sábado, abril 30, 2005

RESULTADOS Desportivos e ROUBOS de Sábado 30 de Abril

FUTSAL
- Atlético 2-4 Belenenses

RUGBY
Seniores
- Belenenses 32-24 Benfica ; 1a Vitória na Fase Final e conquista da Taça Cidade de Lisboa !!! )
Juvenis
- Belenenses 25-5 CDUP ; Apurados para a Final da Taça de Portugal, depois da conquista do Campeonato Nacional, perspectiva-se a “dobradinha” !!!
Mais detalhes do Rugby no blog :http:belenenses.blogspot.com
ANDEBOL

Seniores

- F.C.Porto 28-26 Belenenses, Bom inicio da Fase Final !!

Juniores

- ABC 26-26 Belenenses, falta um empate para nos sagrarmos Campeões Nacionais

Juvenis

- Académico de Leiria 17-21 Belenenses, apurados para a Fase Final !!!!

Resultados do Andebol jovem com o patrocinio do Amigo Soares

FUTEBOL

- Mário Mendes 1-0 Belenenses

in Mais Futebol:

- 67 min.Penalty a favor do Benfica! Petit marca o canto ao segundo poste, Ricardo Rocha remata contra o peito de Amaral, a bola ressalta no braço do defesa dos azuis. Mário Mendes hesita e aponta para a marca

- 77 min. Remate de longe, de Zé Pedro, Quim, surpreendido, soca a bola para a frente, e Lourenço, pressionado por Ricardo Rocha, faz a recarga por cima. O jogador do Belenenses queixa-se de ter sofrido falta, num lance semelhante ao ocorrido no jogo com o F.C. Porto, no Restelo.

- "FINAL DO JOGO, O BENFICA VENCE POR 1-0. ........ Uma vitória muito sofrida dos encarnados, que apesar de dominarem sempre o jogo tiveram muitas dificuldades para derrubar a organização defensiva do Belenenses. Um «penalty» polémico assinalado por Mário Mendes sentenciou um encontro que vai continuar a alimentar discussões fervorosas durante a semana

in O JOGO:
-68' - Remate de Ricardo Rocha com a bola a bater na mão de Amaral. O árbitro considerou penálti, mas não mostrou o segundo amarelo e consequente vermelho a Amaral
-76' - Remate-surpresa de Paulo Sérgio para defesa de Quim para a frente, surgindo Lourenço a rematar ao lado apertado por Ricardo Rocha. Parece ter havido um toque do defesa encarnado no avançado belenense. Assim sendo, ficou um penálti por marcar

-in A Bola:
-"Lance polémico na origem da vitória do Benfica
O árbitro Mário Mendes foi o protagonista do jogo ao apontar, aos 68 minutos uma grande penalidade por mão de Amaral na área do Belenenses, que foi concretizada por Simão, num jogo dominado pelo Benfica, mas que sentiu alguns problemas para passar a defensiva do Belenenses....."

- in Record:
-"ÁGUIAS BATEM BELENENSES (1-0) NA LUZ O Benfica venceu o Belenenses por 1-0, em jogo da 31ª jornada da SuperLiga. Num encontro em que os encarnados tiveram um maior ascendente mas não conseguiram traduzir esse domínio em golos, o tento da vitória acabou por surgir ao minuto 68, através de uma grande penalidade muito duvidosa que Simão Sabrosa não desperdiçou
- "67' - Canto a favor do Benfica. Petit centra para a área com Ricardo Rocha a rematar contra Amaral. A bola toca no braço do defesa e o árbitro indica grande penalidade. Muitas dúvidas neste lance. CARTÃO AMARELO para NECA, por protestos
-76' - Paulo Sérgio remata forte para defesa a custo de Quim. A bola fica à mercê de Lourenço, que remata para fora e fica a pedir grande penalidade

Nem aqueles que os levam ao colo escondem a maneira como a derrota "encomendada" do Belenenses foi preparada !!!!

  • E-mail
  • |

    É hoje o dia da semana mais aguardado !!

    É hoje o dia de mais um jogo em que tudo há a ganhar !!!
    Há a ganhar mais do que os 3 pontos em disputa,
    há a ganhar a possibilidade de subir mais um lugar na classificação,
    há a ganhar a possibilidade de aproximação aos lugares uefeiros (temos a derrota do 5o classificado em Coimbra esta noite, a nosso favor )e, para além do mais manter o excelente nível demonstrado no ultimo jogo na passada semana, limpando um pouco a imagem deixada em Braga.
    Este é daqueles jogos com possibilidade de fazer história em que os artistas podem ficar a ser recordados como alguns outros num passado recente, lembro-me por exemplo de Fernando Mendes, de Rui Gregório....
    Este é um jogo que em caso de vitória não se resume sómente à vitória sobre o adversário mas é também uma vitória sobre a tradição, sobre as estatisticas e sobre a “imprensa” que nos considera convidados para uma qualquer festa em que os foguetes são lançados de véspera, e para o qual nos consideram desde já derrotados, "imprensa" que vive de campeões virtuais !!!
    Mesmo sabendo que os tempos que correm são diferentes de tempos idos não vos exigo a vós Profissionais Azuis, que joguem com ALMA AZUL, ou com AMOR À CAMISOLA, mas peço-vos que se apliquem tal como no passado jogo com o V. Guimarães, ou do jogo em que levaram de vencida o Sporting ,ou o jogo inicial do campeonato ou ainda o jogo da 1a volta perante o adversário de hoje, para isso necessitam de QUERER, ATITUDE,GARRA, e CONCENTRAÇÃO do 1° ao ultimo minuto, e não entrarem em “jogos florais” ou outras "encomendas" por parte da 3a equipa presente no jogo.
    Resumindo sejam vocês mesmos (nem sequer será necessário transcenderem-se) e tragam de lá os 3 pontos para gáudio de todos os BELENENSES !!!
  • E-mail
  • |

    sexta-feira, abril 29, 2005

    FUTSAL: Momento de renovações

    artigo pblicado no site oficial http://www.osbelenenses.com/
    FUTSAL: Momento de renovações
    29-04-2005 01:33
    Depois de apurados para a final do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, quando faltam ainda disputar duas jornadas, com a subida ao escalão máximo garantida há mais de uma semana e presença assegurada na «Final-Four» da Taça de Portugal entre primodivisionários é hora de assegurar o futuro.
    O técnico Manuel Jorge havia já renovado o seu vínculo em meados de Março, conforme oportunamente o site oficial de «Os Belenenses» noticiou, cabendo-lhe a escolha da equipa técnica que o acompanhará nesta nova etapa em terrenos por conquistar.
    A continuidade também pode ser uma virtude e o grupo de trabalho que tem acompanhado o «líder da conquista» na orientação técnica renovou também a sua ligação por mais uma época ao Belenenses. Excepção feita ao psicólogo Mark Serrano que se ausentará de Lisboa não podendo assim continuar a dar o seu contributo, os técnicos Raul Oliveira e João Padinha vão manter as suas funções.
    Entretanto, em relação aos atletas que integram o actual plantel bastantes renovações foram muito recentemente concretizadas, mais objectivamente oito, podendo ser desde já anunciada a continuação de camisola azul e Cruz de Cristo ao peito dos seguintes jogadores:
    Carlo Cardoso, 25 anos, Guarda-redes ( época 2005/2006 )
    Filipe Bernardino, 28 anos, Guarda-redes ( época 2005/2006 )
    Serrinha, 28 anos, Pivot ( época 2005/2006 )
    Nuno Monteiro, 26 anos, Ala ( época 2005/2006 )
    Paulo Castelinho, 33 anos, Ala ( época 2005/2006 )
    Marco Reis, 29 anos, Ala ( época 2005/2006 )
    Carlos Reis, 31 anos, Universal ( época 2005/2006 )
    Miguel Richart, 24 anos, Ala ( época 2005/2006 e 2006/2007 )
    Novo e importante desafio está em curso, com a disputa da Taça de Portugal em futsal, e o apoio de todos não será demais.
    Por isso, a direcção do Clube de Futebol «Os Belenenses» oferece a viagem em autocarro até ao Entroncamento, local de disputa da «Final-Four», a todos os associados que adquiram o bilhete para o primeiro dia de competição que comportará os jogos Belenenses – Boavista e Benfica – FJ Antunes, nos serviços do Belenenses no Restelo.
    O preço do bilhete é de 5 € (cinco euros) e é válido para os dois jogos do primeiro dia (sábado). Refira-se que para além da viagem de autocarro, os sócios e adeptos que adquirirem o bilhete no Belenenses terão a garantia de ocupar no pavilhão o mesmo sector dos restantes apoiantes da equipa dos «Conquistadores Azuis».
    Vamos, todos juntos, marcar ainda mais a história do futsal no Clube de Futebol «Os Belenenses» !

    Autor:
    MB/JB

    E assim se vê que no Belenenses existe quem trabalha a tempo e horas !!!!!
    Obrigado Nuno , obrigado João !!!!!
  • E-mail
  • |

    quinta-feira, abril 28, 2005

    Final 8 da Taça de Portugal em Basquetebol - CFB 62-77 Oliveirense.

    Siga o desenrolar online (em constante actualização) deste jogo com o patrocinio do site http://www.belenensesbasket.com/home.htm:
    -Resultado no final do 1o periodo:
    Oliveirense 19-11 Belenenses
    Destaques:- Richard Andersson marcou 9 dos 11 pontos (os outros 2 de J.Coelho)
    - Resultado no final da 1a parte :
    Oliveirense 46- 26 Belenenses
    Destaques:- Richard Andersson marcou 13 pontos dos 26 !!!!!
    Comentário do Editor:
    - parciais de:
    - 19-11
    - 27-15
    Ou seja completamente atípico para os nossos Guerreiros !! nos pontos sofridos dentro da média habitual , mas... pontos marcados muito aquém do que é a média habitual dos nossos Guerreiros , aguardemos esperançosos pela segunda parte !!!

    - Resultado no final do 3o periodo
    Oliveirense 61-47 Belenenses
    =parcial de 15-21 !!!
    Destaques nos marcadores: Richard 13 pontos, P. Simão 13 pontos , Reggie Moore 13 pontos!!!

    - Resultado Final
    Oliveirense 77-62 Belenenses

    = parcial 16-15
    Destaques nos marcadores: Reggie 18 pontos, Richard 13 pontos, P. Simão 13 pontos .....
    Destaques negativos :
    -Turnovers: 6 no 1o periodo, 6 no 2o periodo, 2 no 3o periodo, 4 no 4o periodo
    -Lancamentos falhados: 5 no 1o periodo, 4 no 2o periodo, 5 no 3o periodo, 5 no 4o periodo

    E desta forma sem glória se despediram os Guerreiros desta Taça de Portugal de Basquetebol.... espera-se uma atitude Guerreira para enfrentar o próximo desafio - o Play Off da Liga !!!!!

    .
  • E-mail
  • |

    Destaques Azuis online Abril, 28

    Dada a latente falta de inspiração e assunto o editor socorre-se do pouco destaque que é dado pela imprensa ao nosso Clube, aqui ficam os links.

    Jornal A Bola:
    - ......................................................................

    Jornal Record:
    - GUARDA-REDES É A VOZ DA MOTIVAÇÃO Marco Aurélio: «Vamos em busca da vitória»
    O emblemático guardião Marco Aurélio é "apenas" um dos rostos da motivação extra que se respira no Restelo a escassas 48 horas do clássico lisboeta entre Benfica e Belenenses. O resultado dilatado da primeira volta [4-1 para os azuis] dá uma ajuda, tal como o facto de os encarnados estarem na luta pelo título........http://www.record.pt/noticia.asp?id=671284&idCanal=27

    - ENCARNADOS E AZUIS JUNTAM-SE NO ESTORIL OPEN NA SEMANA DO IMPORTANTE JOGO DA LUZ
    Derby entre amigos
    Manuel Fernandes e João Pereira, do Benfica, e Marco Paulo e Lourenço, do Belenenses, encontraram-se no Jamor para assistirem a ténis de qualidade......http://www.record.pt/noticia.asp?id=671339&idCanal=11

    -TONDELA RECEBE A PARTIR DE HOJE A "FINAL 8" Oito equipas partem à conquista da Taça
    Oito das principais equipas portuguesas (Queluz, Ovarense, Benfica, Oliveirense, Belenenses, Ginásio, CAB Madeira e Barreirense) iniciam hoje, em Tondela, a luta pela conquista da segunda prova mais importante do calendário competitivo do basquetebol nacional........http://www.record.pt/noticia.asp?id=671276&idCanal=89
    Nesta noticia o "jornalista" esqueceu-se de englobar o Belenenses numa possival candidatura a conquista do Trofeu, acho que vamos para fazer figura de corpo presente !!!!

    Jornal O Jogo:
    -Lourenço e Paulo Sérgio querem ajudar o Sporting
    Lourenço e Paulo Sérgio têm em comum o facto de serem avançados, de estarem contratualmente vinculados ao Sporting e de se encontrarem emprestados ao Belenenses. Depois de amanhã, jogam no Estádio da Luz, e não escondem o desejo de bater o Benfica, para benefício do Belenenses e... do Sporting ...........http://www.ojogo.pt/21-66/artigo464167.htm

    Ai Amigo Eduardo, Amigo Eduardo e...... as razões que te assistem !!!!!!!!

    -Antchouet ausente e com futuro incerto
    Antchouet voltou a exercitar-se de forma condicionada, mas desta vez nem sequer saiu do ginásio. ...... Relativamente ao seu futuro, a incerteza continua a pautar o dia-a-dia do jogador,............. Sei que a SAD está a preparar uma grande equipa para a próxima época, sinto orgulho em saber que conta comigo para esse projecto e a minha ambição também pode passar pelo Restelo." http://www.ojogo.pt/21-66/artigo464168.htm

    - Segunda volta bem melhor...
    O triunfo averbado frente ao Vitória de Guimarães permitiu ao Belenenses igualar o número de pontos (21) obtidos na primeira volta do Campeonato, ou seja, a equipa de Carlos Carvalhal precisou apenas de 13 jornadas para alcançar os mesmos pontos conseguidos nas primeiras 17....... http://www.ojogo.pt/21-66/artigo464169.htm

    -Oito magníficos em Tondela
    A competição-rainha da modalidade vê chegar mais uma final a oito. Monopolizada por equipas da Liga, mas nem assim perde brilho esta festa anual da modalidade, ponto alto das organizações da Federação Portuguesa de Basquetebol.....http://www.ojogo.pt/21-66/artigo464225.htm

    -Como chegaram a Tondela
    A eliminatória dos oitavos-de-final não foi fácil para alguns dos quarto-finalistas de Tondela....http://www.ojogo.pt/21-66/artigo464227.htm

    Ou seja, hoje é dia de acompanharmos os nossos GUERREIROS !!!! senão ao vivo, acompanhemo-los online no http://www.belenensesbasket.com/home.htm

    BOA SORTE GUERREIROS !!!!!

  • E-mail
  • |

    quarta-feira, abril 27, 2005

    Revista da Imprensa online 27 de Abril

    Jornal A Bola
    -Azuis empenhados em atrasar Benfica num campo historicamente adverso
    Vitória reduzida a 10 por cento
    OS números conseguem ser assustadores. Nos 66 jogos que o Belenenses disputou no terreno do Benfica, perdeu... 47 vezes, empatou 12, apenas saboreando a vitória em... sete ocasiões, o equivalente a pouco mais de 10 por cento dos jogos.....http://www.abola.pt/wqua/wdia.htm

    Será que vale a pena lá irmos jogar ???
    Pois segundo este artigo já estamos antecipadamente derrotados !!!

    Jornal Record
    -ANDERSSON ABORDA CLÁSSICO E A AMIZADE QUE PERDURA
    Fyssas ao jantar....Emprestados podem jogar
    Cristiano e Rodolfo Lima, jogadores cedidos pelo Benfica ao Belenenses, podem ser utilizados na Luz. À semelhança do que sucedeu no jogo da primeira volta....http://www.record.pt/noticia.asp?id=671193&idCanal=27

    Espero que para bem do Belenenses e dos jogadores em causa nem sequer estes sejam convocados, quanto mais jogarem !!!

    Jornal O Jogo
    - Só importa ganhar!
    Andersson já experimentou a camisola encarnada mas nunca a sensação de ser campeão em Portugal. Desta feita, o sueco terá por missão travar a armada da Luz rumo ao título....
    - Sequeira Nunes aprova última filial
    A Direcção de Sequeira Nunes realizou ontem a derradeira reunião do seu mandato, quando faltam poucos dias para que o novo elenco, presidido por Cabral Ferreira, tome oficialmente posse.....
    -Antchouet e Juninho sob vigilância médica
    Ainda faltam alguns dias para o embate de sábado à noite no Estádio da Luz e é com base no factor tempo que o departamento médico dos azuis mantém o tom optimista em relação aos dois casos clínicos deste início da semana.......http://www.ojogo.pt/21-65/artigo464022.htm


    É o destaque possivel na "imprensa" que temos !!!!!
  • E-mail
  • |

    terça-feira, abril 26, 2005

    Revista da Imprensa online

    No Jornal A Bola pode ler-se :
    - Administração oferece-lhe mais três anos de contrato, mas gabonês apresenta contraproposta
    Antchouet pede mais .....http://www.abola.pt/wter/wdia.htm

    No Jornal Record pode ler-se:
    -CLUBE APRESENTOU PROPOSTA Antchouet estuda renovação
    Antchouet confirmou ontem que o Belenenses lhe apresentou uma proposta de renovação por três temporadas. O avançado gabonês já discutiu os valores com o seu representante, adiantando que as negociações irão prosseguir....http://www.record.pt/noticia.asp?id=671062&idCanal=27
    - BASE REFLECTE AMBIÇÃO DO BELENENSES Nuno Perdigão: «Gostaria imenso de chegar a uma final»
    Nuno Perdigão é um dos basquetebolistas portugueses actualmente com maior experiência e currículo da Liga profissional, ....http://www.record.pt/noticia.asp?id=671095&idCanal=89

    No Jornal O Jogo pode ler-se:
    - Avançados procuram-se
    FRANCISCO FREDERICO
    As prioridades para a próxima época em matéria de aquisições já estão definidas no Restelo. Os reforços não serão muitos - embora possam variar consoante o número de renovações - e irão colmatar lacunas específicas, designadamente no ataque, .....Quanto a eventuais nomes, o silêncio e os desmentidos serão a estratégia a adoptar pelos dirigentes, uma vez que o privilégio irá para jogadores em final de contrato, preferencialmente do mercado nacional ....http://www.ojogo.pt/21-64/artigo463853.htm
    - Os responsáveis da SAD do Setúbal vão retomar esta semana os contactos com os jogadores do plantel que se encontram em final de contrato ....Mais difíceis estão as negociações com Meyong, Hugo Alcântara e Manuel José, jogadores com mercado na SuperLiga. O primeiro é cobiçado pelo Belenenses....http://www.ojogo.pt/21-64/artigo463854.htm
    - Djurdjevic confirma saída
    .....Dado como potencial reforço do Belenenses, o médio negou ter chegado a acordo com qualquer clube: "Há clubes interessadas mas ainda não dei a minha palavra a nenhum. Neste momento penso exclusivamente no Guimarães". http://www.ojogo.pt/21-64/artigo463850.htm
  • E-mail
  • |

    segunda-feira, abril 25, 2005

    Verdade (???) Desportiva II

    Noticia publicada no Jornal A Bola
    Carlos Xavier afirma que José Veiga ameaçou Litos
    O técnico-adjunto do Estoril confirmou hoje que o director-geral da SAD «encarnada», José Veiga ameaçou o técnico do Estoril com despedimento no final do jogo frente ao Benfica (2-1), numa semana em que um indivíduo do clube da Luz andou a convidar atletas do Estoril para almoçarem.

    «Ouvi ele dizer a Litos que ia para o desemprego no final do jogo», afirmou Carlos Xavier, em declarações à Rádio Renascença. O adjunto do Estoril também revelou que nem queria acreditar nas atitudes da equipa de arbitragem: «Parecia que estávamos a jogar numa partida de apresentação do Benfica, tendo inclusive o árbitro ficado com umas botas do Benfica. Só faltou ele tirar a camisola por baixo. Depois o fiscal de linha esteve sempre a olhar para o nosso lado a ver se nós reagíamos. Até que chegou a uma altura em que fui embora porque estava enojado.»
    Carlos Xavier confirma ainda que um indivíduo do Benfica, um segurança que normalmente acompanha a equipa e que já tinha estado envolvido nos incidentes registados nos balneários na partida da primeira volta, ter tentado convidar jogadores do Estoril, uma semana antes do jogo com o Benfica, para irem almoçar: «Existiu um sujeito que trabalhou no Estoril e que agora está no Benfica, que já na primeira volta bateu na porta, durante a confusão registada no intervalo, tendo agora o descaramento de aparecer no Estoril a falar com os jogadores e a convida-los para almoçar.»

    E pensar que hoje se comemora o 25 de Abril.....
    Tudo isto é demasiado nojento, e será que não haverá aqui matéria que indícia corrupção e influência de poder, e como tal a requer imediata acção por parte da PJ ou até da Procuradoria Geral da Republica ???
    E o que nos espera no próximo Sábado ???
    Espero que não haja vassalagem e se tivermos que reagir à presumivel "cozinhada" nomeação da arbitragem que se faça mal esta seja conhecida e não ficarmos a aguardar o sermos vilipendiados como se perspectiva.
  • E-mail
  • |

    A Verdade Desportiva

    A Verdade Desportiva deveria ser um facto real nos dias de hoje em qualquer organização desportiva, seus organismos, clubes e restantes entidades incluindo as estatais, estas na sua função legisladora e fiscalizadora.

    Serve esta nota introdutória para dizer que infelizmente o que se passa no desporto nacional e mais particularmente no futebol em nada abona na defesa dessa mesma Verdade Desportiva,.
    Já não nos bastaria a adulteração de alguns resultados desportivos por parte dos agentes arbitrais intervenientes, umas vezes inadvertidamente outras nem por isso, ainda temos o actual Processo Apito Dourado e todas as pessoas nele envolvidos desde dirigentes desde há muito no poder casos de Pinto da Costa e Valentim Loureiro e outros mais , passando por árbitros e outros agentes desportivos, processo esse que se continua a arrastar sem um final à vista ....

    As decisões caricatas e vergonhosas tomadas pela Comissão Disciplina da Liga Portuguesa de Futebol Profissional tal como podem ler no artigo abaixo http://serbelenenses.blogspot.com/2005/04/liga-o-grande-simulacro.html
    Que veêm provar que mais do que a Verdade Desportiva interessa gerir os interesses de alguém que manobrando o “sistema” com favores entre pares se propõem conseguir conquistas que nada têm a ver com os resultados conseguidos em campo por aqueles que deveriam ser os unicos interpretes ou sejam os jogadores.

    Agora para completar o ramalhate temos a novela de promiscuidade do jogo Estoril-Benfica num claro atropelo à dita Verdade Desportiva a ser jogado num estádio neutro como tal a originar uma diferente condição, ou até poder ser considerado como concorrência desleal para com os restantes 16 adversários e competidores do Benfica, e como se não bastasse a vergonha perpetrada pelo Estoril, eis senão quando aparece o Penafiel a prestar-se ao mesmo por meia dúzia de patacos a mais na possivel receita do jogo.
  • E-mail
  • |

    domingo, abril 24, 2005

    Djurdjevic já é reforço .... ?????

    Noticia publicada no ROL
    SÉRVIO TROCA GUIMARÃES PELO RESTELO
    Djurdjevic já é reforço
    O médio Djurdjevic será jogador do Belenenses na próxima época.
    O sérvio, de 28 anos, que nas duas últimas épocas representou o V. Guimarães, termina contrato e apesar da vontade do técnico Manuel Machado em o manter no plantel optou por na próxima temporada defender as cores dos azuis.
    O acordo entre as partes já está celebrado, mas não será confirmado nem pelo jogador nem pelos responsáveis do Restelo, já que o campeonato ainda não terminou.Djurdjevic, que actua preferencialmente pelo lado esquerdo do meio-campo, pode, no entanto, também jogar no centro.
    Este é o primeiro reforço do Belenenses para época 2005/06, embora Record saiba que os azuis terão também já na calha a contratação de um outro atleta.
    Avançados Um das prioridades da SAD
    é a contratação de um avançado, pois neste momento Carvalhal dispõe apenas de três atacantes: Antchouet – Catanha já é uma carta fora do baralho, pois rescindiu esta semana –, Rodolfo Lima e Lourenço, sendo que os dois últimos são cedidos por Benfica e Sporting, respectivamente, e poderão não continuar no plantel.
    Quanto ao gabonês, este termina contrato, mas o Belenenses tem opção. Face a este cenário, é natural que as atenções estejam centradas na aquisição de um jogador para esta posição, que preferencialmente termine contrato e não implique contrapartidas financeiras.
    Mas, para além de entradas, a SAD tem ainda que definir a continuidade de alguns atletas que terminam contrato. Wilson, Sousa, Marco Paulo, Neca, Andersson e Eliseu acabam o vínculo contratual, enquanto Pelé e Antchouet terminam contrato, mas o clube tem direito de opção, bastando para tal enviar um carta aos jogadores manifestando a intenção de accionar a referida cláusula.
    As próximas semanas devem, pois, ser decisivas, no sentido de resolver muitas destas situações e, por consequência, o plantel da próxima época ficar definido.
  • E-mail
  • |

    sábado, abril 23, 2005

    Fim de Semana em tons de Azul... (em actualiz.)


    Vitórias do fim de semana que alegram a nossa condição de Belenenses
    - Futebol
    - 1-0 perante o V. Guimarães com excelente futebol praticado !!
    - Futsal
    - 6-3 perante o Castelo assegurando a duas jornadas do fim o 1o lugar da Série B e a disputa do Titulo de Campeão da II Divisão.
    - Andebol
    - 34-26 perante o Águeda garantindo um lugar na Poule para a discussão dos primeiros lugares da Liga.

    Outros resultados
    - Basquetebol
    - 68-81 perante o FCP no ultimo jogo da fase regular terminando no 6o lugar, ficando apurados para disputar o Play - Off da Liga de Basquetebol precisamente com o adversário de hoje - o FCP!!
    - Voleibol Feminino
    - 1-3 perante o Clube K para a Fase Final do Campeonato Nacional A2
    - Rugby
    - 17-28 perante o Direito, Fase Final desastrosa como reflexo da presença maçica de jogadores Azuis nas diversas seleções nacionais e elevado numero de lesões.
    ......................
  • E-mail
  • |

    BELENENSES 1-0 V.Guimarães

    Crónica do jornal A Bola
    Paulo Sérgio decisivo na vitória do Belenenses
    Um golo de Paulo Sérgio, aos 68 m, bastou ao Belenenses para vencer o Vitória de Guimarãres, no Estádio do Restelo, na partida inaugural da 30.ª jornada da Superliga. Com esta derrota, os vimaranenses falharam o «assalto» ao quinto lugar, que dá acesso à Taça UEFA.

    Vitória escassa do Belenenses.
    Dominou durante quase toda a partida e criou as melhores oportunidades de golo, mas Palatsi, um senhor guarda-redes, evitou derrota mais expressiva para a turma minhota. O Belenenses entrou bem, a pressionar o último reduto vimaranense e a criar situações de golo. Logo aos dois minutos, Palatsi evita, para canto, um disparo de Rui Ferreira. Estava dado o sinal mais para os da casa, que logo no minuto seguinte quase marcavam, desta vez por Andersson, mas o guarda-redes minhoto correspondeu com mais uma boa defesa. A toada manteve-se e Neca, aos 12 minutos, chuta às malhas laterais, quando podia ter assistido Antchouet para a emenda final.Romeu sozinho na frente, e o Vitória a não tirar partido da velocidade de Marco Ferreira e César Peixoto, afunilando o jogo e permitindo que a defesa contrária se antecipasse quase sempre nas situações de finalização. E mesmo quando isso não aconteceu, lá estava Marco Aurélio, também um senhor guarda-redes, para evitar o pior. Só no último quarto de hora a equipa de Manuel Machado ganhou algum ascendente, com César Peixoto a desperdiçar duas boas ocasiões (33 e 40 m).O nulo ao intervalo não espelhava o que se passou nos primeiros 45 minutos. Algo teria de mudar na segunda parte, mas os dois treinadores apostaram no mesmo figurino de jogo. Depois de uma insistência de César Peixoto, aliviada por Wilson, o Belenenses começou de novo a pressionar e desperdiçou (57 m) soberana oportunidade para inaugurar o marcador: Cruzamento de Paulo Sérgio para a área, Palatsi não segura a bola, recarga de Antchouet e Rogério Matias a safar «in extremis» o tento dos azuis. Depois, foi a vez de o mesmo Antchouet permitir a defesa de Palatsi, na sequência de canto, até que surgiu o golo, aos 68 minutos. Remate de Amaral, Paulo Sérgio ganha a bola na área, faz a rotação e chuta com o pé esquerdo, sem hipótese para Palatsi.O Vitória reagiu, o tento do empate esteve à vista aos 72 minutos, por Marco Ferreira, mas o Belenenses não baixou os braços e, aos 81, poderia ter chegado ao segundo golo, através de Antchouet. Com esta derrota, o Vitória de Guimarães falhou o «assalto» ao quinto lugar da Superliga e soma os mesmos 47 pontos, menos um que o Boavista (5.º), enquanto o Belenenses continua em oitavo lugar, mas agora com 42 pontos. Estádio do Restelo, em LisboaÁrbitro: Bruno Paixão (Setúbal)
    BELENENSES – Marco Aurélio; Amaral, Wilson, Pelé e Sousa; Rui Ferreira; Andersson, Neca (Marco Paulo, 90 m) e José Pedro (Ruben Amorim, 80 m); Antchouet (Rodolfo Lima, 85 m) e Paulo Sérgio.
    V. GUIMARÃES – Palatsi; Alex, Paulo Turra, Cléber e Rogério Matias; Flávio Meireles e Moreno (Tiago Targino, 47 m); Marco Ferreira, Djurdjevic (Alexandre, 60 m) e César Peixoto (Rafael, 69 m); Romeu.
    Ao intervalo: 0-0Golo: Paulo Sérgio (68 m)Resultado final: 1-0
    Cartão amarelo a Flávio Meireles, Rogério Matias, Djurdjevic, Pelé, Paulo Turra, Paulo Sérgio e Cléber.
    Destaques no Mais Futebol
    Neca
    Foi um dos jogadores mais perigosos do lado do Belenenses e, nos períodos em que os «azuis» procuraram assumir o domínio do encontro, esteve em praticamente todas as jogadas de perigo. Com a sua velocidade, criou muitas oportunidades aos adversários, criando desequilíbrios na zona do meio-campo. Sempre atento às necessidades da equipa, ainda teve força e velocidade para ajudar a defesa sempre que foi preciso.
    Paulo Sérgio
    È um jogador muito lutador e determinado. No segundo tempo «apareceu» mais no jogo, ajudando a que a sua equipa reassumisse o controlo da partida. Rondou muitas vezes a área de Palatsi, procurou que a bola chegasse à «zona perigosa». A sua perseverança acabou por ser premiada com um golo, resultante de uma jogada em que soube aproveitar bem um passe de Pelé. Marcou o seu segundo golo nesta temporada. Mas este valeu três pontos.
    Zé Pedro
    Uma boa exibição do médio do Belenenses, que foi perigoso sobretudo nos lances de bola parada. Entregou-se muito ao jogo, lutou muito para que a sua equipa não perdesse a bola na zona do meio-campo e contribuiu para alguns momentos emocionantes num jogo interessante e aberto.
    Antchouet e Palatsi,
    um duelo dentro do duelo Um duelo interessante entre o avançado gabonês e o guarda-redes francês. O jogador do Belenenses, que regressou à competição depois de uma rotura muscular no jogo com o Beira Mar, demonstrou vontade em voltar também aos golos, mas o guardião do V. Guimarães parecia querer «estragar» este regresso e conseguiu defender todos os remates de Antchouet, que saiu a seis minutos do fim, «em branco».
  • E-mail
  • |

    quinta-feira, abril 21, 2005

    CARTA ABERTA AO ENGº CABRAL FERREIRA

    Carta aberta do meu particular Amigo Eduardo Torres

    Caríssimo Engº Armando Cabral Ferreira,

    Dirijo-me a si como futuro presidente do Belenenses, cargo para o qual, também com os meus votos, foi eleito por larga maioria. Queira ou não, você tem agora sobre os ombros o privilégio e o peso de ser o responsável nº1 deste clube enorme que é (ou, pelo menos, que foi) o Belenenses e de ser o alvo imediato das nossas esperanças - é certo – mas, também, das nossas desilusões e desgostos - como seguramente bem sabe.

    Você é um homem que se apresenta com uma sólida e até invulgar cultura democrática. Sabe ouvir. Não desvaloriza as opiniões, as perspectivas, as contribuições, o trabalho dos que, sendo simplesmente sócios, querem o bem do Belenenses. Não o vi nunca colocar-se numa postura majestática, votando ao desprezo e ao desdém os que teimam em expressar o que lhes vai na cabeça e no coração. Mais até, e disso sou testemunha: ainda quando se lhe colocam reparos, críticas ou objecções, sabe escutar, não vê nisso uma ameaça e uma ofensa, dá-se ao trabalho de argumentar e (penso eu, pelo menos) é capaz até de alterar a sua opinião ou a sua postura. O que não é sinal de fraqueza mas, sim, de inteligência.

    São estas qualidades raras no nosso mundo e, por isso, me permito dirigir-lhe estas palavras – que revestem sonhos, ideias, sugestões, palpitações (e também receios e angústias) de uma alma belenense.

    Primeiro que tudo, caro amigo, meta urgentemente mãos à mais prioritária de todas as tarefas: revigorar a mística azul. Não deixe, nem mais um dia, que o Belenenses definhe em vida, em entusiasmo e em paixão. Devolva o clube ao povo e o povo ao clube. Um grande clube é um clube que arrasta muita gente. Inflame, ou permita que alguém por si inflame, o sentimento adormecido nas dezenas de milhares – talvez quase duas centenas de milhar – de belenenses espalhados pelo mundo. Busque, se necessário for, como quem faz a demanda do Santo Graal, as pessoas e os métodos que sejam capazes de trazer de volta, à nossa Casa, a esperança, a alegria, o calor dos incentivos. Haja quem escreva bem, com razão e paixão, e a quem doa a alma de ver o Restelo vazio, e dirijam-se missivas pungentes aos sócios e ex-sócios; inculque-se que é um dever estar presente e apoiar, e que é uma vergonha não estar presente e não apoiar; coloquem-se e distribuam-se cartazes, prospectos e apelos à comparência na grande Lisboa, sobretudo nas ruas e estabelecimentos de Belém, da Ajuda, de Alcântara, de Algés, de Carnaxide e de Linda-a-Velha, de Miraflores e de Paço d’Arcos, da Trafaria e da Costa da Caparica, aí onde pulsam mais corações belenenses; incentive-se, primeiro com convites, os praticantes do clube - 7.000 é muita gente! - a assistir aos jogos e a encher o Estádio e o Pavilhão. Dê-se orgulho – orgulho, antes mesmo de resultados! – aos belenenses, e aposte-se numa cultura de massas, num clube “consagrado e popular”, para que a alegria, e a vida, e a paixão voltem ao Belenenses “como foi antigamente”.

    Renove as pessoas que servem o Belenenses, nos sectores onde é preciso injectar um novo vigor, onde é preciso gente com sangue na guelra, imaginação e ousadia. Sim, chame pessoas de mentalidade jovem e atrevida, conquistadora, inconformada, qualquer que seja a sua idade. Mas, por favor, não se confunda e não chame esses jovens obtusos e que já nasceram velhos, que não sonham com ver o Restelo a palpitar de entusiasmo, de sons e cores e cânticos e clamores; não chame essa gente acéfala e sem alma, que, por isso mesmo, não vê nem entende a alma do Belém; não chame gente que tem do clube a imagem que jornalistas, que só têm nos olhos Benfica, Sporting e Porto, impingem do Belenenses. Não chame esses produtos híbridos que são do Belenenses e, ao mesmo tempo, estranha contradição!, do Benfica ou do Sporting – queremos beléns puros, que sejam só beléns, que só queiram ver o Belenenses a ganhar a todos. Não chame essa gente que pensa que o Belenenses começou há meia dúzia de anos. Não somos coitadinhos! Não somos pequeninos! Não queremos ser pequeninos nem coitadinhos! Temos sangue azul, temos uma história gloriosa e enorme, temos lenda, temos mito, temos peso, temos razões para sermos orgulhosos e altivos a regatear o lugar em que o Belenenses deve ser colocado – um lugar que só pode ser alto. Rodeie-se de pessoas que tenham esse orgulho, esse empertigamento, essa ousadia. Tenha-os você mesmo.

    Tenha-os você mesmo, sim, porque é isso que espero, que esperamos de si! Nunca ponha a fasquia das nossas ambições em alturas medíocres. Nem sofríveis. Nem assim-assim. Nem sequer boazinhas. O que parece também é, neste mundo de espelhos e imagens. Se sonharmos com grandeza, já somos grandes, já começamos a ser grandes. Se pensarmos com grandeza, já somos grandes, já começamos a ser grandes. Se falarmos com grandeza, já somos grandes, já passamos a imagem de grandeza, já atraímos respeito, já atraímos gente que quer grandeza e detesta a pequenez. A grandeza atrai grandeza, sucesso atrai sucesso, gente atrai mais gente. É preciso inverter o ciclo das última décadas, em que pequenez (de horizontes) trouxe mais definhamento, em que insucessos trouxeram conformismo, em que cinzentismo trouxe um estado de torpor da nossa alma, em que a falta de interesse em atrair povo trouxe o vazio das bancadas, a terrível desertificação a que assistimos e que, pelos vistos, a alguns, não mete dó.

    Fale sempre, nunca perca uma ocasião, da grandeza do Belenenses. Sim, não perca nunca a oportunidade de afirmar o nosso orgulho, e a nossa garra e ambição renovadas. Esqueça-se de si e de coisas pequeninas que passam e lembre-se dos grandes que fizeram o Belenenses grande com sangue, suor e lágrimas. Você haverá de ser digno deles. Nunca diga, não se permita nunca o lapso de dizer, ainda que por infelicidade de expressão, que um 7º ou 9º lugar é uma boa classificação. Não é. Não pode ser. Não podemos deixar que ninguém pense que é. Não podemos deixar que ninguém pense que estamos satisfeitos ou conformados com esse lugar! Diga, caso lhe lembrem que ficámos em 15º, ou 12º, ou 9º, que foi um período mau e transitório que passou, uma excepção, um tropeção que ficou para trás. Lembre sempre, nunca desperdice ocasião de lembrar, que só no futebol, fomos 4 vezes o melhor de Portugal – com 1 Campeonato Nacional e 3 de Portugal; lembre sempre que a nossa classificação mais vezes obtida (de longe) foi o 3º lugar; lembre sempre (e, antes de tudo assuma) que o nosso lugar deve ser sempre entre os 4/5 primeiros – entre os 4/5 primeiros e não necessariamente em 4º ou 5º - e que tudo o que for abaixo disso não é bom: é triste, é decepcionante. Não diga que queremos ir às competições europeias (um chavão inventado pelos jornalistas para lá enfiarem os clubes considerados de 2ª linha e distingui-los da casta dos três deles, para quem ficaria exclusivamente a discussão do título) mas diga que queremos os lugares cimeiros que, inevitavelmente, implicam o acesso a competições europeias – é diferente, muito diferente! E, já agora, lembre sempre que temos dezenas e dezenas de títulos nacionais em Andebol, em Basquetebol, em Râguebi, em Atletismo, em Ténis...

    Não nos deixe passar mais vergonhas. Derrotados talvez – mas de cabeça erguida. Altivos. De pé. Altaneiros, com o peito feito à belém. Estamos já entalados entre “lagartos” e “lampiões”, alguns também massacrados por “andrades”, que (os três) continuamente nos xingam com a pergunta “quando é que vocês ganham alguma coisa?”; ao menos, livre-nos do paternalismo : “somos amiguinhos, anh? Emprestámo-vos o X e o Y”. Acabe com essa pouca vergonha, com essa ferida aberta na alma do Belenenses, que faz sangrar a alma dos que sabem o que é o Belenenses. Não peço que inicie uma guerra com esses clubes, nem gostaria que o fizesse. Mas que sigamos orgulhosamente o nosso caminho de afirmação própria, sem a mais leve subserviência explícita ou implícita (e ter emprestados desses clubes, é uma subserviência implícita).

    Lide com firmeza e savoir-faire com a Comunicação Social. Exija que falem do Belenenses, com detenimento, consideração e respeito. Criemos factos todos os dias, se necessário for! Haja quem saiba e esteja atento para corrigir todas as imprecisões e manifestações de ignorância e para não deixar passar nem uma ofensa, não a esta ou àquela pessoa, mas ao clube. E elas existem todos os dias. Existem, por exemplo, quando nos consideram duma casta diferente daqueles a que chamam grandes; existem, por exemplo, quando se atrevem a omitir Artur José Pereira e Pepe, Amaro e Augusto Silva, Vicente e as Torres de Belém na galeria dos mitos, dos monstros sagrados do futebol e do desporto português; existem, por exemplo, quando escamoteiam os títulos que conquistámos; existem, por exemplo, quando nos trocam os nomes de jogadores, quando falam das exibições de jogadores que nem foram convocados, quando a comentar um jogo nosso com o Gil Vicente, falam do Benfica e do Sporting. Existem, por exemplo - e tantos e tantos dias! - , quando nos “despacham” com 10 linhas a uma coluna, num jornal de 60 páginas. É preciso revoltarmo-nos, com nível. É preciso ter pertinácia, é preciso estar em cima. E só o poderá fazer quem não se conformar, quem não for um pavão que acaba por “dormir” com o inimigo, ficando a falar com os jornalistas sobre a nova contratação do Benfica, o novo treinador do F.C.Porto, o puto bestial que se está a revelar no Sporting. Só o poderá fazer quem tiver uma correcta imagem - de orgulho, grandeza e auto-estima - do Belenenses. Se não tiver, não é nada, é um relações públicas de meia tigela, amorfo e passivo. E isso mata o Belenenses. Prefiro os adversários declarados. Esses, ao menos motivam-nos para a luta!

    Auto-estima, disse eu. Exacto, auto-estima! Temos de a recuperar. Mas não a recuperaremos com gente que, nos lugares onde pode ser influente, se imbuiu já da sina do Belenenses simpatico-coitadinho. Com gente cuja ideia de grandeza e ousadia se esgota em palavras que julga sonantes e modernas (sem reparar que já têm barbas grisalhas), tipo merchadising e coisas do género. Merchandising?! Para quê, se não houver quem tenha o entusiasmo de comprar?

    Não deixe que um treinador possa estar convencido de que estamos satisfeitos se o Belenenses não descer de divisão. Não deixe que um treinador esteja convencido que um 8º lugar é fantástico. Certifique-se que ele não tem essa triste convicção. Mas certifique-se mesmo, com prova dos nove e prova real. Se houver dúvidas, mande-o embora. Tem custos? Pois tem. Mas pior custo é deixar o clube banalizar-se. Já falta pouco para isso acontecer. Não deixe que definhemos mais. Vá buscar gente que não tenha limites para a ambição - mas ambição no Belenenses e não, um dia mais tarde, noutro clube. E trate de arranjar quem limpe a cabeça, de quem quer que nos represente, da triste ideia de que não somos um grande clube. Quem tiver essa ideia não pode estar no Belenenses, nunca! Não serve! É uma maçã podre, um foco infeccioso, uma célula cancerígena! Queremos gente que, se estiver em 2º, queira chegar ao 1º, e não gente que, se estiver em 5º, ache que o 6º também não é mau.

    Introduza em força a Psicologia no clube, em todas as suas vertentes. Faça-o, desde logo, e por exemplo, para perceber se os atletas a contratar são pessoas de qualidade humana; mas, também, para os acompanhar, para lhes incutir confiança e sanar desânimos, para impedir fraquezas e acomodamentos; além disso, para imbuir atletas, treinadores e adeptos – sim, adeptos! – de uma mística à Belém. Atenção: só pode fazer isto, quem tiver essa alma pujante, bela e heróica que foi a nossa. Já somos tão poucos...

    Rodeie-se de pessoas competentes – mas de pessoas que queiram e saibam ser competentes no Belenenses. Para isso, precisam de perceber a identidade do clube, coisa diferente de uma empresa – se tratarem o clube como uma empresa, continuarão a retirar-lhe a vida. Não queremos gente para quem seja igual que, no nosso estádio, estejam 5.000 pessoas a 20 Euros ou 20.000 a 5 Euros, só porque a receita é a mesma. A quem desempenhe funções no clube, é preciso exigir uma ambição e uma determinação sem limites. É precise que a todos se incentive a darem o máximo, mas mesmo o máximo, a trabalharem nos limites, sem o “espírito” de qualquer coisita serve; é preciso serem apertados se não procederem assim. Pague-se onde for necessário; mas exija-se o máximo, sem concessões. Não mais sirva a desculpa “ah, mas eu gosto muito do Belenenses, só que não tenho tempo nem cabeça, a minha empresa exige tanto...”.

    Defenda o ecletismo do clube, porque nos sabe bem ver como, ano após ano, tantas modalidades enchem de títulos o Belenenses. Mas atenção: não deixe o Belenenses transformar-se num Ginásio Clube Português ou num Sport Algés e Dafundo (salvo o devido, e muito, respeito). Seja sagaz ao escolher as modalidades e, sobretudo, as grandes apostas. Estas não podem depender do capricho de meia dúzia de pessoas ou do jogo do empurra-empurra. É preciso escolher o que traga mais prestígio. O Belenenses precisa de um grande feito nessas modalidades, para estas o ajudarem a devolver-se à sua grandeza. Por muito importante que seja, não basta já um título nacional no Râguebi, mesmo no Basquetebol ou no Andebol. Precisamos de uma Taça Europeia – não se esqueça do Hóquei em Patins ou, então, desnivele positivamente a aposta numa modalidade, talvez o Andebol, onde também possamos chegar lá. E/ou pense-se em força numa medalha olímpica. Agora que, pelos vistos, há estabilidade financeira, não podemos voltar a deixar sair um Francis Obikwelu ou uma Naide Gomes. Não podemos! Não bastam contas certinhas!

    Sim, não bastam contas certinhas! É preciso um golpe de asa! O Belenenses precisa de um grande feito no futebol. Um Campeonato, novamente, é necessário como pão para a boca. Outros clubes, com bem menos pergaminhos que o nosso, mostram que não é utópico. Uma Taça de Portugal, seria bem vinda. Competições europeias? Sim mas não é para ficar na 1ª eliminatória, é para ter ambição e ir por aí fora, sem pensar “que chatice, as despesas que isto dá”. E, já agora, sem transmissão na televisão, com uma grande mobilização para termos uma excelente assistência, com preços que tenham em conta que não estamos propriamente com o nível de vida dos nórdicos...

    Faça no estádio algo que se veja em toda a grande Lisboa, por exemplo, um fulgor de luz azul que se veja à noite a quilómetros. Não é um desperdício, não é um luxo. É a afirmação da nossa vontade de resistir, de gritar “aqui estamos”, de voltar a conquistar o nosso espaço vital face ao “abraço” asfixiante de Benfica e Sporting. Pense nisso. Não é uma idiotice qualquer.

    Espero que continue a preferir sócios com ideias, mesmo que isso implique exigência e capacidade crítica, e que nunca ceda à tentação de se encostar aos amorfos, aos acéfalos, aos cinzentos, aos coitadinhos, aos “adeptos do Cascalheira”, como diz um nosso amigo comum.

    Desejo-lhe o maior sucesso, porque o seu sucesso será o nosso sucesso. Mas não se conforme com um sucessozinho qualquer: seja exigente. “Aquele que nunca descansa, aquele cujo pensamento almeja, de corpo e alma, o impossível, esse é o vencedor!” (Beethoven)

    Um abraço azul!
  • E-mail
  • |

    quarta-feira, abril 20, 2005

    LIGA: «O grande simulacro»

    Com a devida vénia publico o artigo do Site do Clube assinado por MB
    O futebol português foi mais uma vez brindado com um conjunto de decisões da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, desta vez a cargo da Comissão Disciplinar, próprias de um país em perfeito estado de «simulação» de existência…
    Vem isto a propósito do castigo aplicado ao exemplar jogador de futebol profissional de «Os Belenenses» SAD em que, por alegada simulação durante a partida realizada em Outubro de 2004, frente ao Sporting no Estádio Alvalade XXI.
    Determina o artigo 122º do Regulamento Disciplinar da Liga, no seu número 3, que «O jogador que use de simulação, com intuito de enganar o árbitro e que com isso venha a beneficiar a sua equipa, relativamente ao resultado de um jogo, ou a prejudicar adversários ou a equipa a que ele pertença, é punido com multa de € 250 a € 500 na primeira infracção, e multa de € 1.250 a € 2.500 em caso de reincidência.», precisamente aquele que serviu para punir o atleta Marco Aurélio Siqueira.
    Ora para quem tenha visto a imagens, mesmo que as não tenha revisto, é perfeitamente claro não existir qualquer intenção de simulação, antes um natural e simples tropeço entre dois jogadores, no caso com Liedson que foi também erradamente no jogo advertido com o cartão amarelo.
    Perante tais factos não nos resta senão perceber que terá a Comissão Disciplinar decidido com base em imagens «simuladas», sabe-se lá por quem e com que objectivo, também punir ao abrigo do mesmo regulamento disciplinar. Ou terá sido apenas uma simulação de final de época quiçá para ajustar o orçamento da própria Liga? Será que o saldo final de exploração da época pecava por um deficit de 300 euros? Fica aqui a «simulação» dos eventuais motivos…
    Mas analisando as diversas e restantes decisões de 15 de Abril desta mesma Comissão Disciplinar chegamos à conclusão que afinal as simulações não se ficam por aqui:
    São arquivados inúmeros processos relativos a declarações de dirigentes desportivos a órgãos de comunicação social falada (rádio), escrita (jornais e sites oficiais) e até televisiva, dando a nítida sensação que também a esses meios audiovisuais chegaram as transmissões e edições simplesmente «simuladas» …
    É arquivado um processo onde um observador de arbitragem havia confessado publicamente ter violado os regulamentos da sua actividade, prontamente confirmados (os regulamentos) pelo próprio presidente dessa mesma Comissão de Arbitragem.Face a um telefonema simulado, a uma simulação de inquérito, a uma simulação de interferência externa num relatório só restava mesmo simular que tudo não passou de um qualquer mal-entendido …
    afinal tratava-se apenas de uma simulação de um observador sério e competente, superiormente dirigido por uma «simulação» de um presidente de uma «simulação» de uma Comissão de Arbitragem que, para além de ser parte integrante de uma «simulação» de Liga Profissional, é superintendida por um presidente que se simula existir face a um impedimento legal decretado por um tribunal civil.
    Não satisfeita, a Comissão Disciplinar decidiu ainda uma espécie de amnistia colectiva (para alguns) em relação a ocorrências do foro da conduta desportiva, a bem da paz entre os agentes desportivos. Mais uma vez se prova que o clima de agressividade, intranquilidade e guerrilha instaurada no futebol português não passa afinal de mais uma simulação…
    No final só podemos chegar à tranquilizadora conclusão que tudo está bem no futebol português e que os factos ocorridos ao longo do tempo não passam de um enorme simulacro daquilo que seria uma Superliga surrealista e de competições profissionais num país que não existe! Felizmente que acordámos de um pesadelo!
    Ufa!
    Estávamos todos a ficar deprimidos ....

    No comments !!!!!
  • E-mail
  • |

    Não se crucifique o Sousa !!!

    Artigo de opinião publicado na Mailing List da autoria do nosso consócio e meu particular Amigo Miguel Barreiros
    Desta vez escrevo para desabafar sobre um assunto que me tem deixado indignado epor outro lado bastante entristecido. Então não é que para além dos habituais opinadores da CS, facciosos muitas vezes e distraídos em outras quando lhes convém, são os próprios adeptos do Belenensesa crucificar um SEU jogador ?Com a maior sinceridade não consigo compreender como é possível atacar "um dos nossos" da forma que tem sido feito aproveitando o lance infeliz de Braga.Estou obviamente a falar do SOUSA, esse profissional de P bem grande que tem dado o que tem e o que não tem enquanto nosso jogador. Não vou discutir se é bom ou se é mau, eu próprio lhe reconheço muitas limitações do ponto de vista técnico e ainda para mais a actuar numa posição que não é dele. Gostaria de deixar aqui algumas notas mais acerca deste assunto:
    - Defendo sempre em público os jogadores enquanto representarem o Belenenses. No limite a culpa não é deles e sim de quem os contratou.
    - O Sousa conseguiu estar sempre de cabeça erguida, como bom profissional que é, depois dos incríveis ataques de que foi vitima por parte da massa associativa do clube que representa. Acho inacreditável assobiar um jogador NOSSO à primeira vez que toca na bola depois de começar um jogo. Os adversários agradecem a colaboração que nós próprios lhes damos ao intraquilizar um jogador NOSSO.
    - O Sousa foi dos mais inconformados durante a miserável época que fizemos em2003/2004, podemos acusá-lo de muita coisa mas nunca de ter poupado esforços a fazer o melhor do primeiro ao último minuto em todos os jogos em que participou. Até mesmo protestando desesperadamente com a postura de alguns colegas, dentro e fora do campo. Aliás ainda esta época mantém essa postura.
    - O Sousa atravessou um periodo complicadíssimo na sua carreira com a lesão que o afectou na pré-epoca. A verdade é que NUNCA faltou a um treino (mesmo que só para assistir), NUNCA deixei de o ver nos jogos em que assistia da bancada. Nunca se "albergou" na má sorte para deixar de vencer o infortunio, nunca deixou de trabalhar arduamente para recuperar o mais rápido possível.
    - O Sousa joga onde o mandam, desejoso de dar o seu contributo á equipa e borrifando-se pelo facto de actuar á esquerda ou à direita, ou onde lhe dá mais jeito. Tem desempenhado o seu papel dando o melhor que sabe (seja pouco ou muito) e tem .... onde faz falta, sem nunca mostrar má cara ou menor vontade. Não consigo compreender que se crucifixe um jogador por ter tido um lance infeliz em que atingiu um colega de profissão ... defendendo até o adversário !Por favor ! Não colocasse ele em campo tudo o que tem para dar que não tinha acertado em ninguém ... bastava fazer como outros que fazem que vão e não vão...(não me refiro claro a este espaço somente mas também a outros como o ROL, Blogs, etc ...) Todos nós nos queixamos da atitude da equipa (ou de alguns jogadores) e agora estamos a vilipendiar um atleta NOSSO porque teve aquele lance ?
    Não compreendo ...
    Desculpem o desabafo mas ... não suporto injustiças !
    Um abraço azulão para todos.
    Miguel Barreiros
  • E-mail
  • |

    terça-feira, abril 19, 2005

    Belenenses na CS, "bocas", especulações e afins...

    No Record
    Antchouet continua indisponível
    O plantel do Belenenses regressa esta tarde aos treinos, mas Antchouet ainda não vai integrar a sessão. O gabonês poderá fazer alguns exercícios, mas a sua inclusão no trabalho de grupo não deve suceder ainda esta semana. Aliás, o avançado tem marcada para o final da semana uma ecografia, exame que irá avaliar como está a lesão do jogador. Face a isto, é quase certo que o melhor marcador dos azuis não esteja ainda operacional para defrontar na sexta-feira o V. Guimarães, podendo, no entanto, estar operacional para a deslocação à Luz, na semana seguinte.

    Cheira-me a novela !!!! Estávamos a ter um ano sossegado do ponto de vista de lesões...

    ESQUERDINO NÃO CHEGA A ACORDO
    Belém atrai Djurdjevic
    Alguns clubes já começaram a assediar Djurdjevic. À cabeça surge o Belenenses, para onde se transferiu, em Dezembro, o ex-vitoriano Rui Ferreira. Os azuis da Cruz de Cristo fizeram uma abordagem tentadora ao esquerdino e este poderá estar perto de assinar. Em fim de contrato, o jogador pretendia um contrato de três anos, mas o Vitória só aceitava dois. "Fique ou não, quero que o Vitória vá à UEFA. Se sair quero dar tudo até ao final do campeonato", sorriu. As negociações com Vítor Magalhães estão paradas e, a manterem-se os valores em questão, não serão reatadas.

    Mais um que quer melhorar o contracto usando o possivel interesse do Belenenses !!!!

    Na A BOLA
    Carvalhal já o viu
    Varão referenciado

    O médio Vasco Varão, do Olivais e Moscavide, faz parte da lista de possíveis reforços do Belenenses para a próxima época. O antigo internacional sub-20, vencedor da edição do Torneio de Toulon em 2001, foi observado por Carlos Carvalhal, na passada semana, em Moscavide, tendo o treinador ficado bastante agradado com a exibição do jogador, de 23 anos, formado no Atlético. Refira-se que Vasco Varão tem ainda mais um ano de contrato com o clube da zona Sul da II Divisão B, mas as excelentes relações entre as instituições podem facilitar o negócio.

    Não terá ido ver o Paulo Dias ??......

    Ou muito me engano ou iremos ter todos os dias jogadores referenciados e afins.....
  • E-mail
  • |

    segunda-feira, abril 18, 2005

    CONFESSO: ESTOU FARTO !!!

    Estou farto do estado de azia em que fico após as derrotas…
    Estou farto de dar o beneficio da duvida a Carlos Carvalhal…
    Estou farto de ouvir o discurso demasiado trabalhado e carregado de neo-logismos bacocos….
    Estou farto de ler uma coisa (aposta na juventude Azul) e ver outra (aposta nos emprestados da 2a circular) …
    Estou farto da incapacidade dos atacantes marcarem golos (excepção a esse não emprestado de nome Antchouet)
    Estou farto de ver as nossas camisolas envergadas por profissionais acomodados…
    Estou farto de todos os anos estarmos perante os anos zero ou menos um.
    Estou farto dos nossos dirigentes serem uns bons rapazes que aceitam toda esta realidade como um fatalismo que estará implicito no dia-a-dia do nosso Clube.

    Exigo (e penso não estar sózinho nestas exigências ):
    - Que Carlos Carvalhal seja coerente com o discurso e o aplique na prática na constituição da equipa …
    - Que Carlos Carvalhal enquanto empregado do Clube seja ambicioso e transmita essa ambição quer aos jogadores quer aos associados e adeptos.
    - Que se valorizem até ao final desta temporada os activos produzidos pelo Futebol Jovem, de modo a poderem ser ou não opção para a próxima temporada .
    - Que se trabalhe mais no Restelo durante a semana como se trabalha noutros locais com resultados visiveis.
    - Que se Carlos Carvalhal não estiver disponivel para satisfazer estas e outras exigencies, que se parta para outra solução.
    - Que se construa uma equipa equilibrada a tempo e horas ao invés do actual sobrelotado meio-campo e das actuais carências atacantes
    - Que se reneguem os empréstimos (até por uma questão de identidade e respeito pela história Azul) que nenhum valor acrescentado trazem ao nosso Clube como a realidade desta época o tem claramente demonstrado.
    - Que se valorize e contractem "Guerreiros" que sintam e respeitem de forma profissional a camisola que envergam, exemplo: Rui Ferreira.

    Conclusão , dado que desta temporada nada mais há a esperar, que se inicie de imediato a preparação da época 2005/2006. Para isso necessita-se:
    - Definir objectivos claros
    - Definir toda a organização ( SAD, equipa Técnica…)
    - Definir lista de jogadores a renovar, a contractar e a dispensar
    Enfim não dar lugar a desculpas de mau pagador para justificar mais e mais anos zeros e de esperanças continuas em épocas vindouras.

    ACORDA BELENENSES !!!!
  • E-mail
  • |

    domingo, abril 17, 2005

    Braga 2-0 Belenenses

    Que comentar ???
    Que mais uma vez .....O objectivo foi atingido (estamos nos 10 primeiros).
    Que ainda não foi desta que Rudolfo Lima, Lourenço e Paulo Sérgio ajudaram os seus clubes do coração...
    Que sem Antchouet e/ou um "armário" (que ando a pedir desde Dezembro) somos uma equipa inofensiva.
    Como tal só me resta deixar um conselho a CC:
    - coloca depressa Jorge Tavares e Eliseu a titulares de modo a que a ambição e o apoio dos associados seja completo em relação à equipa e ao treinador, sob pena dos actuais anti-corpos gerados pela continua utilização dos emprestados poderem ser impeditivos de se manter o actual treinador na próxima temporada.
    ...............
    ...............
    ...............
  • E-mail
  • |

    INICIADOS do RUGBY SAGRARAM-SE CAMPEÕES NACIONAIS !!!

    O futuro do Rugby Nacional será Azul !!!
    Ontem os nossos Juvenis sagraram-se Campeões Nacionais ao derrotarem o CDUP por 17-10.
    Hoje foi a vez dos INICIADOS Azuis se sagrarem Campeões Nacionais ao derrotarem sucessivamente a Académica por 38-0 e o CDUL por 5-0 !!! (noticia em primeira mão facultada pelo Vice-Presidente e meu particular Amigo Miguel Barreiros)
    Parabéns ao Departamento de Rugby por estes 2 titulos
    PARABÉNS BELENENSES
  • E-mail
  • |

    Carlos Carvalhal: «Quem eu vir acomodado não fica no Belenenses»

    Entrevista publicada no ROL e efectuada por Miguel Pedro Vieira

    Satisfeito com o "ano zero" da sua equipa, o treinador prepara a luta por um lugar europeu na nova época, mas avisa que vai estar muito atento aos próximos jogos
    RECORD – Quando faltam seis jornadas para terminar a SuperLiga, estão cumpridos os objectivos principais do Belenenses?
    CC – Para responder, importa primeiro recuar no tempo. Fomos contactados pelo clube no defeso, depois de o Belenenses não ter descido de divisão por um golo. Os jogadores estavam desvalorizados, num clube onde é difícil recomeçar o trabalho. Depois, é preciso ver que o mercado no defeso é muito limitado, para além das limitações do próprio orçamento. O que nos pediram foi estabilidade, criando uma estrutura e um modelo que identificasse o futebol do Belenenses. Recrutámos jogadores na Liga de Honra, prometemos lançar jovens e cumprimos. Não havia estrutura, não havia forma de jogar; basicamente, foi preciso começar do zero. A oito jornadas do fim, havia esta época uma assimetria acentuada em relação à anterior.
    RECORD – Podemos concluir, então, que é positiva a resposta à pergunta anterior?
    CC – Os objectivos a que nos propusemos foram atingidos. Isto não quer dizer que não queiramos ganhar o maior número de pontos nos jogos que faltam. Exijo jogadores ambiciosos, que aceitem ganhar com naturalidade e que fiquem tão chateados como eu quando não ganham. Por estranho que pareça, este é um momento importante da época, porque vou poder avaliar a motivação individual e colectiva, e estarei em condições de conhecer melhor os jogadores, para tomar decisões. Não gostei do último jogo e não quero jogadores acomodados. Quem eu vir acomodado, não fica no Belenenses.
    RECORD – Isso é um aviso?
    CC – Não. O que quero é perceber quem é intrinsecamente ambicioso e não apenas motivado pelo ambiente exterior. O que fizeram até hoje foi importante, talvez determinante, mas há uma faceta por descobrir: a da motivação/acomodação.
    RECORD – O novo presidente quer a equipa a disputar as competições europeias regularmente. É possível cumprir este objectivo?
    CC – Há duas formas de colocar a equipa na Europa. Uma passa por contratar jogadores consagrados, descapitalizando o clube. Conseguia-se o objectivo talvez logo no ano zero, mas no ano seguinte podia descer de divisão. A postura do Belenenses é diferente, com equilíbrio financeiro, para criar estabilidade no primeiro ano e tornar depois a equipa mais competitiva. Quem segue esta via não pode querer as coisas em dois dias. Certo é que vamos partir para a nova época já com uma estrutura e um modelo, e essa é uma vantagem.
    RECORD – Já tomou decisões sobre o futuro plantel?
    CC – Tenho ideias na cabeça, e já transmiti algumas, mas as coisas continuam em avaliação. Vamos aproveitar o núcleo duro desta época e reforçá-lo.
    RECORD – É possível chegar a um lugar europeu na próxima época?
    CC – Estamos em oitavo, e é claro que na próxima época queremos terminar melhor. E fazer melhor é terminar num dos chamados lugares europeus. Acredito que vamos conseguir. Aceitei este projecto porque sou ambicioso e acredito que há margem para fazer melhor. Há condições para acabar com o sofrimento dos adeptos.
    RECORD – Já conhece o orçamento para a próxima época?
    CC – Pelo que sei, não será aumentado. Por isso há que confiar no meu trabalho, mas também no Rui Casaca e no eng. Barros Rodrigues, que são as pessoas mais próximas para preparar o futuro. Aliás, é bom ter pessoas do futebol como o Casaca, o Godinho, o Medeiros e o Zé António, que falam a mesma linguagem que eu.
    RECORD – Que opinião tem sobre o novo presidente?
    CC – Não temos falado muito, mas a opinião é excelente. É um trabalho de continuidade. Houve uma relação fantástica com o dr. Sequeira Nunes mas poucas conversas tivemos sobre questões menores do futebol. Os assuntos foram sempre tratados pelo Rui Casaca, que é o director desportivo, e cumpre muito bem esse papel. Confio que também será assim no futuro.
    «Quero subir passo a passo na carreira»
    Carlos Carvalhal é ambicioso, quer chegar longe, mas vai fazer tudo com calma: "Quando vim para o Belenenses tinha mais opções. Tive resultados na II Divisão B e na Liga de Honra. Apesar de jovem, tenho currículo, e cheguei à SuperLiga por mérito próprio. Hoje sinto que sou melhor que ontem. O tempo tem sido o melhor aliado. Quero subir passo a passo na carreira. Prefiro isso a uma ascensão meteórica. Sou ambicioso, tenho objectivos, e sei que um dia vou lá chegar. Estou muito bem no Belenenses e gostava de sair com obra feita. Há ainda uma época difícil pela frente."
    «Foi certamente o ano mais difícil»
    Carvalhal vê enormes diferenças entre as equipas que desenvolvem um trabalho de continuidade e as que são forçadas a começar de novo. E recorre a exemplos: "Trapattoni que me perdoe, mas o trabalho dele foi de continuidade, enquanto tarefa diferente tiveram os treinadores do FC Porto". E isto mostra a dificuldade do seu próprio trabalho, quando antevê a nova época: "Este foi certamente o ano mais difícil, e a tendência é que o próximo seja melhor". E qual terá sido o ponto alto da época?
    "O que me deu mais gozo foi recuperar jogadores desvalorizados, que eram assobiados. Alguns são hoje muito aplaudidos
  • E-mail
  • |

    sábado, abril 16, 2005

    HOJE PODE HAVER FESTA ...

    Artigo do meu particular Amigo Nuno Lopes (Director do Futsal do CFB)

    Pois pode Amigos, hoje pode haver festa no Pavilhão Acácio Rosa.
    Pelas 18.00 horas ( com entradas grátis !!) a nossa Equipa de Futsal, alcunhada de CONQUISTADORES vai defrontar a equipa do Bº 25 Abril e pode garantir matematicamente a projectada subida á 1ªDivisão Nacional.
    Um projecto que nasceu em Fevereiro de 2003, com a negociação da aquisição dos direitos desportivos do Clube de Futebol de Chelas e que se iniciou na época passada em que a Equipa se sagrou Campeã Nacional da 3ª Divisão. Na presente época a vantagem para as demais equipas foi evidente e a 4 jornadas do fim tudo pode ficar decidido em relação ao 1º objectivo da Secção: colocar o Clube onde merece estar, entre os melhores.
    Muitas foram as horas de trabalho, muitos foram os litros de suor, muitas foram as lágrimas de alegria e de dor face ás constantes e apoquentadoras lesões. E tudo tendo em vista o engrandecimento do Clube.
    Cientes da grandeza do Clube que representam e do peso da camisola que vestem, da responsabilidade de não defraudar e de retribuir o carinho e o apoio que todos os sócios e adeptos lhes direccionaram, os Conquistadores deixam marcada em qualquer Pavilhão onde joguem e a alma de todos os Belenenses. Garra, querer, vontade de ganhar, brio pessoal e profissional dentro do amadorismo. Para isso têm á vista de todos a poção mágica que possibilitou todo este anunciado êxito: a União entre todos os elementos desta Secção de Futsal.
    Habilmente comandada pelo técnico Manuel Jorge, a nau dos Conquistadores aproxima-se de acostar a bom porto. O porto desejado. O porto por todos ansiado. O porto por quem todos muito trabalharam. O porto que todos nós Belenenses merecemos.
    Não há na história da modalidade registo de êxito semelhante. “Os Belenenses” entraram no Futsal de rompante, no Campeonato e na Taça de Portugal. Vieram para ficar, e para marcar a diferença entre os restantes Clubes.
    Contam para isso com o apoio de todos nós, simples adeptos.
    Vamos fazer já hoje a festa da subida !!!
    VAMOS GANHAR HOJE !!!
  • E-mail
  • |

    sexta-feira, abril 15, 2005

    O Sonho de Belém em Timor

    Artigo do nosso consocio Alfredo Azinheira publicado no blog:http://belenensestimor.blogspot.com/
    O Sonho de Belém em Timor
    Nasci ali em Belém a cerca de 150m do Estádio do Restelo no velho casario que parecia estabelecer fronteira, com a zona mais nobre do Bairro dos ricos. Por entre cardos, algumas oliveiras, e o riacho que corria paralelo em direcção à Casa Pia assisti incrédulo às (para mim) intermináveis obras da construção do estádio.
    Sou descendente de uma família tipicamente portuguesa(lampiões)avós lampiões, pai lampião, irmão lampião,mas esta mania de ser diferente que em mim se instalou logo de pequenino, tudo alterou.Cresci ali na Alcolena a assistir à construção do nosso Restelo, enquanto mais longe se verificava a lenta agonia das gloriosas Salésias, onde se disputavam os últimos encontros do nosso Belém.
    O azul símbolo de tudo o que de bom a natureza nos deu, estava-me destinado, além de que Belém era na época a capital do Império.
    Hoje Belém é "apenas" a capital de Portugal,
    os tempos mudaram. Também a importancia do nosso Belenenses tem decrescido.Mas em Belém (como eu costumava dizer na juventude) está tudo o que é realmente importante neste País, Os Belenenses, Os Jerónimos, a Torre de Belém, o monumento dos descobrimentos, os Pastéis de Belem, o Palácio Presidencial, eu, e o Estádio do Restelo. Haveria por ventura razão mais forte para ser Belenenses, para ser azul?l? Não confundir, os outros azuis , os do norte são às ricas.
    É claro que contra todos os desejos familiares, o puto cêdo partiu para a descoberta dos segredos do Restelo acabadinho de inaugurar com um Belenenses vs Sporting, e mais um show do maior de todos os tempo-Sebastião Lucas da Fonseca.
    Aprendi à custa de muito trabalho, como ludibriar o velho Manuel do Campo, o "chaveiro" e o Feijão e poder dar uns toques no ring de Hoquei e andebol. O Restelo era a minha casa, tantas horas de glória ali vivi, e tanto suor e algum sangue derramei...
    Foram aí, e no lodaçal das piscinas do Jardim Colonial(escola de natação do Belenenses) as minhas primeiras aventuras desportivas.Aos 10 anos e aos fins de semana, já só ia a casa para engolir qualquer coisa à pressa, pois logo tinha de voltar para tudo ver e aprender. Alguns dos meus idolos dessa feliz infancia, foram poucos anos mais tarde meus companheiros de jogo, tanto no andebol, como no basquetebol.Começava ao sabado às 8h e terminava no domingo as 18h se o jogo do Belém fosse em casa.
    Durante a semana, voava como o "Passaro azul", ou imitava as fintas do Yaúca, que vivia num 2º andar à frente da minha casa, e cujas tardes sem treino eram passadas na varanda a ver-nos jogar e a ouvir merengues, acompanhados de umas cervejitas.Com a vinda do treinador Helenio Herrera, que tinha um filho da nossa idade lá conseguimos autorização para umas jogatanas no ring (onde hoje está o Complexo das Piscinas) por cima da casa do treinador. Sempre era o filho do Mister!!
    Os grandes jogadores azuis, eram nossos vizinhos, e com eles conviviamos com naturalidade, muitos por ali casaram,como o Matateu, o Yauca e o Abdul, mas tarde o Ernesto cenoura, o Vitor Silva e outros. Belem era de facto importante, O Belenenses, estava no auge, e os seus jogadores permaneciam no Clube por tantas épocas que muitos só conheceram aquela camisola.
    E para nós era de caras decorar a formação do "team", e quando aos domingos nos ronfelhos altifalantes o locutor de serviço anunciava a constituição da equipa logo um coro de juvenis gargantas exclamava em unissono, Jose Pereira...Pires...Paz...Moreira...Vicente....!!!
    Ah Belém, das naus,dos pastéis, das castanhas assadas transportadas em sacos de sarapilheira. Belém dos barcos cacilheiros apinhados de gentio da Trafaria e do Porto Brandão para vir assistir aos jogos, do seu Cluube de eleição.
    Hoje os tempos não permitem sonhos desses, e quando leio que alguns azuis mais jovens lamentam a pretensa saída do Antchouet, ou de outro, como se de crime se tratasse, sinto nostalgia e vontade de que certas coisas voltassem a ser como eram.Enquanto atleta amador do Clube, tive por entre portas e travessas muitas propostas para Benfica e Sporting a ganhar o que o Belém nem sonhava vir a pagar, mas sempre recusei. Embora tenho ganho alguns títulos com outros emblemas, quando no serviço militar em Timor, só vesti outras camisolas porque não havia Belenenses!!essa foi a razão pela qual joguei no Benfica de Dili e no Sporting de Timor.
    Foi com grande satisfação e quase em acto de penitência que tive a possibilidade de repor as coisas no seu devido lugar. Em 1973, quando deixei Timor, haviam o Benfica, o Sporting, a Académica, o Clube Café de Ermera e o União de Dili.
    Em 2003, quando lá voltei, foi para lançar a primeira pedra, da que é hoje a Sede da nossa Filial nº48 O Clube de Futebol Cruz de Cristo do Oé Cusse Timor Leste.

    OBRIGADO ALFREDO !!!!
  • E-mail
  • |

    quinta-feira, abril 14, 2005

    VITÓRIA DOS GUERREIROS !!! 96-70 ….

    Os GUERREIROS continuam rumo o objectivo final, ou seja o melhor lugar possivel na fase regular para encarar o Play-Off nas melhores conjuturas.
    Esta noite levaram de vencida o Santarém Basket por uns concludentes 96-70 depois de uma 1a parte sofrível em termos de resultado (33-37).
    Mas no 3o e 4o periodo fizeram jus do espírito Guerreiro e arrancaram 2 parciais que aniquilaram por complete o adversário utilizando na parte final do jogo André Pedroso, Benedito Suca e Nuno Figueiredo.
    Socorrendo-me da ficha de jogo da LCB não sera dificil concluir que Reggie Moore irá ser considerado o MVP da jornada pois conseguiu 45 pontos de eficácia, fruto dos 38 pontos, 9 ressaltos, 3 assistências,2 roubos de bola, 2 turnovers, 6 faltas provocadas e 1 cometida.
    De salientar o bom jogo do Guerreiro Mário Jorge com 12 pontos, 7 ressaltos e 8 assistências.
    Marcadores:
    Reggie Moore,38 – Luis Costa,17 – M.Jorge,12 – Nuno Perdigão,6 – Richard Anderson, 4 – Miguel Minhava, 6 – Paulo Simão, 9 – Jorge Coelho, 2 – André Pedroso, 2- Benedito Suca, 0 – Nuno Figueiredo-0
    Não alinhou Keith Vassell !!!!
    Estatisticas, comparativo:
    Belenenses – Santarém
    LL 81,3% 76,9%
    L2 65,4% 48,8%
    L3 27,8% 26,1%
    Ressaltos 36 26
    Assist. 26 14
    Roubos 14 7
    Turnovers 14 19
    Falta com. 11 13
    Como rescaldo da jornada saliente-se pela negativa a derrota do Queluz com o Benfica e a derrota do FCP com a Oliveirense o que veio complicar a subida ao 4o lugar.
    Mas ainda faltam 2 jornadas onde tudo pode acontecer !!!!
    Temos que vencer os nossos jogos e ver o que sucede !!!
    FORÇA GUERREIROS !!!!
  • E-mail
  • |

    quarta-feira, abril 13, 2005

    Vamos apoiar os Guerreiros !!!

    No seguimento da frustração sentida com o nosso Futebol, e o consequente baixar de braços dado terem atingido o mísero objectivo proposto, resta-nos focar a nossa atenção nas modalidades ditas amadoras para alguma réstea de esperança de glória esta época . Como tal aqui fica o que falta aos nossos Guerreiros na fase regular:

    CAB - Barreirense, - 90-76
    12-04-2005 – 21:00
    Pavilhão do CAB
    Belenenses - Santarém, -
    13-04-2005 – 21:00
    Pavilhão Acácio Rosa
    Queluz - Benfica, 60-73
    12-04-2005 – 21:15
    Pavilhão Henrique Miranda
    Lusitânia - Ginásio, -
    13-04-2005 – 20:30
    Pavilhão M.l Angra do Heroísmo
    Oliveirense - Porto
    13-04-2005 – 21:00
    Pavilhão Dr. Salvador Machado
    Aveiro Basket - Ovarense, - 79-104
    12-04-2005 – 21:00
    Pavilhão do Galitos

    Benfica - CAB, -16-04-2005 –
    Barreirense - Belenenses, - 16-04-2005 –
    Santarém - Queluz, - 16-04-2005 – 15:00
    Nave Desportiva de Santarém- 16-04-2005
    Ovarense – Lusitânia- 16-04-2005 –
    Ginásio - Oliveirense, - 16-04-2005 –
    Porto - Aveiro Basket, - 17-04-2005 – 16:00


    CAB - Ginásio, -23-04-2005 –
    Lusitânia - Santarém, -23-04-2005 –
    Belenenses - Porto,-23-04-2005 –
    Oliveirense - Benfica, -23-04-2005 –
    Queluz - Ovarense, -23-04-2005 –
    Aveiro Basket - Barreirense, -23-04-2005 –


    Estes são os jogos que restam na fase de apuramento para os Play-Offs.
    Há que encarar estes 3 jogos que faltam com a garra Guerreira que tem sido a imagem de marca da nossa equipa. Se bem que garantir um lugar na parte de cima (4 primeiros ) da tabela já seja um pouco dificil, não é no entanto tarefa fora do nosso alcance. Óbviamente que teremos que contar com resultados de terceiros, mas…. quando eles jogam entre eles claro que algum terá de perder.
    Como tal analisemos os vários cenários levando em linha de conta que o Belenenses vencerá os 3 encontros :

    Hipótese Benfica
    - Ficaremos à frente deles caso percam com o CAB e com Oliveirense dado terem vencido ontem surpreendentemente o Queluz, temos a vantagem nos jogos disputados com eles.

    Hipótese Oliveirense
    - Ficaremos à frente deles caso vençam só os 2 jogos caseiros com F.C.Porto e Benfica dos 3 jogos que têm para disputar.

    Hipótese F.C.Porto
    - Ficaremos à frente deles caso percam os jogos fora com Oliveirense e connosco por mais de 3 pontos dado que o resultado do unico jogo disputado foi 91-88.

    Ou seja se bem que estejamos dependentes de vários cenários, ainda dependemos muito de nós por isso há que encarar os 3 jogos como de finais se tratassem e esperar que a lógica caseira funcione ,(começou por falhar ontem !!) e assim atingiremos o 4o lugar.
  • E-mail
  • |

    terça-feira, abril 12, 2005

    Empate frustrante ....

    Mais uma das muitas oportunidades desperdiçadas nesta época, com inicio num célebre jogo que presenciei na Amoreira.
    Ou seja tem sido uma constante o falhar do salto quando a conjuntura doutros resultados permitiriam uma subida na tabela classificativa.
    Mais frustante se torna ainda quando vemos o nosso adversário de hoje fazer uma série de 8 (oito) jogos sem perder ao invés dum Belenenses de CC que nos habitou a não dar mais que 2 ou 3 jogos sem perder.
    Frustrante torna-se ainda a prestação duma linha avançada composta por promissores atacantes dos clubes da 2a circular que ou desaprenderam o pouco que sabiam ou então
    são os golos que nada querem com eles.
    Tal como deixei no post anterior , exige-se Ambição , e esta terá que passar pelo seu treinador , e pela SAD e seus dirigentes aquando da constituição da equipa (sem emprestados de preferência ) para a próxima temporada , pois como parece nesta já entraram em descompressão. Arranjem-se jogadores ambiciosos e não acomodados esperando a reforma!!!!
  • E-mail
  • |

    segunda-feira, abril 11, 2005

    Inicio de um novo ciclo Azul !!

    Com as eleições do pretérito sábado, se fecha um ciclo, o ciclo Sequeirista, e se deu inicio a um outro que se deseja, longo quante baste com as conquistas que todos ambicionamos – o ciclo Ferreirista.
    Ao falarmos de conquistas, diremos que todas elas serão bem-vindas, sejam em que modalidades forem , mas existe sempre um mas …. aquilo que todos nós associados e adeptos desse gigante adormecido chamado Clube de Futebol “Os Belenenses” ansiamos é um Futebol ao nível do historial Azul.
    Não o historial da ultima década mas sim das décadas passadas onde a Glória das conquistas e os lugares cimeiros se cruzavam com a História Azul.
    Lugares cimeiros no Futebol Nacional, participações contínuas em competições europeias, será esse o ciclo que espero que hoje se inicie com a vitória no jogo de logo à noite.
    Chega de perder as oportunidades de dar o salto classificativo tantas vezes desperdiçadas nesta época futebolistica.
    Que Cabral Ferreira e a sua equipa tragam ao Futebol Azul o Querer,a Garra e a Alma necessária para que a Ambição no balneário Azul ( e nas bancadas também !!! ) exista sempre, seja ele o adversário que seja , e nos ofereça as vitórias que todos desejamos.
    Pois só com vitórias se atingirá o objectivo final !!!
  • E-mail
  • |

    sábado, abril 09, 2005

    Eleições no nosso BELENENSES !!! Vitória da Lista B !!! RESULTADOS FINAIS !!!!

    Agradecimento especial pela colaboração do correspondente e Amigo Nuno Gomes

    Quanto restam 45 minutos ( sao no momento 19 horas e 15 minutos) para o encerramento das urnas e segundo previsão dum cronista deste blog presente na Assmbleia, não se prevê que votem muito mais de 2000 associados.

    Durante o dia a afluência foi boa, descaindo para o final do dia encontrando-se agora num período "morto".

    Esperamos a qualquer momento mais informações, tal como antes das 22 horas colocarmos aqui os resultados finais !

    Urnas encerradas tal como previsto às 20 horas.

    Numero de Votantes : 1718 !!!

    Mesa 1 +2 +3 +4
    Total de Votos: 2637 + 2691 + 2545 + 1870 = 9743
    Lista A : 807 + 836 + 751 + 642= 3036
    Lista B : 1793 + 1821 + 1747 + 1206= 6567
    Brancos : 24 + 10 + 31 + 13= 78
    Nulos : 13 + 24 + 16 + 9= 62



    Seja qual for o resultado final apela-se e espera-se elevação entre vencidos e vencedores !!!

    PARABÉNS AMIGO CABRAL !!!

    Viva o Clube de Futebol "Os Belenenses" !!!
  • E-mail
  • |

    É HOJE ... VOTAR, VOTAR, VOTAR!!!

    ASSEMBLEIA GERAL: Eleições para o biénio 2005/2007
    20-02-2005 23:38
    Informa-se que a Assembleia Geral para eleição dos Corpos Sociais do Clube de Futebol «Os Belenenses», para o período de Maio de 2005 a Abril de 2007, realizar-se-á no dia 9 de Abril de 2005 (sábado), no Complexo Desportivo de «Os Belenenses» - Pavilhão Acácio Rosa.
    A Assembleia Geral eleitoral referida no número 1 do artigo 65º dos Estatutos do Clube de Futebol «Os Belenenses», funcionará ininterruptamente entre as 10:00 e as 20:00 horas.
    ................
    Eleições - Pontos mais relevantes dos Estatutos
    Artigo 38ºOs Sócios efectivos e correspondentes, desde que estejam no pleno uso dos seus direitos associativos, podem:
    a) Participar nas Assembleias Gerais, quando forem maiores de dezoito anos de idade e sejam Sócios há mais de doze meses;(…)
    c) Eleger e ser eleito ou designado para o desempenho de qualquer cargo social do C.F.B., nos termos previstos nos Estatutos; (…)
    Artigo 39ºOs Sócios que sejam trabalhadores do C.F.B. ou nele desempenhem qualquer função remunerada, não podem discutir publicamente os actos dos Órgãos Sociais, ser eleitos para qualquer cargo social ou ter direito de voto nas Assembleias Gerais. (…)
    Artigo 42ºOs Sócios efectivos e correspondentes, por cada período de cinco anos de filiação ininterrupta, disporão de mais um voto nas Assembleias Gerais para eleição dos Órgãos Sociais. Artigo 43ºO Sócio considerar-se-á na plenitude dos seus direitos associativos quando tiver pago a quota do mês anterior àquele que estiver decorrendo, excepto para o acesso às instalações desportivas, a partir do dia quinze do mês que estiver em curso, quando nelas se realizem competições com entradas pagas. (…)
    Artigo 64º
    1 - São eleitos pela Assembleia Geral, para um mandato de dois anos, com excepção das hipóteses previstas nos números seis e nove deste Artigo, o Presidente e o Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral, o Presidente e os Vice-Presidentes da Direcção e o Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar.
    2 - A eleição processa-se através de listas, que terão de ser apresentadas ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral até trinta dias antes da data que for marcada para a realização do acto eleitoral, devendo tais listas ser subscritas por um mínimo de cinquenta Sócios efectivos, maiores de dezoito anos de idade e com mais de três anos consecutivos de filiação no C.F.B.
    3 - A entrega das listas deverá ser acompanhada por fotocópias dos bilhetes de identidade dos Sócios subscritores.
    4 - Os candidatos a eleger deverão ser Sócios efectivos ou correspondentes, com um mínimo de três anos consecutivos de associado, maiores de dezoito anos de idade e nenhum deles poderá pertencer ou subscrever mais de uma lista de candidatura.
    5 - Nenhum Sócio poderá candidatar-se, simultaneamente, a mais de um cargo nos Órgãos Sociais.(…)
    10 - Após a contagem dos votos recolhidos nas urnas, considera-se automaticamente eleita a lista que obtiver maior número de votos válidos. (…)
    Artigo 93º(…)
    4 - Serão designados para o Conselho Geral mais cinco membros, por proposta de listas concorrentes às eleições conforme o número dois do artigo sexagésimo quarto, de acordo com a percentagem de votos válidos obtida por cada uma das mesmas listas, com aplicação do método de Hondt.
    5 - Os membros designados para o Conselho Geral, de acordo com os números três e quatro deste artigo, deverão ter, pelo menos, dez anos ininterruptos de filiação no C.F.B.
    NOTA: Esta informação não é vinculativa e não dispensa a leitura e cumprimento integral dos Estatutos do Clube de Futebol «Os Belenenses».
  • E-mail
  • |

    sexta-feira, abril 08, 2005

    Rescaldo da campanha eleitoral vivida de longe ...

    Antes de dissertar acerca da campanha queria aqui deixar um apelo a todos para que a partir de sábado nos unamos em torno de um só objectivo - O Clube de Futebol “ Os Belenenses” !!!
    Aproximando-nos a passos largos para o final daquela que foi a campanha eleitoral possivel, mesmo sem ter sido a campanha elevada que todos ansiavamos , não se recorreu ao cansado subterfúgio de apresentar jogadores de futebol ( pois quer se queira quer não, este seria sempre o tema central de qualquer eleição em qualquer clube) que depois nunca iriam fazer parte do plantel, não aconteceram tantas peixeiradas como noutros clubes, se bem que possamos dizer que os termos e os métodos utlizados pela Lista A não foram os mais elegantes, nem os mais edificantes, mas para além dos habituais ataques pessoais o nível não descambou para a ofensa e faltas de respeito, nisto temos que louvar quer Mendes Palitos quer Cabral Ferreira e seus parceiros de candidaturas.
    Direi como muitos que esta campanha se resumiu a alguns tiros nos próprios pés dados pela Lista A , que bastou à Lista B ficar na expectativa de ver a reacção da massa associativa . Mesmo grande parte desta indecisa em votar na Lista B , por muitos conoctada com a continuidade da Direcção vigente, dada a por esta assumida fase da asneira, que reinou nas duas temporadas anteriores. Essa indecisão depressa se transformou em apoio à Lista B não por convicção mas como escolha do mal menor, como que por reacção aos tiros nos próprios pés dados pela Lista A .
    Pessoalmente e sem com isto querer desresponsabilizar o associado Mendes Palitos, direi que esteve mal acompanhado, e nalguns casos mesmo infeliz ao admitir que no seu site fossem publicados verdadeiros atentados pessoais a associados do Clube, poderia ainda referir o mail que esta candidatura me enviou e que está aqui disponivel em post anterior, mas creio que nunca Mendes Palitos leu o meu mail e muito menos foi ele que me respondeu, de qualquer modo um dia ainda terei a oportunidade de o questionar cara a cara pois reconheço que ao contrário da maior parte dos membros da sua lista, passa muito tempo no Restelo e nem que seja em dias de jogo espero ter a possibilidade dum frente-a-frente.
    Quanto à Lista B algumas vezes utilizaram o subtitulo deste blog (o que muito me honra, envaidece e orgulha ) como lema, dir-lhes-ei e em particular ao Cabral Ferreira, pessoa que faz o distinto favor de ser meu Amigo, que não tenho pressa em morrer e espero que isso aconteça no minimo daqui a quarto ou cinco décadas, mas tenho pressa em ver o NOSSO BELENENSES CAMPEÃO !!!
  • E-mail
  • |

    quinta-feira, abril 07, 2005

    ACTO ELEITORAL: MOMENTO, ÁREAS DE INTERVENÇÃO, CANDIDATOS

    Artigo de opiniao do meu particular Amigo e consócio Paulo Jesus
    MOMENTO:
    Aproxima-se a data de mais um acto eleitoral no CLUBE DE FUTEBOL “OS BELENENSES”. Serão estas, porventura, as eleições mais importantes para o futuro do nosso clube, essencialmente, porque se encerrou um ciclo: A recuperação económica em que o aventureirismo nos tinha deixado, está concretizada. Mas temos que ter consciência de que muito mudou no mundo em que vivemos e que quem melhor se adaptar às novas exigências, melhor sobreviverá no futuro. As alterações registadas no fenómeno desportivo obrigam a novas formas de gestão, mais profissionais, mais coerentes, mais realistas! O aparecimento das novas tecnologias de informação veio reaproximar os sócios e adeptos dos seus clubes de forma diferente, congregando divergências geográficas, fomentando a discussão, aprofundando opiniões e salientando criticas e soluções, cujo aproveitamento pelos órgãos sociais, poderá ajudar a construir cada vez mais um clube forte, dos e para os sócios, afinal a sua principal razão de existência. E no nosso clube esse tem sido um dos factores mais reconhecidos pelas diferentes áreas ligadas ao desporto!
    Sendo neste momento o Belenenses, um clube com uma capacidade estrutural enorme para potenciar um crescimento sustentado a médio e longo prazo, fruto quer do seu património, quer da sua estabilidade financeira, mas sobretudo, do seu ecletismo, com modalidades a discutirem lugares cimeiros nos respectivos campeonatos, projectando e relevando o nome do clube, esperava que aparecessem mais candidaturas nestas eleições. No entanto, também compreendo que face às exigências profissionais e sociais com que nos deparamos na actual conjuntura da sociedade civil, se torna difícil dispor da disponibilidade que este tipo de cargos exige!
    Surgem, assim, duas candidaturas à presidência do C. F. B., uma liderada por Cabral Ferreira, outra por Mendes Palitos. Exigiu-se no âmbito da blogosfera, e julgo, com toda a legitimidade, que essa seria também a vontade de todos os sócios do C.F.B., que a campanha decorresse com a máxima elevação e fossem discutidos de forma aberta e intensiva os verdadeiros problemas com que o clube se defronta e as perspectivas para o futuro, propondo-se inclusive debates entre os candidatos e os sócios por forma a existir um confronto de ideias, objectivos e soluções, em simultâneo, entre todos os interessados em ver esclarecidas as linhas directrizes da gestão futura do clube. Exigiu-se, acima de tudo, uma campanha esclarecedora não nos conteúdos, mas na forma de os atingir, elevando-se demasiado as expectativas, esquecendo-se que não é viável apresentar formas de concretização de objectivos, quando estas dependem de terceiros. A parte visível de um trabalho de desenvolvimento de um clube são, normalmente, os apoios ou os reforços que se conseguem por forma a potenciar a concretização de objectivos, mas não são visíveis as démarches encetadas por forma a obter essas contrapartidas, e que muitas vezes redundam em fracasso. Não exigi, nem poderia exigir, que as candidaturas apresentassem devidamente escalpelizadas as formas propostas para potencializar os objectivos, exijo, isso sim, que assumam o compromisso de o tentarem.

    ÁREAS DE INTERVENÇÃO:
    Antes de se perfilarem as candidaturas à presidência do C.F.B., um grupo de sócios, nos quais também me incluí, elaborou um manifesto com o objectivo de sensibilizar os futuros candidatos para as principais áreas de intervenção para o futuro do clube.
    As candidaturas divulgaram os seus projectos de intenções, convergindo em muitos pontos sobre as necessidades e objectivos propostos para a gestão do clube. Alguns desses projectos pela importância de que se revestem na estrutura desportiva do clube, têm sido objecto de ampla discussão, muitas vezes com opiniões criticas ao actual modelo de gestão. Pela sua importância e por serem os pontos de maiores discordâncias no seio dos associados e adeptos, vou referenciá-las como áreas de intervenção:
    Projecto Imobiliário:
    Tendo acompanhado este processo à distância, julgo que o mesmo tem sido gerido por forma a garantir ao C.F.B. uma capacidade de gerar receitas financeiras de forma permanente e continuada, não se limitando a uma alienação pura de património, como muitos outros têm feito, mas a enquadrar todo o processo numa permuta de terrenos por edificações, sem quaisquer custos para o clube em termos financeiros, permitindo esta situação que o clube faça a gestão de um património imobiliário de elevado índice de qualidade e rentabilidade. Incompreensivelmente, foi o primeiro ataque que a lista A, liderada por Mendes Palitos, desferiu aos actuais órgão sociais do clube, nos quais se incluem o candidato da lista B, Cabral Ferreira. E face a estes ataques foram levantadas duvidas, quer sobre a percentagem de património alienável com o projecto, que apesar de perfeitamente definido nos diversos documentos em apreciação pelas entidades reguladoras do mesmo, foram exaustivamente deturpados, quer sobre ataques pessoais efectuados com vista a denegrir a imagem de outros candidatos, levantando duvidas sobre a sua seriedade em todo o processo, aventando-se sugestões de negócios marginais, com prejuízo para o clube. Sabendo que este projecto estará inserido numa área definida como de património nacional, onde as diversas entidades que regulam a gestão destes espaços são por demais criteriosas face a qualquer alteração à estrutura imobiliária destas zonas, surpreendeu-me que a lista A colocasse em causa a capacidade e independência de todas essas entidades, ainda para mais, quando foi publicamente assumido nunca terem estado presentes em qualquer AG para debate do tema. Particularmente, parece-me que o processo estará a ser gerido com as cautelas inerentes a este tipo de situações e que, se aprovado, será motivo de orgulho e de valorização na própria área de instalação deste projecto.
    Instalações:
    Ao contrário de outros clubes nacionais que construíram estádios novos com grandes apoios do erário público, o C.F.B. reestruturou o interior do seu Estádio com alguns apoios públicos, mas também com um grande e significativo esforço financeiro próprio. Sendo um dos clubes com maior património em termos de infraestruturas desportivas, a nível nacional, é natural que os encargos a suportar com a manutenção destas serão elevados. As constantes necessidades de manutenção em todos os espaços desportivos que o clube detém, não possibilitará que as obras necessárias sejam concretizadas, todas, no mesmo espaço de tempo. Após a renovação do Estádio de Futebol, serão agora necessárias intervenções de recuperação ao nível, quer das piscinas, quer do pavilhão gimnodesportivo, assim como dos campos de treinos. Muito sem tem comentado a incapacidade das piscinas se revelarem auto suficientes em termos financeiros, relegando a análise a esta situação apenas para os dados objectivos de receitas e despesas, sem contudo, se analisarem as utilizações das diversas modalidades do clube, assim como dos custos inerentes à competição desportiva das modalidades aquáticas que detemos. Se bem que se torne necessário rentabilizar ao máximo as infraestruturas que detemos, também não será de omitir o facto de que um clube eclético tem muitas vezes que coordenar receitas de outros vectores para colmatar as despesas das suas instalações. Certamente que após a remodelação do Estádio, as outras infraestruturas serão agora alvo das remodelações necessárias quer ao seu funcionamento, quer ao desenvolvimento da sua qualidade por forma a captar mais praticantes e logicamente maiores proveitos quer financeiros quer desportivos. Também aqui a lista A efectuou ataques à actual gestão, aos quais não retirando o oportunismo de realçar debilidades constatáveis, se revelaram algo desajustadas face ao enorme investimento efectuado no Estádio. Um complexo desportivo como o do Restelo não tem fases paradas em termos de reestruturação das suas infraestruturas, antes vivendo um processo rotativo, assente em prioridades devidamente analisadas de reformulação e recuperação dessas mesmas instalações. Sendo Cabral Ferreira o principal responsável pela reformulação do Estádio do Restelo será de esperar a melhor atenção em relação às necessidades seguintes de recuperação de instalações degradadas. Sabendo-se que a capacidade financeira dos clubes, mormente as suas disponibilidades de tesouraria de curto prazo, não serão as mais indicadas para grandes investimentos permanentes, acredito que haverá capacidade de analisar e estudar o timing ideal para efectuar as intervenções mais urgentes em termos de infraestruturas.
    Amadoras:
    Defendo e sempre defenderei, um clube eclético, com um modelo de gestão capaz de diferenciar as chamadas modalidades amadoras em dois grandes grupos: As puramente amadoras e as semi-profissionais. Muito se tem debatido do facto de que estas modalidades (semi-profissionais) retiram espaço e capacidade financeira ao futebol, nomeadamente à sua formação. Sendo estas opiniões merecedoras da pertinência que encerram, será um pouco leviano afirmá-lo taxativamente sem se estar dentro dos contornos de funcionamento e financiamento destas modalidades. Como, aliás, eu não estou! Se relativamente às modalidades puramente amadoras, estou de acordo que os seus custos sejam minimizados ao máximo, sendo potenciadas as suas despesas através de uma relação, custo-protagonismo-resultados, compreendo e aceito que deverá ser o clube a assumi-las, quer nos custos directos, quer nos custos das infraestruturas que as suportam, sempre com o objectivo principal de elevar o nome do clube, evitando que as suas prestações redundem numa imagem negativa. Quanto ás modalidades semi-profissionais, já a situação é completamente diferente. Não sou apologista de um clube exclusivamente dedicado ao futebol. Não sou apologista de que modalidades como o Andebol, Futsal, Basquetebol, e porque não o Rugby pelo seu impacto mediático em termos de equipa e de projecção a nível internacional também nas selecções, sejam tratadas como as restantes modalidades amadoras, porque não têm a mesma ordem de grandeza e como tal necessitam de orçamentos muito mais elevados para atingirem os seus/nossos objectivos. Sendo modalidades com um elevado índice de competitividade a nível dos campeonatos internos, tem o C.F.B., uma vez envolvido na sua prática, que apresentar equipas semi-profissionalizadas com os custos inerentes ao protagonismo esperado. Teremos aqui que ser, mais do que em qualquer outra modalidade, excepção ao futebol, crónicos candidatos aos títulos nacionais. Terá o clube que defender intransigentemente a qualidade dos seus planteis e definir objectivos ambiciosos por forma a potenciar a imagem e o protagonismo da marca C.F.B.
    Sendo modalidades, cujos orçamentos elevados comportam esforços financeiros, deverá seriamente numa gestão que coabite entre as verbas atribuídas pelo clube e os patrocínios que a própria secção consiga angariar. Esta gestão terá que ser semi-autónoma. O clube define os objectivos, traça os apoios próprios que poderá disponibilizar e os gestores autónomos da secção, embora sob supervisão de um vice-presidente para este tipo de modalidades, tratarão de formular o projecto, os objectivos a atingir e mediatizar essas pretensões junto de patrocinadores que garantam, quer a capacidade exponencial de resultados, quer o devido retorno aos investimentos efectuados. Partindo dos valores bases actuais de custo de cada uma destas modalidades e dos seus desempenhos competitivos, será fácil encontrar um suporte para uma plataforma de arranque deste tipo de gestão. Cada uma destas modalidades, com objectivos definidos e bem estruturados, aliados à capacidade já demonstrada de obtenção de resultados, poderá congregar apoios fortíssimos para um projecto que vise discutir anualmente os respectivos títulos nacionais e marcar presença assídua nas competições de índole europeia. Um projecto capaz e devidamente apresentado, com metas de médio e longo prazo, estou em crer, que facilmente captará apoios financeiros que o poderão tornar uma realidade.
    Coarctar estas modalidades, retirando-lhes apoio financeiro e deixando-as entregues a resultados humilhantes e desprestigiantes para o clube, será melhor extingui-las. Onde entrar-mos, nas modalidades semi-profissionais terá que ser sempre com o objectivo de elevar ainda mais a grandeza do clube, impondo o respeito e a admiração dos que lutam pela glória.
    Futebol:
    Sendo a modalidade mais mediática de qualquer clube, é sobre os seus sucessos ou insucessos que recai a atenção da maioria dos sócios e adeptos. A existência de uma SAD deverá ter como principal objectivo, congregar o dossier futebol, numa estrutura profissionalizada e personalizada no contexto da modalidade. Essa estrutura deverá manter-se autónoma do clube, embora responsabilizada, em virtude deste ser o seu maior accionista. Muito se tem debatido os objectivos traçados, e os meios definidos para os atingir. Defendo que nesta estrutura deverá estar englobada a formação respeitante ao futebol de onze. Nunca englobar o futsal, porque modalidade semi-profissional com características próprias e diferentes. Deverá ser a SAD a potenciar todo o futebol do clube por forma a congregar directrizes de formação que possibilitem a evolução e o acompanhamento dos atletas até aos seniores. Dentro desta estrutura, toda ela profissional, serão comportados os custos inerentes à formação, porque será esta mesma estrutura a retirar benefícios do aproveitamento de atletas futuramente. Este deverá ser um projecto assente em pressupostos de médio e longo prazo, caracterizado essencialmente por um reforço constante e progressivo das capacidades da equipa e dos objectivos a atingir. Deverá assentar sobretudo em dois factores determinantes de sucesso no actual modelo do panorama futebolístico nacional. A formação e a prospecção. Muito se tem debatido sobre a necessidade de inverter e quiçá, remodelar totalmente a actual gestão do futebol profissional. Nada mais errado! Iniciaram-se na presente época, remodelações na estrutura que perspectivam capacidade de crescimento em termos de valor do plantel e de objectivos a atingir num futuro próximo. A construção da equipa deverá assentar num reforço progressivo do plantel e num aumento exponencial dos objectivos a atingir. Estando uma equipa sempre sujeita às alterações estruturais de um plantel, face, quer a jogadores cujo rendimento não corresponda às expectativas, quer eventualmente à capacidade de realizar mais valias, deverá o processo de renovação assentar em pressupostos definidos no projecto elaborado e assente a sua concretização num Director Geral da SAD, em conjunto com o treinador, e restantes elementos ligados quer à formação quer à prospecção. O treinador, tal como os jogadores, serão contratados sob determinados pressupostos idealizados no próprio projecto de médio e longo prazo. Constituir uma equipa para, no futuro, se manter na hierarquia das competições, nunca poderá estar dependente de consecutivos “anos zero” assentes em constantes mudanças de treinadores, fruto de maior ou menor capacidade de atingir os objectivos traçados. Os treinadores deverão ser escolhidos por forma a que se integrem no projecto, não por forma a idealizar novo projecto. A SAD deverá ter pessoas com capacidade e conhecimento no seio da modalidade e das suas inúmeras facetas invisíveis que muitas vezes condicionam de forma peremptória o atingir de objectivos propostos no inicio de cada época. Assim como no final de cada campeonato deverá ser analisada a prestação conjunta de todos os envolvidos, desde a formação ao plantel sénior, ponderando as razões dos resultados obtidos, por forma a corrigir e melhor potenciar objectivos futuros. Nem sempre um objectivo menos conseguido deverá ter como consequência alterações nas estruturas técnicas da modalidade, devido precisamente à relação causa-efeito de muitos pressupostos que incidem sobre o jogo! Penso que se iniciou um bom trabalho, assim se saiba agora dar-lhe continuidade e maior ambição de objectivos.

    CANDIDATOS:
    Lista A – Mendes Palitos
    Não conhecendo este candidato pessoalmente, tinha-o referenciado aquando da sua passagem pela estrutura do futebol profissional, como tendo protagonizado algumas convulsões, nessa fase, com o então treinador Marinho Peres. Concretamente, por efectuar observações de jogadores e nalguns casos concretizar as contratações sem prévio estudo das necessidades do plantel junto de quem o dirige e tem que assumir responsabilidades em caso de insucesso: o treinador.
    Aquando da sua candidatura, opinei que não desejava ter no meu clube um presidente-treinador, em virtude de todos os pressupostos negativos de que enfermam esse tipo de situações, quer com uma indesejável projecção dentro do plantel, quer com os perigos inerentes aos interesses financeiros que possam daí resultar.
    Não me vou alongar em considerações sobre este Sr., que ao longo de toda a campanha tem demonstrado muito pouca dignidade e falta de respeito, na forma como tem tratado os sócios do Belenenses, em especial aqueles que publicamente lhe têm sido contrários.
    Além disso, as suas constantes contrariedades relativamente ao manifesto apresentado, numa campanha ridícula, demagoga e repleta de ofensas gratuitas, suportada num constante desmentido das afirmações que produz, assim que constata que as mesmas não são bem aceites ou enfermam de inverdades, retira-lhe qualquer credibilidade para poder vir a ser um presidente consensual e dinamizador do clube.
    Mendes Palitos presidente do meu clube? NÃO, OBRIGADO!!!
    Se for eleito, só não deixarei de ser sócio, porque o CLUBE DE FUTEBOL “OS BELENENSES” é muito maior que as ofensas de que fui alvo por parte deste presumível Dr.
    Lista B – Cabral Ferreira
    Conheci-o pessoalmente, em Cabo Verde, aquando da realização do V Congresso de Filais, onde verifiquei a enorme aceitação e respeito que nutre pelas nossas filiais.
    Identificando-me pelo nome, e conhecendo-me dos blogs, embora eu já o conhecesse de vista, dos jogos no Restelo, apresentou-se como uma pessoa afável, com quem tive o prazer e privilégio de trocar bastas opiniões sobre o clube.
    Não sendo uma pessoa mediática, canalizou a sua campanha para a sensatez de opinião e apresentou um projecto credível, baseado essencialmente num enorme conhecimento interno da estrutura do clube, apostando na continuidade e evolução de procedimentos nas áreas de sucesso e em remodelar e reestruturar as áreas mais frágeis da gestão.
    A sua enorme capacidade em ouvir opiniões de terceiros, analisar e decidir em função do que de útil apreende, são o garante de uma gestão aberta, evolutiva e congregadora das ideias que possam ser apresentadas pelos sócios.
    Sendo uma pessoa inteligente, respeitadora das diferenças e humilde, saberá reconhecer as áreas que domina e escolher correcta e incisivamente pessoas com capacidade para gerirem as áreas que eventualmente não domine.
    Sensível aos problemas do clube, fruto da enorme experiência ao serviço do nosso C.F.B., onde realizou trabalho notável nos pelouros que ocupou, será certamente um presidente atento, dialogante e preocupado com a expansão e afirmação das nossas principais modalidades.
    A sua postura ao longo desta campanha tem sido de enorme dignidade e de respeito pelos sócios e pelas suas opiniões, valorizando e elevando o nome do CLUBE DE FUTEBOL “OS BELENENSES”
    Terá, nestas eleições, o meu apoio total para a sua candidatura, quer pela amizade que nos une, mas acima de tudo pela capacidade que acredito que tem para gerir os destinos deste grande clube, dinamizando-o e tornando-o no que todos ambicionamos venha a ser no futuro, sem hipotecar, contudo, a minha capacidade de opinião e de critica construtiva sempre que as julgar necessárias e pertinentes.
    Nem todos podemos ter o dom da palavra, mas mais importante, é termos o dom da realização. Acredito em Cabral Ferreira, POR ISSO VOU VOTAR LISTA B.
    O(B)VIAMENTE!!!
  • E-mail
  • |