
    Na véspera fora o presidente da Direcção, Cabral Ferreira, ontem foi a vez dos administradores Barros Rodrigues e Jaime Monteiro comparecerem, de manhã, no treino da equipa, como que querendo provar que também dão a cara nos maus momentos. Mais tarde chegou Cabral Ferreira, pouco antes de os jornalistas serem informados pela vice-presidente para a Comunicação e Imagem, Ester Monteiro, que esta semana nenhum futebolista estaria disponível para falar sobre um dos mais importantes jogos da próxima jornada. A falta de imagem e palavra dos jogadores foi suprida pela presença de José Couceiro. O treinador considerou desde logo que a equipa, depois dos progressos mostrados frente ao Boavista, acabou por regredir frente ao Marítimo. "Teve a ver com a produção e não com o resultado ", explicou, empenhado em "encontrar soluções para minimizar os problemas " que a afectam. O principal já foi identificado: "É do foro psicológico e é isso que temos de alterar." O jogo com o Benfica talvez não seja o ideal. Couceiro, porém, não vê nenhum drama na visita à Luz. "O nosso adversário também não deve estar muito tranquilo. É nestes momentos que vemos se a equipa tem capacidade para reagir. E os jogadores do Benfica também estão obrigados a reagir porque se perderem ficam mais longe dos primeiros lugares e do título. São duas equipas que atravessam situações psicológicas muito idênticas", comparou, lembrando: "Se as coisas estivessem bem eu não era treinador do Belenenses. " Couceiro esclareceu ainda que Silas "não estava apto" a defrontar o Marítimo, pelo que não ficou de fora por opção técnica.

    Artigos publicados em O Jogo
    José Couceiro
    "Benfica não será campeão se perder com o Belenenses"
    O treinador do Belenenses abordou ontem a deslocação à Luz, considerando que ambas as equipas deverão apresentar-se em campo com estados de espírito semelhantes. "O nosso adversário, com certeza, também não deve estar muito tranquilo. Para os jogadores do Benfica também será uma final, como serão todos os encontros, porque têm como objectivo serem campeões e consciência de que não podem ficar muito distantes da frente", asseverou José Couceiro, garantindo ainda estar à espera de uma equipa mais ofensiva em relação àquela que empatou com o Lille.
    Continue a ler em : http://www.ojogo.pt/21-276/artigo513231.htm
    Médico esclarece "caso Silas"
    As declarações de José Couceiro sobre a ausência de Silas do jogo com o Marítimo, devido a indisponibilidade física, levantaram dúvidas porquanto o jogador havia sido dado como apto pelo departamento clínico até à véspera da partida - tal como O JOGO noticiou na última semana. Acontece que o novo técnico dos azuis só elabora a convocatória no próprio dia dos jogos, após um derradeiro treino. E foi nessa sessão que Silas teve uma recaída. "Confirmo a versão do treinador e acrescento: o jogador estava apto no domingo, mas na segunda-feira, após o treino, voltou a queixar-se de dores na zona tibiotársica, mostrando-se indisponível para jogar", esclareceu o médico Rui Miller, aproveitando ainda para falar do último caso de lesão do plantel: "O Pedro Alves fez um estiramento na coxa esquerda, que lhe provocou uma reacção inflamatória com contractura muscular. Não me parece rotura, mas vamos reavaliá-lo amanhã [hoje] e decidir se fará alguma ecografia."
    Laurentino de visita
    O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, visita esta tarde, a partir das 13h00, o Complexo Desportivo do Restelo, almoçando em seguida num dos restaurantes do estádio na companhia dos responsáveis azuis. Ao seu lado na visita, estará ainda a secretária de Estado - Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz.
    Conselho Geral analisa orçamento
    O Conselho Geral (CG) do Belenenses reúne-se esta tarde para analisar o orçamento relativo ao exercício de 2006. Cabral Ferreira irá explicar os detalhes do documento e responderá às dúvidas dos conselheiros, numa sessão durante a qual poderá ainda vir à baila a questão da recusa da atribuição do mais alto galardão do clube a Sequeira Nunes. A Direcção entende, todavia, que o ex-presidente possui os méritos necessários, para além de ter cumprido os estatutos, recusando-se, por isso, a propô-lo previamente para sócio honorário, como o CG sugeriu. "

    Artigos publicados no Record
    - "ALMOÇO NO RESTELO
    Laurentino de visita
    O secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, acompanhado por Idália Moniz, secretária de Estado da Solidariedade, desloca-se hoje às instalações do Belenenses, visita programada para o fim da manhã e que será encerrada com um almoço.O presidente dos azuis, Cabral Ferreira, é naturalmente o anfitrião e a ocasião será aproveitada para se falar de temas como as relações entre os clubes e os governantes.Num outro contexto, direcção e SAD do clube do Restelo têm uma reunião agendada para esta noite, na qual será debatido, em particular, o momento do futebol. Como se sabe, os azuis ocupam uma posição preocupante na tabela classificativa da Liga.
    - " TÉCNICO ADMITE FRACA PRESTAÇÃO
    José Couceiro: «Equipa regrediu no último jogo»
    José Couceiro analisou ontem o momento da equipa – que já não vence na Liga há sete jogos –, sobretudo a prestação dos azuis no último jogo, abordando ainda a deslocação à Luz na próxima ronda.“O Belenenses regrediu no jogo com o Marítimo, se compararmos a exibição efectuada segunda-feira e a que realizámos frente ao Boavista. Esta minha afirmação não se reporta apenas aos resultados, mas sim ao que produzimos. Entrámos mal no jogo e houve erros que não podemos cometer. O plantel do Belenenses tem qualidade e isso nunca foi posto em causa, embora possam existir desequilíbrios.”E prosseguiu: “Relativamente ao próximo jogo, na Luz, é o que se segue no calendário. Não é uma final... Porque todos os jogos têm de ser encarados dessa forma. Temos consciência das dificuldades com que nos vamos deparar. O nosso adversário também não estará muito tranquilo. Por isso, será igualmente um embate importante para eles, que têm de vencer, já que não se podem distanciar das equipas do topo. Vão encontrar-se dois conjuntos com um estado de espírito muito idêntico.”Questionado sobre o que espera do Benfica no próximo domingo, Couceiro adianta. ”Não espero uma equipa igual à que defrontou o Lille, pois esse jogo tinha características próprias. Espero um Benfica mais ofensivo, porque precisa de vencer. No entanto, vamos à Luz não com receio do Benfica, mas sim com respeito. Sabemos que o opositor é naturalmente o favorito e que deve marcar pelo menos 1 golo, mas nós temos de estar preparados para também marcar.”
    Reunião sem novidades
    O presidente da SAD, Barros Rodrigues, e o administrador Jaime Monteiro reuniram-se ontem com o presidente da direcção, Cabral Ferreira, para esclarecerem alguns notícias que falavam em alterações na estrutura da SAD. A verdade é que tais mudanças são infundadas e todos desvalorizaram a situação.
  • E-mail
  • |

    Belenenses 34-25 Manabola

    Pavilhão Acácio Rosa, 23 de Novembro 2005
    10ª Jornada da Liga Portuguesa de Andebol
    Belenenses:
    Tiago Moreira e Humberto Gomes (Gr.); Nuno Roque (4), Diogo Pinheiro (3), Bruno Moreira (3), José Ricardo Costa (1), Pedro Spínola (6), Tiago Silva (2), Pedro Matias, Nelson Pina (2), Vladimiro Pinto(4), João Pinto (5), Tiago Fonseca (1) e Francisco Bacalhau (3).

    10º Jogo !!!

    10ª Vitória !!!!

    Lideres destacados !!!!

    VIVAM OS CRUZADOS !!!!
  • E-mail
  • |

    quarta-feira, novembro 23, 2005

    Administração em mudança (!?!?)

    Artigo publicado em A Bola
    -" Reunião de emergência
    Entendendo que a actual situação do futebol obriga a uma tomada de posição, Direcção e Administração reuniram-se de emergência, ontem ao princípio da noite, no Estádio do Restelo, para discutir algumas alterações na estrutura da Sociedade Anónima Desportiva. A BOLA sabe que os respectivos elementos directivos debateram o problema com sentido construtivo, procurando encontrar soluções para que futebol profissional, jogadores e equipa técnica sintam melhor enquadramento que possibilite a reviravolta. Hoje, podem verificar-se mudanças na nomenclatura do futebol."

    Artigo publicado no Record
    - " PRESIDENTE ESTEVE NO RELVADO
    Cabral Ferreira: «Vamos ultrapassar este momento difícil»
    O presidente da direcção do Belenenses, Cabral Ferreira, esteve ontem no relvado principal do Restelo, enquanto decorria o treino da equipa.
    O líder do clube conversou durante alguns instantes com o treinador José Couceiro, certamente sobre o momento da equipa – que já não vence para a Liga há 7 jogos –, e depois de abandonar o relvado acedeu a comentar o momento do Belenenses no campeonato.
    “Ainda há muitos jogos para combater e muitos pontos em disputa. Vamos ultrapassar este momento difícil. Melhores dias virão.”
    Questionado sobre o teor da conversa que tinha tido com José Couceiro, Cabral Ferreira foi peremptório: “Todos os treinadores do Belenenses têm o meu apoio, enquanto estiverem ao serviço do clube. De vez em quando apareço no relvado. Em determinados momentos é importante fazê-lo. Nos momentos de crise é que devemos estar presentes.”
    Ambição
    Sobre o próximo encontro, frente ao Benfica, o presidente dos azuis afirma: “É mais um. Todos os jogos do campeonato são para ganhar e vamos tentar fazer isso.”
    Instado a pronunciar-se sobre a forma como o plantel pode reagir aos maus resultados, Cabral Ferreira mostra-se confiante: “Quando a SAD e a direcção formaram este plantel foi com a convicção de que temos jogadores com desejo de vencer e que nos bons e nos maus momentos isso vai reflectir-se.”
    Palestra atrasa início do treino
    Os azuis voltaram ontem de manhã ao trabalho, após a derrota com o Marítimo. A sessão, inicialmente marcada para as 11 horas, no relvado secundário, acabou por começar só às 12, e no campo principal, já que José Couceiro esteve muito tempo a conversar com os jogadores.
    Destaque para o guardião Pedro Alves, que fez um estiramento na coxa esquerda durante o treino. Silas treinou sem limitações e está apto.

    Artigos publicados em O Jogo
    - " Presidente solidário esteve no treino
    O líder do executivo belenense, Cabral Ferreira, passou ontem pelo treino para trocar algumas palavras com José Couceiro. "Todos os treinadores do Belenenses, tiveram sempre o meu apoio enquanto estiveram cá. Em certas alturas, julgo que é importante dar um sinal de apoio. É nos momentos de crise que se vêem as posições das pessoas. Acho que era importante para os jogadores e equipa técnica ter passado hoje [ontem] pelo treino, numa demonstração de que o presidente e a Direcção estão com eles", afirmou o dirigente, desvalorizando o facto de nenhum elemento da SAD ter sido visto próximo da equipa durante os trabalhos: "Eles têm estado permanentemente no Restelo. Eventualmente, não puderam estar esta manhã por qualquer motivo, mas isso não quer dizer que não estejam à tarde ou amanhã. Não há nada de especial nisto."
    Cabral Ferreira revelou total confiança no grupo liderado por Couceiro. "À partida, quando constituímos este plantel, estávamos convencidos de que tínhamos uma equipa lutadora, com desejo de vencer, e capaz de sobressair nos bons e maus momentos. Ainda acredito que seja possível", asseverou.
    No final da partida com o Marítimo, alguns associados protestaram contra os maus resultados e acabaram também por se insurgir contra a acção da polícia, que tentou proteger o presidente. "A presença maciça das forças de segurança acaba por instigar os ânimos. Após os meus pedidos para que se afastassem, acabei por sair escoltado pelos sócios", esclareceu Cabral Ferreira. "

    Leia mais em :
    http://www.ojogo.pt/21-275/artigo513062.htm
    http://www.ojogo.pt/21-275/artigo513059.htm
  • E-mail
  • |

    Pavilhão Acácio Rosa, logo pelas 20 horas

    Recorde-se que para o encontro da primeira jornada da Liga, os CRUZADOS levaram de vencida o Manabola, por 25-29 em casa deste.

    COMPAREÇA NO ACÁCIO ROSA !!!!

    APOIE OS CRUZADOS !!!!

  • E-mail
  • |

    terça-feira, novembro 22, 2005

    Depressão, tristeza, desilusão.......

    Hoje apetece-me questionar o porquê de se "admitirem" transferências com a temporada a decorrer e fora do normal periodo dessas mesmas transferências.
    Esta questão tem a ver com o Belenenses, que após três vitórias consecutivas, ter "substituido" aqueles que nos fizeram sonhar por um outro lote de descrentes ainda maior que a descrente massa associativa.
    Deveriam no meu entender ser proibidas estas transferências !!!!
    Pois só assim se pode justificar o desalento, a descrença , o sofrimento que me invade nesta hora.
    Acerca de Futebol creio que falarei quando os profissionais do meu Clube passem a honrar a camisola que vestem, despeço-me (espero) até breve........
  • E-mail
  • |

    segunda-feira, novembro 21, 2005

    Convocados para hoje - 20 horas no Restelo

    A SAD do Belenenses divulgou esta manhã a lista dos 18 atletas convocados para o encontro desta noite, frente ao Marítimo.
    Para este jogo, a contar para a 11ª Jornada da Liga 2005/2006, José Couceiro entendeu chamar os seguintes jogadores:
    Marco Aurélio, Amaral, Vasco Faísca, Rui Ferreira, Ruben Amorim, Sandro Gaúcho, Ahamada, Paulo Sérgio, Romeu, José Pedro, Rolando, Sousa, Gaspar, Pinheiro, Fábio Januário, Pedro Alves, Ivan Djurdjevic e Pelé.
    De fora da convocatória ficam Silas, Ricardo Araújo e Meyong, que cumprirá o primeiro de dois jogo de castigo, na sequência da expulsão frente ao Boavista.
    Por outro lado todos estamos convocados a apoiar os Navegadores, é preciso a presença de todos no Restelo de preferência de bandeira em punho, com o simbolo da Cruz de Cristo bem visivel, para eles (os Navegadores) sentirem o calor e apoio da massa associativa e em conjunto, darmos o rumo certo à Nau em direcção a mais uma conquista , tão necessária para se atingir o objectivo traçado - O RUMO DA EUROPA !!!!!
  • E-mail
  • |

    Quem pára o Belenenses?

    Artigo publicado em A Bola
    - " José Tomás admite que o primeiro lugar é a meta da fase regular
    O Belenenses segue imparável a caminhada triunfal na Liga e depois da vitória de ontem, a nona em outras tantas possíveis, José Tomás assumiu que é precisamente no topo da tabela que pretende ficar. Pelo menos até ao final da primeira fase. "Eles têm de ser melhores do que nós para nos derrotarem. Queremos continuar em primeiro lugar pelo menos até ao final desta fase", explicou o técnico. O Águas Santas chegou ao Restelo pouco intimidado com o estatuto de líder do rival e comandado por Pedro Cruz, com um belo início de jogo, cedo mostrou ao que vinha. A equipa de Paulo Faria precisou de cinco minutos para se colocar na liderança, perante um Belenenses apático, e aí permanecer até aos 12minutos da segunda parte! Com Sérgio Morgado na bancada, Hugo Reis rendeu corajosamente um dos atletas mais importantes da equipa, e ninguém se queixou. A confiança dos maiatos, quer no ataque quer na defesa, chegou a colocar os visitantes a vencer por 11-6 mas, paulatinamente, o Belenenses foi acertando a defesa e a entrada de Bacalhau acabaria por revelar-se preciosa. "Foi bom, mas o importante é o colectivo. Jogamos todos e sempre para ganhar e até nos esquecemos do cansaço", explicou o lateral-esquerdo. Do lado do Águas Santas, Jorge Carvalho e Pedro Cruz tentavam bater Humberto Gomes, mas depois do descanso o guarda-redes da casa foi decisivo na viragem do jogo. A inferioridade numérica e a marcação a Pedro Cruz e Jorge Carvalho surtiram o efeito pretendido e o Belenenses passou a vencer por 20-17. Daqui para a frente os anfitriões dominaram, com Paulo Faria a lamentar a arbitragem. Os maiatos reclamam livre sete metros sobre Eduardo Ferreira e o técnico maiato acabou por ser admoestado com dois minutos. Faria lamentou e realçou também outros aspectos: "Estas duas equipas merecem ser acarinhadas porque têm projectos de futuro e trabalham de forma profissional."

    Artigo publicado no Record
    - " LÍDERES DA LIGA COMPLETAM PRIMEIRA VOLTA INVICTOS
    Belenenses massacra com fibra de campeão
    O Belenenses concluiu ontem a primeira volta do Campeonato da Liga invicto e continua sem perder há 15 jogos, vencendo desta vez por 25-22 o aguerrido Águas Santas, que tudo fez para ganhar mas acabou vergado à fibra dos lisboetas.
    A turma da Maia entrou melhor e realizou uma primeira parte de nível, através de uma defesa que não deu espaço ao criativo João Pinto (5 golos) e no ataque teve o central (adaptado) Pedro Cruz (9 golos) com um alto nível de eficácia.
    O ascendente dos forasteiros traduziu-se numa vantagem de 5 golos (11-6, aos 22 m), mas o Belenenses, impondo um ritmo elevado, soube reagir, chegando à vantagem (17-16) a meio do tempo complementar.
    A defesa mais coesa dos azuis anulou Cruz e aproveitou a mais-valia do contra-ataque, enquanto Francisco Bacalhau (9 golos) apareceu em grande no ataque, causando mossa na resistência do Águas Santas. O “burburinho”, aos 23,55 m da segunda parte, também afectou os forasteiros, após exclusão de 2 m ao técnico Paulo Faria, situação contestada que surgiu na sequência de cartão vermelho a Vladimiro Pinto.
    Agastado
    Paulo Faria estava agastado com os árbitros:“Nem o Belenenses precisa, nem nós merecemos isto. Esta dupla merece consideração, mas eu exijo mais respeito. Temos tido limitações físicas, designadamente Sérgio Morgado que está a ser avaliado (tromboflebite).”O treinador José Tomaz (Belenenses) já pensa no título: “Queremos chegar ao fim no 1.º lugar.”

    Artigos publicados em O Jogo
    - " Fúria azul no final
    O Belenenses continuou ontem a carreira brilhante na Liga de Andebol, ao averbar a 12ª vitória consecutiva diante do Águas Santas, entre os jogos no ano passado e deste ano. A equipa de José Tomaz até não entrou bem no encontro, muito por mérito da bom desdobramento defensivo e atacante do conjunto maiato, que chegou a uma vantagem de cinco golos (6-11). No entanto, José Ricardo Costa e Francisco Bacalhau aproveitaram o facto de Pedro Solha ter sido excluído para encurtarem a diferença antes do intervalo.
    A partir dos 15 minutos da segunda parte verificou-se a inversão no marcador e na tendência do jogo. Francisco Bacalhau encarregou-se de pôr a sua equipa em vantagem (17-16), beneficiando de um abaixamento físico e psicológico de adversário que desperdiçava oportunidades de golo consecutivas. Diogo Pinheiro alargou a diferença para três golos, que não mais se alteraria, e nem o vermelho directo mostrado a Vladimiro Pinto contribuiu para a recuperação do Águas Santas, que também ficaria em inferioridade numérica por terem sido aplicados dois minutos ao treinador Paulo Faria.
    Belenenses:
    G.R: Humberto Gomes e Tiago Moreira;
    Nuno Roque, Diogo Pinheiro (3), Bruno Moreira (1), José Ricardo Costa (3), Pedro Spínola, Tiago Silva, Pedro Matias (1), Nelson Pina (1), Vladimiro Pinto (1), João Pinto (5), Tiago Fonseca (2) e Francisco Bacalhau (8).
    -" FRANCISCO BACALHAU
    Salgou a vitória
    O lateral-esquerdo do Belenenses foi uma das unidades fulcrais da equipa de José Tomaz para inverter o resultado. Apesar de ter falhado dois livres de sete metros, Francisco Bacalhau assumiu preponderância na segunda parte não só pelos oito golos marcados mas também pela experiência que emprestou à equipa. "
    - " José Tomaz:
    Queremos o primeiro lugar da primeira fase
    O Belenenses não esteve nos melhores dias. Acusámos alguma pressão diante de uma equipa com valor. Na segunda parte jogámos mais colectivamente. Depois de vencermos o FC Porto aqui e o ABC fora queremos o primeiro lugar da primeira fase."
    Paulo Faria:
    Dualidade de critérios
    Foi um jogo entre dois clubes que têm projecto para o futuro do andebol, mas nem o Belenenses precisa nem nós merecíamos a dualidade de critérios dos árbitro. Se se contratam árbitros profissionais exijo ser tratado com o mesmo respeito que tenho por eles."
  • E-mail
  • |

    domingo, novembro 20, 2005

    Hoje, todos convocados .....!!!!!!

    Pavilhão Acácio Rosa, logo pelas 18 horas ,
    Vamos todos a apoiar os CRUZADOS a manter a liderança !!!!
    Não fiques em casa, faz a tua parte, apoia !!!!!!

    Artigo do amigo Rui Vasco publicado no Portal Oficial do CFB
    -"Recepção ao Águas Santas é Hoje (nota do editor)
    18-11-2005 10:45
    O Belenenses recebe hoje (nota do editor), no seu Pavilhão Acácio Rosa, a equipa maiata da Associação Atlética Águas Santas, actual 4ª classificada da Liga Profissional de Andebol. A partida encontra-se marcada para as 18:00 horas.
    No último jogo desta primeira volta do Campeonato da Liga, correspondente à 9ª Jornada da prova, o conjunto do Restelo terá pela frente a formação alvi-negra do Águas Santas, num encontro que se prevê difícil - aliás, como todos - mas que promete emoção, bom andebol e muito esforço e dedicação do conjunto orientado pelo Professor Jose Tomaz.
    O Águas Santas soma 15 pontos em 7 jogos - menos 6 pontos que o Belenenses - e até ao momento conseguiu 4 vitórias (uma delas fora de Portas, contra o Ginásio do Sul), cedeu 3 derrotas e empatou por uma vez.
    Entre jogos da Liga, a formação nortenha foi ainda eliminada da «Chalenge Cup» pelo Spoting da Horta, após dois empates e por motivo de diferença no número de golos marcados fora.
    O Águas Santas tem uma boa equipa e o seu percurso na Liga é disso mesmo elucidativo... Trata-se por isso de um novo teste à liderança de um grupo de trabalho azul que luta sempre pela vitória.
    Os dados estão lançados e parecem estar reunidas todas as condições para o Pavilhão Acácio Rosa voltar a ser «invadido» pela presença e apoio dos adeptos do Belenenses, apostados em ajudar a sua equipa na conquista da 9ª vitória consecutiva, o que lhe valerá mais pontos e um feito digno de registo: uma primeira volta totalmente invencível!

    -"Após o treino de ontem e com vista o encontro de hoje frente ao Águas Santas, o técnico Prof. José Tomaz convocou os seguintes atletas: Humberto Gomes; Tiago Moreira; Vladimiro Pinto; João Pinto; Pedro Matias; Tiago Silva; Diogo Pinheiro; José Costa; Nelson Pina; Francisco Bacalhau; Bruno Moreira; Pedro Spínola e Tiago Fonseca "

    FORÇA CRUZADOS !!!!!!!!

  • E-mail
  • |

    sábado, novembro 19, 2005

    Recusado galardão a Sequeira Nunes

    Artigos publicados em O Jogo
    - "Pela primeira vez na história do Belenenses, o Conselho Geral (CG) do clube recusou-se a dar parecer favorável a uma proposta da Direcção para a atribuição do mais alto galardão dos azuis - Cruz de Cristo de Ouro, Dedicação e Valor - ao ex-presidente Sequeira Nunes. O argumento evocado, sabe O JOGO, reside no facto de o dirigente - actualmente vice-presidente da Assembleia Geral - não ter sido, previamente, distinguido como sócio honorário. Esta é, aliás, a recomendação constante na carta enviada pelo CG à Direcção, na qual refere a unanimidade da decisão. Algo que não terá acontecido, já que houve quem tivesse, segundo apurámos, votado favoravelmente.
    A recusa, com foros de ineditismo, parece não ter convencido quem elaborou a proposta, porquanto outra personalidade (Coelho da Fonseca), também ela sem a qualidade de sócio honorário, recebeu parecer positivo para atribuição do galardão, que será ratificado em Assembleia Geral no dia 29. Mas, neste caso, a decisão fundamentou-se no carácter póstumo da homenagem. Mais: fonte conhecedora do processo assegura que outros dois sócios, Manuel Sousa Ramos e José Augusto Vale, apesar de se encontrarem em situação idêntica à de Sequeira Nunes, receberam o galardão num passado recente. Além disso, os estatutos do clube, apenas impõem como condição a prestação de "serviços de excepcional merecimento" - e o parecer positivo do CG - , algo que a actual Direcção reconhece a Sequeira Nunes. O presidente do CG, Major Baptista da Silva, escusou-se, amavelmente, a comentar o assunto. "
    -" Romeu promete estreia tranquila
    O avançado Romeu está à beira de se estrear como titular na Liga - já o foi para a Taça de Portugal - face ao castigo de Meyong. "Não tenho de mostrar nada a ninguém mas sim dar o melhor que sei, estar confiante e pensar que temos de vencer a partida", revela o ex-vimaranense em vésperas de tentar fazer esquecer o segundo melhor marcador do Campeonato e ajudar a equipa: "Estou sem ansiedade mas sim com tranquilidade. Meyong atravessa um bom momento e o nosso sistema de jogo tem apenas um ponta-de-lança. Mas o grupo não são apenas os onze que entram em campo, nem apenas estes resolvem os jogos. Vamos precisar de todos ao longo da época".
    José Couceiro já manifestou a sua vontade em ver o plantel reforçado em Janeiro e a aquisição de um ponta-de-lança é considerada prioritária. Algo que não preocupa Romeu. "É normal, acontece em todos os clubes e não só no Belenenses. A época é longa e, às vezes, é preciso fazer reajustes. Neste caso, Meyong vai estar ausente [CAN], o mister pode querer jogar com dois pontas-de-lança, e é normal que queira ter mais recursos".
    A finalizar, o avançado quebrou o silêncio sobre um tema do qual os jogadores ainda não tinham falado publicamente - a saída de Carvalhal: "Um treinador vive de resultados e estes não apareceram com o mister Carlos Carvalhal. E, se no início do Campeonato, quando ganhávamos, não éramos os melhores também agora não somos os piores. Ele teve grande responsabilidade na escolha dos jogadores e o que de positivo acontecer também é mérito seu."

    artigo publicado em A Bola
    -"Silas continua a condicionar escolhas de Couceiro
    Romeu rende Meyong
    Com o castigo de Meyong, Romeu ganhou a hipótese de jogar na segunda-feira frente ao Marítimo. É o avançado à disposição de José Couceiro e foi testado no treino de ontem de manhã. Ao antecipar a partida com os madeirenses, Romeu revelou-se decidido a agarrar esta oportunidade. «Não tenho de mostrar nada a ninguém, estou confiante e temos de vencer esta partida, mas sem ansiedade», disse. Depois reconheceu que Meyong tem jogado bem: «O nosso modelo de jogo assenta apenas num ponta-de lança e ele tem estado em bom nível. Resta-me trabalhar, pois nem sempre os que jogam de início resolvem.» De resto, o avançado mostrou-se confiante numa melhoria de resultados. A equipa para defrontar o Marítimo não deverá ser muito diferente da que empatou com o Boavista, mas a dúvida continua a ser Silas, que se treinou sem limitações mas ainda assim a tentar evitar o choque no pé esquerdo.

    Artigo publicado no Record
    -" ESTREIA-SE A TITULAR
    Romeu: «Não tenho que mostrar nada»
    Habitual suplente com Carvalhal e também agora com Couceiro, Romeu será o escolhido para actuar nas próximas jornadas como titular na frente de ataque, em face do castigo aplicado a Meyong. O avançado está preparado, embora entenda que nada tem a mostrar. “Só tenho de entrar em campo e dar o meu melhor, porque temos de ganhar este jogo. O Meyong está a atravessar um bom momento, já leva vários golos, e para mim fica naturalmente difícil, pois o nosso modelo tem apenas um ponta-de-lança. Tenho trabalhado muito, mas acho que não tenho que mostrar nada a ninguém, porque sei que o plantel não são só 11 jogadores”, explica.Romeu tem um comentário a fazer à situação do Belenenses na Liga: “O nosso valor não está reflectido na tabela, mas sei que quando se faz um plantel com 11 ou 12 jogadores novos, torna-se complicado. Sei que no futuro vai ser muito bom, mas também não aceito que, quando tivemos três vitórias seguidas éramos os maiores e que agora sejamos os piores. O Carvalhal foi responsável pela escolha dos jogadores e tudo o que conseguirmos de positivo também vai dever-se a ele”.
  • E-mail
  • |

    sexta-feira, novembro 18, 2005

    BELENENSES 82-77 Barreirense

    Palavras para quê !!! transportam a Cruz de Cristo ao peito e ..... lideram a LIGA TMN !!! SÃO OS GUERREIROS
    GUERREIROS 82-77 Barreirense
    Parciais :
    19-24
    20-19
    21-16
    22-18
    No que concerne a estatisticas, socorro-me do artigo do amigo Miguel Barreiros, no Portal Oficial do CFB
    .......Por fim, nota final para a falta de pontaria do jogo exterior azul neste encontro, traduzidos em 15% de (in)eficácia ( 3 triplos em 19 tentativas ) que contrastaram com os 34% dos forasteiros ( 9 em 26 ) e para a soberba exibição de Miguel Minhava que foi resolvendo individualmente os problemas de tranquilidade da equipa ( 31 pontos, 8 ressaltos, 3 assistências e 10 faltas sofridas).
    O Belenenses alinhou com: Jamie Kendrick ( 5pts, 4 ressaltos, 1 desarme no lançamento e 2 roubos de bola), Diogo Carreira (6 pts), Reggie Moore (18 pts, 6 ressaltos, 3 roubos de bola, 2 assistências e 5 faltas sofridas), Miguel Minhava (31 pts), Jorge Coelho (4 pts), Paulo Simão (3 pts, 3 assistências e 1 desarme no lançamento), Rod Smith (15 pts, 8 ressaltos e 1 desarme no lançamento) e Mário Jorge (5 ressaltos, 1 roubo de bola e 2 assistências). No banco ficaram sem qualquer segundo jogado os atletas Bogdan Stavrev, Benedito Suca, Arlindo Neves e Bruno Pires.....
    Acrecentando eu, MVP do encontro: Miguel Minhava 38 EFC, respeitantes a 31 pontos, 8 ressaltos, 3 assistencias, 1 roubo de bola, e 10 faltas provocadas.
    Quanto aos pontos L2 8/10 = 80% L3 1/2 = 50% e LL 12/14 = 85.7% ou seja um verdadeiro GUERREIRO e um "mão quente" !!!!
  • E-mail
  • |

    Hoje pelas 21h no Pavilhão Acácio Rosa, há Guerreiros !!!

    Excelente cartaz/convite da autoria de Carlos Moutinho em artigo do amigo Rui Vasco publicado no Portal Oficial do CFB
    LUTAR PELA LIDERANÇA, COM O APOIO DA MASSA ASSOCIATIVA, NÃO FALTE COM O SEU APOIO AOS GUERREIROS !!!!!
  • E-mail
  • |

    Marco Aurélio cumpre 300 jogos....

    Artigo publicado em A Bola
    300 encontros nas Ligas
    O Rio Ave foi buscá-lo ao Brasil, no Verão de 1996, mas acabou por ser no Farense que despertou a curiosidade do terceiro maior emblema de Lisboa. O Belenenses catapultou-o para o estrelato no futebol português. Até se falou em representar a Selecção Nacional. Aos 35 anos, o guarda-redes Marco Aurélio vai atingir a marca dos 300 jogos nos campeonatos de Portugal, diante do Marítimo, e, por enquanto, não pensa sequer no final da carreira. Porque não os 400?
    — Qual a sensação de fazer 300 jogos nas ligas de Portugal?
    — A sério? São 300? Nem tinha reparado nisso. Fico contente. É fruto do trabalho realizado nos últimos anos da minha carreira. É uma profissão que me dá bastante prazer e quero continuar. — Até quando?
    — Ainda não sei. Penso que dá para jogar mais alguns anos. Quero curtir enquanto posso. Sei que um dia vou ter de terminar, mas enquanto me sentir bem vou continuar.
    — Talvez seja possível fazer os 400...
    — [risos] Isso seria muito bom. Não passa de um número. Na minha posição, há tantos jogadores que terminam a carreira tarde. O importante para mim é que o Belenenses tenha sucesso. O meu desempenho individual não é relevante neste campo.
    — Vai fazer 10 anos que está em Portugal. Pensa permanecer no nosso país depois de abandonar o futebol?
    — Vou ter de analisar a situação nesse momento. Tenho de consultar a minha família. Estamos adaptados a Portugal e tudo vai depender das propostas de trabalho que receber.
    — Equaciona um regresso ao Brasil?
    — Talvez. Tal como já disse, tudo dependerá das possibilidades de ficar aqui. Se tiver de voltar, volto. Mas também não vou abandonar este país. A minha filha chegou aqui em bebé e é portuguesa. Logo se verá.
    Ganhar finalmente
    — O Marítimo é o adversário ideal para regressar às vitórias?
    — Não existem adversários ideais. O Marítimo tem feito bons jogos e desde que o treinador chegou à Madeira que ainda não perdeu. Temos de impor-nos, principalmente por ser em casa. — O plantel já sente a marca de José Couceiro?
    — Esta paragem no campeonato foi importante para o treinador. Teve tempo para trabalhar e nós para assimilarmos os conhecimentos dele.

    Esta mesma entrevista pode ser lida nos seguintes links:
    -http://www.ojogo.pt/21-270/artigo511863.htm
    -http://www.record.pt/noticia.asp?id=688918&idCanal=27

    Artigo publicado em O Jogo
    -" Djurdjevic testado
    José Couceiro testou, no treino de ontem, no Restelo, Djurdjevic na posição de lateral-esquerdo. A possibilidade do sérvio-montenegrino entrar no onze não passa, para já, disso mesmo, de uma possibilidade tanto mais que não joga desde a partida com a Naval. Nesse jogo entrou para o lugar de Vasco Faísca - que tem sido o habitual titular - o qual ontem também foi colocado ao lado de Gaspar, na dupla de centrais experimentada. Rui Ferreira esteve, também, na posição habitualmente ocupada por Sandro Gaúcho. Paulo Sérgio regressou dos Sub-21 sem problemas e Silas mostrou-se totalmente apto. "
  • E-mail
  • |

    quinta-feira, novembro 17, 2005

    Continua a indecisão em torno de Silas ....

    Artigo publicado em A Bola
    Silas deve recuperar até segunda-feira
    Avançado é prioridade
    A administração do Belenenses está já no mercado a estudar as várias possibilidades que estão financeiramente ao seu alcance tendo em vista o reforço do ataque da equipa em Janeiro, sendo que a contratação de um lateral-esquerdo não está igualmente descartada. O avançado é, porém, prioritário, sabendo-se da forte hipótese de Meyong se ausentar durante cerca de um mês para representar os Camarões na CAN. Caso se confirme, Couceiro conta apenas com Romeu para o ataque, o que é manifestamente pouco. As opções de reforços, entretanto, são várias, e, neste contexto, o mercado brasileiro está a ser agora estudado. Enquanto isso, a equipa prossegue a sua preparação e ontem o médio Silas iniciou o trabalho com bola. Desconhece-se, para já, se o influente jogador estará em condições para defrontar o Marítimo e, nesse sentido, o treino de hoje será fundamental, pois, se não sentir dores, então Silas tem boas hipóteses de alinhar frente à sua ex-equipa. Noutro contexto, o clube agendou para o próximo dia 29, pelas 20.30 horas, no Centro Cultural Casapiano, uma assembleia geral com quatro pontos na ordem de trabalhos, dos quais se destaca a apresentação, discussão e votação do orçamento para 2006.

    Artigo publicado no Record
    - "MÉDIO COMEÇOU A TREINAR COM BOLA
    Silas pode falhar Marítimo
    Silas começou ontem a treinar-se com bola, na parte inicial da sessão de trabalho que o técnico José Couceiro orientou no Restelo. O jogador, que estava praticamente recuperado de uma lesão que o afastou algumas semanas da competição, voltou a sofrer uma entorse pós-traumática da tibiotársica esquerda, no sábado passado.
    Depois de ter feito alguns remates à baliza, o médio abandonou o relvado para prosseguir com os tratamentos que tem feito desde que se magoou. O atleta está em dúvida para o jogo de segunda-feira, ante o Marítimo.
    Paulo Sérgio, ao serviço da Selecção Nacional Sub-21, foi o único ausente do treino. Com 22 jogadores disponíveis, o treinador dos azuis continuou a afinar a estratégia para o próximo embate, para o qual a única certeza é a ausência de Meyong, que cumpre o primeiro de dois jogos de castigo.
    O internacional camaronês também vai falhar a deslocação ao Estádio da Luz, na ronda seguinte. Em perigo de exclusão, e automaticamente de não jogarem ante o Benfica, estão Pelé e Paulo Sérgio, que já acumularam quatro cartões amarelos.
    Para hoje o plantel do Belenenses tem agendada uma sessão de trabalho, para as 10.30, tal como amanhã, sábado e domingo. No dia do jogo, ao contrário do que era habitual, os jogadores também vão treinar-se, à porta fechada. O jogo com os madeirenses é às 20.30, no Estádio do Restelo.

    Artigo publicado em O Jogo
    - " Ricardo Araújo é a solução
    A grande novidade no treino do Belenenses foi o regresso ao relvado do médio Silas. O camisola 10 dos azuis iniciou ontem treino condicionado, embora continue em dúvida a sua utilização na segunda-feira à noite, diante do Marítimo, já que continua a contas com uma lesão pós-traumática na tibiotársica esquerda. Na única sessão do dia, José Couceiro voltou a colocar Ricardo Araújo no centro do terreno devendo o técnico apostar no médio brasileiro. Esta pode ser a grande oportunidade de um jogador que com o anterior treinador não foi utilizado. Na defesa, Couceiro também parece ter ainda algumas dúvidas já que testou Pelé e Faísca nessa posição, enquanto Amaral e Djurdjevic não devem deixar fugir o lugar nas alas.
    Fora das quatro linhas, é de recordar que no próximo dia 29 de Novembro, às 20h30, está marcada a assembleia geral do clube, onde, na ordem de trabalhos estará a votação do orçamento para o exercício de 2006. "
  • E-mail
  • |

    CRUZADOS SEGUEM NA ROTA DOS TRIUNFOS !!!!

    Artigo dos amigos Miguel Barreiros e Vitor Ferreira publicado no Portal Oficial do CFB
    ANDEBOL: «Tubarões insaciáveis»
    16-11-2005 23:15
    A equipa de andebol profissional de «Os Belenenses» deu esta noite mais uma demonstração de capacidade e categoria ao triunfar no recinto do ABC por 24-23, comandando agora isolado, e como única formação invicta a classificação do Campeonato da Liga.
    Depois de sete vitórias em sete jogos disputados pelos azuis do Restelo, era com enorme expectativa que se aguardava o jogo desta noite em Braga, onde se defrontavam as duas únicas equipas que somavam por triunfos os jogos disputados, conquanto os bracarenses tenham ainda partidas em atraso.
    O encontro como seria de prever foi sempre equilibrado, com as duas formações a darem o seu melhor para manterem a invencibilidade, algo que para os comandados do Prof. José Tomás estava sobremaneira dificultado por a partida se disputar num sempre difícil reduto com o contra do público adversário.
    Como já referimos o equilíbrio foi a nota dominante, com o intervalo a chegar com o marcador em 13-13.No recomeço a formação sedeada no Pavilhão Flávio Sá Leite adiantou-se ligeiramente no marcador e aos dez minutos da segunda parte vencia por 17-15.
    Os azuis rectificaram, empataram a 18 golos e quais tubarões esfomeados passaram para a frente no resultado (18-19 aos 20 minutos e 20-22 aos 25 minutos).
    Os derradeiros cinco minutos de jogo foram jogados a um ritmo frenético e a poucos segundos do final, quando os azuis vitimados por duas exclusões estavam reduzidos a quatro jogadores de campo, Humberto Gomes defendeu um lance aos seis metros e assegurou a suada mas merecida vitória!
    Num grupo em que o colectivo é o grande trunfo, teremos que salientar desta vez três atletas por motivos diferentes: Humberto Gomes pelas magníficas intervenções realizadas, o jovem Nelson Pina pela raça, garra e determinação que emprestou ao jogo, defendendo extraordinariamente e sendo vítima de inúmeras cargas e em último lugar Pedro Matias que mesmo inferiorizado fisicamente devido a lesão não deixou de dar o seu contributo, lutando até à exaustão, como aliás todos os restantes elementos da equipa.
    O Belenenses alinhou com: Humberto Gomes (Tiago Moreira); Nuno Roque, Diogo Pinheiro (1); Bruno Moreira, José Costa (3), Pedro Spínola, Tiago Silva (4), Pedro Matias (1), Nelson Pina (1), Vladimiro Pinto (2), João Pinto (5), Tiago Fonseca (2) e Francisco Bacalhau (5).
    Com o resultado desta noite e independentemente do desfecho da próxima partida no Restelo frente ao Águas Santas, o Belenenses terminará a primeira volta da fase inicial da prova no comando da classificação que lhe assegura o apuramento automático para a «Final-Four» da Taça da Liga.
    O encontro frente ao Águas Santas realiza-se no próximo domingo às 18 horas no Pavilhão Acácio Rosa e sem dúvida que estes técnicos e atletas merecem o elogio da sua presença.
    Um recinto repleto de público será sem dúvida um bonito e desejado prémio para uma equipa que tem feito do trabalho e dedicação o seu lema, ultrapassando com brilhantismo obstáculo após obstáculo …

    Podem ler mais nos seguintes links:
    Site do Andebol do CFB
    http://www.ojogo.pt/21-269/artigo511761.htm
    http://www.record.pt/noticia.asp?id=688835&idCanal=84
    http://www.abola.pt/nnh/index.asp?op=ver¬icia=92077&tema=13
    Ou seja a CS vergada ao poderio da CRUZADA AZUL!!!

    Não falhe com o seu apoio aos CRUZADOS, no próximo domingo às 18 horas no Pavilhão Acácio Rosa
  • E-mail
  • |

    quarta-feira, novembro 16, 2005

    Belenenses na CS online...

    Artigo publicado em A Bola
    - " Brasileiro testado na ausência de Silas
    Ricardo Araújo a número 10
    José Couceiro começou ontem a preparar a recepção ao Marítimo, marcada para a noite de segunda-feira, com dois treinos em que deixou entender algumas alterações em relação à equipa que apresentou nos dois primeiros encontros em que dirigiu o Belenenses. Além da entrada de Romeu para o lugar do castigado Meyong, o treinador experimentou (ainda é cedo para dizer que será uma solução definitiva, mas as sessões de ontem deixaram essas indicações) também Djurdjevic na posição de lateral-esquerdo, relegando Vasco Faísca para o para a equipa reservista. No lado direito, Amaral, que com o Boavista perdeu a titularidade para Sousa, parece bem posicionado para recuperar o lugar. No meio-campo, e enquanto permanecem as dúvidas sobre a recuperação de Silas, Couceiro parece disposto a apostar em Ricardo Araújo, brasileiro que não tem tido grandes oportunidades de mostrar o seu valor. Na frente, e com Paulo Sérgio nas selecções, o treinador deu o lado direito do ataque a Ahamada. Soluções a confirmar com o decorrer dos treinos.

    Artigo publicado no Record
    - " PLANTEL REGRESSOU AOS TREINOS
    Couceiro testa alterações
    José Couceiro testou ontem, no regresso do plantel aos treinos, algumas alterações na equipa (tinha só nove jogadores de campo), sendo que a eventual entrada de Djurdjevic para o lado esquerdo da defesa é uma das novidades.
    O técnico dos azuis ensaiou mais mexidas na defesa, colocando Amaral na direita e no eixo Pelé e Rolando. Assim, se Couceiro apostar neste quarteto defensivo, apenas Pelé se mantém relativamente ao jogo com o Boavista.
    Na zona intermédia, Rui Ferreira foi o trinco, tendo Ricardo Araújo jogado um pouco mais à frente, sob a direita. No lado direito do ataque alinhou Ahamada e na esquerda José Pedro. Romeu era o elemento mais avançado.
    Esta equipa – incompleta – deverá, naturalmente, sofrer alguns reajustamentos, tanto mais que Silas está lesionado e ainda não se sabe se recupera, enquanto Paulo Sérgio está na Selecção Sub-21. Contudo, é provável que José Couceiro altere o onze que defrontou o Boavista, até porque Meyong está castigado e não pode jogar contra o Marítimo e Benfica, na jornada seguinte.
    Estas alterações de Couceiro foram ensaiadas na sessão matinal, enquanto de tarde o técnico optou por treinar lances de contra-ataque, insistindo em jogadas de dois avançados contra um defesa.
    O certo é que o embate com o Marítimo é apenas na segunda-feira, pelo que Couceiro tem mais alguns dias para definir qual a equipa que irá jogar, podendo esperar pela decisão do departamento médico sobre a utilização de Silas.
    Silas apenas faz tratamento
    O médio Silas “falhou” ontem a sessão bidiária da equipa, tendo feito tratamento e sido reavaliado (sofreu entorse pós traumática da tibiotársica esquerda) pela equipa médica dos azuis.O boletim clínico distribuído ao fim da tarde não especifica se o número 10 está ou não em dúvida, limitando-se a referir a lesão do atleta.

    Artigo publicado em O Jogo
    - " Couceiro procura alternativa a Silas
    Silas continua a preocupar o treinador do Belenenses. A menos de uma semana do encontro com o Marítimo, o futebolista mantém-se ausente dos relvados e não existe sequer prognóstico para o regresso. Silas começou a época em bom plano, mas várias lesões têm ensombrado uma temporada que o próprio pretendia de alto nível. Neste momento a entorse pós-traumática da tibiotársica esquerda é o mais recente problema do camisola 10 do emblema da Cruz de Cristo.
    A pensar na provável ausência de Silas, José Couceiro vai testando soluções. Ontem de manhã o técnico apresentou Ahamada no centro do terreno, tendo entregue o ataque a Romeu, o substituto do castigado Meyong nos próximos dois jogos. Na defesa, Pelé e Rolando formaram a dupla de centrais, Amaral ocupou o lado direito e o sérvio Djurdjevic o esquerdo. No meio-campo Rui Ferreira foi o médio mais recuado, com Ricardo Araújo e Zé Pedro a completarem este onze testado por Couceiro. À tarde o técnico insistiu em jogadas de contra-ataque, tendo chamado a atenção para a necessidade do remate fácil à baliza. Hoje está agendada somente uma sessão, a partir das 16h00. "
  • E-mail
  • |

    terça-feira, novembro 15, 2005

    Do baú do meu amigo Paulo Jesus…

    Na sequência da opinão expressa por José Couceiro acerca do actual plantel do Belenenses e do post do meu amigo Pedro Domingues ontem no Blogue Belenenses Sempre , trago à lembrança uma realidade do inicio da época de 90, mais precisamente 90/91 (obrigado amigos Eduardo e Ulisses) lá para os lados do Restelo, uma amabilidade do meu amigo Paulo Jesus.
    Artigo publicado em " A Bola Magazine "
    No Restelo moram dois clubes,de contrastes.
    Um o Beleneses que está a lutar pela sobrevivência na I Divisão, sob o comando de um ”xerife” que procura fazer prevalecer , a todo o custo, as suas leis.
    Outro a Juventude de Belém, que apesar de recém nascido (ainda não completou um ano de vida) está a espantar Portugal com a sua espectacular carreira na zona F do escalão terciário, a ponto de ser a última equipa das três divisões nacionais a perder a invencibilidade – na Albufeira , frente ao Imortal, em finais de Janeiro - proeza tanto mais de enaltecer face à pouca experiência dos pupilos de Carlos Siva nestas andanças .
    Nesta foto faltam o Presidente da JB e vice-presidente do CFB Rodrigues Costa, os Directores Ulisses Cruz e Rui Costa e o treinador adjunto Paco Gonzalez (obrigado amigo Ulisses !!!)
    “ A Bola Magazine” procurou com esta reportagem na “Oficina” da Juventude de Belém, dar uma imagem aos leitores de como é o dia a dia de um clube satélite que por estar ligado, umbilicalmente, a equipa mãe passa por alguns condicionalismos, o que não o impede porém de brilhar no respectivo Campeonato.
    Carlos Silva, velha raposa do futebol português, começou por se referir a mecânica da sua equipa: “ A Juventude de Belém está sob a jurisdição administrativa e financeira do Belenenses e só tem uma parte de autonomia na área desportiva, sempre subordinada , claro aos interesses do Belenenses. O sistema de treinos é feito separadamente, de manhã, as convocatórias de domingo a domingo estão limitadas aos jogadores que estejam disponíveis e damos a colaboração nos jogos de “reservas” em conjungação com os “miudos”dos juniores” .
    O técnico dos “azuis” já passou por alguns problemas nesta época, nomeadamente na constituição da equipa: É evidente que houve um período em que tive dificuldades para implantar as minhas ideias porque na altura além dos mais velhos, casos do Rui Gregório, Paulo Sérgio, e Pedro, que já trabalhavam com a equipa principal, o Serralha, o Peyroteo, e o Helder também foram chamados aos treinos do Belenenses e, portanto, deparei com vários problemas a nível de esquemas no fundo, no aperfeicoamento do colectivo. Mas ultimamente, não se constata essa situacão. Está tudo bem “!
    A aposta inicial da Juventude de Belém foi ascender a II Divisão ?
    Carlos Silva negou: “ A filosofia da Direcção não objectivava a subida, mas sim a formação dos jogadores em todas as áreas, desportiva, social e até mesmo educacional. Mas como é natural, julgo que deve ser sempre prioritária a vontade de vencer. Temos que incutir nos jovens o espirito da competição. Enquanto os adversários nao acreditaram que a Juventude pudesse ser candidata, os resultados apareceram fruto do nosso mérito exibicional. De algum tempo a esta parte as situações modificaram-se, tornamo-nos incómodos e, para se justificarem apostas vultuosas, o egoismo e o orgulho de certos dirigentes, infelizmente, não olhamos a meios.
    Os miudos vão sofrer, aliás já começaram. E é pena que os meus rapazes aprendam estas lições porque lutamos sempre pela verdade desportiva
    ”.
    Como é que Carlos Silva encara a faceta de treinar um clube satélite ?
    A sua resposta: “ Há evidentemente algumas diferenças. O meu objectivo na Juventude é o de tentar aperfeiçoar a condição técnica e individual de cada jogador porque se trata de jovens em formação. E nesse aspecto, sinto-me muito satisfeito, pois o meu trabalho está a surtir os efeitos propostos.
    - Há várias pessoas que defendem a criação dos clubes satélites, outras não concordam. Qual a opinião do técnico da Juventude de Belém ?
    -“ Dado que não se pode fazer uma Campeonato de aspirantes como antigamente, é a solução aceitavel. Mas não deveria haver estrangeiros nos clubes satélites. Seria a formula ideal para se defender a evolução do jogador português
    Elói Andrade é o principal dirigente da Juventude de Belém apesar de pouco identificado com o futebol.
    Em 1963 ajudei a arrancar com a secção de ginástica do Belenenses, juntamente com o Sequeira Nunes e o Manuel Moreira, que era vice-presidente da anterior Direcção, aceitei o cargo, até porque, com perto de cinquenta anos de associado, julgo que é meu dever dar o contributo solicitado. Temos algumas dificuldades financeiras mas a Junta Directiva, dentro do possível, tem ajudado a limar alguns problemas. Os prémios sao pagos consoante a classificação. Abaixo do décimo lugar nao ha nada para ninguém. Sou mais velho que os jogadores mas o meu relacionamento com eles é espectacular. Não me importo de alinhar nas brincadeiras porque respeitamo-nos uns aos outros. Se estou surpreendido com a carreira da equipa ? Nem tanto, pois o ambiente é o melhor possivel. O Carlos Silva é como um pai para os miudos e eles seguem à risca as suas instruções"
  • E-mail
  • |

    segunda-feira, novembro 14, 2005

    Triunfo dos Guerreiros na CS online.

    Artigo publicado em A Bola
    - " Queluz, 79-Belenenses, 90
    O motor do triunfo
    TRIUNFO indiscutível do Belenenses no reduto dos campeões nacionais, que raramente se entenderam com as defesas alternativas do adversário e foram bastante permeáveis no capítulo defensivo, situação muito bem aproveitada pelos pupilos de Luís Silveira, especialmente pelos americanos Rod Smith (29 pontos e 10 ressaltos) e Reggie Moore (26 pontos e 6 resssaltos). Se estes estiveram bem na concretização e na luta dos ressaltos (34-27), há que realçar o trabalho de Miguel Minhava, o motor que fez gripar a máquina antagonista. O jovem atleta (22 anos) deu autêntico festival na forma de orientar uma equipa, assistindo de forma impecável os companheiros ao mesmo tempo que, com as penetrações para o cesto, criava desequilíbrios entre os homens do Queluz. Aos campeões nacionais tudo saiu mal, a defender e a atacar, notando-se também alguma dessincronização dos elementos da equipa, fruto da falta de entrosamento dos novos jogadores. O Belenenses foi exactamente a antítese do adversário, percebendo-se boa ligação entre os sectores da equipa, boa saúde física e, acima de tudo, grande confiança entre o grupo de trabalho, sendo claramente superiores a uma formação que acusou o efeito de uma cansativa deslocação a Kazan, nos Montes Urais, na fronteira entre a Europa e a Ásia, e a ausência do espanhol Tomás Rodriguez, que piorou da lesão no joelho quando vinha a recuperar da mesma. Diga-se que os homens do Restelo, não se importando com os mal dos outros, carregaram no acelerador depois de terem estado a perder por 0-6 para, aos poucos, chegarem ao comando: 21-18. Mas foi a partir dos 32- 28 que se começou a acentuar a superioridade, nunca mais deixando o comando. Com muita paciência, discernimento e bom aproveitamento das suas armas de destruição maciça, Smith e Moore), a equipa do Restelo obteve excelente triunfo em casa dos campeões. Embora nunca se tivesse rendido o Queluz deu pálida ideia das suas capacidades e amanhã tem já um duro teste para a Taça ULEB, diante dos representantes da Sérvia e Montenegro

    Artigo publicado no Record
    - " AZUIS BATEM QUELUZ POR 90-79 E ASSUMEM COMANDO DO CAMPEONATO DA LIGA
    Miguel Minhava lidera serenidade belenense
    Quem ontem se deslocou ao Pavilhão Henrique Miranda poderia ter-se questionado qual seria, das duas equipas, a campeão nacional.Na verdade, o Queluz não justificou, no jogo da 5ª jornada do Campeonato da Liga, o estatuto de campeão conquistado merecidamente na época passada.Os pupilos de Alberto Babo demonstraram sempre uma grande intranquilidade, comprovada pelos inúmeros lançamentos fáceis desperdiçados junto ao cesto (45% de lançamentos de campo contra 57% dos azuis), e, no segundo tempo, foram incapazes de ultrapassar a bem montada defesa zona do adversário.O Belenenses surgiu com uma atitude bem diferente da do Queluz. Serena e com o base Miguel Minhava em destaque, liderando todas as acções ofensivas, a formação do Restelo foi adquirindo vantagem, que chegou a ser de 17 pontos (77-60).“Foi um dia mau. Permitimos penetrações fáceis e desperdiçámos muitos lançamentos. A equipa está debilitada”, disse Alberto Babo, treinador do Queluz.“Toda a equipa esteve bem, com destaque para Miguel Minhava. Fomos felizes na defesa que montámos”, referiu Luís Silveira, técnico do Belenenses.Rodriguez lesionadoEntretanto, o extremo espanhol Tomas Rodriguez (Queluz) voltou a lesionar-se no mesmo joelho (esquerdo) no treino de sexta-feira, estando o seu futuro como basquetebolista ameaçado

    Artigo publicado em O Jogo
    - "Campeão derrotado
    A melhor prova da competitividade da Liga 2005-2006 deriva da comparação entre o começo do Queluz há um ano e esta época. Na altura a equipa treinada por Alberto Babo começou com 21 vitórias... consecutivas, hoje leva duas derrotas em cinco jogos.
    A segunda aconteceu ontem, frente a um Belenenses que já não é surpresa, antes uma confirmação, depois de à segunda jornada ter vencido o FC Porto em Matosinhos.
    São agora quatro as equipas que lideram, cada uma com uma derrota apenas, pois além do Queluz também a Oliveirense perdeu esse "comboio".
    No campeonato "dos últimos" o Barreirense foi quem mais lucrou, ao vencer o Aveiro Basket, por um ponto apenas, uma semana depois de ter derrotado o Benfica por... dois pontos.
  • E-mail
  • |